Ir para o conteúdo

Museu do Videogame é reconhecido como o primeiro do gênero no Brasil

Museu do Videogame Itinerante é reconhecido pelo Ibram como o primeiro acervo cultural de jogos digitais do Brasil.

Gui Mendes

Esta matéria é de 2015 e pode estar desatualizada.

Museu do Videogame é reconhecido como o primeiro do gênero no Brasil

O Museu do Videogame Itinerante, que atualmente está em Pelotas até o dia 14/06, no Rio Grande do Sul, já recebeu, desde 2011, 450 mil visitas e foi reconhecido no dia 27 de maio de 2015, como o primeiro acervo cultural de jogos digitais pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A informação foi dada pelo Ministério da Cultura através de sua conta oficial no Facebook.

museu2

A iniciativa faz parte de uma série de revitalizações que o ministério está promovendo sob a gestão do novo ministro Juca Ferreira. Recentemente o ministro comentou sobre como a indústria dos games influencia na economia brasileira no XXVII Fórum Nacional A Hora e a Vez do Brasil, no dia 14 de maio, segundo ele a recente expansão do mercado de videogames pode desconcentrar o desenvolvimento nacional.

jucaferreira

Publicidade

“Estamos falando de um mercado na mais franca expansão em um mundo em crise, e para o qual ainda não nos organizamos para nele competir. [Games] é uma cadeia de produção que fatura mais que o cinema e que obtém o dobro do lucro que a música”

museu

Siga o Arkade no Instagram @revistaarkade Seguir

O Museu do Videogame tem mais de 200 consoles dos últimos 42 anos de indústria digital de jogos. Já citamos sobre a experiência em conhecê-lo na nossa visita à BGS 2014 e também na Campus Party 2015. Os aparelhos Atari, Nintendinho, Master System, Mega Drive, Nintendo 64, Sega Saturn, Dreamcast, Game Cube, Xbox e Playstation estão bem representados, bem como os jogos River Raid, Enduro, Pac-Man, Super Mario Bros, The Legend of Zelda, Donkey Kong, Sonic, Alex Kid, Top Gear, Street Fighter, Mortal Kombat, Final Fantasy e Castlevania, passeando entre os 2, 8, 16, 32, 64 ou 128 bits.

(Via: Geração Gamer)

Próxima matéria Miyamoto diz que a maior invenção de Super Mario foi não obrigar o Mario a lutar contra o Bowser Nintendo Miyamoto diz que a maior invenção de Super Mario foi não obrigar o Mario a lutar contra o Bowser Shigeru Miyamoto explica como uma limitação técnica criou a solução de Super Mario para derrotar Bowser sem uma batalha tradicional.
Gui Mendes Mais matérias de Gui Mendes

Buscar no Arkade