O Mustang GT 2018 terá o ronco do motor programado de acordo com a hora do dia

10 de agosto de 2017
Autor: Junior Candido

Os carrões esportivos, com seus motores barulhentos, fazem a festa dos aficcionados, mas também tocam o terror na vizinhança. Para dar uma de Celso Russomano e oferecer uma solução que seja “boa para ambas as partes”, a Ford anunciou que seu Mustang GT 2018 terá o ronco de seu V8 programado de acordo com a hora do dia para não incomodar os vizinhos.

Já há carros esportivos que oferecem a possibilidade de ativar ou silenciar o ronco do motor, mas a Ford afirma que a sua tencologia é mais avançada, permitindo a programação do som de partida de acordo com a hora do dia, direto no painel de instrumentos, nas teclas do volante, que usa o sistema de válvula ativa do escapamento que oferece os “volumes” Normal, Sport e Track.

“Esse sistema combina o melhor dos mundos – o som clássico do Mustang e a capacidade de não acordar os vizinhos ao sair cedo ou chegar tarde da noite em casa”, diz Matt Flis, engenheiro de desenvolvimento de escapamento da Ford. Tal sistema responde diretamente uma pesquisa feita nos Estados Unidos na qual aponta que o barulho de motor, seguido de cortadores de grama, ferramentas elétricas, cães latindo e ensaios de banda, são as coisas que mais irritam os vizinhos.

A iniciativa teve início de uma forma bastante curiosa. De acordo com a Ford, seu líder do time de experiência do usuário na área de desenvolvimento do produto, Steve von Foerster, deu partida em seu Shelby GT350, e como resultado, um vizinho chamou a polícia. O som acima de 70 decibéis é suficiente para incomodar as pessoas, e um carro deste porte consegue, com a tecnologia, ficar com volume parecido com o de um lava-louças.

 

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *