A Nintendo quer recuperar produtores e público com o seu NX

20 de junho de 2016
Autor: Junior Candido

A Nintendo quer recuperar produtores e público com o seu NX

A Nintendo ganhou alguns problemas durante a vida de seu Wii U, como a debandada em massa de seu público para outros sistemas e aparelhos (como os smartphones), e o desaparecimento de várias produtoras, que não viram no sistema oportunidade de se criar jogos.

Mas a Big N quer resgatar todo o prestígio do passado com o seu NX.

Ao Financial Times, a Casa do Mario explicou seus objetivos desejados com o novo console, com as palavras do vice-presidente executivo de vendas da Nintendo USA, Scott Moffitt. Entre várias declarações, ele afirmou a vontade de trazer de volta uma máquina que seja interessante para produtores, que seja fácil de trabalhar e que com isso, tenha poder de atração para um público que joga hoje em qualquer aparelho que não tenha Mario nem Zelda como atrações principais.

A Nintendo quer recuperar produtores e público com o seu NX

Em toda a sua existência, o Wii U nunca foi uma unanimidade entre jogadores e produtores. A Nintendo quer virar o jogo com o NX.

“Acima de tudo, é importante ter conteúdo adequado. Jogos vendem consoles”, explicou Moffitt, quando questionado sobre lições com o Wii U e o 3DS. “O jogo certo pode impulsionar verdadeiramente um console. Com Legend of Zelda: Breath of the Wild entre os jogos que estamos preparando para o NX, acreditamos que será uma razão direta para que queiram comprar o sistema.”

Moffitt continuou: “Em segundo lugar, também precisamos posicionar de maneira clara a nossa proposta e explicá-la aos consumidores de maneira simples e fácil. E em terceiro, temos que mostrar tudo aquilo que faz a Nintendo ser grande. Quando colocamos um jogo novo na prateleira, ele tem que ser de qualidade excepcional, divertido, oferecer uma experiência que absorve o jogador, e colocar um sorriso no rosto das famílias. Sendo fiéis a estas coisas, continuaremos a oferecer o que queremos.”

Sobre a questão das outras produtoras, que podem ter desistido da Nintendo após os recentes problemas com a companhia, o executivo também considerou a opinião da empresa em respeito a isto: “Sim, existe outros fatores, como os jogos das companhias externas. Nossa missão é conseguir o maior número possível de jogadores para que as produtoras externas tenham interesse de oferecer seus jogos nos nossos consoles”.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild é o game que te faria comprar um NX?

Ele também explicou que existem relações fortes da Nintendo com algumas companhias, mas admitiu que com outras, as relações não são lá as mil maravilhas, e afirma que a Big N precisa fazer com que o NX seja forte para elas, oferecendo boas vendas para despertar o interesse e hardware que permita um trabalho fácil, sem atrapalhar o desenvolvimento.

“Existe uma tendência para que as pessoas se foquem em algumas editoras e alguns videogames. Mas se olhar bem, temos boas relações com Ubisoft, Capcom e Warner Bros. São bons parceiros e continuarão a ser no futuro.” De fato, jogos como Assassin’s Creed IV e Batman Arkham City saíram no Wii U, enquanto a Capcom levou a série Monster Hunter para o console.

“O que atrairá estes parceiros para a nossa plataforma, algo que queremos, é ter um hardware que ofereça às companhias formas interessantes de criar, que seja fácil de programar e que tenha jogadores suficientes que queiram jogos dos mais variados tipos. Mas se for um jogador ávido, um jogo como Breath of the Wild é um dos jogos que não poderá perder. A sua biblioteca de jogos não será completa sem um sistema Nintendo e este jogo”, completa.

Take-Two é uma destas interessadas

A Nintendo quer recuperar produtores e público com o seu NX

Mesmo sem Take-Two nos consoles Nintendo nos últimos anos, existe sim o interesse da companhia no NX. Strauss Zelnick, o CEO da Take-Two, disse ao The Street que a Nintendo tem condições de entregar um sistema surpreendente.

“Pode ser algo muito entusiasmante. Você nunca pode descartar a Nintendo. Eles ficam em silêncio como ratos, para depois aparecerem no mercado e trazer algo verdadeiramente empolgante. Estamos muito interessados e ficaremos atentos para o que a Nintendo planeja fazer.”

Mas… não falou uma palavra sobre Mafia III, um Red Dead, um GTA ou qualquer coisa do tipo em suas declarações. Em 2011, Zelnick acenou a possibilidade de trabalhar com o Wii U, mas em 2012 ele declarou seu ceticismo quanto ao sucesso do console, o que significou que nem a série 2K da NBA apareceu no console.

CD Projekt Red: Vai ser espetacular

A Nintendo quer recuperar produtores e público com o seu NX

Outro estúdio que conta com uma base fiel de fãs que já se posicionou quanto ao próximo console da Nintendo foi a CD Projekt Red. Para o Rocket Beans TV, o diretor de comunicação da produtora polonesa, Fabian Mario Döehla, mostrou otimismo quando ao sistema.

“Vai ser espetacular”, apostou. Comparando com o WiiDöehla explicou que não houve uma unanimidade quanto ao console, pois enquanto os japoneses o adoravam, os europeus demoraram muito para conhecer melhor sua proposta. Mas segundo o executivo, tudo o que se diz sobre o NX é muito positivo. “Será demais! Como produtora, temos acesso ao hardware e todos lá estão ansiosos”, explicou.

Não foi falado de jogos, nem de um possível The Witcher 3 para o NX, mas o fato de que as produtoras estão confiantes no que lhes foi oferecido pode mostrar pelo menos, um princípio de recuperação da Nintendo. Talvez não dias de domínio como foi nas gerações 8-16 bit, mas pelo menos, podem ser dias de prestígio que estariam voltando.

Via (Eurogamer)

4 Respostas para “A Nintendo quer recuperar produtores e público com o seu NX”

  • 22 de junho de 2016 às 01:27 -

    Alexandre

  • Tomara que a Nintendo tenha aprendido com a Sony e ouça oq os desenvolvedores esperam de um console de ponta. E criam um bom balanço entre inovação e tecnologia de ponta.

  • 22 de junho de 2016 às 03:13 -

    Leonardo

  • Espero que tudo possa dá certo com a Nintendo e esse console seja fantástico, é uma das empresas que tenho bastante admiração.

  • 23 de junho de 2016 às 08:45 -

    Hawk Silver

  • A Nintendo quer recuperar seu publico gamer? Entao ela tem que deixar de lado desse negocio de dar flag nos youtubers que querem divulgar ou fazer gameplays dela ,assim o publico que ver os games dela , vai se interessar e pode ser que venda mais os seus games!

    • 26 de junho de 2016 às 12:15 -

      Junior Candido

    • Já seria uma boa ideia essa mudança de visão da parte deles. Mudou muita coisa, é verdade, mas ainda não é o suficiente.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *