Crysis 3: Arkade testou o beta multiplayer, confira nossas impressões!

3 de fevereiro de 2013

Crysis 3: Arkade testou o beta multiplayer, confira nossas impressões!

Com o beta do multiplayer de Crysis 3 liberado para todos essa semana, decidimos testar o game e dividir nossa experiência com vocês!

A primeira coisa que as pessoa pensam quando ouvem falar do nome Crysis é sempre a mesma: gráficos. O primeiro título da série apresentou visuais revolucionários, e virou referência absoluta em questão de gráficos e potência de hardware. “Roda Crysis no máximo?” virou uma pergunta padrão na hora de montar um PC gamer.

Como não poderia deixar de ser, a primeira coisa que analisamos nesse teste foi o desempenho gráfico do jogo. A seguir você confere o hardware da máquina que usamos no teste (sem overclock):

  • Processador: AMD Phenom II X4 965 Black Edition
  • Placa-mãe: Asus M4A79T Deluxe
  • Memória RAM: 8Gb Corsair Dominator (DDR3)
  • Placa de Vídeo: Radeon HD 5870 (2Gb)
  • Sistema Operacional: Windows 8

Não é um “PC da NASA“, mas atende as especificações recomendadas do jogo. Já de cara, fica evidente que o game é bem pesado, e faz jus a fama da série: o motor gráfico da Crytek proporciona belos gráficos, com destaques para as texturas de alta definição, o número impressionante de partículas na tela e o design caprichado dos cenários, que se passam em uma versão abandonada da cidade de Nova York que está sendo dominada pela mãe natureza.

Crysis 3: Arkade testou o beta multiplayer, confira nossas impressões!

Usamos a opção de Anti Aliasing (função que elimina o serrilhado nas bordas dos objetos) em MSAA 4x e o Motion Blur (o efeito de desfoque de movimento) desligado. Isto por que normalmente o Motion Blur impacta bastante a performance e alguns preferem não usá-lo. Bom notar que uma taxa de aproximadamente 60 frames por segundo é considerada boa para games de PC, e quanto mais melhor.

Com as configurações gráficas no máximo (todas as opções em Very High), atingimos uma média de 30 frames por segundo, com picos raros de 40 FPS e quedas para 20 FPS ou até menos.

A verdade é que o jogo ficou bem travado, e infelizmente esse sistema não foi o suficiente para curtirmos os gráficos de Crysis 3 em toda a sua glória. Isso já era esperado, visto que o game realmente é feito para “forçar” os PCs e nos obrigar a atualizar nossas máquinas.

Nós testamos também as opções gráficas mais baixas (o famoso “tudo no low). Durante a jogatina, a média de frames por segundo ficou em 50 FPS, com picos de até 70 FPS e quedas para 30 FPS.

Crysis 3: Arkade testou o beta multiplayer, confira nossas impressões!

A boa notícia é que mesmo nos ajustes mais baixos, o game continua com um visual muito bacana. Com a opção de Anti Aliasing FXAA, o FPS aumenta ainda mais em todas as configurações (a média vai para 50 FPS em Very High e mais de 100 FPS em Low).

Lembrando que isso não é um benchmark de alta precisão, apenas um teste simples do desempenho do jogo, e que a versão final deve ter opções gráficas ainda mais altas (Ultra). Crysis 3 tem inúmeros ajustes de gráficos e cada player vai buscar a melhor combinação para adequar o game ao seu sistema.

Mas e aí? O jogo é divertido?

Como todos nós sabemos, nem só de gráficos são feitos os jogos. Então o que esperar da diversão e da jogabilidade em si? Nós testamos o multiplayer de Crysis 3 nos dois mapas disponíveis neste beta: Airport e Museum. Ambos são muito bem feitos, com vários caminhos e espaços interessantes para os jogadores travarem suas batalhas.

Crysis 3: Arkade testou o beta multiplayer, confira nossas impressões!

Muita coisa continua parecida com Crysis 2, como o sistema de progressão, que permite ao jogador liberar novas armas, habilidades e equipamentos conforme acumula pontos. A jogabilidade também mudou pouco: continua o padrão dos shooters atuais com a vantagem de se poder usar os poderes da nanosuit (como força, velocidade e invisibilidade) para levar vantagem.

Dois modos estão disponíveis por enquanto: Crash Site (uma espécie de King of The Hill, onde vence o time que dominar por mais tempo uma área do mapa) e Hunter.

O Hunter é o destaque disparado. Nele, apenas dois dos 16 jogadores de cada partida começam como os hunters (caçadores), equipados com a nanosuit em modo invisível permanente e armados com arco e flecha (aquela versão high tech dos trailers), enquanto todos os outros jogadores ficam no papel de soldados “comuns”.

A missão dos hunters é matar todos os soldados antes que o tempo da partida acabe. Cada vez que uma vítima morre, ela se torna um hunter também, e a coisa vai ficando cada vez mais desesperadora para os sobreviventes, numa situação ao melhor estilo Predador.

Crysis 3: Arkade testou o beta multiplayer, confira nossas impressões!

O que fazer quando você é o último jogador restante contra 15 supersoldados assassinos usando nanosuits com camuflagem, visão térmica e um arco mortal? A resposta é: momentos extremamente divertidos e intensos de caçada e sobrevivência!

Uma pena que cada round dure apenas dois minutos. Se fosse mais longo e bem elaborado, esse modo de jogo sozinho justificaria o multiplayer de Crysis 3, com uma proposta inovadora, divertida e bem ao estilo da série.

Por fim, Crysis 3 parece ser um game promissor, baseado no que vimos no multiplayer. O ponto negativo vem com a ausência completa de servidores brasileiros (pelo menos no beta para PC), o que resulta em partidas com latência bem alta.

O novo modo de jogo e algumas pequenas novidades (como a possibilidade de se arrancar partes do cenário e usá-las como armas, ou até mesmo pilotar um enorme mech de batalha alienígena), complementam os gráficos insanos para compor uma ótima experiência.

Quem quiser testar o game pode acessar o site oficial de Crysis 3. O open beta ficará disponível até 12 de fevereiro para a galera do PC, Xbox 360 e Playstation 3, e é necessário ter uma conta no Origin para jogar.

Fique de olhos, pois obviamente faremos uma análise mais completa quando o game for lançado!

13 Respostas para “Crysis 3: Arkade testou o beta multiplayer, confira nossas impressões!”

  • 3 de fevereiro de 2013 às 11:28 -

    leandro leon belmont alves

  • já vi esse beta no vídeo do Zangado. é muito bom mesmo. tanto que vou comprar Crysis 1 e 2 amanhã para depois comprar o 3.

    e vai sobrar grana por MGS Rising para PC. :)

    • 3 de fevereiro de 2013 às 12:13 -

      Daniel Zimmermann

    • Então cara, tem umas promoções que se você comprar o Crysis 3 você ganha o 1 e o 2, se não me engano.

      Não tenho certeza dos detalhes de cada oferta, e não quero fazer propaganda, mas se você realmente vai comprar e quer a coleção, uma boa ideia é pesquisar essas promoções!

      • 3 de fevereiro de 2013 às 13:35 -

        leandro leon belmont alves

      • valeu pelo conselho Zimmermann. vou pesquisar, mas os jogos vão ser caros mesmo assim

      • 3 de fevereiro de 2013 às 14:36 -

        Daniel Zimmermann

      • É verdade, infelizmente não tem como fugir disso. Valeu, estamos aí!

      • 3 de fevereiro de 2013 às 19:30 -

        Leonardo Felipe

      • Acho q ainda não tem promoção com os 3 jogos… ainda, pois como fan espero uma especial edition com direito a estatua e as porra… [sonho] Mas vc pode fazer a pre-ordem do Crysis 3 e vc ganha o 1, só o primeiro, isso vale para todas as plataformas eu acho, inclusive pc com a Origin!

      • 3 de fevereiro de 2013 às 20:51 -

        Daniel Zimmermann

      • Então é isso, eu sabia que o 1 estava incluso, mas fiquei na dúvida se o 3 incluía o 2 também… Como na época o 2 incluía o 1, eu pensei que talvez o 3 incluísse os 2. Se é que isso faz algum sentido…

        Enfim, lógica fail a parte, valeu pela dica Leonardo!

  • 3 de fevereiro de 2013 às 12:30 -

    Daniel Augusto

  • A falta de servidor pode parecer bobagem, mas jogando Crysis 2 no PS3 faz uma diferença enorme. Já perdi minutos esperando uma partida começar a ponto de achar que o modo multiplayer do jogo tinha sido morto. E olha que o teste que fiz nele foi logo no início de lançamento do jogo. Alguns troféus bugavam e a gente tinha que dar prestige pra recomeçar do zero (passei por isso 2 vezes) e me irritou muito iniciar uma partida e travar logo no início. As veze quando o jogo travava para uma pessoa todos os outros ficavam impossibilitados de jogar e todos também travavam.

    Apesar de todos os defeitos achei Crysis 2 um jogo mais ou menos e eu compraria a sequência “3”.

    Acho que estes bugs se devem a adaptação de um jogo Top de PC para um console de mesa.

    • 3 de fevereiro de 2013 às 12:40 -

      Daniel Zimmermann

    • Realmente, a conexão “gringa” prejudica muito os players brasileiros nesse caso. Eu posso falar por expereriência própria, pelo Crysis 2 de PC. Eu teria jogado muito mais se não fosse a desvantagem de não ter servidores BRs e o lag muito alto.

  • 3 de fevereiro de 2013 às 15:20 -

    Renan do Prado

  • Nem consegui baixar a demo ainda no PS3, farei isso hoje e tentarei jogar amanhã!!!

  • 3 de fevereiro de 2013 às 19:32 -

    Leonardo Felipe

  • Sou suspeito para falar, sou fan da série e sofro so de pensar q so vou poder jogar de verdade esse jogo nas ferias de julho, ja q quando ele lança eu ja estou de volta as aulas… =(

  • 3 de fevereiro de 2013 às 19:42 -

    Junior Candido

  • Aí a dúvida cruel pra quem tá a fim do novo Crysis: se conformar com uma versão mais simples para PS3 e Xbox, mas jogar sem problemas de comportamento do game ou arriscar no seu PC, mesmo sabendo que pode ficar pior ainda que nos consoles (caso não tenha o tal supercomputador, pois se tiver nem precisa de tal dúvida).

  • 4 de fevereiro de 2013 às 00:36 -

    Edimartin Martins

  • Faltou só o vídeo dos testes com os comentários do Raphael.

  • 6 de fevereiro de 2013 às 19:11 -

    Chernobyl

  • A demo está interessante…. mas com a partida de só 2 minutos acaba desanimando rápido, pois não temos muito tempo para fazer táticas mais elaboradas.

    Gráficos de tirar o folego e um sistema online com uma busca rápida, te envolve na jogatina.

    Joguei no Ps3,

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *