Fim do mistério: Kojima revela tudo sobre Ground Zeroes, The Phantom Pain e sua FOX Engine

28 de março de 2013

Fim do mistério: Kojima revela tudo sobre Ground Zeroes, The Phantom Pain e sua FOX Engine

Quando Hideo Kojima anuncia alguma novidade, existe algo que todos seus fãs já esperam: “ele está escondendo coisas”. Com o anúncio de Metal Gear Solid: Ground Zeroes e o misterioso trailer de The Phantom Pain, os mistérios ficaram mais intrigantes do que nunca. Porém, acabou o mistério: na sequência você descobre toda a verdade sobre The Phantom Pain, Ground Zeroes e muito mais!

Ontem, Hideo Kojima iria subir ao palco da GDC para apresentar oficialmente sua nova e poderosa FOX Engine para o mundo. Felizmente, as expectativas foram superadas, e aqueles que assistiram ficaram boquiabertos com o que foi apresentado, a FOX Engine surpreendeu com seu poder gráfico e sua capacidade de criar personagens e cenários quase indistintos de suas versões do mundo real.

Fim do mistério: Kojima revela tudo sobre Ground Zeroes, The Phantom Pain e sua FOX Engine

Todo esse poderio foi mostrado para o público em um trailer incrível, mas calma lá: antes de entrar neste assunto, vamos voltar um pouco no tempo. Há alguns dias, um vídeo totalmente estranho foi postado no site Gametrailerspelo usuário Joakim Mogren (o bizarro CEO do Moby Dick Studios, lembra?). 

O vídeo possui um clima bastante sombrio, com sons distorcidos e bipes transmitindo uma mensagem em código Morse do início ao fim. Veja o vídeo a seguir:

A tradução do código Morse revela a seguinte mensagem: “GENERATING IMAGE HOLD SCNEARIO LOADING HOLD ACTIVATE PHANTOM PAIN DOT MEME HOLD ERROR ERROR ERROR ERROR” (o que, traduzido literalmente, dá algo como “GERANDO IMAGEM SEGURE CENÁRIO CARREGANDO SEGURE ATIVE PHANTOM PAIN PONTO MEME SEGURE ERRO ERRO ERRO ERRO”). Estranho demais, não concorda?

Mais estranha ainda é a rápida mensagem que apareceu aos 0:41 do vídeo. Você reparou? Não? Sem problemas: eis a imagem que aparece em uma fração de segundo no vídeo:

Fim do mistério: Kojima revela tudo sobre Ground Zeroes, The Phantom Pain e sua FOX Engine

A partir desse vídeo misterioso, as peças começaram a se juntar, as ligações começaram a ser feitas, e os fãs estavam em polvorosa. Até que, na noite de ontem, a conferencia do Kojima na CDG aconteceu, e os mistérios foram derrubados! Então, vamos à resolução dos mistérios!

Primeiro mistério: afinal de contas, quem é Joakim Mogren?

O misterioso CEO da Moby Dick Studios esteve na conferência, e como esperado, apareceu com sua tradicional cara enfaixada diante de todos.

Ele pediu para assistir a um trailer que seria exibido na conferência. Logo após isso, as teorias se confirmaram, Joakim Mogren retirou suas faixas, e sua verdadeira identidade é senhoras e senhores… Hideo Kojima! 

E assim como Joakim (anagrama de Kojima) indiretamente havia afirmado em sua recente entrevista bizarra, um novo trailer de The Phantom Pain foi mostrado, e ele realmente respondeu a todas as perguntas que os fãs tinham!

Segundo caso: o que é The Phantom Pain?

Este é bem mais fácil de responder: simplesmente assista ao novo trailer divulgado (sugerimos que aumente a resolução ao máximo) e veja o mistério se desfazer diante de seus olhos:

Sim, caro leitor, de acordo com KojimaGround Zeroes + The Phantom Pain = Metal Gear Solid V! 

A conferência de Kojima tinha como tema mostrar a potência da FOX Engine e seu fotorrealismo, e tudo isso foi mostrado no grandioso trailer que apresentou Metal Gear Solid V: The Phantom Pain ao mundo!

Spoilers

Agora vamos aos detalhes do trailer. Cuidado com eventuais spoilers sobre a série Metal Gear Solid! Como vimos, Big Boss passará 9 anos em coma, caso já conhecido para os fãs mais assíduos da série.

Fazendo algumas ligações óbvias, o Les Enfants Terribles – projeto que clonou Big Boss dando vida a Solid Snake, Liquid Snake Solidus Snake – aconteceu em um momento onde Big Boss estava em coma. Apesar disso, não é confirmado se este é o período que será mostrado no vindouro game.

Mother Base, fundada por Big Boss e Kaz Miller é totalmente destruída, e após os eventos de The Phantom Pain, que aparentemente constitui um enorme pesadelo ocorrido durante o período do coma, o misterioso grupo Diamond Dogs é mencionado, mas sem detalhes mais aprofundados.

Além de tudo isso, temos o curioso detalhe de que Big Boss, totalmente badass em sua motocicleta, possui uma prótese mecânica idêntica a do personagem Galvéz (do jogo Metal Gear Solid: Peace Walker), e uma estranho objeto metálico em sua testa.

Fim do mistério: Kojima revela tudo sobre Ground Zeroes, The Phantom Pain e sua FOX Engine

Alguns outros elementos do trailer merecem ser notados: temos uma criança de cabelos vermelhos usando máscara de gás e que aparentemente possui poderes psíquicos. Tudo indica que essa criança seja ninguém menos que o icônico vilão Psycho Mantis de Metal Gear Solid 1 durante sua infância.

Além disso, um misterioso homem vestindo um sobretudo marrom característico da série aparece montado em um cavalo. Especulações fresquinhas apostam que este é Revolver Ocelot, em sua transição do agente da Spetsnaz de Metal Gear Solid 3 para o experiente pistoleiro de Metal Gear Solid 1.

Fim do mistério: Kojima revela tudo sobre Ground Zeroes, The Phantom Pain e sua FOX Engine

Além do trailer de apresentação do novo game que você conferiu acima, Kojima mostrou um pouco do gameplay da parte Phantom Pain do game, onde Big Boss literalmente rasteja por um hospital militar infestado de soldados inimigos e encontra  uma sinistra figura do coronel Volgin (de Metal Gear Solid 3) envolto em chamas.

Confira este trecho de gameplay abaixo:

Aparentemente este trecho do hospital servirá como tutorial para o game, ensinando aos jogadores as mecânicas de um jogo que promete revolucionar a série, apresentando um vasto mundo aberto que pode ser explorado com o uso de veículos como automóveis e até mesmo helicópteros.

Um fato que causou ceta indignação é a voz do personagem Big Boss: o dublador oficial de SnakeDavid Hayter, não será o dublador de Big Boss desta vez. O dublador declarou oficialmente em sua conta no Twitter que ele não está envolvido com o game.

Pela tonalidade da voz, os fãs acreditam que Richard Doyle esteja novamente dublando o personagem (ele assumiu a voz do Big Boss mais velho em Metal Gear Solid 4).

Porém, devemos lembrar que estamos falando de um projeto envolto em muito mistério, então isso tudo pode não ser mais do que uma nova trollagem de Kojima, assim como a Moby Dick Studio e o CEO sem rosto Joakim Mogren. Ou não, vai saber!

Apesar de muitas perguntas terem sido respondidas na conferência, uma ainda permaneceu aberta.

Terceiro mistério: Metal Gear Solid V seria mesmo o já confirmado Metal Gear Solid 5?

A resposta pode parecer óbvia mas, por padrão, todos os games numerados da série possuem algarismos arábicos (0-9), e o numeral romado (número 5) torna-se muito curioso justamente por destoar deste padrão.

Hideo Kojima já havia confirmado que Ground Zeroes seria um prequel para o vindouro Metal Gear Solid 5, que será protagonizado pelo bom e velho Solid Snake. 

No trailer que você viu acima, a frase “V has come to.” (“V veio para.”) pode indicar que algum personagem chamado possa estar presente no game. Por enquanto isso são especulações que estão fervilhando em fóruns e sites, enquanto o sempre genial Kojima gargalha em algum lugar, planejando sua próxima grande revelação (ou quem sabe sua próxima trollada).

Fim do mistério: Kojima revela tudo sobre Ground Zeroes, The Phantom Pain e sua FOX Engine

Uma coisa, porém, é fato no meio de todo esse mistério cenográfico: Metal Gear Solid V: The Phantom Pain/Ground Zeroes é um game para a geração atual de consoles, estando confirmado para Playstation 3 Xbox 360! 

Nada foi dito sobre a próxima geração de consoles, nem se o game poderá vir para o já anunciado Playstation 4, mas temos que admitir que é impressionante a qualidade que a FOX Engine parece alcançar nas plataformas atuais.

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain ainda não possui uma data de lançamento, mas desde já é um título muito esperado por todo fã da série que se preza.

Aliás, se você tiver 1 hora e meia livre do seu tempo, clique aqui para assistir a conferência de Hideo Kojima na íntegra, que foi transmitida pela Gamespot.

No mais, diz aí: o que você achou de toda essa avalanche de revelações, mistérios e trolladas? Hideo Kojima é um gênio, um maluco, ou um pouco dos dois? E o que podemos esperar de um Metal Gear Solid em mundo aberto? Deixe sua opinião nos comentários!

* Agradecimentos ao parceiro Diego Takeshi por contribuir na pesquisa de todo o material relacionado ao game!

(Via CVG, The Verge, IGN, Konami)

18 Respostas para “Fim do mistério: Kojima revela tudo sobre Ground Zeroes, The Phantom Pain e sua FOX Engine”

  • 28 de março de 2013 às 09:08 -

    Daniel Zimmermann

  • Muito fera Renan! É ótimo ver que ainda existem produtores com capacidade (e coragem) de ousar e criar games com personalidade, ao invés das receitas manjadas que dominam o negócio.

  • 28 de março de 2013 às 09:23 -

    leandro(leon belmont)alves

  • Renan, cê tá meio atrasado amigo. soube dessa notícia desde ontem a tarde, até achei que fosse postar a notícia ontem mesmo, do jeito que você é com MGS. mas como pensei, Ground Heroes é o MGS 5. e no trailer, como ainda é o Big Boss, o cara no cavalo de fogo, deve ser o FDP pestilento do Fury de MGS3 (eita boss chato de matar) e que muito não perceberam é que Ocelot tirou o bigode, por isso quase ninguém o reconheceu..hehe. dizem se passar após o Peace Walker, eu comprei a coletânea que tem esse jogo e ainda estou no MGS3, na parte do Sorrow…

    um militar enfrentando um fantasma, só em MGS mesmo….

    então espero zerar o “Devorador de Cobras/Snake Eater para ir logo no Pacifista Andante/Peace Walker e ver no que deu para Big Boss perder o Braço.

    Hideo Kojima é um gênio, Fumito Ueda é Deus e….doente é o Suda 51…..japonês @#@$%$@%@%@, va pra $@$@$…….

    e vai ter para PC, Renan, você esqueceu disso….mas a questão é: QUANDO??????

    • 28 de março de 2013 às 09:28 -

      Renan do Prado

    • Não estou atrasado Leandro, mas pelo horário em que o post foi feito ele só pode ser postado hoje.

      Ocelot não tirou o bigode, na verdade ele já está deixando-o crescer. SE for o Ocelot poi nada foi confirmado ainda, e em se tratando de Kojima, nada pode ser tudo e tudo pode ser nada.

      Mesmo sendo anunciado como MGS V, ainda não é fato que seja realmente o MGS5, apesar do mundo todo se referir ao game já dessa forma.

      Nada de PC por enquanto Leandro, o que acontece é que o game foi rodado em PCs com a mesma configuração dos consoles atuais, mas sem confirmação oficial de que o game sairá realmente para PC. Por hora apenas o PS3 e X360 receberão o game, talvez o PC seja anunciado ainda mais para frente, mas ainda não foi, como mostra o fim do trailer

    • 19 de maio de 2013 às 17:11 -

      Luís

    • Nessa coletânea, alguém sabe me dizer porquê não foi incluso o game Portable Ops (PSP), continuação direta de MG3….?

      • 19 de maio de 2013 às 18:11 -

        Renan do Prado

      • MGS3*

        Porque o Portable Ops apesar de ser canon não foi dirigido pelo Kojima, e na coletânea ele apenas colocou os games em que ele foi diretor. Por isso a série AC!D também não foi inclusa

  • 28 de março de 2013 às 09:37 -

    Lipe!

  • Eu não entendo o que esse cara cria de tão incrível, ok, ele cria coisas muito legais, mas essa babação de ovo em cima dele me é muito estranha.

    Pra mim não há gênios no mundo dos videogames, há pessoas espertas o bastante pra captar o que as pessoas esperam ver e ouvir, se houver gênios, são poucos e não estão fazendo games por dinheiro.

    • 28 de março de 2013 às 09:58 -

      Renan do Prado

    • Se classificarmos como gênio alguém que desenvolveu algo que se tornou padrão no mundo dos games, criou o que ninguém havia pensado, ou moldou formas de se produzir um game ou características comuns para um “padrão de qualidade” de um game, estão Hideo Kojima faz parte desse grupo, assim como Shigeru Miyamoto, Peter Molyneux e muitos outros.

      Mas claro que vale a opinião de cada pessoa, assim como uns reverenciam Final Fantasy VII e outros não.

    • 28 de março de 2013 às 10:35 -

      leandro leon belmont alves

    • Lipe, você diz disso pois não deve ter jogado o primeiro MGS ou do MSX,NES ou de PS2 ou PS3. o jeito como a história é contada, os locais da missão, os chefes, um mais estranho do que o outro,imagina o Capt. Price de COD enfrentando um cara que lê a mente, ou que tarado por bombas C4 ou um Vampiro gay…. tanto que Ocelot é um dos mais “normais” da franquia MGS. e a mais estranha é uma chefe que são várias mulheres num só corpo. acho que no MGS4, mas esqueci o nome dela/dele. e descobrir que é a tecnologia tão avançada é…explodidor de cabeças.

      aposto que você acha um gênio cara que fez aquele joguinho de rpg que muito fanboy paga pau exagerado…FFVII……

      Cloud, Sephirot….pfftt

      • 29 de março de 2013 às 08:57 -

        Lipe!

      • Na verdade não acho nenhum gênio.

  • 28 de março de 2013 às 10:30 -

    joldimais

  • Realmente impressionante, ontem nem tive muito tempo pra acompanhar, pois estou recheado de trabalho, mas ao chegar em casa e ver o trailer fiquei impressionado com o poder da fox engine, porém como bom fã de MSG dei mais atenção aos mistérios que cercam o game, e confesso, a tempos eu não ficava tão ansioso com um game!! Ótima matéria Renan!!

  • 28 de março de 2013 às 11:12 -

    Arthur

  • muito obrigado Renan pela matéria, eu já esperava que você fosse fazer ela.

    esperamos que alem de uma boa jogabilidade e historia esse próximo metal gear possa fechar algumas pontas soltas da cronologia ou não foram explicadas antes.

    tinha feito uma aposta com meus amigos que o primeiro trailer do phaton pain era um sonho e que o jogo traria a origem do psycho mantis, parece que em parte acertei.

    P.S: não posso parar de pensar que no final do novo trailer o big boss parece um unicórnio motoqueiro.

  • 28 de março de 2013 às 11:15 -

    Leonardo

  • Quero ver o nível de detalhes e realismo das boas e velhas caixas de papelão!

  • 28 de março de 2013 às 15:31 -

    Fagner Camargo

  • Diego Alvares Porto Flavio Fernandes Victor Sousa Fábio Camargo Leiam a matéria, para se atualizarem! Abs

  • 28 de março de 2013 às 16:37 -

    Babiro

  • Ótima matéria Renan, eu nunca joguei MGS, mas a cada matéria que sai aqui sobre a franquia, e os elogios que você sempre faz aos jogos e ao Hideo, eu cada vez quero mais jogar a franquia desde o início, e com essa matéria, fiquei mais ansioso do que nunca para começar a jogar, graças aos elogios que tanto ouvi dessa série, tanto do site inteiro quanto principalmente seus

  • 28 de março de 2013 às 20:01 -

    Renan do Prado

  • Tropeçou, caiu sentado, conviva com a dor em seu r…

    O que os pais estão colocando nas mamadeiras de seus filhos hoje em dia?

  • 29 de março de 2013 às 08:26 -

    leandro leon belmont alves

  • engraçado, nem posso escrever esse tipo de coisa que apagam o meu comentário, e vocês deixam comentários de Troll retardado de instrumento pequeno e de pai homossexual?

    sinceramente…..

    e você, seu corno, meu @#@$@ de óculos. moleque carniça

  • 29 de março de 2013 às 16:54 -

    Danielwarfare

  • É esse tipo de comentário que faz as pessoas pensarem sobre seus atos!!! parabéns…¬¬

  • 29 de março de 2013 às 21:06 -

    Leonardo

  • Não deixem esse site ficar no nível da Game Vicio, cheio de criancinhas babacas e mocorongas!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *