Gran Turismo: vídeo comparativo mostra que GT5 tinha gráficos levemente superiores aos de GT6

6 de dezembro de 2013

Gran Turismo: vídeo comparativo mostra que GT5 tinha gráficos levemente superiores aos de GT6

Quando uma franquia recebe uma nova sequência, é de se esperar que ele seja melhor ou, pelo menos, mais bonito que o anterior, certo? Parece que Gran Turismo 6 foge à esta regra: um vídeo comparativo do game deixa claro que ele está “mais feio” que Gran Turismo 5!

Antes que comecem os “mimimis“, vamos deixar algo bem claro: não estamos falando que Gran Turismo 6 é um jogo mal feito. Muito pelo contrário, ele mantém a qualidade característica da franquia e deve ser um dos melhores jogos de corrida do mercado.

Porém, o vídeo que você confere abaixo deixa claro que houve um pequeno downgrade em pequenos detalhes: a sombra do carro que antes era um recorte nítido, agora é uma mancha genérica. Os reflexos que passam pelo teto do carro era muito mais nítidos em GT5 do que estão em GT6.

Efeitos de blur mais acentuados também podem ser notados, especialmente nas zebras que delimitam o traçado da pista.

Confira o vídeo comparativo abaixo, que usa o mesmo carro – Lexus IS F – na mesma pista (Monza), para evidenciar as diferenças:

A gente sabe que algumas concessões devem ser feitas em prol dos tão sonhados 1080p à 60fps. Porém, é curioso que a Polyphony já havia alcançado estes números antes (embora GT5 tenha sofrido de quedas de framerate) com um jogo que no geral oferece um visual ligeiramente superior.

Reforçando: não estamos desmerecendo o jogo, estamos apenas apresentando fatos. O vídeo acima pode ser assistido em 1080p, e mesmo com a compressão do Youtube, a diferença em alguns detalhes é notável.

Gran Turismo: vídeo comparativo mostra que GT5 tinha gráficos levemente superiores aos de GT6

Ah, e se quiser saber mais sobre o jogo como um todo, fique ligado, pois já estamos com uma cópia em mãos, e nossa análise completa vai sair nos próximos dias!

(Via: Cinema Blend)

11 Respostas para “Gran Turismo: vídeo comparativo mostra que GT5 tinha gráficos levemente superiores aos de GT6”

  • 6 de dezembro de 2013 às 14:26 -

    Kubrick Stare Nun

  • Olhando pelas placas de propaganda que aparecem na pista parece que as texturas pioraram também.

  • 6 de dezembro de 2013 às 16:43 -

    Daniel Neves

  • o mesmo aconteceu na sequência do primeiro pó segundo…

  • 6 de dezembro de 2013 às 20:20 -

    Renan do Prado

  • Tenso hein… talvez por isso o GT7 já esteja sendo feito

  • 7 de dezembro de 2013 às 03:15 -

    zecarlos

  • eita caceta hein……….e eu que ja achava o gt5 ruim comparado aos concorrentes….com esses videos pude realmente confirma rque o gt5 e bom pra caramba ……..agora….mas ainda fraco pero dos concorrente hehehe

    um titulo que infelismente parou no tempo …..pra mim logico

  • 7 de dezembro de 2013 às 13:27 -

    Jhenrrike

  • Ainda bem q meu ps3 e distravado e nao gastei dinheiro pra pega o novo gt6 pq ta 1 verdadeira porcaria!!

  • 7 de dezembro de 2013 às 20:54 -

    Pedro

  • Nossa!
    Só de olhar já percebi que o movimento do carro está muuuuito melhor! Bem mais suave e condizente com a realidade.
    Isto quer dizer que a suspensão está muito melhorada mesmo!

    Não consegui perceber diferença no gráfico… só nas placas mesmo, como citaram.

    • 9 de dezembro de 2013 às 08:39 -

      zecarlos

    • repare tmbm nas sombras,iluminacao,reflexao,blur …..e atmosfera,o 6 pra mim perdeu profundidade em relacao ao anterior……..porem devemos ser francos…..pra quem nao liga ou nao repara muito no visual,certamente ficara bem contente por ter um vercao mais nova na mao

      gostei tmbm da fisica,tem momentos em que o carro realmente balanca ali mas….se o conjunto da obra nao for coerente nao adiante ter melhoramentos em apenas um ou outros aspecto

      mas e aquela coisa pra quem nao se apegam muito nesses quesitos certamente vai se divertir ,mas para aqueles que estao mal acostumados (pois gt sempre teve um destaque pelo seu realismo grafico sendo renovado a cada ano) ou tem um apego grande de visual e repara em tudo na tela,certamente o jogo pode se tornar uma tortura,porque a parada no tempo do titulo ja era um fato,mas agora essa possivel queda na qualidade grafica,ao meu ver vai contra tudo aquilo que o titulo construiu , parece um pequeno retrocesso

      • 12 de dezembro de 2013 às 10:39 -

        RIBEIRO

      • concordo com sua opinião, a pilotagem até que melhorou um pouco, mas o resto teve um agrande piora. Para vc encontrar um amigo agora vc tem que procurar de sala em sala , acho um absurdo isso piorou muito. Para mim foi uma grande decepção.

  • 12 de dezembro de 2013 às 10:33 -

    RIBEIRO

  • O jogo piorou muito, esta com muitos bugs, travando direto, no modo olnline, o desgaste de pneus depois que voce entra no box fica maluco, os pneus gastam mais e de forma diferente com o mesmo setup. Para arrumar o setup eles pioraram muito pois não temos mais a alternativa de copiar um setup para outro, sem contar que não temos mais a opção de retornar ao padrão. as sombras do circuito de Daytona estão fora do real, a pista aparece com uma granulação quando aparecem os 16 carros.
    Na minha opinião ficou muito pior que o GT5, a imagens parecem mais um jogo de arcade do que uma simulação.
    Minha nota seria um 3
    Comprei o XBOX para testar o forza que esta me parecendo bem melhor.

  • 15 de fevereiro de 2014 às 12:02 -

    James

  • Sim. É verdade que os gráficos do Gran Turismo 5 são levemente melhores.
    Isso ocorreu provavelmente porque levaram o GT6 ao máximo do PlayStation 3.
    Pode-se dizer que isso é verdade porque a pilotagem está muito mais sensível, na minha opinião melhor.
    Não gostei da simplicidade dos menus, o GT5 era muito mais bonito e bem organizado. Por outro lado os menus do GT6 são muito mais simples e carregam incrivelmente rápido se comparado a maioria dos jogos pesados que já joguei. Também gostava mais das músicas do GT5.
    O online está bagunçado. Gosto de correr de kart e nunca sei qual sala é de corridas de kart.

    Frente a outros comentários queria dizer que pirataria é crime, além de falta de respeito com os desenvolvedores (games serem caros no brasil não é culpa deles), e também que Gran Turismo é um dos melhores jogos de corrida, assim como Forza também é muito bom. Eu piloto kart e aprendi bastante no GT, então consegui sim simular o que se tem na pista.

  • 12 de maio de 2014 às 21:41 -

    Gabriel

  • É isso que da a Polyphony inventa de querer aumenta a resolução do jogo de 1280×1080 para 1440×1080 no gt6. Se tivessem colocado no gt6 1280X720 poderiam ter feito muita no gt6.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *