Ministério da Justiça adota classificações da ERSB e PEGI para games vendidos digitalmente

20 de novembro de 2012

O Ministério da Justiça efetuou mudanças para obter a classificação indicativa de games vendidos digitalmente em nosso país. O que a ESRB (Entertainment Software Rating Board) e a PEGI (Pan European Game Information), dos Estados Unidos e Europa decidirem, o Ministério da Justiça assinará embaixo. Mas com algumas ressalvas.

Este processo entrou em vigor no dia 16 de novembro. Na prática, quer dizer que a classificação etária adotada pela ESRB ou pela PEGI para lançamentos digitais também vale por aqui, o que deve minimizar atrasos de lançamentos destes games aqui no Brasil.

Agora que a Steam comercializa seus games em reais, esta pode ser uma boa notícia para deixar a loja antenada em todos os lançamentos, além de favorecer a Nuuvem e outras distribuidoras nacionais de conteúdo digital.

Ministério da Justiça também anunciou que está desenvolvendo – com o auxílio de órgãos internacionais – um novo sistema de classificação indicativa online que deve ser “rápido, abrangente e voltado para as necessidades do mercado de jogos eletrônicos e de interpretação de personagens e aplicativos digitais”.

Vale lembrar que o processo anterior era tão longo e burocrático que muitos games nem se davam ao trabalho de pedir classificação, e por conta disso jamais puderam receber lançamentos nacionais oficiais.

Há também aqueles “espertinhos”, como é o caso do Google, que hospeda todos os seus games fora do Brasil para poder manter sua Play Store sempre atualizada e com conteúdo semelhante aos dos EUA em nosso país.

Vamos torcer para que o “novo” sistema de classificação agilize as coisas por aqui!

Vale ressaltar, porém, que games lançados em mídia física para PCs e consoles ainda precisarão da aprovação do Ministério da Justiça para chegar às prateleiras.

Se quiser saber mais sobre o assunto, leia o Guia Prático de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça.

(Via: UOL, G1)

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais