Pesquisa inédita do Ibope traça um perfil do gamer brasileiro

3 de outubro de 2012

Pesquisa inédita do Ibope traça um perfil do gamer brasileiro

Para muita gente, o Brasil é o país do futebol. Mas não para os gamers! Mesmo com campeonatos de FIFA e PES sendo disputados em qualquer videogame perto de você, o Ibope realizou uma pesquisa e constatou que o gamer brasileiro prefere mesmo é ação e aventura! Estes e muitos outros dados da pesquisa Games Pop você confere na sequência!

A pesquisa mostrou que 31% dos entrevistados preferem ação e aventura. 23% dos jogadores preferem os games de futebol e em terceiro lugar, com 10% estão os jogos de corrida.

O brasileiro também dá preferência para consoles na hora de jogar. Os consoles estão na preferência de 67% dos entrevistados, contra 42% dos que preferem computador. Smartphones representam 16% da preferência dos jogadores.

O gamer brasileiro também usa seu console para outras atividades. 45% dos gamers que jogam em consoles também usam os aparelhos para  assistir filmes (via streaming, DVD ou Blu-Ray) acessar a internet e ouvir música.

Outro dado interessante mostra que a pirataria está, aos poucos, perdendo terreno: 12% dos entrevistados só têm jogos originais, enquanto 21% só usa games piratas. No meio destes dois grupos, estão jogadores que possuem um pouco de cada.

Esta foi a primeira vez que o Ibope realizou pesquisa para medir o interesse do brasileiro com videogames. O estudo foi realizado entre 23 de abril e 7 de maio nas regiões do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Distrito Federal, Campinas, Florianópolis, Goiânia e Vitória.

18.512 pessoas com mais de 10 anos foram entrevistadas e deram o resultado anunciado. A pesquisa completa, apresentada na forma de um infográfico bem didático, pode ser vista neste link.

E aí, você se encaixa no grupo de aventureiros ou futebolistas? Prefere computador ou console? Jogos originais ou piratas? Deixe seu comentário abaixo para podermos continuar (extra-oficialmente) esta pesquisa!

(Via UOL, Ibope)

39 Respostas para “Pesquisa inédita do Ibope traça um perfil do gamer brasileiro”

  • 3 de outubro de 2012 às 19:19 -

    Roberto Poli Junior

  • Sempre pensei que a preferência dos brasileiros fossem os FPS …

    • 6 de outubro de 2012 às 12:23 -

      Edimartin Martins

    • Acho que os FPS’s entram no quesito ação. E portanto o Brasileiro gosta.

  • 3 de outubro de 2012 às 16:21 -

    Renan do Prado

  • Ação e aventura, consoles e games originais!!!!! \o/

    Sou bem mais um God of War e suas chuvas de sangue do que todos os PES e FIFAS juntos. Só consigo me divertir jogando game de futebol se for com a galera reunida, multiplayer online pra mim nem conta.

    Não gosto de jogar no PC pois o uso pra muitas coisas, e pra jogar nele tenho que sacrificar alguma das outras coisas que preciso fazer, por isso o console é mais vantajoso pra mim neste caso.

    Também jogo bastante no smartphone!!!! Quando a bateria não acaba, é claro

    • 4 de outubro de 2012 às 22:07 -

      Daniel Augusto

    • Há um detalhe: quem tem um PS3, um XBox ou um Wii normalmente tem um PC mas quem tem um PC nem sempre tem um console da nova geração, então acho que quem tem experiência nos dois tipos tem mais poder de opinião que quem tem apenas um deles. Antes de pegar um PS3 o último jogo que tinha jogado no PC foi o Line Age e antes disso foi a série Comandos Behind Enemy Lines (muuuuuito bom!)… mas é só a minha opinião…

  • 3 de outubro de 2012 às 16:34 -

    leandro(leon belmont) alves

  • de aventura, claro. para os que curtem futebol..eu quero entender….

    meu irmão encomendou o Fifa 12 no inicio do ano por site na net, só para 6 meses depois chegar na minha porta. e agora ele quer o Fifa 12…sendo pelo que vi, não tem nenhuma diferença entre ambos a não ser alguns gráficos melhorados e menus diferentes….

    não. sério. para que alguém vai quer um game que é QUASE QUE PRATICAMENTE IGUAL a versão anterior? tirando a melhora suave na imagem e nos menus, qual é o motivo para alguém querer um futiba do ano que vem se o ano sequer acabou ainda? é pelo número “13” ou algo assim?

    e o pior, como é aniversário dele, sou obrigado a comprar essa…argh!…essa…coisa, chamada de jogo. ao invés de preferir um MK9,Persona 4 Arena ou até mesmo a bagaça do Tekken Tag…não, ele prefere jogar Fifa, devido aos “amigos” que jogam e alopram com ele via net como se não houvesse amanhã.

    parafraseando Raj Koothaprali de Big Bang Theory: sim, se estivessem me enchendo, eu pularia da ponte também.

    ou seja, ele nem compraria o game. mas como os supostos amigos vão comprar também, ele tem que entrar na rodinha. e da-lhe xingamentos e ofensas….

    • 3 de outubro de 2012 às 16:48 -

      leandro(leon belmont) alves

    • sem falar que as partidas em quase 90% das vezes a que vejo o meu irmão jogar, sempre é Barcelona, Real Madrid ou Manchester. como já havia reclamado outras vezes. será que os Peseiros e Fifeiros só sabem ir com esses times? diabos, até que sou um prego nesses games posso ganhar facilmente.

      duvido que algum dos futebolistas gamers tenha feito esse desafio: ir com o PIOR time do PES ou FIFA contra o MELHOR de ambos os games. sem Messi ou Cristiano Ronaldo, só na raça. e no pior nível de dificuldade….

      assim como a molecada da era 16 bits fazia. e sim, já fiz esse desafio nos 16,32,64,128 e na geração atual de bits, e ganhei. suando muito, mas ganhei.

      olha, quem quiser comprar Wing Eleven,Fifa,Pes. compre e seja feliz, tem a minha benção,mas não venham me dizer que são bonzões num game se escolhem apenas um unico time. e sequer é o seu time do coração. quero ver alguém da minha cidade ir com o Sport,Naútico ou o Santa Cruz contra o Real Madrid e ganhar. pagaria para ver isso.

      acho que é isso.

      • 3 de outubro de 2012 às 16:56 -

        leandro(leon belmont) alves

      • e prefiro jogar no PC. porque primeiro, metade dos games que se anunciam hoje, uma versão para computador(que lamento até hoje não haver Bayonetta ou FFXIII no PC….) o que nem acho necessário comprar para console.

        e também fico muito tempo mexendo no Twitter e Facebook enquanto jogo. é por esses motivos que apenas ligo meu Xbox quando a Arkade quase não tem movimento, tipo Domingo ou Sábado. onde não tem matéria para comentar.

        isso nos games atuais, pois na maioria prefiro o meus N64,Game Cube, Saturn e um PS2 quase quebrado.

        é bom ter games originais…..mas ODEIO COM A PROFUNDEZA DA MINHA ALMA JOGAR ONLINE!!!!!!!

      • 3 de outubro de 2012 às 18:15 -

        Alexandre

      • Pois é, embora alguns digam que eu seja jogador hardcore, não sou! De qualquer forma, fiquei fora das estatísticas, pois prefiro jogos mais detalhados, para PC, tendendo mais para simuladores e realistas. Mas eventualmente gosto de aventura, jogos mais arcades também. Já joguei futebol antigamente, mas hoje em dia, infelizmente ele meio que virou jogo casual pra mim.

      • 4 de outubro de 2012 às 10:58 -

        Kubrick Stare Nun

      • Sinto muito Leandro, mas a doença do seu irmão é incurável. Vamos ter que sacrificar-lo…
        .
        .
        .
        .
        Zoeiras a parte. Tenta afastar ele um pouco dos vídeo games: Incentive ele a ler, estudar, praticar esportes (outros que não futebol) e socializar com colegas mais inteligentes. Talvez isso ative o cérebro dele um pouquinho.

  • 3 de outubro de 2012 às 19:43 -

    Joao Lopes

  • Futebol não… não não.. para

  • 3 de outubro de 2012 às 18:01 -

    Leonardo

  • Eu gosto de jogar jogos de futebol…
    mas eu faço uso desses games de forma moderada..

    pq são jogos q te emburrecem e te fazem perder um pouco de “cultura gamer”!!
    Pois ao invés de vc buscar novos games pra zerar… vc fica sempre nas partidinhas de futebol entre Real Madrid e Barcelona!

    é o mesmo efeito que acontece com quem fica só jogando CoD online!

    • 4 de outubro de 2012 às 07:11 -

      leandro(leon belmont)alves

    • concordo com cada palavra Leonardo

  • 3 de outubro de 2012 às 21:04 -

    Jefferson Lima

  • Para os gamers como eu :)

  • 3 de outubro de 2012 às 21:04 -

    Jefferson Lima

  • Para os gamers como eu :)

  • 3 de outubro de 2012 às 19:03 -

    zecarlos

  • otimo haver uma esquisa como essa,podmeos constatar muitas coisas com ela…e principalmente de que fanboys sempre estao errado hahahaha

    • 4 de outubro de 2012 às 07:10 -

      leandro(leon belmont)alves

    • como assim?

      • 4 de outubro de 2012 às 23:24 -

        zecarlos

      • ue…..nao sao os fanboys sempre os donos das verdades e estatisticas…eles sabem mais ate que a propria empresa da qual levantam e impoe suas bandeiras hehehehe….na real uma pesquisa desse tipo na midia deve estar sendo uma pedra no sapato pra eles hahahah

  • 3 de outubro de 2012 às 19:26 -

    DanielWarfare

  • Engraçado…muita gente fala mal dos jogos de futebol sendo que os mesmo se matam por um “novo” Call of Duty, interessante…

    • 4 de outubro de 2012 às 07:08 -

      leandro(leon belmont)alves

    • então me tire dessa lista, pois mesmo achando que COD é melhor que BF, eu não o idolatro, pois não gosto de jogar online.

    • 4 de outubro de 2012 às 11:19 -

      Kubrick Stare Nun

    • Uma vez eu joguei um jogo de Call of Duty em uma lan-house, só isso, só uma vez; e durante apenas dez segundos. Passados esses dez segundos eu decidi sem qualquer sombra de dúvida que eu jamais tocaria em um jogo de COD novamente. A razão disso? Simples: Logo de cara o jogo deixa claro que o enredo é um daqueles clichês onde um grupo terrorista genérico tenta destruir o mundo e você é um soldado de uma força especial secreta que tem que salvar o dia, logo depois de esse enredo burro ser apresentado, o que segue é um tutorial onde um NPC te explica muito devegar e detalhadamente que para atirar você precisa apertar o botão esquerdo do mouse. Olhem que interessante: A premissa é de que você um soldado de uma força especial de elite que tem tarefa de salvar o mundo inteiro, mas o jogo supõe que você não sabe sequer como é que se dá um tiro. Foi nesse exato momento eu percebi que todos os rumores sobre COD ser um jogo feito para retardados mentais de último grau eram verdadeiros.

      Eu acho esses povo que só gosta de jogos de futebol meio burrinho, mas falando sério, jogadores de FIFA são verdadeiros “Albert Eisnteins” quando comparados com jogadores de COD.

  • 3 de outubro de 2012 às 19:50 -

    Nicholas Duboc

  • Console(xbox 360) e as vezes jogos de iOS. Original. Futebol e tiro, e um poco de aventura/mundo aberto

  • 3 de outubro de 2012 às 20:16 -

    nelson

  • impressão minha ou os percentuais apontados no texto estão errados? 67 vs. 42.

    • 3 de outubro de 2012 às 20:24 -

      Rodrigo Pscheidt

    • Estes são os dados do Ibope, Nelson.

      A soma não fecha 100% porque provavelmente estão incluídos na conta os games que jogam em consoles E em PCs.

      Uma coisa não anula necessariamente a outra.

  • 4 de outubro de 2012 às 00:19 -

    Marcelo Pereira Paiva Melo

  • Nenhum estilo que dê ênfase a textos. Não é de se espantar, dada a pouca escolaridade da população. O brasileiro muito pouco lê =/

    • 4 de outubro de 2012 às 05:46 -

      Raphael Cabrera

    • Concordo, mas o problema são os textos em inglês.

      • 4 de outubro de 2012 às 09:10 -

        Marcelo Melo

      • Eu esqueci completamente disso. Tens razão: a união dos dois fatores é desastrosa para a popularidade dos adventures, RPGs e afins.

      • 4 de outubro de 2012 às 11:24 -

        Kubrick Stare Nun

      • Por alguma razão, eu acredito que o povão brasileiro não ia jogar um Planescape Torment da vida nem que ele estivesse totalmente traduzido para o português.

    • 5 de outubro de 2012 às 02:10 -

      César Alberto

    • Não chega ser um grande problema da para entender um pouco da trama.
      Até pouco tempo,faltava livros de língua inglesa nas escolas,mais agora tem diminuído,possibilitando assim um pouco mais de entendimento,se o mesmo interessar-se pela língua em questão.
      Eu mesmo aprendi inglês jogando xD

  • 4 de outubro de 2012 às 02:14 -

    Bruno Silva

  • Ação e aventura, de preferência FPS

  • 4 de outubro de 2012 às 02:40 -

    Matheus Lopes

  • futebol ?! tststststs

  • 3 de outubro de 2012 às 23:54 -

    Diana

  • Considerando que o Ibope não passou pela minha cidade, como é de costume, já que aqui devemos jogar coco (a fruta) uns nos outros e não jogos eletrônicos, eu faria parte dos seguintes dados:

    ação e aventura (mas se houvesse a opção games musicais e/ou RPG, seria melhor :);
    também uso para ver filmes (mas não por mídia física);
    prefiro jogos originais;
    prefiro consoles.

    Já fui PC gamer, mas como a comodidade e a variedade me foram proporcionadas pelo console, ele virou o centro da diversão. A propósito, não consegui votar no design do Pac-Man. :(

    • 4 de outubro de 2012 às 11:26 -

      Kubrick Stare Nun

    • Jogar coco um no outro… chimpanzés adoram esse jogo :D

  • 4 de outubro de 2012 às 03:46 -

    Jean Nakano

  • Prefiro console para jogar todos os gêneros, exceto alguns RPGs e FPS. Porém, como não tenho nenhum console da geração atual, me contento com meu belo PC. XD

  • 4 de outubro de 2012 às 11:36 -

    Kubrick Stare Nun

  • O que eu gosto mesmo é de RPG, terror, point-and-click e de vez em quando estratégia. Também curto jogos de ação em terceira pessoa, mas só quando eles são violentos ou de stealth. Não gosto de jogos em primeira pessoa (com algumas exceções), seja shooter ou qualquer outra coisa que seja. Só jogo no PC e minha coleção é mista de piratas com originais.

  • 4 de outubro de 2012 às 11:59 -

    Bruno

  • Jogo em console (originais) e PC (90% originais)
    Estratégia, Puzzle, RTS, luta, corrida e aventura

  • 4 de outubro de 2012 às 12:25 -

    Junior Candido

  • Cada povo desenvolve a sua cultura. Certeza que lá nos EUA por exemplo deve existir a mesma discussão entre os Gears of War da vida vs os Madden. O interessante é saber que o gamer vai além do ‘torneiozinho de FIFA’, mas que também pode se divertir com um futebolzinho ás vezes. Tenho demo do FIFA 13 no Xbox e por hora me considero satisfeito, para jogar uns 15 min quando falta tempo. Mas como custo de jogo aqui ainda não é lá aquelas coisas, prefiro investir em algo que possa explorar mais, como um bom jogo de ação/aventura.

  • 4 de outubro de 2012 às 14:43 -

    Rafael Pedro

  • Jogo qualquer coisa desde que o game seja divertido. Estou jogando Bordelands 2 e Sleeping Dogs agora, games bacanas.

  • 28 de agosto de 2013 às 04:49 -

    Sumerio Annunaki

  • MMORPG os melhores.!

  • 16 de agosto de 2023 às 19:59 -

    César severo

  • Eu curto um RPG e aventura

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *