Prisão de produtores de games gera tensão diplomática entre Grécia e República Tcheca

23 de novembro de 2012

Prisão de produtores de games gera tensão diplomática entre Grécia e República Tcheca

Produtores de games criando tensões diplomáticas: o líder tcheco Vaclav Klaus escreveu uma carta endereçada diretamente ao presidente grego, Karolos Papoulias, pedindo atenção especial ao caso dos dois funcionários da produtora Bohemia Interactive que estão presos na Grécia desde setembro, acusados de espionagem.

Ivan Butcha e Martin Pezlar (foto abaixo) estão encarando a prisão há mais de três meses, após terem sido presos na Ilha de Lemnos onde supostamente fotografaram bases militares da Grécia.

Os dois desenvolvedores de jogos trabalham na Bohemia Interactive, produtora que tem sede na República Tcheca e ficou famosa pela série de simulação militar ARMA e pelo seu mod de zumbis, DayZ.

Depois de atrasar por causa de uma greve na Justiça da Grécia, o apelo e pedido de fiança deles foi negado, e os dois agora terão que encarar o tribunal podendo pegar até 20 anos de cadeia se forem condenados pelo crime de espionagem.

Prisão de produtores de games gera tensão diplomática entre Grécia e República Tcheca

Com o pedido de fiança negado, o próprio presidente tcheco resolveu participar dos esforços pela liberdade de Ivan e Martin. Na carta enviada ao presidente da Grécia, Vaclav Klaus escreveu: “Eu quero pedir a você Sr. Presidente que acompanhe esta infeliz situação com uma atenção especial, considerando as excelentes relações entre nossas nações, de modo que isto não jogue uma sombra desnecessária no nosso relacionamento”. Tenso, hein?

A Bohemia Interactive garante que tudo não passou de um grande mal entendido. Segundo o estúdio, os dois estariam na ilha simplesmente como turistas, e não tinham o objetivo de fotografar nenhuma instalação militar.

Coincidentemente (ou não), o próximo game da empresa, ARMA 3, será ambientado em uma versão fictícia da Ilha de Lemnos, simulando um conflito num futuro próximo entre Irã e Estados Unidos.

Relembre um pouco do que já foi mostrado de ARMA 3 no vídeo abaixo:

A produtora afirmou que o interesse de Ivan e Martin conhecerem a ilha grega veio justamente do jogo, porém, o título já estaria praticamente pronto quando os dois viajaram, logo, o game não irá retratar nenhuma base militar real. Segundo a Bohemia, as fotos tiradas pela dupla foram todas feitas em pontos turísticos permitidos, acompanhando centenas de outros visitantes.

A Bohemia Interactive já prometeu que não vai medir esforços até trazer os dois de volta. Vamos torcer que a entrada do próprio presidente da República Tcheca consiga agilizar as coisas, para que Ivan e Martin consigam voltar para suas famílias.

(Via: VG 24/7, PC Gamer)

13 Respostas para “Prisão de produtores de games gera tensão diplomática entre Grécia e República Tcheca”

  • 23 de novembro de 2012 às 16:23 -

    Matheus Humenhuk

  • É muito estranho isso, ainda mais por ser na Grécia, se fosse no Irã, Afeganistão etc faria bem mais sentido essa coisa toda

  • 23 de novembro de 2012 às 16:28 -

    leandro(leon belmont) alves

  • nem sei o que dizer, os produtores fotografaram ou não a base militar? mas para fazer a base para o ARMA, por que eles não pediram permissão? bem, espero que se resolva esse impasse. e os programadores tem muita moral para o líder da República Tcheca apelar para o presidente para solta-los. deve ser muito fã do game..acho

    • 23 de novembro de 2012 às 16:31 -

      Matheus Humenhuk

    • Concordo, é estranho, se fossem tirar fotos das bases para o game teriam pedido permissão e não ir no meio das “férias” e tirar…

  • 23 de novembro de 2012 às 17:17 -

    Daniel Zimmermann

  • Pela versão das autoridades da Grécia, os dois teriam sido encontrados com material fotográfico e videos de instalações militares.

    Pela versão da Bohemia, as imagens feitas por Ivan e Martin mostrariam ao fundo, apenas por coincidência, uma base área. A dupla teria feito as imagens a partir de um ponto aberto ao público, junto com diversos outros turistas que estariam no local.

    Fica a dúvida se os dois decidiram arriscar e tirar fotos das bases, se foram mandados pela Bohemia ou se estavam realmente a passeio e as autoridades gregas decidiram pegar pesado com eles. Caso complicado.

  • 23 de novembro de 2012 às 17:34 -

    André Roque

  • Muito mal explicado tudo isso, acho que tentaram matar dois coelhos de uma só vez, é bem possivel que o exercito tcheco, tenha pedido pra eles espionarem, com o pretesto do jogo e assim tambem podendo usar o material para o game.

  • 23 de novembro de 2012 às 20:28 -

    DanielWarfare

  • Essa historia está muito mal contada, aposto que tem caroço nesse angu!!!

  • 23 de novembro de 2012 às 21:16 -

    Ana

  • Que coisa estranha!

    Nerds invadindo bases militares? Autoridades, por favor, eles estavam fanboyzando por ali! “Olha, olha, OMG OMG UMA ARMA MEU DEUS SOCORRO É IGUALZINHA A DO [insira nome do jogo aqui] KYAAAAAH *tira foto*”

    Brincadeiras a parte, eu acredito na versão turista e acredito que eles poderiam estar buscando referências para um novo projeto. Só não sabiam que a coisa ia ficar tão DENSA…

    • 24 de novembro de 2012 às 10:02 -

      Matheus Humenhuk

    • Por ser produtores acho que eles devem ter acesso as armas não ficariam assim não auheuaheuaheauheuaeh

  • 24 de novembro de 2012 às 14:27 -

    Diana

  • Francisco Ferdinando morrendo em Sarajevo (causa estudada no primário).
    Grandes nações lutando por posses e riquezas (versão pré-universitária).
    Bando de fdp (versão atual).

  • 25 de novembro de 2012 às 00:13 -

    Renan do Prado

  • Tá bem mal contada MESMO a história. Se as fotos foram tiradas de locais públicos, beleza, mas se eles foram apanhando lotados de materiais de bases militares, é óbvio que isso é suspeito, até provar que focinho de porco não é tomada…

    Se se os caras tiraram fotos de coisas que não deveriam ser fotografadas, ou chegaram perto de locais onde não se deve chegar perto, eles tinham era que ter pedido permissão.

    O que acontece se eu parar na rua e começar a tirar várias fotos de um policial? Além de uma surra, vou pra cadeia e levo um monte de acusações.

    Só espero que os 2 possam ser presos e que este não seja um caso de espionagem (eu não descarto a possibilidade)

    • 26 de novembro de 2012 às 14:48 -

      Guilherme Pacelli

    • Tem razão, ainda mais se tratando de um país estrangeiro, que possivelmente um visitante não conhece as leis e regras, deveriam ter pedido alguma permissão ou perguntado antes de fazer as tais fotos.

      Mas é um caso difícil de ser analisado por completo. Esperemos para ver o que vai acontecer, se o caso não sumir da mídia. Seria interessante acompanhar o desenrolar dessa história, para ver no que vai dar.

    • 26 de novembro de 2012 às 14:54 -

      Renan do Prado

    • Só espero que os 2 possam ser soltos*** Presos não!!!!

  • 25 de novembro de 2012 às 12:18 -

    zecarlos

  • certamente as duas nacoes estao bem mais informadas do que essa nota sobre o assunto….nao da pra ter uma opiniao concreta da parada infelismente

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *