[UPDATE] FEZ II: Sequência é cancelada pelo criador após desabafo no Twitter

29 de julho de 2013

[UPDATE] FEZ II: Sequência é cancelada pelo criador após desabafo no Twitter

FEZ II já era. Em um desabafo feito através do Twitter, o criador do primeiro jogo cancelou o projeto da sequência e disse que desistiu de vez do mundo dos games.

Fez não terá mais uma sequência. Seu criador, Phil Fish, postou uma série de mensagens no Twitter explicando o cancelamento do projeto:

“É com o coração pesado que anunciamos que FEZ II foi cancelado e não está mais em desenvolvimento. Pedimos desculpas pela decepção”

Esta declaração, feita através do perfil da Polytron (o estúdio indie de Phil), veio acompanhada de uma justificativa:

“Para deixar claro, eu não estou cancelando FEZ II porque alguém disse algo estúpido. Estou fazendo isso para cair fora dos games”

[UPDATE] FEZ II: Sequência é cancelada pelo criador após desabafo no Twitter

De acordo com o site gringo IGN, Fish já vinha arrumando brigas há algum tempo, mas pelo que ele tentou passar na mensagem acima, o cancelamento não aconteceu por desentendimentos com o público (ou com algum indivíduo específico).

O motivo seria uma série de coisas que deixaram o cara “de saco cheio” da indústria de games. Phil era conhecido por discussões constantes nas redes sociais e até por “baixar o nível”.

O canadense desenvolveu Fez com a ajuda de um programador, viu seu jogo estourar com um dos games indie mais bem recebidos de 2012, se envolveu em um debate contra a Microsoft devido ao preço das atualizações e participou de Indie Game: The Movie, um documentário que acompanhou a vida e o trabalho de alguns desenvolvedores independentes.

FEZ II havia sido anunciado há pouco mais de um mês, com o teaser abaixo:

O game original está disponível para Xbox 360 e PC. A sequência estava planejada para Playstation 4, após duras criticas de Fish ao sistema de publicação dos consoles da Microsoft, incluindo o Xbox One.

UPDATE: Editamos a linha que falava sobre Phil ter criado o game sozinho. De fato a programação de FEZ ficou por conta de Renaud Bédard, seu colega. Obrigado pela correção Edimartin e Alexo.

(Via: IGN)

21 Respostas para “[UPDATE] FEZ II: Sequência é cancelada pelo criador após desabafo no Twitter”

  • 29 de julho de 2013 às 11:13 -

    Renan do Prado

  • Muita gente já dizia internet afora que esse cara era um pé no saco. Vai saber quais as reais razões pra ele ter desistido de tudo, mas a postura dele é bem ruim mesmo.

  • 29 de julho de 2013 às 11:34 -

    Henrique Gonçalves

  • É uma pena mesmo e Phil Fish realmente era um homem que falava o que pensava sem medo de odio alheio. Para mim isso é bem respeitoso nessa indústria.

    Neste caso eu fico do lado dele mas ainda o condeno por infantilidade, porque o estopim entre a briga do Marcus Beer, Kevin Dent contra Phil Fish foi totalmente infundada e sem sentido. Todos falaram coisas estupidas e agora perdemos um desenvolvedor extremamente criativo por briga de Twitter.

    Tomara que Phil Fish retire o que ele disse e volte para a indústria, mas se ele realmente se sente desconfortável nesta indústria então seria melhor mesmo sair antes que medidas drásticas aconteçam.

    • 29 de julho de 2013 às 13:32 -

      Alexo Mello

    • Pelo que vi no Videogame The Movie (e é só essa fonte que tenho), esse cara pra mim era um heroi. Só o estresse que ele passou pelo processo judicial durante o desenvolvimento, com cobranças de prazos – cara! – era de qualquer pessoa normal surtar bonito. Ele continuou, foi, terminou, publicou. E isso sendo um cara com “TOC” de qualidade, ou seja, sempre se cobrando fazer melhor e melhor. Hoje temos Fez inclusive no Steam.

      Daí tem outra questão. Desenvolvedor, que de repente dá abertura ao público, eu acho que isso passou do ponto e a clientela começou a pressionar. Pensa o criador daquele jogo tão esperado falando com você diretamente na Internet? A galera abusou, aposto. E não deve faltar gente imatura nesse ramo. Nem o Papa Francisco aguenta na paz.

      Apoio o cara. Acho que ele faz certo sair dos games, nessas condições.

      • 29 de julho de 2013 às 21:18 -

        Kubrick Stare Nun

      • Eu também simpatizei muito mais com ele do que com os haters. Aquele povo xingando ele no twitter era tudo uma cambada de fanboys fanáticos sem capacidade pra tolerar um mero comentário bobo. Aff… Prefiro mil vezes mais um dev que expresse suas opiniões toscas na cara dura, mas que faz bons games do que uma empresa que tem PR de nível 5 estrelas, mas que faz jogos ruins e lotados de DLC.

        E digo mais: Adorei aquele comentário dele no Twitter dizendo algo mais ou menos assim; “gamers são uma raça de filhos da puta”.

  • 29 de julho de 2013 às 12:02 -

    Arthur

  • o primeiro Fez é muito bom, não sei se eu realmente acharia necessário um segundo jogo, eu tenho mais pena por um cara criativo como o Phil Fish abandonar a instruiria dos games.

    mas sejamos francos, provavelmente ele era um chato mala sem alça mesmo.

    • 29 de julho de 2013 às 12:57 -

      Arthur

    • P.S: sou só eu que acha o Phil Fish muito parecido com o Issac Asimov?

      • 29 de julho de 2013 às 13:22 -

        Alexo Mello

      • Que eu saiba, ele não fez Fez (rs) sozinho. Ele teve um programador como dupla no desenvolvimento.

      • 29 de julho de 2013 às 22:35 -

        Diana

      • Parece mesmo. lol

  • 29 de julho de 2013 às 12:39 -

    leandro leon belmont alves

  • dizem que ninguém aguentava esse cara, e por pura pressão, desistiu de um game que o encheu de dinheiro, pior para ele

  • 29 de julho de 2013 às 18:49 -

    Jean Alves de Oliveira

  • FEZ é ótimo, é uma pena isso tudo estar acontecendo, acaba desestimulando novos desenvolvedores.

  • 29 de julho de 2013 às 19:00 -

    Renan do Prado

  • Fui só eu ou mais alguém percebeu que o bichinho branco (não joguei Fez, por isso não sei o nome dele) tá usando os óculos do “Deal with it”?

  • 29 de julho de 2013 às 21:21 -

    Kubrick Stare Nun

  • Espero que depois ele volte atrás nessa decisão porque senão vai realmente ser uma perda para a gente. Acho que seria muito mais inteligente se ao invés de largar a indústria, ele largasse apenas o Twitter.

    • 29 de julho de 2013 às 22:54 -

      Alexo Mello

    • Talvez o erro maior dele tenha sido se expor demais nas redes sociais, atender todo mundo ou seja, nessas ele acaba alimentando alguns trolls e a coisa começa tomar proporções que a pessoa não aguenta mesmo. É bacana dar retorno pro seu público-alvo etc., mas precisa ter certo distanciamento até pra conseguir gerenciar as coisas.

  • 29 de julho de 2013 às 21:52 -

    Ana Clara

  • Agora fiquei curiosa. Eu duvido que ele tenha abandonado pelo ~trabalho que dá~ criar um game. Mas pelo jeito foi uma briga com os gigantes dos games e, infelizmente, ele não venceu.

    Como eu estudo programação e tudo mais, vejo cada ideia da hora que não se leva adiante por N razões. Ver uma ideia que conseguiu ~sair~ da grande massa e agora não consegue mais avanço por causa das grandes esferas superiores da mídia gamística é de partir o coração.

    :/

    • 30 de julho de 2013 às 10:43 -

      Arthur

    • duas coisas:

      1- Que bacana Ana, nunca imaginei que você estuda-se programação.

      2-Na minha opinião foi muito menos culpa da “esferas superiores” mas mais porque ele não consegui o se adequar ao meio em que se meteu.

      O mundo dos gamers e a industria dos jogos podem ser muito cruéis as vezes, se precisa um pouco de nervos de aço dai, mas se ele não estava se dando bem e conseguindo se encaixar era melhor ele sair logo dai antes que não tivesse volta.

      “Forget it, Jake. It’s Chinatown.”

  • 29 de julho de 2013 às 22:30 -

    Babiro

  • Pena, o jogo parecia ser promissor, eu não sei os motivos dele mas acho que quem realmente ama algo não desisti assim tão fácil, se ele realmente amasse criar e jogar jogos não sairia assim, desse jeito!!!!!!

  • 29 de julho de 2013 às 22:32 -

    Diana

  • :(
    Ah, cara… A gente morre e o trabalho fica. Ele tem que insistir. Se não dá pra ir de boa, vai de chato mesmo.

  • 30 de julho de 2013 às 06:08 -

    Lemke

  • Ele sem se viu muito chateado com o tratamento dos players na demora de produção do jogo. Além de xingamentos, tentativas eternas de hacks e outras coisas.

    Devia saber onde estava entrando pra depois não ficar “magoada”.

    Perdemos um possível ótimo jogo.

  • 30 de julho de 2013 às 07:46 -

    Edimartin Martins

  • Ele não desenvolveu FEZ sozinho, O Phil Fish não é programador. Ele é um designer que precisou da ajuda de um cara chamado Renaw (O programador).
    Depois eles brigaram (deve ter sido coisa do Phil Fish).

    Agora só devemos esperar pela notícia do suicídio de Phil Fish.

    • 30 de julho de 2013 às 09:42 -

      Ana Clara

    • LOL NO STAHP IT, PLS O_o

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *