SteamOS: Valve anuncia sistema operacional gratuito para “computadores de sala”

23 de setembro de 2013

SteamOS: Valve anuncia sistema operacional gratuito para "computadores de sala"

A primeira das três novidades da Valve é o SteamOS, um sistema operacional gratuito para “computadores de sala de estar”. Fique por dentro!

Com o fim da contagem regressiva da última sexta-feira (20), a Valve anunciou oficialmente o SteamOS, um sistema operacional que combina a arquitetura do Linux com a versatilidade e o potencial de entretenimento do Steam, voltado para “computadores de sala”.

A função primária deste OS é servir de base para “consoles abertos” como o que o Steam Box supostamente será.

Seguindo o discurso de Gabe Newell, o SteamOS promete levar a liberdade do PC para as salas de estar, reduzir a distância entre produtores de games e jogadores e envolver mais do que nunca a comunidade no processo criativo:

“[O SteamOS] é uma plataforma de entretenimento colaborativo entre muitos e muitos, em que cada participante é um multiplicador da experiência para todos”

“Criadores de conteúdo podem se conectar diretamente com seus clientes. Usuários podem trocar ou alterar qualquer parte do software ou hardware que desejarem. Jogadores terão a capacidade de unir forças no desenvolvimento dos jogos que amam. SteamOS continuará evoluindo, porém sempre será um ambiente destinado a estimular estas formas de inovação.”

SteamOS: Valve anuncia sistema operacional gratuito para "computadores de sala"

Através de uma função de Streamming Caseiro, o aparelho que tiver o SteamOS instalado poderá retransmitir o conteúdo do seu PC convencional direto para a televisão. Por exemplo: Se você ligar o seu computador (seja Windows ou Mac), acessar a sua conta do Steam e iniciar o Half-Life 2, você poderá jogá-lo na sala de TV, através de um console (ou “computador de sala”) que tenha o SteamOS (a princípio o suposto Steam Box).

A Valve disse estar “trabalhando com vários serviços de entretenimento que você conhece e confia” para que os jogadores também tenham acesso a conteúdo de TV, cinema e música através do SteamOS.

Além disso, como mostramos há alguns dias, será possível que os usuários do Steam emprestem suas bibliotecas de jogos à amigos e familiares. Este recurso fará parte do SteamOS que também terá um sistema para controlar as bibliotecas de cada membro da família.

Ainda de acordo com a empresa, centenas de games já estão programados para funcionar diretamente no SteamOS (incluindo grandes lançamentos), devendo entrar em circulação em 2014. Isso sem contar os mais de 3 mil games já disponíveis na loja virtual da Valve e que podem ser jogados na sala de TV usando o recurso do Streamming Caseiro.

O SteamOS estará disponível para download “em breve”, gratuitamente para usuários e fabricantes (estes através de licenciamento), com desempenho apresentando “avanços significativos” em processamento gráfico, áudio e conectividade para todos.

A segunda contagem regressiva já começou na página promocional. Ela termina em menos de 48 horas, nesta quarta-feira (25). Com um sistema operacional gratuito, aberto e focado na comunidade, a Valve dá um passo interessante rumo ao seu console.

Qual será próxima cartada dos criadores de Half-Life?

(Via: Steam)

10 Respostas para “SteamOS: Valve anuncia sistema operacional gratuito para “computadores de sala””

  • 23 de setembro de 2013 às 15:03 -

    Renan do Prado

  • 2ª revelação: Steam Box será uma coletânea dos melhores jogos da Steam, que será lançada pra PS3, Xbox 360 e WiiU

    3ª revelação: Half-Life 3 MMO, que será lançado inicialmente free-to-play e depois com mensalidade.

    • 23 de setembro de 2013 às 15:05 -

      Renan do Prado

    • kkkkkkkkkkkkkkkk pressinto pedras voando em minha direção!!!

      Ouvi rumores de que o Steam Box será um console diferente…. seria um Shield da Nvidia mas especial pra TVs, rodando os jogos da Steam dos jogadores também por Streaming do PC. Agora, se isso é real ou não…

    • 23 de setembro de 2013 às 16:26 -

      Kubrick Stare Nun

    • Por isso que nunca se deve acreditar no hype….

  • 23 de setembro de 2013 às 16:31 -

    Kubrick Stare Nun

  • Um mod pra Linux, nossa Valve; você não faz ideia do quão impressionado eu estou.

  • 23 de setembro de 2013 às 16:41 -

    Sir.Liipe Silva

  • Se tiver um belo visual (como o Big Picture) e bom desempenho (sem serviços desnecessários que existe na maioria dos SO´s) pra mim já ta valendo!!!

    • 23 de setembro de 2013 às 16:45 -

      Kubrick Stare Nun

    • “sem serviços desnecessários que existe na maioria dos SO´s”

      Putz, é mesmo. Não tinha pensado por esse lado. É possível que uma OS feita com o propósito principal de rodar games potencialize muito mais a força do PC.

      Até que essa SteamOS pode não ser tão desinteressante assim…

  • 23 de setembro de 2013 às 16:51 -

    Arthur

  • poise, eu esperava mais, mas talvez eu não esteja visualizando essa novidade da maneira certa, talvez essa OS da steam seja o principio de uma nova era na historia dos video games….só que não.

  • 23 de setembro de 2013 às 17:31 -

    henrique

  • A ideia da valve é genial , abrir o mercado de consoles , onde vc não fica limitado a somente 2 ou 3 fabricantes , varias empresas como samsung , toshiba, acer e demais vão poder vender consoles com o SteamOS
    E ele esta chegando em uma hora boa já que esta nova geração de consoles nem começou , e tem uma biblioteca de games bem pequenas !

  • 23 de setembro de 2013 às 18:38 -

    Babiro

  • Pra mim nada de interessante, não mudou absolutamente nada!!

  • 23 de setembro de 2013 às 21:34 -

    Luiz

  • Espero que ajude mesmo os desenvolvedores, não aguento mais ficar dependente do windows por causa de um photoshop ou engine que não tem disponibilidade para Linux. Sou um usuário de ubuntu, e ele é mais funcional do que o Windows 8, e muito mais pratico, porem admito que o windows continua “melhor” pelo simples fato de ter mais suporte da industria digital (software, drivers e jogos). Espero realmente que isso mude logo e eu possa desenvolver projetos somente em um OS.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *