Informações vazadas: realidade ou estratégia de marketing?

4 de maio de 2012

Informações vazadas: realidade ou estratégia de marketing?

Recentemente você conferiu aqui no blog da Arkade um promissor trailer de Rayman Legends, que apresentava o game e seus ótimos recursos para o Wii U. O vídeo supostamente “vazou” na internet antes da hora. Mas afinal, será que tudo o que vaza na internet realmente é sem querer, ou as empresas vazam certas informações propositalmente apenas para gerar hype?

A questão é que, no mundo dos games, muita coisa (muita coisa, mesmo!) simplesmente vaza na internet antes da hora.

No caso de Rayman Legends, por exemplo: o vídeo teria supostamente vazado, mas, pouco tempo depois, recebemos um comunicado da assessoria de imprensa da Ubisoft para nos informar sobre o vazamento do vídeo!

De acordo com o comunicado, o “vídeo foi produzido puramente como um vídeo interno de demonstração e, de forma alguma, representa o jogo final, o console final ou suas características. Este video foi destinado para a equipe interna de produção que invariavelmente cria protótipos do jogo durante o trabalho de desenvolvimento dos kits”.

Informações vazadas: realidade ou estratégia de marketing?

Trecho do vídeo supostamente vazado mostra Rayman Legends no Wii U.

Se o vídeo vazou sem o consentimento da empresa, não seria mais lógico ela dar um jeito de tirar o vídeo do ar, ao invés de mandar um e-mail fazendo ainda mais alarde sobre ele?

E não estamos falando apenas da Ubisoft, que recentemente também foi vítima de vazamento de informações sobre Assassin’s Creed III antes da hora. A Electronic Arts revelou Crysis 3 ao mundo depois que uma imagem do game foi “acidentalmente” colocada no ar antes da hora.

Outras empresas, como a Activision, por exemplo, sempre são vítimas de imagens e informações vazadas de suas grandes franquias. Há poucos dias, fotos de material promocional já adiantavam a existência de Call of Duty: Black Ops 2 antes do game ser oficialmente anunciado.

Informações vazadas: realidade ou estratégia de marketing?

Uma das imagens "vazadas" de Call of Duty: Black Ops 2.

Já a Capcom vira e mexe é vítima de vazamento de informações em seus jogos de luta. Um sujeito que atende pelo apelido de Lupinko sempre divulga listas completas de personagens em fóruns bem antes do jogo ser lançado. O caso mais recente foi com Street Fighter X Tekken, que foi lançado em março, mas já tinha seu elenco “vazado” desde janeiro.

Em outras áreas da tecnologia isto também acontece bastante: mais de uma vez, um funcionário distraído da Apple simplesmente “esqueceu” um protótipo de algum produto muito esperado – como um iPhone, por exemplo – em um boteco. Em 2010, um protótipo do iPhone 3GS foi encontrado pelo pessoal do site Gizmodo, e o tal vazamento virou até caso de polícia. Antes do lançamernto do iPhone 4S, a história se repetiu.

Fica a dúvida: será que o tal Lupinko e tantos outros “vazadores” de informações não são funcionários das próprias empresas, que “acidentalmente” divulgam informações para analisar a recepção do público?

Informações vazadas: realidade ou estratégia de marketing?

Street Fighter X Tekken: elenco "vazou" antes da hora.

Não estamos questionando a forma como o marketing das empresas age, afinal, isso é assunto deles, que agem como bem entenderem. Mas, não seria muito mais fácil se elas simplesmente abrissem o jogo e revelassem tudo oficialmente de uma vez?

Claro que, existe a enorme possibilidade de que algo vazado “ilegalmente” atraia bem mais a atenção da mídia e do público do que um anúncio oficial. Todo mundo adora acreditar que está sendo esperto, acessando algo que não devia.

Mas aí a gente cai neste impasse: afinal o que é realmente vazado e o que foi estrategicamente plantado pela empresa para chamar a atenção? No final das contas, parece que eles fingem que algo vazou, a gente finge que acredita, e continuamos neste pequeno círculo vicioso de mentiras.

Vazamento de informações: você acredita ou não? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários!

40 Respostas para “Informações vazadas: realidade ou estratégia de marketing?”

  • 4 de maio de 2012 às 16:57 -

    jackson

  • ACHO que kando o ”kaleb” lembra? akele infeliz idiota que mostrou o game mortal kombat antes do lançamento oficial..acabou em cana e bem feito por isso talvez pode ser gente que ”trai” a produtora a fins de lucros,,afinal é um mercado que cada vez ganha mais espaço a cada dia..

    • 4 de maio de 2012 às 18:57 -

      Renan

    • Esse pode apodrecer da cadeia. Esse não foi um simples caso de vazamento, foi roubo qualificado.

  • 4 de maio de 2012 às 16:59 -

    André Costa

  • Certamente que isso tudo é uma mafia, os funcionarios tem um codigo de etica que deve ser respeitado, pelo menos por manter seus empregos.

    Não é acidentalmente que alguem esquece cada versão do i-phone em bares, caso fosse acidentalemnte esse funcionario nao estaria na empresa (minha atitude como chefe seria demiti-lo), por isso creio eu que é algo tramado pelas empresas.

  • 4 de maio de 2012 às 20:08 -

    Rafael Patrício

  • Não diria que 100% dos casos é mentira, mas uns bons 90%. No caso da Ubisoft com o Rayman Origins eu tenho certeza de que foi mentira.

  • 4 de maio de 2012 às 17:30 -

    Diana

  • Eu sempre pensei que o vazamento era proposital. É como dar um gosto rápido da coisa, sem mostrar tudo. É uma “provinha”. Hehehhe
    “No final das contas, parece que eles fingem que algo vazou, a gente finge que acredita”
    Isso resume muito bem. ^^
    E não vejo nada demais nisso, acho até que esse “hype” causado por vazamentos é o que faz o público se divertir antes da hora. lol

  • 4 de maio de 2012 às 18:03 -

    Kubrick Stare Nun

  • Vamos concordar que, na hipótese disso ser tudo trama das empresas, esse negócio de falsear vazamentos funciona porque tem muito nego que o dedo coça para clicar no link toda vez que vê a palavra “vazou” e não precisa nem ser uma coisa na qual ele estava muito interessado de outra maneira. Sem falar que o pessoal adora compartilhar link desse tipo de coisa com os amigos porque dá a impressão que ele está sendo “cool” por informar os camaradas de uma notícia que vem do “sub mundo”.

    • 4 de maio de 2012 às 18:07 -

      zecarlos

    • e o tipo de publico que infesta as colonias de gamers espalhadas pelo mundo hehehehe nao tem porque nao usar essa estrategia,mas na hora em que for percebida e entendida pela maiora a coisa muda

    • 5 de maio de 2012 às 08:19 -

      Rafael

    • Eu me agüente para não ler nada que vaza-se sobre o diablo 3, vingadores e sobre o galaxy s3 da sansung só que a enxurrada de informações falsas e publicidade acaba te pegando uma hora ou outra.

      • 7 de maio de 2012 às 11:12 -

        zecarlos

      • na verdade e pra isso que ela existe hehehe

  • 4 de maio de 2012 às 18:04 -

    zecarlos

  • eu acredito em ambas as taticas…mas numa proporcao levemente pro lado do maketing ,que eu diria quase ser um viral,no sentido de …morde a isca ai…mas acho valido,mas ao mesmo tempo acho que grandes investimentos em marketing que essas empresas fazem pra seus games acaba ofuscando a qualidade do game muitas vezes,e quase como ver um trailer fantastico de um filme e na hora em que vc vai assistir ele nao corresponde na mesma altura,ou ele acaba dando a ilusao de que o game e o maximo de perfeicao(como aconece em algumas franquias ano a ano)…e complicado,mas ao meu ver valido

  • 4 de maio de 2012 às 18:29 -

    Ana

  • Alguém ainda acha msm q é ‘vazamento’? Claro que não galere =/! Eu só considero no máximo ‘deslize’ quando alguma loja cataloga um game antes do anúncio. E ainda acho que tem coisa embaixo do tapete.

    • 4 de maio de 2012 às 18:39 -

      Henrique

    • Eu acho que 90% das vezes é puro marketing mesmo. Mas, como você disse, as vezes acontecem uns acidentes. Acho extremamente difícil que alguém consiga burlar a empresa de propósito.
      Apesar disso teve o cara que roubou o 3DS… e tá ferrado até hoje…

      • 4 de maio de 2012 às 21:48 -

        Ana

      • Vdd, tinha esse caso do 3DS! Tinha até esquecido… lol pra vc ver…

    • 7 de maio de 2012 às 11:16 -

      zecarlos

    • na real ….nao se deixe enganar….esse tipo de estrategia podem ser comparadas a videos virais jogados aleatoriamente na internet pra promover produtos como cinema e tv ou estimular compra e venda,e mais comum do que se imagina pra falar a real….e posso afirmar que nao seja 90% dos casos de marketing ,caso contrario seria percebido e nitido

  • 4 de maio de 2012 às 18:53 -

    Renan

  • Bom, acho que uma boa parcela desses “vazamentos” é intencional, senão cabeças rolariam dentro das empresas. Mas também acredito que tem gente dessas empresas que recebem um por fora pra vazar certas informações. É como falaram, quando sai algo “vazado”, sempre tem aqueles que acham “sou privilegiado pois compartilhar no face e ganhar 50 likes” quando na verdade todo mundo está vendo aquilo ao mesmo tempo que ele, é difícil dizer ao certo, mas por exemplo o caso da Ubisoft, certeza que foi jogada da empresa.

    • 4 de maio de 2012 às 21:49 -

      Ana

    • CORRIGINDO O RENAN: a cabeça DE ESTAGIÁRIOS rolariam dentro das empresas….rs.

      • 5 de maio de 2012 às 18:40 -

        Renan

      • Verdade kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • 4 de maio de 2012 às 20:54 -

    Edimartin Martins

  • Não creio que vazamento seja de propósito, mas também não creio que seja intencional.
    Vazamentos ocorrem a muito tempo e o problema é que a mídia fomenta isso.
    Vamos pegar alguns exemplos:

    Uma empresa está lançando um console inovador, e não quer que as informações sejam vazadas para as outras empresas não copiarem o seu produto.
    Se vazasse, seria intencional. Quando a nintendo apresentou o novo controle do WII, a Sony copiou o gameplay muito rapidamente.

    Uma empresa está construindo um jogo que não tem certeza se será muito aceito pela mídia. Digamos que o anterior foi uma droga.
    O vazamento talvez seja uma estratégia de marketing para dizer “nós estamos arrumando o produto para ficar melhor”. Ou então eles não tem certeza sobre o público gostar do novo produto.

    O último exemplo é muito utilizado por Hollywood: Scarlett Johansson não fez muitos filmes de sucesso além de Lost in transations com Bill Murray. Então precisa de algo para impulsionar a sua carreira. Então ela acidentalmente tira uma foto da própria região glútea e cria um vazamento da foto na internet. Depois disto paparazzi’s à perseguem na praia capturando fotos dela gorda.

    Vazamentos são estratégias de marketing feitos para impulsionar a carreira de atrizes (através de filmes pornôs caseiros), ou feitos para impulsionar a propaganda dos jogos.

  • 5 de maio de 2012 às 00:15 -

    Wattylla Barbosa de Sousa

  • Eu acho que as empresas fazem de propósito. Se a SBT usa "propagandas subliminares" para promover Carrossel, por que as empresas de games não podem fingir que as informações sobre seus futuros jogos vazaram, para conseguir mais publicidade?

  • 4 de maio de 2012 às 22:00 -

    Bruno

  • Eu lembro ano passado, que vazou uma porrada de coisa do Modern Warfare 3 antes de anunciarem, depois a Activision falou que admitia o descuido pelas informação terem fazado.
    A verdade é que na época, isso deu um hype alto pro jogo. Estratégia ou não, parece que da certo :)

    • 7 de maio de 2012 às 11:22 -

      zecarlos

    • e um jeito de atacar o subconsiente …que na minha opiniao e o que melhor funciona ,e logico nao se enganem achando que o departamento de marketing teve a brilhante ideia de jogar os vazamentos e informacoes ao vento pra causar folia entre os ineressados….certamente isso foi estudado muito antes de se fazer,da mesma forma que se faz um video viral e joga na internet….nada e por fazer,tudo tem um proposito real e maior no final das contas

  • 4 de maio de 2012 às 22:14 -

    FeeH

  • Eu estudei um ano de mkt e digo que a maioria desses casos são feitos propositalmente pelas empresas pra criarem um hype sobre o seu produto maiores que os seus concorrentes , porém tem alguns casos que realmente são fatos isolados , veja o caso do Nintendo Wii U , aonde ninguem a não ser a propria e as thirds parthies sabem as reais configurações do console e mesmo assim é criado especulações , até mesmo hoje já esta rolando o boato que o novo xbox 720 ja estaria em produção .

    • 4 de maio de 2012 às 22:22 -

      FeeH

    • É por isso que gosta de esperar os eventos de games como a E3 aonde é mostrados as coisas de verdade , seja as configurações do wii u e se realmente vai ser lançado o ps4 e o xbox 720 , ou se esse Rayman vai ser verdade ou seria um video realmente interno da Ubisoft .

  • 5 de maio de 2012 às 01:45 -

    William Fernandes Bombazaro

  • Eu acredito veemente nisso, tudo jogada de marketing pra causar hype.

  • 5 de maio de 2012 às 06:44 -

    leandro(leon belmont) alves

  • estratégia de Marketing, só um ingênuo acreditaria que não

    • 5 de maio de 2012 às 16:16 -

      KING OF KINGS

    • Eu tbm acho

  • 5 de maio de 2012 às 14:03 -

    Arthur Benicio

  • Acredito que é proposital. Se um vídeo desse calibre vaza na internet, em pouco tempo ele é retirado do ar e apenas poucas pessoas conseguem vê-lo. É uma jogada de marketing para gerar expectativas e, posteriormente, lucro para a empresa.

  • 5 de maio de 2012 às 12:14 -

    acme

  • Vocês acham mesmo que empresas de games do porte de uma Ubisoft da vida tem a segurança tão precaria a ponto de permitir que alguma coisa que não deveria ser vista ainda simplesmente…vaze?

    Se você acredita nisso, se mata…

    • 5 de maio de 2012 às 19:01 -

      Renan

    • Aham Claudia, senta lá. Se fosse assim, uma empresa do tamanho da Apple jamais teria deixado o Windows ser criado…

  • 5 de maio de 2012 às 15:32 -

    Rafael Kenedy

  • Acredito que existem casos em que realmente há vazamentos, e há outros em que é proposital. Muito difícil saber quando.

  • 5 de maio de 2012 às 14:31 -

    Agatha Christine

  • com certeza e pra nos fãs ficamos bem animadinhos com os anúncios

    • 8 de maio de 2012 às 12:01 -

      KING OF KINGS

    • Acho q é isso mesmo a intenção deles deixar mais hype

  • 5 de maio de 2012 às 16:21 -

    KING OF KINGS

  • As informaçoes quando sao vazados são melhores

    • 7 de maio de 2012 às 11:25 -

      zecarlos

    • heheh na real e isso que eles querem que vc pense hehehee

    • 8 de maio de 2012 às 11:57 -

      KING OF KINGS

    • é isso q eu penso mesmo, conseguiram

  • 6 de maio de 2012 às 03:29 -

    Patrick Iucksch

  • Comenteu acho que e de proposito apenas prara chamar mais a atençao do publico

  • 7 de maio de 2012 às 18:02 -

    Uilian Santos River

  • Não acredito também. xD se fosse algo realmente vazado eles tirariam do ar em instantes.

  • 7 de maio de 2012 às 19:28 -

    João Carlos Barreiros Nunes

  • Obvio que é proposital, essas empresas investem pesado em sistemas de segurança, dificilmente essas informações vazariam sem a aprovação da empresa. Pura jogada de marketing. =o

    • 10 de maio de 2012 às 18:01 -

      KING OF KINGS

    • depende da empresa tbm

  • 8 de maio de 2012 às 11:58 -

    KING OF KINGS

  • nao é sempre uma coisa acho q de vez em quanto é verdade e outras coisas nao

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