Kingdoms of Amalur: a decadência e os erros do 38 Studios

3 de junho de 2012

Kingdoms of Amalur: a decadência e os erros do 38 Studios

No começo deste ano, um jogo que conseguiu se destacar foi Kingdoms of Amalur: Reckoning, jogo que conseguiu ser um sucesso financeiro para a EA, vendendo mais de 1,2 milhões de cópias desde seu lançamento. Mas isto não foi o bastante para a sua desenvolvedora, a 38 Studios, e sua subsidiária, a Big Huge Games, continuar em pé.

O caso do 38 Studios

A história terminou com todos os funcionários da 38 Studios e da Big Huge Games sendo despedidos. Mas como isso aconteceu? Bem, tudo começa com um grande acordo feito com o estado americano de Rhode Island: a 38 Studios fez um empréstimo com o governador Lincoln Chaffe, de Rhode Island.

O acordo consistia em 75 milhões de dólares – vindos dos cofres públicos – para o estúdio sair de Massachusetts e ir para o estado de Rhode Island.

Em troca desta grana, a 38 Studios (e sua subsidiária Big Huge Games) teriam que contratar somente as pessoas que vivem em Rhode Island, criando empregos para um lugar que ainda sente a dor da crise financeira de seu país.

Kingdoms of Amalur: a decadência e os erros do 38 Studios

Tudo parecia dar certo: o estúdio seria criado em um novo local, várias pessoas começariam a trabalhar em um grande projeto, ganhando seus salários e movimentando a economia. Mas aí começaram os problemas.

Logo depois que o jogo saiu, no começo deste ano, o objetivo do 38 Studios era pagar os empréstimos e seus funcionários, mas a desenvolvedora falhou nestes dois quesitos. Foi reportado que a 38 Studios não pagou a quantia que devia para as pessoas que trabalharam no jogo, além de um cheque feito pela empresa em US$ 1,125 milhões ter sido retornado.

Foi revelado que o fundador da 38 Studios, Curt Schiling, pagou aproximadamente 49 milhões de dólares da quantia que devia, em março deste ano. Meses se passaram e as vendas de Kingdoms of Amalur: Reckoning fez com que a quantia de US$ 1,125 milhões fosse paga, mas isto não adiantava nada, já que existia uma outra dívida de US$ 2,6 milhões para novembro, e  uma de US$ 12,6 milhões para 2013.

Kingdoms of Amalur: a decadência e os erros do 38 Studios

O monstro da crise econômica.

Assim foi tudo de mal para pior, a 38 Studios e a Big Huge Games deixaram todos os seus funcionários desempregados, o estado de Rhode Island não recebeu o dinheiro que foi emprestado e, consequentemente, este mesmo dinheiro teria que ser pago pelos impostos sobre os cidadãos de lá, além da possibilidade de uma franquia baseada em Kingdoms of Amalur: Reckoning ter sido totalmente descartada.

Entendendo o problema

O primeiro grande problema foi o investimento contínuo em cima de Kingdoms of Amalur: Reckoning, uma das coisas que o jogo mais poderia se gabar era o fato de ter o famoso escritor R.A Salvatore (criador do famoso Forgotten Realms e vários outros livros) e o desenhista Todd McFarlane (criador de Spawn) como funcionários principais para o jogo, além de ter alguns designers que trabalharam nos primeiros jogos da franquia Elder Scrolls para complementar o time inteiro.

Com este grupo de desenvolvedores de peso, o jogo deveria ser um sucesso financeiro para todos, mas infelizmente antecipação não paga as contas, como bem perceberam os estúdios e o estado envolvidos.

Kingdoms of Amalur: a decadência e os erros do 38 Studios

Estas pessoas custam caro para serem contratadas e seus trabalhos em Kingdoms of Amalur infelizmente não conseguiram fazer o jogo ser “o” sucesso que era esperado. Com isso, boa parte do investimento trouxe mais consequências do que benefícios para o jogo.

Outro grande problema foi sua data de lançamento: Kingdoms of Amalur: Reckoning saiu em 7 de Fevereiro de 2012 nos Estados Unidos, pouco menos de 3 meses depois que um outro jogo, um tal de The Elder Scrolls V: Skyrim, foi lançado.

Para seu azar, Kingdoms of Amalur: Reckoning foi extremamente comparado ao monumental Skyrim, por mais que os jogos somente tenham a ambientação fantástica e medieval para se comparar, é preciso de muito pouco para um gamer olhar e decidir se vai comprar aquele jogo ou não.

Kingdoms of Amalur: a decadência e os erros do 38 Studios

FUS-RO-DAH na concorrência!

“Se eu estou jogando religiosamente Skyrim, porque precisaria de outro RPG de fantasia tão cedo?” Esta deve ter sido a pergunta de muitos gamers ao ver Kingdoms of Amalur: Reckoningna prateleira e decidir se vale a pena gastar mais dinheiro em outro jogo.

Com esta concorrência de peso, Kingdoms of Amalur: Reckoning, acabou tendo seu brilho ofuscado pelo sucesso de Skyrim. Isso não quer dizer que ele é um jogo ruim, apenas saiu na hora errada, sem dar tempo da poeira épica de Skyrim baixar.

O terceiro problema vem direto do fundador Curt Schiling. De acordo com Curt, houveram vários comentários insultando o estúdio feitos pelo governador, Lincoln Chafee. Eta história fez com que um investidor privado não investisse na produção do game. Com isso uma quantia de US$ 35 milhões foi perdida. Esta quantia certamente teria aliviado a barra da empresa em sua conta.

Kingdoms of Amalur: a decadência e os erros do 38 Studios

Curt Schilling, o fundador do 38 Studios.

Ou seja, o governador, sabe-se lá porque não segurou a língua, talvez sem saber que na indústria de videogames comentários sobre o produto/estúdio são armas letais, e podem destruir um projeto antes mesmo dele ser finalizado.

E agora?

Com todos estes problemas, muito foi perdido inclusive para os gamers: R.A Salvatore estava trabalhando em uma história que faria de Kingdoms of Amalur: Reckoning uma franquia enorme (reza a lenda que uma sequência já estava em pré-produção), com um MMO derivado chamado Project Copernicus e possíveis continuações.

Ainda pode existir esperança para o futuro de Kingdoms of Amalur: Reckoning: a EA Games pode tentar realocar a franquia para outra empresa em seu domínio e assim continuar a franquia, mas isto depende exclusivamente da boa vontade da EA.

Kingdoms of Amalur: a decadência e os erros do 38 Studios

Screenshot do Project Copernicus.

No final das contas, este problema todo foi causado por um erro de administração, que foi seguido por uma série de eventos lamentáveis e comentários infelizes.

Com isso, 379 funcionários das duas desenvolvedoras perderem seus empregos, o estado de Rhode Island ficou com um grande buraco financeiro… e quem curtiu o game Kingdoms of Amalur: Reckoning ficou com poucas esperanças de ver o game se tornar uma longa e próspera franquia.

Este artigo foi escrito por nosso colaborador Henrique Gonçalves.

50 Respostas para “Kingdoms of Amalur: a decadência e os erros do 38 Studios”

  • 3 de junho de 2012 às 10:34 -

    leandro(leon belmont)alves

  • poxa, e vi esse game numa loja perto local onde trabalho e pensei até em compra-lo. aconteceu a mesma coisa com os rpgs que saíram no mesmo ano que Final Fantasy VII, lembram? realmente foi muito azar

    • 3 de junho de 2012 às 14:54 -

      Henrique Gonçalves

    • O pessoal devia olhar uma data boa para o lançamento, colocar jogos remotamente parecidos perto um do outro tiram o brilho inteiro do jogo que será lançado.

  • 3 de junho de 2012 às 10:46 -

    FeeH

  • É uma pena que esse jogo não tenha sucesso sendo bom pra caramba , achou que faltou muito marketing que voce pode fazer soltando algumas imagens via estagiario e ter esperado uns 6 meses depois desse tal de squirim kkkk

    • 3 de junho de 2012 às 14:55 -

      Henrique Gonçalves

    • Acho que se saísse agora poderia ter dado muito bem, mas talvez isto tudo pode ter sido o governador pressionando Schilling para lançar o jogo logo de uma vez.

  • 3 de junho de 2012 às 10:46 -

    Bob Nerd

  • É uma pena!

  • 3 de junho de 2012 às 10:47 -

    wagner vanin

  • e realmente foi lançado em uma hora errada deixava la pra lança em 2013 talvez ia dar sucesso.

  • 3 de junho de 2012 às 10:59 -

    Matheus Humenhuk

  • É Skyrim matando empresas… Que idiotice da parte da 38 Studios. O game já tinha sido GOTY a 2 meses, Um dos mais vendidos do ano, usa a mesma tematica (só não te dragões) e custa o mesmo preço que o outro… Poxa se tivessem atrasado o lançamento eles poderiam ter corrigido os bug’s e não teriam esse problema.

    • 3 de junho de 2012 às 14:57 -

      Henrique Gonçalves

    • Na verdade um dos motivo que não cheguei perto de Kingdoms of Amalur foi por estar muito ocupado com Skyrim, eu tenho 180 horas no jogo e não estou nem perto de terminar, é uma pena mesmo da parte da 38 Studios e Big Huge Games, ainda mais porque elas já fizeram jogos que amei muito tempos atrás.

    • 3 de junho de 2012 às 15:31 -

      Henrique

    • Cara, eu acho que o principal problema do Amalur foi que o game ficou MUITO fácil depois que zerei as quests da guilda dos magos. O resto da história principal ficou até chata… ._.

      • 3 de junho de 2012 às 18:06 -

        Henrique Gonçalves

      • Verdade, mas acho que isso vale também para Skyrim. Depois de um certo nível você encontra um dragão e nem liga mais, somente algumas coisas que vão ficando dificil mas nem dão muito desafio para o jogador.

      • 4 de junho de 2012 às 12:55 -

        marcelo

      • MAE AI E SÓ VC COLOCAR NUM NIVEL HARDCORE AI SIM VC PODE DIZER Q O JOGO FICOU FACIL Ñ ADIANTA NADA ZERAR E MANTER O NIVEL.ate mesmo skyrim se vc não buscar o seu limite fica chato isso e com qualquer game.

      • 4 de junho de 2012 às 13:47 -

        Henrique

      • OW, MESTRE DA VERDADE, Se acalme antes que me capslocke até a morte.
        O nível de dificuldade de Skyrim aumenta conforme você fica mais forte. Eu enrolei tanto pra zerar a história principal que morri umas 6 vezes pro Alduin.
        No Amalur, você fica mais forte bem mais rápido que os inimigos.

      • 4 de junho de 2012 às 21:38 -

        Henrique Gonçalves

      • Mas ai está o negocio, eu não deveria aumentar a dificuldade para ser mais competitivo para mim, a ideia inteira é jogar normalmente com um nivel aceitável de competição, eu não sou obrigado a aumentar a dificuldade porque os desenvolvedores não souberam nivelar, entende?

        Skyrim em si pode ser difícil as vezes, mas muitas vezes o jogo traz muita facilidade ainda mais se você seguir as quests da forma certa, se fazer tudo aleatorio com certeza a dificuldade será maior.

  • 3 de junho de 2012 às 11:05 -

    KING OF KINGS

  • Cara nao tem como bater de frente com skrym,esse problema foi uma sucessão de erros que podia ser evitado, principalmente lançar um jogo próximo do outro.

  • 3 de junho de 2012 às 11:36 -

    Henrique

  • Eu achei o game bem divertido, mas competir com Skyrim não é boa ideia…

  • 3 de junho de 2012 às 12:15 -

    Edu

  • Tô zerando o meu Kingdoms of Amalur agora e fiquei triste, tomara que a boa vontade da EA seja maior né…

    • 3 de junho de 2012 às 14:58 -

      Henrique Gonçalves

    • Espero que a EA pegue pelo menos a franquia e coloque em outra desenvolvedora, ou pelo menos pegar as pessoas que trabalharam e mover elas para outros lugares. Deve ter muita gente desempregada por causa disso

  • 3 de junho de 2012 às 15:18 -

    Jonatan Carlos

  • O jogo parece ser muito bom e eu pretendo comprá-lo. O problema dos dias atuais é que não está mais valendo a pena comprar nada no lançamento. Além de serem lançados muitos DLC's, os jogos estão sendo relançados pouco tempo depois com todo o conteúdo extra e é isso que eu fico esperando sempre que um jogo novo é lançado. Só estou comprando jogos antigos agora.

    • 3 de junho de 2012 às 14:59 -

      Henrique Gonçalves

    • É somente ver o Batman Arkham City, o jogo saiu ano passado e já vai sair uma versão GOTY com todos os DLCs pelo mesmo preço, é muito mais facil esperar uma promoção em lojas grandes do que gastar US$60,00 em um jogo

  • 3 de junho de 2012 às 13:00 -

    Green

  • Nossa galera muito sad lê isso D=
    E sim o jogo é bom pra caramba, talvez nom seja um skyrim, mas msm assim o jogo tem uma ambientação e jogabilidade incrivel sem contar ainda a arte do jogo q é muito bem feita.

    • 3 de junho de 2012 às 15:01 -

      Henrique Gonçalves

    • Também Todd Macfarlane é um ótimo desenhista e diretor de arte, deveriam colocar ele em outros jogos é uma pena que ele deve ser bem caro para contratar, do mesmo jeito que R.A Salvatore também deve ser.

  • 3 de junho de 2012 às 13:19 -

    DanielWarfare

  • A gente ta dependendo da boa vontade da EA? vish…….

    • 3 de junho de 2012 às 16:26 -

      Nicholas

    • vish…….[2]

      • 3 de junho de 2012 às 19:13 -

        leandro(leon belmont) alves

      • vish…(3)

    • 3 de junho de 2012 às 22:05 -

      Henrique Gonçalves

    • vish…[4]

      • 4 de junho de 2012 às 12:59 -

        Matheus Humenhuk

      • vish…[5] To esperando a boa vontade a anos de fazer um novo MW… Mas minhas preces foram atendidas!

  • 3 de junho de 2012 às 14:25 -

    Renan

  • Uma pena mesmo… Uma sucessão de erros que por fim terminou no inevitável… Agora fico pensando, mesmo depois de um bom tempo do lançamento de Skyrim, será que o Dragon’s Dogma não vai cair no conceito de “um game que tentou ser um Skyrim”?

    • 3 de junho de 2012 às 14:43 -

      leandro(leon belmont) alves

    • provavelmente. sendo que Skyrim foi a inspiração para o game, mas vamos ver uma analise mais completa para ver se o game vale a pena ou não

      • 3 de junho de 2012 às 15:04 -

        Henrique Gonçalves

      • Pelo que eu li o jogo tem umas partes muito boas mas também tem algumas coisas que deixam ele bem ruim, aparentemente o grau de dificuldade é muito estranho e o jogo fica difícil de uma hora para outra, e o sistema de “pawn” é um pouco bizarro no começo mas depois ele fica divertido. A jogabilidade de matar monstros maiores parece que também ficou bem feita, ma agora é somente esperar e ver como Dragon’s Dogma irá se sair.

      • 4 de junho de 2012 às 13:00 -

        Matheus Humenhuk

      • Bom eu acho que DD já caiu… Vi que na Europa tirou notas 44 eu algumas analises… Lamentável.

      • 4 de junho de 2012 às 13:46 -

        Renan

      • Vixi, mas 44 de 100?

      • 4 de junho de 2012 às 21:39 -

        Henrique Gonçalves

      • Que pena, o jogo parecia ser muito legal (pelo menos a premissa dele).

  • 3 de junho de 2012 às 16:26 -

    Rapha.

  • Eu imaginava que esse jogo devia ser uma bomba em potencial pela falta da estrutura de marketing que é necessária atualmente pra lançar um blockbuster de qualidade dos games. Sei lá esse jogo sempre me pareceu mais parecido com um Dungeon Siege 3 do que com um Skyrim. Mas admito, que já fiquei tentado à comprá-lo por causa dessa arte lindona de capa que o jogo têm, e sei lá vai que o jogo realmente poderia trazer alguma surpresa boa. Mas não, tá aí um título que não jogarei.

    • 3 de junho de 2012 às 18:04 -

      Henrique Gonçalves

    • Kingdoms of Amalur me lembra vários jogos de uma desenvolvedora chamada Raven, ela faz jogos medianos que recebe muito pouca midia. Alguns jogos da sua livraria é o novo Wolfeinstein (que é simplesmente mediano) e o jogo Singularity que para mim foi um dos melhores jogos que saíram até hoje só pela jogabilidade dos poderes especais que o protagonista tem, mas no final ninguém nunca ouve falar do jogo e a empresa perde mais dinheiro do que ganha.

      O pior mesmo é quando alguns jogos conseguem ter até um bom marketing mas no final ninguém se interessa por pensar que é repetitivo ou chato demais, isto para mim quebra o marketing que anteriormente era para mudar a idéia do consumidor mas falhou no quesito.

      • 3 de junho de 2012 às 18:29 -

        Rapha.

      • Justamente, meu caro. O ponto é que esse jogo é genérico demais e é essa a falha conceitual dele.

  • 3 de junho de 2012 às 18:02 -

    Diana

  • Ainda assim vou jogá-lo no futuro.
    Que os integrantes da equipe logo sejam chamados para outros trabalhos.
    Assim a gente vê o que dá misturar arte e governo…

    • 3 de junho de 2012 às 18:08 -

      Henrique Gonçalves

    • Eu ouvi falar que um jornalista nos Estados Unidos fez um artigo colocando todos os trabalhos disponiveis especialmente para as pessoas que ficaram desempregadas, se isto deu certo eu não sei mas eu fico feliz da forma que as pessoas do mesmo ramo de trabalho estão ajudando umas as outras neste momento de dificuldade. Espero que eles consigam alguma coisa rápido!

  • 3 de junho de 2012 às 22:19 -

    Josinaldo Justino

  • O jogo não chega a ser melhor do que Skyrim, mas considerei melhor do Dragon Age e Fable. Divertido, enorme e cheio de recursos e uma estória envolvente. Tiinha tudo para ser uma franquia de peso. Espero que EA não abandone o título!

    • 6 de junho de 2012 às 06:24 -

      André Junqueira

    • cara, eu tb achei melhor q dragon age! fiquei com medo de dizer isso e ser apedrejado, mas o gameplay é ótimo, quase um god of war.

      • 6 de junho de 2012 às 16:19 -

        Henrique Gonçalves

      • Eu amei o primeiro Dragon Age mas eu digo deliberadamente como Dragon Age 2 foi uma montanha de tudo que existe de ruim hahaha.

  • 4 de junho de 2012 às 11:57 -

    Rodrigo

  • Notícia fresca!

    Epic Games compra o estúdio de Kingdoms of Amalur e salva o dia

    http://www.kotaku.com.br/epic-games-compra-o-estudio-de-kingdoms-of-amalur-e-salva-o-dia/

    • 4 de junho de 2012 às 12:52 -

      FeeH

    • Uma boa notícia pros funcionarios que não vão ficar desempregado e que poderá haver uma continuação do jogo .

      • 4 de junho de 2012 às 13:01 -

        Renan

      • ótima notícia!!!!

      • 4 de junho de 2012 às 13:04 -

        Matheus Humenhuk

      • Boa essa noticia. Poderemos ver mais um KoA. Só que acho que pode ser melhor pro estúdio. Imagina um KoA rodando na Unreal 4 como está sendo feito o novo Gears? Vish ai a porra ficou séria.

    • 4 de junho de 2012 às 13:33 -

      Diana

    • Muito boa! Weee \o/

    • 4 de junho de 2012 às 21:40 -

      Henrique Gonçalves

    • Perfeito! Isto é otimo para todos os trabalhadores e funcionarios de lá, tomara que a Epic os trate bem!

  • 5 de junho de 2012 às 03:26 -

    WTF

  • HOUVERAM?????? Quem tá revisando estes artigos?

  • 20 de janeiro de 2013 às 02:07 -

    Ivan Junio

  • A EA GAMES nao pode de jeito augun deixa a franquia bem como o gosto nao se descute eu prefiro o Amalur do que Skyrim como muitos dos meus amigos ai EA GAMES o game e ótimo nao deixa a franquia morre nao vau dando vida melhora mento invista no Amalur Vale a pena

  • 20 de janeiro de 2013 às 02:10 -

    Ivan Junio

  • A EA GAMES nao pode deixar este jogo morre a hestoria e muito boa eu prefiro Amalur do que Skyrim como nao so eu mas uma galera boa tambem po EA GAME INVISTA no amalur vamos supera os outros RPGS na força !!!

  • 20 de janeiro de 2013 às 02:14 -

    Ivan Junio

  • EA GAMES can not let this game die hestoria very good and I prefer Amalur than Skyrim as not only I but a good crowd too po GAME AND INVEST in Amalur let outperforms other RPGs in force!!

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