Personagem – Crash Bandicoot, o “quase-mascote” trapalhão da Sony

18 de setembro de 2012
Autor: Carlo Henrique

O mundo dos games pode ser cruel com personagens que  já saborearam o sucesso em seu auge, mas que ao longo do tempo perderam sua fama ou protagonizaram games de qualidade questionável. Infelizmente, o divertido Crash Bandicoot faz parte deste grupo.

Digno de estrelar um daqueles programas de TV que mostram por onde andam famosos que andam sumidos, Crash é um dois maiores exemplos do que se pode acontecer a um personagem quando seus jogos perdem a força e suas aparições são desvalorizadas.

O concept art de Crash Bandicoot foi criado em 1994, quando a empresa Universal Interactive Studios recebeu a missão de criar um personagem que servisse de mascote para a Sony, um herói capaz de competir com as mascotes concorrentes Mario e Sonic.

Esta missão foi passada para a Naughty Dog, empresa desenvolvedora do jogo se focou em criar algo que fosse bonito, real e que ninguém soubesse exatamente o que é (?!).

Para a concepção do personagem, os artistas Andy Gavin e Jason Rubin buscaram referências em um guia com os mamíferos da Tasmânia. Deste guia, três animais foram escolhidos: um wombat, um potoroo e um bandicoot.

Em outubro do mesmo ano (1994), o personagem ficou definido como um bandicoot. Seu nome, Crash, é inspirado no ruído de uma caixa sendo destruída (algo que ele faz bastante em seus games).

Curiosamente, Crash ficou sendo chamado de Willie the Wombat até o fim do desenvolvimento do primeiro jogo. Já o potoroo gerou outro personagem da série, Pinstripe Potoroo, comparsa do vilão Neo Cortex com ar de mafioso.

Crash ainda passaria por outros perrengues antes de seu lançamento: a Universal queria manter o nome Willie the Wombat, ou colocar outro nome no personagem.O nome Crash só foi mantido quando a Naughty Dog ameaçou deixar o projeto.

Depois disso, o primeiro jogo do Crash também quase não foi aprovado, pois as renderizações mostradas aos executivos da Sony japonesa não os agradou muito.

As imagens mostravam um Crash Bandicoot agressivo e de aparência desengonçada. Como a coisa não estava indo bem, durante uma pausa as imagens foram modificadas as pressas: alguns ajustes na expressão facial e na aparência do personagem foram o suficiente para que o projeto fosse aprovado e a Sony iniciou a distribuição para as vendas iniciais no Japão.

Na trama original da série, Crash Bandicoot é um mamífero comum que foi geneticamente modificado pelo Evolvo Ray do doutor Nitrus Brio, mas foi banido do castelo quando Neo Cortex percebeu que ele não servia pra nada.

Enquanto estava cativo no calabouço do vilão, Crash conheceu sua pretendente Tawna, e os maus tratos que ela sofrera foram os principais motivos para que o herói combatesse as tropas de Neo Cortex em suas tentativas de dominar o mundo. Para isso, ele se aliou à máscara mística Aku Aku, que lhe serve de guia e conselheira.

Em seus jogos Crash pode executar diversos golpes para sobreviver aos inimigos, mas seu movimento mais característico é o giro tornado capaz de fazer os inimigos sumirem no horizonte.Com o tempo, Crash ganhou também power ups que deixavam seu pulo mais alto, seu tornado mais longo, e ganhou até mesmo uma bazuca que atira wumpa fruits.

Nos jogos mais recentes (que marcaram a decadência da série, com um Crash moderninho, com tatuagens tribais nos braços e boa parte de seu carisma perdido) Crash também aprendia técnicas de luta coletando uma substancia chamada Mojo.

No vídeo abaixo, você confere a mudança que o personagem sofreu no decorrer dos anos:

Bom, mas voltando ao clássico: Crash também merece destaque pela sua recepção da crítica, que foi tão variada que rendeu ao personagem o título de 11º melhor personagem já criado, assim como marcou presença em listas dos 10 personagens de videogame que mais mereciam morrer (?!). Como todo mascote famoso, ele ganhou seu próprio jogo de kart, bem como spinf offs e party-games casuais.

As mortes, aliás, sempre chamaram a atenção nos games do Crash Bandicoot. Quem nunca riu ao ver o personagem cobrindo com os braços suas roupas íntimas ao ser esfaqueado, ou então ao ser sepultado instantaneamente ao levar uma martelada na cabeça?

Crash Bandicoot foi um personagem divertido, fácil de nos fazer rir,e que ceertamente marcou a vida de muita gente, especialmente na geração Playstation 1.

Posteriormente, os direitos do personagem foram adquiridos por diversas empresas (depois da Naughty Dog, Crash passou para a Eurocom, depois para Traveller’s Tales, Vicarious Visions, Dimps e Radical Entertainment, estando atualmente nas mãos da Activision), que lançaram vários jogos, mas nenhum conseguiu cativar novamente os jogadores.

Há quem espere que o personagem receba um reboot caprichado, que volte às origens de aventura e exploração divertida dos games de Playstation 1. Enquanto isso não acontece, o melhor que podemos fazer é manter na memória a imagem do Crash divertido, fanfarrão e cheio de maneirismos que cativou milhões de jogadores.

  • DanielWarfare

    A trilha sonora do Crash é quase insuperável, as vezes me pego cantando ela…mas afinal o que a activision quer? mantendo o Crash no “freezer” assim.

    • leandro(leon belmont) alves

      acho que a Activision não sabe o que fazer com o pobre Crash. e acho que é melhor assim. se vão fazer um game que talvez, não alcance o sucesso numa era de Shooter e Zumbis, melhor deixar quieto. é mais nobre do que fazem atualmente com o Blue Bomber/Megaman e o Sonic, sendo que esse foi a maior decepção para os seus fãs, os Seguistas. tudo que o novo game tem o Sonic barrigudinho de antigamente, mas assim como aconteceu com Street Fighter 3 e suas atualizações, o estrago já estava feito.

      não que eu concorde, mas a males que vem para o bem…

      • Henrique Gonçalves

        Crash tá tão sumido que ainda não apareceu em PS All Star Battle Royale, mesmo com o mundo inteiro que está animado com o jogo falando que quer ve-lo.

  • Aramis

    Faltou mencionar outro jogo da série, só que era com com mini-games, “Crash Bash”.

  • leandro(leon belmont) alves

    pô Arkade. Crash já foi grande…

    no vídeo, abri um sorrisão digno de comercial de pasta de dente..(sorriso Colgate!!!!)

    até o 0:18…. :(

    pelo Jesus de capacete montado num foguete. o que fizeram com o Rato Grande?(nem imaginava que Bandicoot era Timbú, Gabirú em português) joguei muito Crash com suas fases malucas e as vezes chatas de se passar. mas não a nível impossível. no CTR(Crash Team Racing) ia na dificuldade Hard. perdia na maioria das vezes, mas a adrenalina era duas vezes maior que jogando Mario Kart…

    e olha que sou um vício no Mario Kart no meu Jurrásico N64.

    “Há quem espere que o personagem receba um reboot caprichado, que volte às origens de aventura e exploração divertida dos games de Playstation 1″

    acho que não, Crash é um daqueles games que não prestam na geração atual. sério, era os gráficos coloridos, com as imperfeições do PS1 que o tornavam mágico. tentaram melhora-lo no PS2 e vejam no que deu. sei que pode parecer coisa de velho, mas se não for assim, porque o Crash fracassou com os gráficos tão avançados?

    olha só o que houve com Megaman por exemplo…por mais que os Otakus digam o contrário, admitam, já não é a mesma coisa.

    e eu mantenho a sua memória, tenho o PS1 funcionando(afinal, sou um velho retrogamer) e tenho os três games e CTR.

    Crash, você será eterno na memória daqueles que o jogaram. sendo companheiro naquele fim de semana enquanto esperava a namorada se arrumar ou naqueles dias chuvosos. o “Rato Grande” é eterno.

    COWAABANGA!!!

  • http://pokesopa br

    A SONY PRECISA DE UM NOVO MASCOTE,INFELIZMENTE,CRASH JA PASSOU DE SUCESSO,PARA CAIDO,MAS EU ACHO QUE ELE NUNCA IRA LEVANTAR : (
    AMO ESSA SERIE,MAS A SONY PRECISA SE MODERNIZAR E VER QUE CRASH MORREU : ( !
    (EU ERA VICIADO)
    A SONY PRECIZA CRIAR TIPO UM ASH DA VIDA,PODERIA CRIAR UM MASCOTE MAS COM JOGOS TIPO GTA,QUE NEM AQUELE JOGO DO SONIC NO GTA,VAI O NOME PODERIA SER ARAMIS. SONY MEDISCULPA DIZER MAS ACORDA PARA VIDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :(

    • Renan do Prado

      A Sony já tem um mascote, o Sackboy

      • leandro(leon belmont) alves

        não era o Kratos?

    • http://POKESOPA HHH

      É MESMO EU TAVA PESQUISANDO,EU FUI MEIO BURRINHO MEDSCULPA GALERA,NA VERDADE EU ESCREVI ERRADO.

      • http://POKESOPA br

        EU TENHO DUAS CONTAS ENTAO ESCREVI COM O HHH

    • KING OF KINGS

      Kratos mascot de macho

  • Kubrick Stare Nun

    Eu acho o Crash sem graça, prefiro mil vezes Banjo & Kazooie.

  • FeeH

    Joguei muito Crash “normal” e de corrida , gostava bastante , é uma pena ele ter caído no limbo .

    • http://chinalia.blogspot.com Chinalia

      Limbo é ótimo rsrs..

  • Luiz Magno

    Eu até da música de entrada do CTR.

    A UNIVERSAL INTERACTVE STUDIOS, SONY COMPUTER ENTERTAIMENT, PRESENQSON
    CRASH TEAM RACING.
    Bons tempos

  • http://chinalia.blogspot.com Chinalia

    Bons tempos.. Ainda tenho esse danadinho, eterno CTR.. o mesmo pra todos do gênero “Chocobo Racing” , “Bomberman Fantasy Race” … Me empolguei kkk.

    • Renan do Prado

      Bomberman Fantasy Race….. Ah, como sinto saudades desse game!!!!!!!!

  • Renan Lk’ s

    Saudades desse tempo !

  • Guilherme Pacelli

    Joguei muito os jogos do Crash. Pra mim, os melhores até hoje são os 4 primeiros games lançados no PS1, ainda na época que a série era feita pela Naughty Dog. Era diversão na certa.

  • Renan do Prado

    1ª regra ao se jogar Crash: Não chute as caixas!!!!!!!!!!!!! Quebre-as pulando em cima ou abaixo delas!!!!!!!! Senão nada de Gems no final da fase!!!!!

    Tenho MUITAS saudades do Crash, tenho todos os jogos da era PSOne, e era o tipo de game que eu jamais cansei de jogar!!!!!

  • Ana

    Minha infância em um post, hahaha <3!

    E Aku-Aku são meus ovos imaginários! O nome é Bugágá!

  • http://guilherme@lincom guilherme machado

    adoro crash foi o melhor jogo te hoje ja serei o 1 2e3 mas nao estou nem ai continuo jogando

Olá, Visitante!

Faça login ou cadastre-se