Preview Arkade: Futebol 2D, robôs e metralhadoras no frenético e repetitivo 5 Minutes Rage

19 de abril de 2017
Autor: Joao Bonorino

Preview Arkade: Futebol 2D, robôs e metralhadoras no frenético e repetitivo 5 Minutes Rage

5 Minutes Rage é um game multiplayer que traz uma revisão no esporte que é nossa paixão nacional, adicionando nada mais do que robôs e metralhadoras para o ‘campo’. Confira nossa análise sobre o frenético jogo da Indomitus Games!

Contextualizando

Remodelagens e reimaginações de esportes são amplamente conhecidas e até mesmo costumeiras no mundo dos games. Evidentemente, os esportes mais famosos recebem mais atenção para essas propostas, acarretando em uma quantidade maior de games desenvolvidos, e o Futebol é um dos principais deles.

O recente Rocket League chamou muita atenção com a sua proposta bem inusitada: Misturar carros supervelozes e modernos com o futebol. Prova do sucesso é o recente anúncio de que 30 milhões de jogadores encontram-se atualmente cadastrados.

Preview Arkade: Futebol 2D, robôs e metralhadoras no frenético e repetitivo 5 Minutes Rage

Futebol, robô e metralhadora: Não necessariamente nessa ordem

Dito isso, a proposta da desenvolvedora Indomitus games caracteriza-se por trazer um aspecto maior de combate para o esporte, trazendo a eliminação de seus adversários um item primordial para a jogabilidade.

Explicando melhor: 5 Minutes Rage é um game 2D de futebol, ação e plataforma onde até 4 jogadores poderão jogar simultaneamente, com o objetivo de capturar a bola lançada no campo e acertá-la no ‘gol’ adversário, atirando com metralhadoras para abrir caminho aos seus companheiros ou para impedir os adversários de tomarem a bola em sua posse.

Veja o trailer:

Jogabilidade

Logicamente que a proposta não poderia ser comprada com sucesso, caso a jogabilidade não sustentasse o suficiente para manter um gameplay divertido e interessante. Neste caso, os comandos são simples, já que o gameplay é focado em um combate frenético: Para movimentar-se, utilizamos o WASD clássico, o botão esquerdo do mouse atira (quando está sem a bola) e lança a bola (quando em posse da bola). O botão direito do mouse ativa um escudo temporário (e muito importante para a estratégia de jogo) e também lança a bola e o shift ativa um dash. O ataque/lançamento carregado, que empurra e arrasta o adversário gol adentro é acionado segurando o botão esquerdo e direito do mouse simultaneamente.

Preview Arkade: Futebol 2D, robôs e metralhadoras no frenético e repetitivo 5 Minutes Rage

Repetição

O problema maior de 5 Minutes Rage é que ele não tem muito mais a oferecer, sendo literalmente partidas de 5 minutos para desopilar e destruir alguns robôs, sem muita profundidade nem de história nem de gameplay, o que torna seu fator replay bem baixo (a não ser para algumas partidas entre amigos). As arenas não tem tanta diferença entre si, e, assim como o gameplay, são simples.

O game dispõe de um bom leque para customizar seu robô, mas como ele é mostrado em uma escala muito pequena, isso não faz tanta diferença no resultado final. Além disso, com os combates frenéticos pela bola, a última coisa que você irá prestar atenção é na aparência dos robôs.

Preview Arkade: Futebol 2D, robôs e metralhadoras no frenético e repetitivo 5 Minutes Rage

Audiovisual

Apesar de ser repetitivo, o game conta com um visual retrô muito divertido, com muito neon, bom-humor (com patrocínios com referências engraçadas, como Assteroids e Star Truck) e belos efeitos de explosões. Entretanto, com o ritmo de jogo mais acelerado, quase não dá tempo para perceber todas essas referências e detalhes, mas eles estão lá para serem apreciados. Outro aspecto interessante é o host do game, uma caveira gigante que aparece em situações e jogadas específicas (que não vou contar aqui para não estragar a surpresa), em um estilo daquele carinha do Mortal Kombat que fala ‘Toasty’ (ou seja lá o que você entende com o que ele fala).

Preview Arkade: Futebol 2D, robôs e metralhadoras no frenético e repetitivo 5 Minutes Rage

Conclusão

5 Minutes Rage é um bom game para se dividir o sofá com amigos ou para jogar online (2×2 ou 1×1). Com partidas realmente rápidas, gameplay intenso e frenético, e muito tiroteio, o jogo traz uma boa dose de diversão. Entretanto, também traz uma boa dose de repetição, pois não tem muito mais conteúdo a oferecer no momento.

5 Minutes Rage encontra-se em Early Access na Steam.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *