Produtor de ICO e Shadow of the Colossus deixa a Sony

28 de agosto de 2012

Produtor de ICO e Shadow of the Colossus deixa a Sony

A coisa está feia para a Sony: a empresa acaba de perder mais um grande nome de uma de suas maiores equipes de criação, o Team ICO. Kenji Kaido, famoso por produzir os games ICO e Shadow of the Colossus, desligou-se da divisão japonesa de games da Sony.

Em seu Twitter, Kaido anunciou sua saída da empresa e afirmou estar “indeciso sobre o que fazer agora, mas que no momento só pensa em continuar suas férias de verão”.

Masahiro Sakurai, criador de Super Smash Bros., replicou com uma mensagem agradecendo todo o trabalho feito por Kaido, que respondeu com a seguinte frase: “estou muito empolgado com tudo o que irá acontecer em seguida”.  O que será que vai acontecer em seguida?

Fica no ar a dúvida do que está levando a Sony a perder tantos nomes importantes do Team ICO. No final de 2011, Fumito Ueda, supervisor do departamento de desenvolvimento do Team ICO já havia anunciado sua saída, embora tenha afirmado que continuaria trabalhando com The Last Guardian.

Aliás, este é outro projeto que gera dúvidas: depois do trailer da Tokyo Game Show 2010 não foi mostrado mais nada sobre o jogo, que também ficou de fora da E3 deste ano e da Gamescom. A Sony diz que o game será lançado “quando estiver pronto”… mas será que ele vai ficar pronto um dia? Seu desenvolvimento já se arrasta por anos, e a equipe anda tendo baixas bem significativas.

Produtor de ICO e Shadow of the Colossus deixa a Sony

Kenji Kaido e Fumito Ueda.

Toda essa situação deixa claro que o Team ICO – e a Sony– devem estar passando por um crise braba. Em menos de um ano, dois dos produtores mais prestigiados do mundo dos games, estão deixando a companhia.

Talvez Kaido e Ueda tenham saído por motivos pessoais, ou por interesse em trabalhar em outros projetos. Mas, por hora, fica a dúvida sobre o futuro do Team ICO, e a certeza de que a Sony perde muito com a saída destes dois grandes profissionais.

Vale lembrar que os jogos já lançados do Team ICO podem ser jogados no PlayStation 3 na coletânea ICO and Shadow of the Colossus Collection, que traz os mesmos elementos vistos nos originais, mas com gráficos em alta definição, suporte a televisores 3D e a adição de troféus.

Relembre abaixo os dois clássicos já lançados pelo Team ICO com o trailer de ICO and Shadow of the Colossus Collection:

Será que a saída de Kaido irá atrasar (ainda mais) o desenvolvimento de The Last Guardian? O que a Sony anda fazendo para espantar tantos grandes  nomes? Deixe seu palpite nos comentários.

(Via: VG 24/7)

20 Respostas para “Produtor de ICO e Shadow of the Colossus deixa a Sony”

  • 28 de agosto de 2012 às 14:23 -

    Renan do Prado

  • Triste uma notícia dessas, eu queria saber afinal qual o motivo que os levou a sair da Sony, trabalhar em outros projetos parece não ser, pois se o Kaido saiu e diz que não sabe o que fazer agora, então não deve haver nenhum projeto pelo menos por agora.

    Só se for motivos pessoais, mas ambos saíram e nunca vi nenhuma notícia de motivos como brigas ou coisa parecida (e quando se trata de saídas, geralmente o motivo vira notícia e se espalha bem rápido).

    Ruim pra Sony por perder 2 nomes de enorme peso. Só espero pra que o The Last Guardian lance antes que eu me torne idoso, pq tá difícil esse jogo hein!!!!

    • 28 de agosto de 2012 às 14:51 -

      DanielWarfare

    • Last Guardian…eu até consigo entender o porque desse jogo demorar para lançar. Imagina ter que criar um jogo onde os únicos personagens são uma quimera GIGANTE e uma criança. Sem falar que não sabemos se sera um jogo plataforma, puzzle ou até um RPG, alias não sabemos NADA sobre esse jogo.

      Mas falando sobre essas demissões. Sera que Kenji Kaido ira para a Nintendo? duvido muito. Mas se ele se desligou da SONY um bom motivo ele deve ter…uma briguinha infantil? vai saber…só acho que algum motivo deve ter.

      • 28 de agosto de 2012 às 14:54 -

        Eduardo Diamenti

      • Para tudo tem um motivo hahahahhaha Só resta saber qual foi o motivo que fez Kaido sair da Sony…. hahhahha

      • 28 de agosto de 2012 às 15:00 -

        Renan do Prado

      • Bom, um palpite meu é que tem a ver com o The Last Guardian, provavelmente o game tava tão difícil de se produzir que houve pressão da Sony por resultados e eles ou não aguentaram a pressão, ou não aceitaram a pressão em cima de sua própria criação, vai saber….

      • 29 de agosto de 2012 às 16:16 -

        Ana

      • Há mto tempo atrás, qndo tubaína ainda era vendida à R$2, eu ouvi dizer que a Sony estava interferindo mto no processo criativo do jogo. Ficaram de palpite no design da quimera, ficaram de palpite no design da criança (que antes era uma menina e a Sony obrigou mudarem para menino) e tdo mais. De repente é isso mesmo D:

  • 28 de agosto de 2012 às 15:10 -

    leandro(leon belmont) alves

  • isso é um mal sinal, e aumenta mais o pensamento que as empresas estão se acorvadando, sem produzir gênero de games novos, restando apenas Shooters, que são menos complicados de se fazer, e que com a onda, pode garantir um dinheiro para os Head Shot de plantão. e dificilmente o game terá a mesma qualidades de seus antecessores. isso me lembra o que houve com a série Banjo-Kazooie do N64, da RARE. foi só a empresa se desligar da Nintendo que esse game desandou até ninguém mais dar bola. e foi assim com KOF e muitos outros….

    é uma perda mesmo…..que os deuses dos games tenham piedade de nós.

    • 28 de agosto de 2012 às 15:50 -

      DanielWarfare

    • Eu tenho um Banjo-Kazooie exclusivo do xbox 360 bem aqui…mas é sobre veículos, não que seja ruim, mas não é a mesma coisa :(

  • 28 de agosto de 2012 às 16:00 -

    DanielWarfare

  • Shadow Of Colossus…bons tempos, mesmo que aquele colossus “DIRGE” tenha me matado de susto…

    • 29 de agosto de 2012 às 16:18 -

      Ana

    • Ele foi chatinho de matar aishdfasihf @_@ mas nada supera o nono colosso (aquele q é uma tartaruga). Comprei até controle novo pra matar o infeliz…

  • 28 de agosto de 2012 às 18:07 -

    Adilson

  • Com certeza deve problema de visão de gestão da Sony mesmo…

    E se for citar aqui alguns motivos vai ficar grande demais, mas deve ser porque até agora não inovou em NADA, copiou de modo porco o controle do Wii tentando fazer um kinect combinando com a Sony Eyes (aquele camera ching-ling deles)…

    Comprei esses tal de Move.. que é lento e uma porcaria… me divirto muito mais com o Nintendo Wii…

    Só quando quero matar alguém e ver sangue escorrendo eu vou para os shooters, tipo Kilzone 3, Resistance 1, 2 e 3 (esses eu gosto)…

    Sem contar que de seus jogos 98% não passa de 720p… pouquíssimos são mesmo em 1080p… tenho 100 (CEM) jogos, e acho que no máximo uns 15 chegam em 1080p… me sinto enganado… :(

    E a PSN que agora chama-se SEN, onde toda semana um estagiário a hacker consegue invadir…???? KKKKK
    Acho que eles deveria tomar vergonha na cara e contratar alguém de TI que realmente entende de segurança e PAGUE BEM… querer proteger um Data Center de graça da nisso… kkk

    E pra terminar e por mais inacreditável vão lançar mais um PS3 (quem é que precisa de um novo PS3 nessa altura do campeonato?), o da série 4000.. que é a coisa mais FEIA e FAIL do mundo,,, é de abrir a tampa que nem um PS2 de “antigamente”… com todo o respeito ao PS2 pois ainda tenho o meu aki….

    Pô gente… milagre é ter alguém trabalhando nessa empresa…. eu tenho PS3 e tem jogos que eu gosto muito, mas nem por isso vou deixar de me expressar aqui né?

    Obrigado…

    Valeuzzz

    • 28 de agosto de 2012 às 19:40 -

      DanielWarfare

    • “E a PSN que agora chama-se SEN, onde toda semana um estagiário a hacker consegue invadir…” Não exagera.

      E sobre os controles de movimentos, NENHUM é original…controles de movimento não nasceram agora. Se voltarmos no tempo veremos vários “protótipos”, existe até um circulo onde você tinha que ficar la dentro(esqueci o console a qual o mesmo pertence). Se lembre da frase “Nada se cria, tudo se copia”. Pois é essa a frase que REINA na industria hoje em dia.

      Sobre o move, ele é um bom periférico porem sem qualquer “necessidade” igual o Kinect(que até hoje não vejo utilidade naquilo). Particularmente acho que devíamos deixar o negocio de “controles de movimentos” com a Nintendo, mesmo que eu prefira o tradicional joystick.

      E se eu me lembro, esse Sony Eyes fazia a mesma cosia que o kinect. Um exemplo é os mini games de um jogo do Harry Potter onde você movia a mão e a tela fazia o mesmo. Eu considero o Kinect uma evolução a parte do Sony Eyes…tudo questão de evolução como Darwin falava…

      • 30 de agosto de 2012 às 00:47 -

        Patrick

      • Você tá falando do Sega Activator pra Mega Drive !!

      • 30 de agosto de 2012 às 12:11 -

        DanielWarfare

      • Isso mesmo!!! o bagulho estranho

  • 28 de agosto de 2012 às 22:37 -

    Josinaldo Justino

  • Já joguei muito PS1 e PS2, mas atualmente jogo no Xbox 360! O motivo de ter trocado? A arrogância e orgulho da Sony!!! Preços altíssimos, descaso com o gamer brasileiro e total falta de suporte. E convenhamos, a única coisa que nos atrai ao PS3, são alguns, eu disse alguns, jogos exclusivos! No mais, não sinto nenhuma vontade de comprar um PS3….
    Infelizmente, por a Sony estar na dianteira, com o PS1 e PS2, ficou extramamente altoconfiante e começou a fazer várias besteiras… Lembra-me muito a Nintendo, no tempo do N64! Que a Sony a lição logo, e volte a ser a grande potência que foi no passado. Se não, vai perder todos os seus colaboradores…. e eles para onde vão? Para os concorrentes!!!

  • 28 de agosto de 2012 às 19:50 -

    FeeH

  • Caramba , o negócio ta feio pra Sony , espero que eles possam terminar o jogo e trazer ele pra ser um G.O.T.Y , mais deve ter algumas divergência bem f*da pra logo 2 saírem de um projeto incrível .

  • 28 de agosto de 2012 às 23:49 -

    Carlos

  • Tenho um X360, mas mesmo com os problemas da sony e o alto preço dos games os jogos exclusivos são muito melhores do que da microsoft, afinal falta jogo japonês no X360 que já ta lotado de shooters. Ainda vou comprar um playstation 3 para desfrutar de alguns jogos exclusivos. Concordo com os comentários acima que falam sobre a arrogância da sony, realmente o sucesso do ps1 e 2 fez a empresa não ter visão sobre o ps3.

    • 29 de agosto de 2012 às 00:11 -

      Renan do Prado

    • A Sony pode ser arrogante hoje, mas essa não é uma característica que nasceu na Sony e nem algo que é atual. A Nintendo foi extremamente arrogante em seus tempos de glória, do tipo que “ou faz o game do jeito que nós queremos ou vai caçar moeda na vala”. Sério mesmo.

      A arrogância não é uma característica isolada de uma empresa ou outra, dá pra citar várias que hoje em dia tomam atitudes que facilmente são consideradas arrogantes

  • 29 de agosto de 2012 às 06:02 -

    Edimartin Martins

  • É triste, mas podemos ver pelo lado bom:

    Ele não morreu. Apenas deixou da empresa que trabalhava. Agora veremos jogos bons criados por ele em outra plataforma. Apenas isto.

  • 29 de agosto de 2012 às 09:48 -

    Fernando Silva

  • Concordo em muito com o Josinaldo abaixo. A arrogância adquirida com a liderança na venda dos consoles levou a Sony a olhar somente para si, e esquecer dos seus clientes e fãs. Nunca pensa em ser competitiva, acreditando que o jogo já está ganho por resultados do passado. É só olhar para a Konami e seu PES e lembrar que um dia era unanimidade na escolha dos jogos de futebol e saber que a EA correu por fora e abocanhou todo este mercado super valorizado. Agora a Konami corre atrás… mas quem corre atrás, no mesmo ritmo, nunca alcança! É o que está acontecendo com a Sony e seus concorrentes. Ela está perdendo espaço e quando for começar a correr atrás pode ser tarde…

  • 29 de agosto de 2012 às 16:13 -

    Ana

  • Aff, The Last Guardian e Final Fantasy XIII Versus pra mim são o mesmo: MITO ):

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *