Programador restaura diversos games promocionais em Flash da Nintendo

Lembra do Flash? Lançado em 1996 e por muitos anos, sinônimo de interação pela Internet, o software, seu player e plugins foram úteis para animação, construção de sites e jogos. O Flash ainda existe, mas perdeu terreno para seus concorrentes e dia a dia vem desaparecendo de nossas vidas. Menos para Skelux, um modder e fã de Nintendo que tem trabalhado duro para restaurar todos os games em Flash que a Nintendo usava para promover seus games.

Entre várias funções, os desenvolvedores utilizavam o Flash para promover seus lançamentos. Com isso, era comum ver a Disney criando hotsites com conteúdos animados para promover seus filmes, por exemplo. Ou a Nintendo, que por vários anos utilizou da ferramenta para promover seus games, durante a era GameCube, Game Boy Advance e Nintendo DS, com mini-games interativos que podiam ser acessados nos sites dos respectivos games, e jogados como uma espécie de amostra grátis, não do game em si, mas da experiência proposta pelo determinado game.

 

Mas, como sabemos, o tempo passa, e muitos destes games simplesmente sumiram, uma vez que os hotsites deixam de existir assim que a sua missão de promover o game termina. Foi a partir daí que Skelux começou a correr atrás de todo este conteúdo que está espalhado por este oceano chamado Internet, buscando games em Flash da Nintendo publicados entre 1999 e 2010. O resultado das buscas estão sendo adicionadas em seu site, o Origami64.

No último mês Skelux conseguiu restaurar mais de 30 games, incluindo jogos feitos para promover Diddy Kong Racing DS, Metroid Prime e Wario World. Para fazer seu trabalho, ele vem juntando os games através de partes encontradas no Wayback Machine, site que armazena sites Internet afora através dos anos, mas mesmo assim jogos em Flash como Mario Party, Super Paper Mario e Animal Crossing seguem incompletos.

Para ajudar na busca, Skelux anunciou uma recompensa de US$50 para qualquer um que entregasse arquivos perdidos, porém até agora, só uma pessoa conseguiu entregar novos dados a ele. Isso faz com que cerca de doze jogos continuem precisando de mais buscas para serem concluídos, mas já é possível acessar alguns destes jogos completos no site Origami64 e relembrar os bons e velhos tempos da Internet da década passada.

Via (Motherboard)