PS Vita, Uncharted 3, PS Move e 3D: a conferência da Sony na E3 2011

7 de junho de 2011
Autor: Rodrigo Pscheidt

Sony PS Vita Arkade PS Vita, Uncharted 3, PS Move e 3D: a conferência da Sony na E3 2011

Com um atraso de quase 20 minutos, a conferência da Sony começou mostrando que o 3D é o futuro para os jogos de Playstation 3. Quase todos os trailers mostrados durante a apresentação foram em 3D, e toda a plateia contava com óculos polarizados para conferir os efeitos.

O novo portátil da empresa – que até esses dias era conhecido apenas como NGP – foi oficialmente apresentado ao mundo com seu verdadeiro nome. Conforme se especulava, o aparelho se chama PS Vita. A Sony apresentou diversos games para o novo console, mas o Playstation 3 e o PS Move também foram agraciados com uma boa leva de novidades. Quer saber de tudo o que rolou de mais interessante? Então confira a matéria na íntegra logo abaixo!

Só quem estava lá sabe quão grandiosa foi a apresentação dos trailers em 3D. Mas, como o que importa em primeiro lugar é o conteúdo dos vídeos, fizemos um apanhado dos principais games e novidades que a Sony anunciou durante sua conferência na E3 2011. Apague a luz, aumente o som e boa diversão!

Uncharted 3: Drake’s Deception

Já de cara a Sony mostrou dois longos vídeos de Uncharted 3: um de gameplay, outro de cutscenes. Ambos impressionam pela qualidade gráfica, com ótimos efeitos de iluminação. O vídeo de gameplay mostrou uma fase que rola dentro de um navio, e colocou em xeque as habilidades de sobrevivência de Drake quando a enorme embarcação começa a naufragar, em uma sequência que é literalmente de tirar o fôlego, olha só:

http://www.youtube.com/watch?v=Ii1fUbxRThY

O lançamento do game será na emblemática data de 1/11/11, aka dia primeiro de novembro de 2011.

Resistance 3

Na sequência, um representante da Insomniac Games subiu ao palco para demonstrar um pouco do gameplay de Resistance 3, que terá suporte ao 3D também ao PS Move. O jogo poderá ser comprado em um bundle que contém o game, uma nova metralhadora sharpshooter, o PS Move, o Navigator control e a câmera Playstation Eye. Infelizmente o vídeo foi “cortado” justo em uma parte emocionante, confira:

Entre uma apresentação e outra, Jack Tretton, CEO da Sony, informou que o Playstation 3 receberá remakes dos dois games da série God of War do PSPChain of Olimpus e Ghost of Sparta – e remakes exclusivos de Ico e Shadow of the Colossus. Todos os remakes serão remasterizados em alta definição e terão total compatibilidade com o 3D.

Na sequência, Tretton apresentou outra novidade interessante: um monitor 3D de alta definição com a marca Playstation, que acaba com o problema de tela dividida em partidas multiplayer offline. Graças aos óculos polarizados especiais, cada jogador verá uma imagem diferente!

O monitor também poderá ser comprado em um kit especial que inclui a TV, dois óculos especiais, um cabo HDMI e o game Resistance 3; tudo pela bagatela de 499 dólares. Tudo isso deve ser lançado nos EUA já nos próximos meses.

NBA 2K12

Mantendo os holofotes no PS Move, a Sony convidou o astro da NBA Kobe Bryant para testar a jogabilidade do game NBA 2K12 com o periférico, para ilustrar que a jogabilidade é acessível para qualquer pessoa. Kobe joga um pouco, erra alguns arremessos e se diz impressionado com o realismo do game.

Medieval Moves

Um game que pegou todo mundo de surpresa, visto que nunca havia sido mostrado pela Sony. Medieval Moves é um adventure medieval em primeira pessoa, produzido exclusivamente para o PS Move. Embora apresente um visual simples, o game certamente serve para demonstrar um pouco da variedade de gameplay que o PS Move pode oferecer.

http://www.youtube.com/watch?v=uECwgq2SxvI

Starhawk e Sly Cooper

O primeiro é um game de ação futurista que, por sua ambientação, lembra um pouco Halo, da concorrente Microsoft. O segundo, é a volta de um clássico do Playstation 2 que foi muito querido pelos fãs. Ambos os jogos não apresentaram gameplay, mas tiveram bons trailers em CG divulgados. Confira abaixo:

Starhawk

Sly Cooper: Thieves in Time

Dust 514 e Star Trek

Outras novidades interessantes. O primeiro é um FPS futurista que terá um sistema de jogabilidade cross platform, e permitirá partidas multiplayer entre jogadores de PS3, PS Vita e PC. Já o outro árece ser a resposta da Sony para o Kinect Star Wars, da Microsoft: um game totalmente inspirado no universo de Star Trek, compatível com o 3D e com o PS Move, que vai acompanhar o lançamento do próximo filme da série. Confira os trailers abaixo:

Dust 514

Star Trek

Bioshock

A Irrational Games sobe ao palco em grande estilo, e apresenta um vídeo curto, porém empolgante, do gameplay de Bioshock Infinite. Ken Levine, representante da empresa, ainda afirmou que o PS Vita deve receber um Bioshock exclusivo, mas não entrou em detalhes.

Na sequência, a Sony anunciou o lançamento da Playstation Suite, um ambiente online que será integrado com diversos aparelhos e sistemas operacionais, como o PS Vita e gadgets que utilizem o Android. Só depois de tudo isso é que a empresa revelou ao mundo seu novo portátil, oficialmente intituado…

PS Vita

De uma vez só, muitas novidades foram apresentadas. As especificações técnicas do aparelho a gente já conhece, e a única novidade (além do nome, claro) é que nos EUA, a operadora de telefonia AT&T terá exclusividade para atender a rede 3G do console. Sem mais delongas, vamos ao que interessa: os games do PS Vita.

Uncharted: Golden Abyss

Como Uncharted nunca é demais, confira um pouco mais do gameplay da versão portátil do game, que poderá ser jogado tanto de modo tradicional quanto utilizando as possibilidades do portátil. Isso para não mencionar o visual, que está de cair o queixo.

Littlebigplanet Vita

A versão portátil de Littlebigplanet promete inovar a maneira de se jogar, com a utilização da tela touch screen, do acelerômetro e de todos os recursos que o Vita oferece.

Mod Nation Racers Vita

Outro game que migra do Playstation 3 para o Vita, mas chega repleto de novidades: o modo de criação de pistas é o destaque, pois o jogador pode desenhar o traçado com o dedo na tela touch screen, e usar o painel traseiro para criar morros e imperfeições. Além disso, o game terá ligação com a versão PS3, e os jogadores poderão baixar pistas e conteúdos de um console para o outro.

Ruin

Um game que se parece bastante com Diablo, e permite que diversos jogadores explorem dungeons simultaneamente. O jogador poderá transmitir seus saves do Vita para o PS3, e continuar jogando do mesmo ponto em ambas as plataformas.

Street Fighter X Tekken

Para surpresa de todos, a Sony revela que o Vita receberá sua própria versão do game. Um novo trailer em CG e um pouco de gameplay é mostrado, e revela que Cole, protagonista da série InFamous, será um dos personagens do game!

Por fim, a Sony anunciou ainda os preços do PS Vita: a versão do portátil somente com Wi-Fi custará 249 dólares. Já a versão do PS Vita com suporte às redes Wi-Fi e 3G sairá por 299 dólares. O trailer abaixo – um compilado de todos os games já anunciados do Vita – fechou a apresentação da Sony, que garantiu que mais de 80 games para o Vita estão em desenvolvimento, por diversas produtoras diferentes.

http://www.youtube.com/watch?v=nALOV1H3d2Y

Vale lembrar que isso tudo foi apresentado apenas no primeiro dia da E3. Se você não viu o nosso resumão da conferência da Microsoft, clique aqui e se atualize.

Hoje, às 13 horas, vai rolar a conferência da Nintendo, que é uma das mais esperadas, visto que será enfim apresentado oficialmente o misterioso Project Cafe, o sucessor do Wii que alimentou um turbilhão de rumores pela internet, nas últimas semanas.

Então, fique de olho no Twitter da Arkade e no blog, pois amanhã a gente te conta tudo o que a Big N apresentou na E3 2011!

(Via: Gamespot, Joystiq, IGN)

22 Respostas para “PS Vita, Uncharted 3, PS Move e 3D: a conferência da Sony na E3 2011”

  • 0
    7 de junho de 2011 às 20:19 -

    Dark Rock X

  • Interessante.Mas é capaz da Sony lançar alguma versão de God Of War ou Gran Turismo para PS Vita…

  • 0
    7 de junho de 2011 às 14:42 -

    zecarlos

  • uncharted e resistence sao as unicas novidade que valeram a pena mesmo o resto e resto

    memso assim to com pe atras com uncharted,mas veremos mais pra frente

  • 0
    7 de junho de 2011 às 21:20 -

    Gaspar

  • mto legal o monitor

  • 0
    7 de junho de 2011 às 21:41 -

    renato

  • sobre o o ps vita ouvi falar que alguns jogos de consoles de mesa teriam uma conversão, sera que os futuros lançamentos dos consoles tambem teriam uma versão identica ou muito proxima dos consoles de mesa, me parece incrivel

  • 0
    9 de junho de 2011 às 09:48 -

    mixirica

  • quando eu vi Medieval Moves eu logo assoçiei (ta certo, escreve assim) ao Medievil, jogaço do Psone, gostei muito do Resistence 3 esses jogos que não precisan ter um enredo elaborado é só andar e passar o fogo nos aliens, eu gosto pra tirar um lazer, bom falar de Uncharted e Sly é chover no molhado, Sly desde o IMORTAL PS2 ja era considreado um dos melhores do gênero

  • 0
    8 de junho de 2011 às 01:36 -

    Cristiano

  • Nao sei se existe o termo cut sene playabled mas uncharter e assassin creed se tornaram isso. Eu gosto muito !!!

  • 0
    7 de junho de 2011 às 23:14 -

    Alfeu Gonçalves dos Santos

  • Apesar de eu ser um pouco Nintendista devo aceitar que o Ps Vita é a revolução dos portáteis.Nintendo 3DS é medíocre ,assim como o Wii U.Sony está bem a frente da Nintendo este ano.A Nintendo vai suar para alcançar a excelência da Sony e vai torrar muito dinheiro com o Wii U e com o 3DS.

  • 0
    7 de junho de 2011 às 09:56 -

    Lucas

  • Ótimo resumo. Mesmo tendo um 360 eu preferi muito mais o evento da Sony. Principalmente pelo fato de eles não fazerem agente engolir os controles de movimento. E a Nintendo vai suar pra vender o 3DS agora, aliás já está suando, já que as vendas não vão tão bem quanto ela gostaria.

    • 0
      7 de junho de 2011 às 10:12 -

      zecarlos

    • suar pra vender a nintendo….acho que ela nao precisa sua nao,ela vende de qualquer jeito,se tiver a a imagem do mario numa pedra ela vende

      em se tratando da nintendo eu acho que nao da pra critica muito,os caras tao ai a mais tempo que todas as outras no mercado de games,eles devem saber o que um gamer quer,nao da pra menospresar

      ao contrario da sony que mal conseguevender ps3,o novo portatil deles provavelmente seguira o finado pspgo,e se boboea pode vende menos ate que o psp3000,e o que eu acho,pelo fato da sony nao me transmitir confianca,qualidade de jogos desde o ps2,sem fala que o marketing deles e horrivel

      • 0
        7 de junho de 2011 às 14:37 -

        zecarlos

      • se vcs repararem eu disse PRA MIM…e e isso que eu acho mesmo,sobre psp,lembrem que o mesmo foi feito com o pspgo,e deu no que deu…a unica diferenca agora e que o aparelho e melhor,mas o pessimo marketing da sony continua o mesmo,eu tenho um psp,e acho realmente ele melhor que seu rival,mas as vendas dizem ao contrario,quanto a qualidade de jogos da sony ,PRA MIM,foi deixado a tempos isso de lado pelo pessoal da sony ,hoje vejo mais e caca niquel do que jogo de verdade

      • 0
        8 de junho de 2011 às 10:47 -

        HaroldO

      • Você deu sua opinião, demos a nossa.

      • 0
        7 de junho de 2011 às 14:07 -

        Sabalo

      • Alem de que o psp tem muito mais funçoes doq o ds que serve mais mesmo é pra jogar,e da até pra joga no pc ¬¬’ e pra q te a joça do pictochat q só da pra usa de perto?um ser normal falaria com a boca,isso é acabar com a vida social mesmo sahsuhahus

      • 0
        7 de junho de 2011 às 10:29 -

        HaroldO

      • Eu concordo que a Nintendo não deve ter problemas pra vender o 3DS, ainda mais com o sucesso que é 3D no momento. De resto, discordo por completo.

      • 0
        7 de junho de 2011 às 10:46 -

        Renan

      • Dizer que os jogos da Sony não tem qualidade desde o PS2 foi forçar MUITO, na boa

      • 0
        7 de junho de 2011 às 10:43 -

        Renan

      • Eu concordo que a Nintendo não deve ter problemas pra vender o 3DS, ainda mais com o sucesso que é 3D no momento. De resto, discordo por completo.[2]

  • 0
    7 de junho de 2011 às 09:34 -

    Camargo

  • Acho que a Nintendo já pode admitir a piada que é o 3DS e se dedicar no project Café para ver se consegue fazer um video-game de verdade e que consiga vender por mérito proprio, nao simplesmente pq tem pokemon e mario na lista de jogos!!!

  • 0
    7 de junho de 2011 às 08:17 -

    André

  • Eu ri quando o cara da Capcom apareceu. Todo feliz e saltitante, sem texto decorado e sem aquela atitude de “vou vender meu peixe falando frases de efeito”.

    No geral foi uma conferencia mediocre. Escolheram mal o que mostrar. Um monte de jogo ocidental cinza e generico. Cade Resident Evil? Cade aquele Metal Gear com o ninja lá? Cade aquele RPG online da Cacpom? Podiam ter mostrado esses (e mais outros). Perderam a chance.

    Com o Vita também. Interessante, mas não foi tudo isso que a Sony prometeu. 3DS ainda tá muito mais interessante. Agora a Sony vai precisar correr atrás, pq a diferença gráfica entre o 3DS e o Vita são pequenas.

    Bem, pelo menos não foi uma conferência vergonhosa como a MS. lol.

    Agora só resta a Nintendo. A última esperança pra salvar essa E3.

    • 0
      7 de junho de 2011 às 14:54 -

      ramonn

    • o vita suporta graficos 10x melhores literalmente

    • 0
      7 de junho de 2011 às 09:22 -

      HaroldO

    • Eu achei que mostrar InFAMOUS 2 na véspera de lançamento foi bem tosco, mas fora isso não concordo que foram mal escolhidos. O público americano cada vez menos se interesa por jogos japoneses, pro bem ou pro mal.

  • 0
    7 de junho de 2011 às 10:52 -

    Renan

  • Pena eu não conseguir assistir os videos aqui agora…. Queria muito ter visto a conferência da Sony!!!! Uncharted 3 será fodástico!!!! Quero ver quando o PSVita for lançado, vai ser uma briga boa com o 3DS!!!!!! ICO e Shadow of The Colossus em HD pro PS3 já não era novidade, mas Chains of Olympus e Ghost of Sparta valeram o meu dia!!!!!!!!!!!

    • 0
      7 de junho de 2011 às 13:11 -

      daniele fontana

    • eu assisti a da sony e achei que a microsoft foi mto melhor… pelo menos me chamou mais a atenção a “concorrência”. mesmo assim, amo a sony

  • 0
    7 de junho de 2011 às 07:20 -

    HaroldO

  • Belo resumo, Rodrigo. Diz bem o que o foi a noite.

    Infelizmente fiquei decepcionado com quão pouca coisa foi anunciada pro Move. Medieval Moves (que não é adventure, Monkey Island e Gabriel Knight sim) parece no mínimo simplistico demais. Se trabalharem uma boa trama e puzzles mais desafiadores que o demonstrado pode ser uma alternativa interessante. Mas Bioshock Infinite com Move foi uma boa surpresa.

    PlayStation Vita lançando com o preço de lançamento do PSP Go anos atrás é um belo negócio, mas ainda tenho uns 20 jogos de DS e PSP pra terminar então nada de PSV pra mim por uns anos. É bom que dá um tempo pra acumular jogos de qualidade já lançados.

    Dust 514 foi a grande surpresa pra mim, ainda mais com integração com EVE Online.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Olá, Visitante!

Faça login ou cadastre-se