RetroArkade: Garganta e Torcicolo foi uma ode a boa e velha baixaria nos jogos por telefone

7 de setembro de 2014
Autor: Junior Candido

RetroArkade: Garganta e Torcicolo foi uma ode a boa e velha baixaria nos jogos por telefone

Tínhamos o Hugo Game mas também pudemos jogar da maneira mais politicamente incorreta possível o clássico Garganta e Torcicolo com o comando do João Gordo. Vamos relembrar a baixaria que envolvia atirar em ovelhas?

A MTV do Brasil estréia nesta terça-feira, às 19h, seu primeiro game interativo: o trash “Garganta e Torcicolo no Paraíso das Ovelhinhas”.

Garganta e Torcicolo são dois monstros criados num mundo hostil e violento. Após brigarem, desmaiam e são levados por uma ovelha que tem asas para o paraíso, o que para eles é o inferno.

O programa, com meia hora de duração, será apresentado ao vivo por João Gordo (leia abaixo). Os telespectadores da emissora, previamente inscritos, vão participar do jogo por telefone.

Este texto é de uma matéria da Folha de S. Paulo de 1997, poucos dias antes da estreia do programa que ocorreu em um primeiro de abril (quer data melhor?). E no dia e hora marcados lá estavam os adoráveis “monotrilhos”, fazendo tudo o que o Hugo Game oferecia, mas ao contrário.

A tecnologia era a mesma: tecnologia da dinamarquesa ITE, apoio da Hebert-Ritchers (versão brasileira…) e a diferença estava no formato e nos personagens. Saem os personagens certinhos, defensores dos bons e dos velhos costumes e entram dois monstros relaxados, toscos e prontos para uma boa briga, com influência do fanfarrão João Gordo que convidava os jogadores (que pagavam R$3 para se inscrever e entrar “na fila”) a se cumprimentarem de maneira cordial (com muitos #$*%(@)@) antes das partidas.

Os jogos envolviam “bons e velhos costumes” e eram divertidos por serem jogados a dois “de contra”. Um controlava Garganta e o outro Torcicolo e os jogos envolviam acertar o maior número de ovelhas atiradas na tela, sempre atrapalhando e provocando o adversário.

Em uma busca na Internet não conseguimos achar muitos vídeos com o jogo, mas temos este programa completo para você matar as saudades depois, com algumas disputas entre telespectadores e a presença do Pavilhão 9:

Foi a estreia de João Gordo na televisão. O vocalista do Ratos de Porão veio e com o sucesso, continuou na emissora por muito tempo, com vários programas, sendo que o meu preferido era o Gordo Freak Show, de 2005 e 2006. Também foi a estreia de outro personagem que depois fez sucesso sozinho com um desenho na MTV: o Fudêncio, o “simpático” boneco que se vestia como um punk e sempre era linchado nos programas.

E era um programa voltado para a família, só que não. Mesmo passando no mesmo horário de Chaves e Malhação (17h30), a “xingação” rolava solta, o politicamente incorreto imperava e o próprio apresentador ajudava a manter o caos no horário, inclusive abaixando as calças uma vez para que o jogo começasse logo (não precisa conferir o vídeo, ele só está aí para agregar a matéria hehe):

E assim foi por bons dois anos o último jogo interativo por telefone. Por várias razões, já citadas quando falei do Hugo (entre elas, a maior que é a dificuldade de lidar com as transmissões em HD, que atrasam mais em relação ao sinal tradicional), ter um retorno da dupla é muito improvável, até porque a própria MTV como conhecíamos também não existe mais. Mas garanto que mesmo pela pura nostalgia, quem viu (ou jogou) Garganta e Torcicolo alguma vez iria querer ter a chance de jogar de novo.

Você teve a oportunidade de jogar Garganta e Torcicolo? Se divertia ao trocar os programas tradicionais da TV aberta para curtir a baixaria “videogamística” da extinta MTV? Como sempre termina uma RetroArkade, hora de relembrar.

3 Respostas para “RetroArkade: Garganta e Torcicolo foi uma ode a boa e velha baixaria nos jogos por telefone”

  • 8 de setembro de 2014 às 06:21 -

    Douglas

  • Eu me lembro desse programa xD, a MTV mal pegava na minha casa mas conseguia assistir.Que nostalgia ver isso =D

  • 15 de setembro de 2014 às 18:25 -

    Roney Colella De Souza

  • Na época do Hugo eventualmente os jogos travavam ao vivo =PUm dos meus favoritos era o do Skate =]Quando o jogo travava o personagem ficava voando de ponta cabeça no ar!Era quase como se o Hugo tivesse um hoverboard do De volta para o futuro.Quando o jogo ficava desse jeito dava para desviar os obstáculos facilmente =]

  • 13 de novembro de 2014 às 01:41 -

    Gleyson

  • alguém sabe o nome da música de encerramento desse programa?https://www.youtube.com/watch?v=4_7mG0S7aQo a partir do 45:05 

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *