RetroArkade: Ice Hockey é diversão multiplayer garantida

4 de outubro de 2015
Autor: Junior Candido

 

RetroArkade: Ice Hockey é diversão multiplayer garantida

Pegue um NES, chame um amigo e vá jogar Ice Hockey agora! Você irá conhecer um dos games “de dois” mais divertidos de todos os tempos!

Vivemos épocas diferentes, onde amigos se reúnem para jogar cada um em sua casa com os recursos online. Isso não significa nada, afinal se podemos jogar assim, temos mais é que aproveitar. Porém nada pode ser mais divertido que ligar um console, plugar dois controles e sacanear seus amigos no “quem perder sai”, e coisas do tipo.

E temos vários jogos que permitem isso, de Top Gear até Street Fighter, mas hoje vamos falar de um que não é tão popular, mas consegue ser tão ou até mais divertido que estes que gostamos tanto. Vamos falar de Ice Hockey e seu viciante multiplayer.

O toque mágico de Hideki Konno

RetroArkade: Ice Hockey é diversão multiplayer garantida

Ice Hockey foi o primeiro trabalho de direção de Hideki Konno, que já havia trabalhado em Super Mario Bros. 2. O diretor, que mais tarde seria diretor dos excelentes Super Mario Kart e Yoshi’s Island, pegou um esporte popular no hemisfério norte e fez dele algo divertido e simples.

Quem assiste aos jogos de hóquei no gelo sabe que o esporte é cheio de regras, embora seja dinâmico. E eliminar boa parte delas (ou simplificá-las) foi a chave para se produzir um jogo bacana e criativo. Aqui temos o icing, por exemplo, que interrompe a partida caso o time que ataca atira o disco para atrás da linha do gol e tem o adversário recuperando logo depois. Mas no restante, o jogo nem parece que tem regras, de tão rápido que é.

Cuidado com o grandão!

RetroArkade: Ice Hockey é diversão multiplayer garantida

Outro ponto positivo foi no gameplay. Com direito a seis seleções para escolher (Estados Unidos, União Soviética, Canadá, Suécia — Japão na versão japonesa –, Checoslováquia e Polônia), todas elas se equivalem, não tendo nem melhor nem pior time. Vai mais pelo gosto mesmo. E escolhendo o time, você pode escolher a formação com três tipos de jogadores: o mais magro e rápido, o médio em tudo ou o grandalhão que é lento, porém forte.

E a escolha do time que vai influenciar no seu jogo, pois tem quem domine um time apenas de magrelos ou quem vá apenas com os grandões. O fato é que algo tão simples causa uma diferença absurda no gameplay, fazendo a maioria dos jogadores balancear o time com a formação “clássica”: um grande, dois médios e um magro.

A partir daí, a ação come solta, com direito a muitos gols (outra grande sacada do jogo). Se um jogo de hóquei pode acabar sendo tão chato como o de dois times retranqueiros do futebol, aqui, apesar de ter um bom goleiro, tanto no seu controle quanto no computador, fazer gols não é algo difícil, tendo placares de 10×9 algo bem comum.

Se não tem briga, não é hóquei

RetroArkade: Ice Hockey é diversão multiplayer garantida

E em meio a tudo isso, o Ice Hockey também oferece um show de animações, para os padrões da época, claro. A arena vive lotada e a torcida se faz presente em seus ruídos 8-bit. Também temos animações de intervalo e comemorações de gol.

Porém o que mais diverte são as brigas, comuns — e até tradicionais — no hóquei: basta disputar muito o disco com o adversário que o pau come, e todos os outros se intrometem na briga. O juiz interfere, dá a punição para quem começou e segue o jogo.

Elementos muito comuns do hóquei fazem presença de maneira simples e divertida no jogo. Mais uma vez a máxima de que boas ideias valem mais do que “apenas visual” é visto aqui, fazendo de um jogo tão simples, algo tão divertido.

O tempo passa e você nem percebe

E o que faz de Ice Hockey algo muito divertido: o seu gameplay em dupla. Todos estes interessantes elementos são elevados a décima potência quando jogado com um amigo. Como o jogo não oferece torneios, é só escolher os times e mandar ver nas disputas.

As disputas multiplayer envolverão com certeza, muitos gols, muitas “brigas” e provocações, e garanto que deixar de lado pelo menos por um tempinho Destiny, Call of Duty e tantos outros jogos online para se dedicar a um velho NES rodando Ice Hockey com dois controles valerá a pena!

2 Respostas para “RetroArkade: Ice Hockey é diversão multiplayer garantida”

  • 4 de outubro de 2015 às 22:26 -

    Nymer

  • Eu tinha esse cartucho, jogava por horas e mais horas. Um dos joguinhos mais bem feitos da era NES.

  • 5 de outubro de 2015 às 04:50 -

    Leandro alves

  • valeu a recomendação

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *