RetroArkade: Já faz dez anos que jogamos Street Chaves, o “melhor” jogo do Chaves de todos os tempos!

8 de junho de 2014
Autor: Junior Candido

RetroArkade: Já faz dez anos que jogamos Street Chaves, o "melhor" jogo do Chaves de todos os tempos!Parece que não, mas já faz dez anos que jogamos pela primeira vez um dos melhores jogos com a turma do Chaves de todos os tempos, mesmo sem querer querendo. Hora de lembrar do Street Chaves e não se esqueça: isso é boxe, não uma briga de mulas!

Era 2004 e os fãs de Chaves e Chapolin tinham bons motivos para sorrir além das piadas do programa: foi nesta época que o SBT, a emissora que reprisa o seriado há um tempão — e ainda ganha na audiência — começou a fazer matérias especiais com os atores do seriado, como o Carlos Villagrán (o Kiko) e a Maria Antonieta de Las Nieves (a Chiquinha).

Mas algo impensável na época era um jogo com a turma da vila na capa. Videogames com a vizinhança só após a estreia do desenho animado do Chaves em 2006 que gerou um jogo para Wii, outro para iPhone e o mais recente Chaves Kart (PS3 e Xbox 360), que analisamos esta semana. Obviamente seria impensável um jogo baseado no seriado original, usando os atores como personagens. Até existia o jogo do Chapolin para o Master System — daquela série “troca-sprites” da Tectoy — mas os fãs queriam mais.

RetroArkade: Já faz dez anos que jogamos Street Chaves, o "melhor" jogo do Chaves de todos os tempos!

Licencinha pro Madruguinha que ele vai soltar um Shoryuken!

E o impensável foi pensado. De maneira sutil apareceu o Street Chaves, o jogo em que a vizinhança resolvia os problemas na base da porrada. E tudo claramente inspirado na série Street Fighter (Reparou o nome do jogo? Então…): barras de especiais, tela de seleção, cenários, golpes especiais… até a introdução do jogo era igual a icônica briga com o prédio ao fundo de Street Fighter II!

O jogo era tosco demais — as fontes do jogo eram Comic Sans, preciso falar mais? — e esse era o seu charme. Não se trata de algo ruim, apenas de algo feito da maneira mais simples possível. O que encaixa perfeitamente com o espírito do seriado e nos dá uma série de momentos “por quê não pensei nisso antes?”. Vamos pensar juntos nos elementos? O universo do Chaves tem muitas discussões que terminam em pancadaria, vários cenários (o pátio da vila, o restaurante, a barbearia, a rua, o parquinho…) e uma trilha sonora legal (Que bonita sua roupa / Que roupinha mutcho loca…). Pronto, já são três elementos importantíssimos para um bom jogo de luta!

Street Chaves foi produzido pelo CyberGamba. Ele fez vários outros jogos, como o Super Magro World, paródia de Super Mario estrelado pelo eterno Seu Madruga, mas foi o jogo de luta o maior sucesso da equipe.

RetroArkade: Já faz dez anos que jogamos Street Chaves, o "melhor" jogo do Chaves de todos os tempos!

Se o vencedor de Street Fighter pode provocar o adversário, de marra a turma da vila também pode!

Apesar da tosqueira proposital do projeto, como os personagens que são recortes da tela, que se movimentam como bonecos de papel, cenários retirados da TV e “arrumados” em Corel Draw e a trilha sonora, que é o mesmo mp3 desses que a gente baixa por aí, eles tiveram o cuidado de manter todos os elementos do seriado, trazendo vários personagens (tem até o Seu Furtado, aquele que rouba o ferro de passar e coloca a culpa no Chaves) e frases e mais frases que todo fã sabe de cor.

E pra deixar tudo mais legal, misturaram os elementos dos jogos de luta: os personagens se movimentam como num bom jogo de luta, soltam magias e especiais, provocam o adversário ao vencerem as lutas e tem até história própria com final e tudo! Vamos lembrar os objetivos de cada um?

LutadorRivalObjetivoPersonagem do qual foi baseado
ChavesSeu MadrugaTer o seu desjejum prometidoTerry Bogard (Fatal Fury / The King Of Fighters 94)
Seu MadrugaDona FlorindaRecuperar seu violão de Dona Florinda para ensinar o Chaves a tocá-loRobert Garcia (Art Of Fighting / The King Of Fighters 94)
ChiquinhaPatyRoubar o ursinho da PatyYuri Sakazaki (Art Of Fighting 2 / The King Of Fighters 94)
QuicoChavesRecuperar sua bola que foi pega pelo ChavesAndy Bogard (Fatal Fury / The King Of Fighters 94)
Dona FlorindaSeu MadrugaDar uma surra no Seu Madruga por ele ter usado o seu lado do varalChun-Li (Street Fighter 2)
Prof.GirafalesSeu BarrigaDar uma lição em Seu Barriga por acreditar que este está paquerando Dona FlorindaSagat (Street Fighter)
Seu BarrigaSeu MadrugaCobrar os 14 meses de aluguel atrasados do Seu MadrugaChang Koehan (The King Of Fighters 94)
Bruxa do 71Dona FlorindaSe vingar de Dona Florinda por estar batendo no Seu MadrugaDemitri Maximoff (Darkstalkers)
PatyChiquinhaSe vingar de ChiquinhaCammy (Street Fighter 2 New Challenger)
NhonhoChavesSe vingar do Chaves por ele insultá-loEdmond Honda (Street Fighter 2)
GodinesChiquinhaCobrar duas pratas que ela lhe deviaCody Travers (Final Fight / Street Fighter Alpha 3)
Sr.FurtadoChavesSe vingar do Chaves por ter errado o seu nomeDan Hibiki (Street Fighter Alpha 2)
JaiminhoDona FlorindaSe defender de Dona Florinda que quer batê-lo por ser preguiçosoM. Bison (Street Fighter 2)
Dona NevesDona FlorindaSe vingar de Dona FlorindaAthena Asamiya (Pyscho Solidier / The King Of Fighters 94)
GlóriaChiquinhaCastigar Chiquinha por ela ter sido malcriadaMai Shiranui (Fatal Fury / The King Of Fighters 94)

Nem parece mas tudo isso já aconteceu faz dez anos. Pra você ter ideia, eu tinha este jogo em um disquete e jogava ele nas aulas de informática do curso técnico que fazia — tem alguém aqui que estudou ou estuda na ETEC José Rocha Mendes na Vila Prudente? — entre um torneio ou outro de um emulador de Neo Geo que um amigo levava em CD.

Para baixar o Street Chaves (versão 1.5, de 2011) e rodar em seu computador — qualquer computador, pois o jogo é levissississíssimo — basta acessar este link e relembrar esse jogo que é o exemplo que não são apenas gráficos que fazem um jogo ficar em nossa memória e sim a diversão que ele proporciona. E se não conhece, baixe logo… E DEPRESSA POIS JÁ ESTÁ ATRASADO!!!

E como sempre, hora de comentar. Entre a lembrança de bons momentos ao jogar esta pérola dos jogos caseiros, queria fazer uma pergunta em especial? Qual foi a sua primeira reação ao ver o Street Chaves?

6 Respostas para “RetroArkade: Já faz dez anos que jogamos Street Chaves, o “melhor” jogo do Chaves de todos os tempos!”

  • 8 de junho de 2014 às 11:17 -

    Henrique Gonçalves

  • Cara, a nostalgia bateu forte agora. Eu lembro de ser um dos primeiros jogos que encontrei na net no meu primeiro PC, e vendo agora dá para notar como o jogo na verdade era bem feito, mesmo tendo o seu estilo tosco/feito em um porão na casa de alguém.

  • 8 de junho de 2014 às 11:44 -

    Luan Barbosa

  • Eu apoiaria um kickstarter pra portarem esse jogo pra PS3/360 e PS4/One. :’)

    • 8 de junho de 2014 às 14:10 -

      lipe_defreitas

    • E daí que eu apoio essa ideia ahahahah c:

  • 8 de junho de 2014 às 12:39 -

    Renan do Prado

  • Maaaaano eu adoro esse jogo, zerei com todos os personagens, e usei muito os arquivos com os sprites pra montar uma animações no power point bem zuadas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • 8 de junho de 2014 às 16:29 -

    Kubrick Stare Nun

  • Melhor jogo BR ever.

    • 8 de novembro de 2014 às 17:34 -

      Felipe Jesus

    • Onde eu baixo esse jogo ?

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *