RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?

28 de setembro de 2014
Autor: Junior Candido

RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?A série Mega Man é eterna e sua variação X é tão clássica quanto. E entre seus oito jogos canônicos e alguns spin-offs, o quarto jogo da série foi um marco e vamos relembrar este épico agora!

A sabedoria sempre rende bons frutos. Quando os jogadores de Mega Man estavam crescendo e se cansando dos vários jogos da franquia e de sua história “bobinha”, o que a Capcom faz? Pega os mesmos elementos que fizeram da série sucesso, inclui uma história mais madura, adiciona novidades e coloca um X na embalagem. Perfeito.

E o sucesso estava garantido. No Super Nintendo três jogos muito bons contam a história que se passa 100 anos após os eventos de Mega Man original, com um protótipo mais evoluído do robô do Dr. Thomas Light sendo encontrado e a luta entre os Mavericks, liderados por Sigma que se rebelam contra os humanos e os Mavericks Hunters, que com a ajuda de Mega Man e o novo personagem Zero confrontam o vilão e seu exército.

Na evolução natural dos videogames, a segunda metade da década de 1990 foi dominada por jogos com computações gráficas, animes e tudo o que podia somar aos novos jogos em CD com capacidade muito acima da média dos cartuchos comuns na época. E neste cenário a Capcom evoluiu a série a patamares imensos e ofereceu na opinião deste que escreve e de muita gente por aí, o melhor Mega Man de todos os tempos (que vou avisar já antes de respostas no estilo “Cara dos Quadrinhos” dos Simpsons: você tem o direito de discordar e queria saber qual o seu preferido).

RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?

Mega Man ensinou que quanto maior o inimigo, mais fraco ele é!

Tudo “de sempre” estava lá: jogabilidade clássica, os oito chefes que ao serem derrotados “fornecem” suas armas ao nosso herói, as partes da armadura espalhadas pelas fases e alguns itens escondidos pela fase. Mas desta vez podíamos jogar com o Zero e isso influenciava até na história do jogo, pois mesmo que a base dos desafios era a mesma, alguns pedaços da história e partes da história era exclusiva para cada personagem.

Além disso, o que mais impressionou na época foi a história. Lógico que não irei contar sobre ela, mas a forma a qual ela é contada, com animes integrados a situação e diálogos entre os personagens e até antes das lutas contra os chefes mostra que um cuidado especial neste sentido foi tomado, principalmente se levarmos em consideração que um jogo deste tipo nem precisa de uma história tão profunda. E a partir de X4, a história foi se tornando cada vez mais dramática e interessante.

Mas vamos acalmar os ânimos. Quando falo que a história é boa e relevante, ainda assim não estamos falando de um conto épico do nível de um Final Fantasy VII ou Metal Gear Solid. Claro que muita coisa confusa rola no desenrolar das fases (especialmente quando nos aproximamos do final), mas precisamos destacar algo que se não existisse em sua época, ninguém iria dar falta.

RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?

Quem desenvolveu as últimas fases do jogo não tem mãe!

E além de algumas confusões na história, outro ponto extremamente negativo do jogo acontece com quem tem a versão “made in USA” do jogo: as músicas excelentes vindas do Japão foram trocadas por uns barulhos esquisitos (aquilo não é música, ponto!) e a dublagem só não consegue ser pior que a de Resident Evil original (“Jill, here’s a lock pick. It might be handy if you, the master of unlocking, take it with you.”) e isso estraga E MUITO a experiência do jogo. Compare as aberturas japonesas e estadunidenses e veja que não é frescura:

 Japão (épica, bacana, legal, caprichada, clássica…)

Estados Unidos (porcaria, de qualquer jeito, má vontade, barulho…)

Partes negativas explicadas (e torcendo que você tenha contato com o jogo em sua versão japonesa), vamos relembrar os oito chefes? Não vou entrar em detalhes com as fases finais que são boas também, senão posso estragar a história. Então vamos ficar apenas com o formato clássico dos oito chefes (usando a arma do derrotado no próximo), na ordem que costumo jogar:

Jungle | Chefe: Web Spider

RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?Uma selva com elementos de “progresso” é o cenário dessa fase. E o local onde se encontra o primeiro item da armadura de X, as botas que lhe permitem flutuar por um curto período de tempo. A após passar por cachoeiras e cenários primitivos, encontramos o Web Spider que é simples de se derrotar mesmo com a X-Buster.

Bio Laboratory | Chefe: Split Mushroom

RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?

A subida de escadas mais legal dos videogames está aqui, na primeira parte da fase. O laboratório contém também uma daquelas partes chatas demais que envolvem “subidas” pelo cenário. Após encarar o cenário, hora de enfrentar um chefe pequeno, mas chato demais mas que não é páreo para a arma que você “emprestou” do chefe anterior.

Cyber Space | Chefe: Cyber Peacock

RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?

Uma das provas da genialidade da construção de fases deste jogo está aqui. Na primeira parte, X recebe uma nota baseado em seu desempenho e exige que conquiste rank S em todas as etapas para conseguir o capacete da armadura. Peacock usa e abusa da capacidade de ficar invisível e te pegar de surpresa, mas a arma que te faz “clonar” é suficiente para acabar com sua graça.

Air Force | Chefe: Storm Owl

RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?

A invasão à base aérea é daquelas fases que vão te irritar caso tenha algum tipo de problema com aqueles inimigos pequenos, fracos, mas que aparecem aos montes e tiram energia sua por desatenção. Também é “o lar” das luvas da armadura de X. Store Owl gosta de criar tornados para te atacar, mas com atenção e a Aiming Laser, ele fica fácil demais de se derrotar.

Memorial Hall | Chefe: Colonel

RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?

Independente dos quatro primeiros chefes que você escolher derrotar, um confronto com o Colonel é obrigatório antes de continuar a escolher as fases. O combate é chato, mas não impossível, bastando apenas atenção, cálculos de movimentos (igual ao Chapolin) e a X-Buster sempre carregada.

Volcano | Chefe: Magma Dragoon

RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?

Todo jogo bom que se preze tem sua fase de água e de lava. E aqui temos os dois, como esta fase que te coloca praticamente dentro de um vulcão em erupção. Local do peito da armadura, também te oferece o robô para auxiliar no decorrer da fase. Magma Dragon deve ter passado a infância no fliperama, pois seus ataques são os eternos Hadouken e Shoryuken mas com a arma de tornado que você adquiriu com o chefe anterior, nem isso é suficiente para te derrotar.

Snow Base | Chefe: Frost Walrus

RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?

A fase de neve que seu personagem desliza ao andar atrapalhando sua precisão. Quem nunca? A base de neve deve ser um lugar bem perigoso, afinal dois dos robôs da série Mega Man X estão congelados nos cenários (Blizzard Buffalo de X3 e o Chill Pinguin de X). Se você não escorregar na hora errada, vai enfrentar Frost Walrus e neve se derrete com o fogo adquirido de Magma Dragon.

Marine Base | Chefe: Jet Stingray

RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?

Acelera X! Agora você precisa adentrar na base aquática (a fase da água, rá!) em uma moto muito louca e desviar dos obstáculos enquanto acerta os inimigos. Mas ao contrário das fases chatas de água, aqui tudo é bem legal, incluindo o desafio com o chefe que é debaixo d’água. Para vencer é praticamente obrigação obter a arma da fase de Frost Walrus, ou prepare-se para sofrer.

Military Train | Chefe: Slash Beast

RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?

Por fim, o trem militar. Aqui funciona o básico “ande e destrua” tomando cuidados com inimigos que jogam granadas e separam os trens. Slash Beast é rápido, mas não é páreo para a Ground Hunter de seu “colega” aquático.

E após os oito chefes, fases mais difíceis e reencontros com os oito chefes antecedem um confronto final com Sigma finalizando assim um jogo de 1997 que neste mês voltou a dar o ar da graça na PSN podendo ser jogado em PSP, Playstation 3, além do PSVita. Se quer relembrar os bons tempos, jogue novamente! O jogo não envelheceu de qualquer jeito, continua divertido e desafiador (merecendo até um remake em HD ou mesmo um novo jogo seguindo este formato).

Você concorda comigo? Mega Man X4 é o melhor jogo do robô da Capcom de todos os tempos? E se discorda, qual é o seu favorito? Vamos conversar, discutir, relembrar e jogar de novo este clássico que foi febre em nossos Playstations e Saturns no final dos anos 90.

31 Respostas para “RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?”

  • 28 de setembro de 2014 às 11:18 -

    Leonardo Pk

  • x4 Foi um bom jogo sim, mas não o melhor da série. 7, X, X3 foram melhores, principalmente o 7, mais simples e mais carismático.

  • 28 de setembro de 2014 às 11:27 -

    lehminus

  • meu jogo favorito no rockman x eh: x1 ao x5 

  • 28 de setembro de 2014 às 11:28 -

    leandro leon belmont alves

  • o X4 é o melhor da série? err…não! para mim fora o X5. fora que teve mais mudanças na série. como a opção de “escolhas” onde se ir em tal fase e derrotar tal boss ante s ou depois, interfere no enredo. mas o X4 é bom a sua maneira. eu o acho o mais dark da franquia

    • 28 de setembro de 2014 às 12:56 -

      Junior Candido

    • Um dos motivos que sustento minha preferência é exatamente esse lado “dark” que você citou. O X5 é excelente também, até porque ele evoluiu o X4 em todos os aspectos, mas fico com o quarto jogo pelo impacto que causou na série.

  • 28 de setembro de 2014 às 11:35 -

    Vuador

  • alguém poderia colocar o resumo da historia aqui? já que o editor não o fez T.T

  • 28 de setembro de 2014 às 12:08 -

    silva

  • Adorei o x4, mas o que gosto mais é do x3.

  • 28 de setembro de 2014 às 12:43 -

    Rich-san

  • Meu favorito é o primeiro da série.x1 > x5 > x4

  • 28 de setembro de 2014 às 12:53 -

    Rodrigo

  • Para mim o que causa maior sensacao de nostalgia é o Rockman X do sness, foi o primeiro contato que tive com a serie.Mas sem duvida alguma o melhor de todos é o X4. Mtas horas jogando, batendo records de tempo e cobseguindo armaduras secretas…

    • 28 de setembro de 2014 às 13:04 -

      Junior Candido

    • Arrumei esses dias o Mega Man X pro iPhone. Relembrei toda a nostalgia da franquia e gostei muito de relembrar as fases, mas tudo o que o X4 ofereceu na época fazem dele um marco na franquia. É o único Mega Man que gosto de jogar várias e várias vezes ainda hoje!

      • 28 de setembro de 2014 às 20:26 -

        ErivandoXP

      • Acontece isso comigo. O primeiro que joguei foi o Rockman 7. Quando joguei o X1 me encantei!E com o X4 nem se fala. Era apaixonado por ele. Com certeza um dos melhores pra mim, junto com o X1.Também acho que o único que consigo jogar e re-jogar hj é o X4.Bela matéria. A geração SNES e PSX me marcaram bastante. Hj tenho um Xbox 360 com mais de 100 e um Wii com uns 90 games, mas essa era 16 e 32bits pra mim é insuperável.PS.: Ainda hoje zerei Contra e depois Metal Slug com meu cunhado. ^_^

  • 28 de setembro de 2014 às 12:59 -

    Henrique

  • Cara, acabei de entrar na PS Store e comprar o x4. Vai ser muito foda relembrar esse jogo. Valeu pela dica. 

    • 28 de setembro de 2014 às 13:03 -

      Junior Candido

    • Sony, quero comissão! kkkkkkkk

      Aproveita mesmo pois o jogo é fenomenal! 

  • 28 de setembro de 2014 às 13:40 -

    Law Criminal

  • Para mim, o melhor ainda é o x1, pois me da boas recordações. O mais difícil é o x3, pqp, que jogo difícil; explorou tudo que o snes pode dar. x4 é bom, x5 também

  • 28 de setembro de 2014 às 14:26 -

    Giovani

  • Nunca joguei a serie “X”,só os Megamans anteriores,do Nes 8bit,mas posso falar que das duas aberturas aí do post,a japonesa sem dúvida é muito melhor.Quando que eu pego um game pra zerar hoje em dia no emulador sempre dou uma olhadinha se tem e/ou como ficou a versão japonesa do game.Que às vezes ganha por não ter alterações bizarras de sprites ou modificações estranhas nos arranjos das músicas.

  • 28 de setembro de 2014 às 16:20 -

    Renan do Prado

  • Meu preferido de toda a série!!!!!!!!!

    • 29 de setembro de 2014 às 00:11 -

      Roney Colella De Souza

    • Eu concordo.

  • 28 de setembro de 2014 às 16:40 -

    BrunoHard

  • O X4 sempre foi o melhor da série pra mim, as habilidades, o fator replay de poder zerar com 2 personagens, de jogabilidades totalmente diferente… tudo nesse jogo é bom. Deu até vontade de jogar novamente.

    • 29 de setembro de 2014 às 00:31 -

      Roney Colella De Souza

    • Sabe aquela debate se a Zero era Homem ou Mulher?Depois de pensar por um tempo eu acabei reparando em um detalhe que poucas pessoas perceberam: Ele é um robô assexuado!

      • 29 de setembro de 2014 às 12:34 -

        BrunoHard

      • Que isso, o cara é “espada”. Tun-dun-pish.

  • 28 de setembro de 2014 às 20:22 -

    ErivandoXP

  • Também acho o X1 um marco! Mas tbm tenho o X4 como um dos meus favoritos.Qndo jogo o X4 a nostalgia é fortíssima! Bons tempos!

  • 28 de setembro de 2014 às 20:28 -

    Estepham

  • Apesar da abertura, eu dei sorte, como a pirataria era enorme no brasil, megaman x4 veio junto com x3 e megaman 8, o legal era que eu n entendia nada, pelo simples fato de que as cgs eram japonesas, sem legendas porém a abertura era a USA. eu gostava até, na verdade prefiro a sonoridade do USA do que a JAP, acho que por causa do meu estilo musical. Quanto ao meu preferido, ainda é o X5, o X4 so me marcou dps assim como o X3 e ou X6, o X7 é o pior jogo da série X que eu joguei, a jogabilidade ficou muito estranha… O jogo não é ruim mas mudou a excência do game. Já o X8 recuperou muito isso, ficou um game muito legal! 

  • 28 de setembro de 2014 às 21:29 -

    Ronald Theodoro

  • Sem duvida o melhor megaman, passei dias para zerar, e tem melhor personagem da serie o Zero.

  • 28 de setembro de 2014 às 22:42 -

    Renan do Prado

  • Caraca Junior, vc joga na mesma ordem que eu, sempre venço o Web Spider primeiro!!!!!

    • 28 de setembro de 2014 às 22:49 -

      Renan do Prado

    • Além de ter a melhor música da série toda, em minha opinião:

  • 29 de setembro de 2014 às 17:28 -

    Torreal

  • muito boa materia.sou mais fan dos jogos ainda do NES.o meu preferido talvez seja o que marcou o real sucesso do personagem e do jogo: Megaman 2.simplesmente fantastico, jogabilidade, musica, complexidade, diversao!!!

  • 29 de setembro de 2014 às 22:43 -

    Arthur

  • Sem sombra de dúvida. Mas não desmereço os outros.

  • 30 de setembro de 2014 às 03:46 -

    Victor

  • X4 com certeza é o mais popular e que acredito ser o mais desafiador, mas eu tenho um carinho especial pelo X5, não sei porque.

  • 2 de outubro de 2014 às 22:07 -

    Hugo de Abreu

  • Muito boa a retro, bastante nostálgica.Eu sou um pouquinho fã de Megaman (zerei todos os canônicos da série clássica, X e Zero e mais de cinco fases cada) e o X4, sem dúvida, foi um dos que eu mais joguei. Foi um dos primeiros jogos pra PS1 que eu parei pra jogar na moral e foi paixão. Até então eu cagava pra história do jogo, comecei a me interessar a partir do X4. Mas eu discordo que seja o melhor. Eu acho que o X5 foi uma tentativa de evolução pra criação do X6. Cara, Megaman X6 é um dos jogos mais fodas que eu já joguei em toda minha vida. TOP 3, talvez. História, jogabilidade, trilha sonora, cenários e sem contar a dificuldade. Mês passado me bateu uma nostalgia e eu comecei a jogar os Megamen todos e bom, o X4 eu zerei em menos de duas horas, morrendo umas 3 vezes só no jogo (porque aquela fase de água é um cu). O X6 eu coloquei no Xtremis e, caralho, foram faixa de, no mínimo, 3 mortes em quase todas as fases. Aquelas ultimas, cacete, eu nem conto aquilo. Acho que tem a melhor história, sei lá, melhor tudo. E não temos o problema da dublagem, já que o jogo EUA usa a mesma dublagem japonesa. 

  • 23 de outubro de 2014 às 12:26 -

    Rafael Nabuco

  • O X1 é um marco pois foi o primeiro da série X, introduziu todas as novidades, mas o x4 marca a evolução de poderio do jogo, tem um carinho especial pois foi o primeiro jogo que eu pude pedir para o meu pai, enquanto criança, e tinha o cd original :DSó não concordo que seja o melhor da série inteira, pra mim o melhor universo é o do Battle Network, esse game oferece uma história a níveis épicos dignos de grandes RPG´s, afinal é tão somente um RPG e não um jogo de plataforma como os demais. O problema é a herança que o nome carrega (ou carregava) o pessoal acha que vai encontrar algo mais clássico (como Megaman Zero) e se depara com um sistema de batalha único e um rpg diferente inclusive de Megaman Legends.

  • 7 de dezembro de 2014 às 23:51 -

    Thomas Oliveira

  • Eu jogava com o Zero pelas espadas e os poderes que na minha opinião eram melhores. Outro motivo é que não preciso enfrentar o colonel (pelo menos não antes das fases finais). Mas o maior problema era o Boss final do sigma (em que você precisa derrotá-lo 3 VEZES, kkkk), mais difícil, já que o Zero luta corpo a corpo. Eu nunca tinha uma sequência lógica, mas o primeiro era sempre o mesmo, o Magma Dragoon. Muita gente acha ele o mais difícil por seus ataques, mas o jogo vinha com um erro (ou oportunidade dada) de ir por baixo na parte final da parte 2 da fase com o robô, usando ele na batalha pelo menos até a metade de seu HP antes que um shoryuken o destruísse.

  • 21 de janeiro de 2015 às 21:17 -

    AfroRagga

  • Sinto uma falta tremenda de um novo jogo nesse formato. Megaman X4, 5 e 6 + Castlevania Symphony of The Night são os melhores jogos de plataforma de todos os tempos ! Saudade !

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *