RetroArkade: Superman 64 é tão tosco que lembramos dele até hoje (N64)

18 de maio de 2014
Autor: Junior Candido

RetroArkade: Superman 64 é tão tosco que lembramos dele até hoje (N64)É comum lembrarmos também dos jogos ruins. Seja pelo visual tosco, controles péssimos ou a sua razão preferida, temos em nossas memórias os nossos piores de todos os tempos. E na memória da maioria – especialmente dos infelizes jogadores – Superman 64 aparece entre os três mais. Vamos então relembrar o pior jogo da carreira do Homem de Aço e um dos piores de todos os tempos.

Antes de continuar, preciso reforçar algo: continuamos dando a Hong Kong 97 o título de pior jogo já feito na história. Aquele título tem algo muito especial que o coloca acima de qualquer coisa mal feita. Dito isto, afirmo com ‘propriedade’ que Superman 64 não supera, mas se esforçou bastante alcançar o posto do jogo japonês.

A começar pela sua ‘história’: poderíamos estar em uma história épica envolvendo o romance entre Clark Kent e Lois Lane ou vivendo uma revanche épica contra o Apocalypse mas… ele tem que resgatar seus amigos que foram parar em um mundo virtual graças a Lex Luthor que espalha argolas pela cidade para que o Homem de Aço salve o dia. Daí vem uma pergunta que não se cala desde 1999: PRA QUÊ? Parece que o vilão careca não tinha nada para fazer e resolveu brincar de esconde-esconde com o Superman.

E a partir daí começam as missões que envolvem passar por dentro de argolas – isso mesmo: ARGOLAS – e ajudar cidadãos de uma cidade que não existe. Metropolis é uma ‘Nova York’ das HQs, cheia de vida e movimento, mas neste jogo ela está mais pra Silent Hill, de tão vazia e cheia de neblina. Só faltam os demônios.

RetroArkade: Superman 64 é tão tosco que lembramos dele até hoje (N64)

O Superman não podia entrar neste prédio, mas como ele foi rebelde e não segue os demais, entrou e nos garantiu um de seus inúmeros bugs.

Sem contar que esse Superman bebeu Kryptonita antes do jogo: além de fraco é burro. Não faz nada direito e até para virar pro lado você vai sofrer. Seus poderes se resumem a voar e, às vezes, soltar seu raio congelante ou usar a visão de raios X, isso quando se encontra o power-up correspondente. Ah, ele pula também. E ao invés de voar para encontrar um dos chefes ele simplesmente VAI DE ELEVADOR para o andar superior.

O visual é baseado no desenho animado que passava nas manhãs de sábado no SBT. É bom lembrar que o Superman nunca teve sorte com videogame, enquanto o Batman – por ser mais rico? – conseguiu versões baseadas nesta mesma versão animada muito divertidas, como os dois jogos para Super Nintendo e Mega Drive que embora muito diferentes um do outro, conseguem ser muito bons e interessantes.

RetroArkade: Superman 64 é tão tosco que lembramos dele até hoje (N64)

O Homem de Aço poderia estar salvando o mundo, mas não, ele tem que ficar passando por dentro dessas argolas!

Não precisamos mostrar o gameplay pois praticamente não existe. Então para maior deleite do público, oferecemos no lugar os muitos bugs e glitches que o jogo oferece. Não dá pra acreditar que esta versão que foi para as prateleiras é a final:

Pra quem é doido e se mete a jogar esse título, já descobre que ele é IMPOSSÍVEL de ser jogado. Não estou falando de impossíveis como Contra ou R-Type, já que eles divertiam pois seus controles eram bons e sua mecânica literalmente ‘chamava o jogador pro pau’. Estamos falando de Superman 64… jogo que não te deixa passar passar pelas benditas argolas por deficiência do controle.

E nem adianta colocar a culpa no controle de Nintendo 64, pois jogamos muitos títulos de navinha como Star Fox 64 e nunca foi tão sofrido passar por desafios tão simples. Mas mesmo assim existem guerreiros nesse mundo e uma boa evidência disto é esta garota da foto a seguir que TERMINOU o jogo sem nenhuma trapaça, segundo a própria. A prova do crime está aqui.

RetroArkade: Superman 64 é tão tosco que lembramos dele até hoje (N64)

Esta é a ‘f*ckingwatertemple’ do Reddit e aqui está a prova de que é uma legítima guerreira do mundo gamer: terminou esta joça! Repare a alegria no ar!

Quem mais sofreu comigo e jogou esta obra prima ao contrário? A primeira vez a qual tive contato com este ‘material’ foi na minha adolescência ao encontrar a fita encostada no meio dos jogos de um primo meu. Mesmo sendo advertido milhares de vezes da ‘ruindeza’ eu fui lá e joguei. Agradeço até hoje por ter jogado ele pegando emprestado, pois economizei o dinheiro do aluguel pra jogar coisa melhor.

De qualquer forma, quem curte desafios extremos – e quando digo extremo estou falando de conseguir fazer o personagem ficar parado na tela – experimente Superman 64. Seus bugs são dignos de boas risadas e você pode acabar até se divertindo um pouco com o jogo, mesmo da maneira errada.

RetroArkade: Superman 64 é tão tosco que lembramos dele até hoje (N64)

SUPERMAN 64

Plataformas: Nintendo 64 (a boa notícia é que cancelaram a versão para o Playstation)

Plataforma usada para a análise: Nintendo 64

Ano de Lançamento: 1999

Desenvolvedora: Titus

É de dois? Não (deve ter um multiplayer lá, mas não parece algo muito real, sério mesmo)

Mídia: Cartucho

Predecessor: Nenhum (GRAÇAS A DEUS!)

Continuação: Nenhum (GRAÇAS A DEUS!)

8 Respostas para “RetroArkade: Superman 64 é tão tosco que lembramos dele até hoje (N64)”

  • 18 de maio de 2014 às 12:16 -

    leandro leon belmont alves

  • o que posso dizer e até imagino é: que os produtores desse jogo acho que preferiram fazer um game de algum personagem da Marvel, não da DC. e nem dá para culpa-los. a culpa do jogo ser ruim é do próprio Clark Kent. o cara já overpower e capaz de voar, não tem como criar fraquezas para o Super, então como criar um jogo de alguém que é QUASE imortal?

    Neverdead tentou e fracassou miseravelmente e nem vou falar do Principe da Persia 4….

    e pelo que sei, não tem um jogo exclusivo do Clark que tenha sido fantabuloso. quase todos foram uma porcaria. o Death of Superman no SNES/MEGA é legalzinho, nem chega a ser mediano.

    • 18 de maio de 2014 às 12:20 -

      Junior Candido

    • Esse Death and Return of Superman é legalizando mesmo, tem um de Master divertidinho também. Mas de fato não tem jogo bom do Superman e boa parte dessa culpa é mesmo do Clark. Espero que essa onda de “humanização” dos personagens ajude a termos algo interessante do Homem de Aço em breve…

      Agora cá pra nós… Eita jogo tosco esse aí! Seja com. Superman, Wolverine, Batman ou quem for…

  • 18 de maio de 2014 às 13:37 -

    Paulo Macedo Junior

  • Toda vez que penso nesse jogo a única coisa que me vem na cabeça é: “POR QUÊ?!” :/

  • 18 de maio de 2014 às 16:09 -

    Dactar

  • KKKKKK isso resumo muito!

    “…O Homem de Aço poderia estar salvando o mundo, mas não, ele tem que ficar passando por dentro dessas argolas!”

    O jogo foi mal feito e mal pensado.Quem desenvolveu o “roteiro” não teve um mínimo de respeito aos fãs de games ou fãs do Superman.Quando jogam a culpa no ET do Atari como pior jogo da história dos games,eu sempre lembro que existe este jogo aqui do N64.Feito muito tempo depois e numa plataforma MUITO mais poderosa.Isso sim é imperdoável.
    No fim das contas,essas pérolas alegram a história dos games com seus bugs e tosqueiras.Claro,olhando para o passado,porque deve ter sido fod@ o arrependimento de vários jogadores que provaram deste cartucho na época,ou pior,compraram ele sem saber o que estava levando pra casa.

  • 29 de maio de 2014 às 01:11 -

    antonio

  • Po eu aluguei esse jogo e tinha ele como um dos piores que já joguei na minha vida, agora veio a confirmação rsrs.Muito legal isso, depois de tanto tempo ver isso aqui. O N64 foi meu xodó mas tinha muito jogo lixo pra ele,dava pra fazer uma lista se eu lembrasse de todo dinheiro que perdi alugando. Mas com certeza 007 Golden Eye, mario 64 e zelda ocarina of time, banjo koozie, homem aranha e outros poucos, salvam meu N64 da vergonha. Engraçado que vim parar aqui pq tava procurando RPG estilo anime para xbox 360.

    • 4 de fevereiro de 2017 às 21:18 -

      carlos eduardo

    • ISSO É UMA GRANDE VERDADE O QUE VOCE FALA E COMO QUE ESSES CARAS DA DC TIVERAM ESSA IDEIA NA CABEÇA DE FABRICAR UM JOGO DESSES NOSSA EM 1999 FOI LANÇADO UM JOGO CHAMADO PÉPSIMAN APESAR DELE METER A PROPAGANDA DA PÉPSI NA NOSSA CARA A JOGABILIDADE ERA SUAVE E OS GRÁFICOS ERAM MUITO BEM-FEITOS SEM MENSIONAR AS COISAS DA PÉPSI QUE APARECIAM. RESUMINDO SUPERMAN 64 É O PIOR JOGO JÁ FEITO NESTE UNIVERSO ÁTE HITLER IRIA SE UNIR COM A GENTE PRA CRITICAR ESSE JOGO NA CÁRA DA DC COMICS.

  • 4 de fevereiro de 2017 às 21:13 -

    carlos eduardo

  • NOSSA NEM ACREDITO QUE ESSA DC COMICS INVENTOU ESSE JOGO DE BO*TA ESSE JOGO TEM DE TUDO PARA SER PÉSSIMO #=1 &=,0 MINHA NOTA PARA ESSE JOGO #&

  • 2 de junho de 2017 às 14:11 -

    nori

  • Como podem falar mal desse jogo???
    Baseado no superman animated tendo uma historia primirosa
    Conceitos baseados em star fox ( voar por dentro de argolas)
    Lançado pro console mais popular na época
    O melhor super 3d ja feito até entao
    Uma metropolis digna de zona fantasma
    Equilibraram o superman pra ter poderes limitados pra n parecer op demais
    Um jogo que na época foi nostalgico e me fez ter saudades do superman do 2600
    Sem duvida se tornou um dos jogos mais lembrados na historia ( a Titus fez de caso pensado)
    É o jogo mais desafiador da historia dos games
    Na época que foi lançado foi campeão de comentarios em revistas especializadas
    Muita gente compra o cartucho pelo desafio extremo
    Ele era exatamente o jogo que combinava com o joypad do n64
    O jogo mais marcante da historia ( quem jogou na epoca nunca esquece)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *