RetroArkade: tire o pó de seu 486 e vamos jogar de novo os clássicos do Windows 3.x!

22 de junho de 2014
Autor: Junior Candido

RetroArkade: tire o pó de seu 486 e vamos jogar de novo os clássicos do Windows 3.x!Em 1993 a gente não tinha Facebook, Twitter, Youtube e ás vezes nem Internet. Então se a gente quisesse se divertir em nossos computadores, ou desenhávamos no Paint ou jogávamos divertidos jogos para o Windows 3.11 que você vai relembrar agora!

Os tempos eram outros em 1993: a Internet era algo que ainda engatinhava em nosso país e era disponível para poucos (entenda: ricos); além disso, o conteúdo era muito baixo, comparado ao que temos hoje. Ainda não tínhamos o hábito de jogar em um computador, apesar de já existirem jogos épicos como Doom e Wolfenstein. Então o papo era ficar mesmo em nossos videogames até enjoar, ficando depois um tempo no computador, mesmo que fosse para fazer nada. Confesse que sua diversão no computador era fazer descanso de tela em 3D com seu nome, confesse!

Entre desenhos no Paint e horas fazendo “documentos” pra nada no Word, tínhamos a disposição alguns joguinhos no saudoso Windows 3.11. Alguns mais, outros menos, mas com certeza você que viveu esta época vai se lembrar de alguns jogos que vou citar aqui. Mas antes de começar… vamos relembrar o “início” do Windows 3.11? Desta vez sem o barulhão do HD (chamado naquela época de Winchester):

Lembrando que temos uma matéria com o Top 10jogos pro Windows 3.1“. Mas mesmo assim, te convido a rever alguns e conhecer algum novo clássico que só precisavam de um disquete para fazer muita gente feliz. (Já aviso: os jogos que aparecerem em versão acima do Win 3.x é apenas para ilustrar, já que não foi encontrado algum vídeo com o jogo rodando no sistema clássico).

SKI FREE

O jogo do esquiador preferido de onze entre dez jogadores de Windows 3.x apresenta um cenário branco de neve, árvores, e um Yeti para perseguir nosso personagem. O jogo tem começo, mas parece que não tem fim, mas não importa pois o divertido é descer uma montanha “interminável” e passar bons momentos desviando de tudo. Existe uma versão do jogo para jogar no navegador, que tem até uma mensagem social bem interessante, confere aí!

JEZZBALL

Duas bolas (o número aumenta com o passar das fases) devem ser isoladas em espaços pequenos no tabuleiro na tela. Clicando na área livre, uma parede é construída. Deixe a bola acertar a parede em construção e você fica com uma vida a menos. Complete 75% do tabuleiro e evite as bolas de passarem desta área e fase concluída. Viu como a gente era feliz com pouco e não sabíamos?

A SOBERANA “PACIÊNCIA”

O jogo tem como nome original “Solitaire”, óbvio nome para um jogo que não precisa de mais que um jogador e é um excelente passatempo para momentos de “solidão”, sejam eles bons ou ruins. E assim, colocando cartas em número decrescente na tela e completando cada um dos quatro naipes, Paciência veio, viu e venceu. Venceu tanto que vinte e um anos entre o jogo e esta matéria se passaram e ainda tem muita gente preferindo matar o trabalho com Paciência do que no Facebook.

O SEMPRE PRESENTE “CAMPO MINADO”

Outro clássico de sempre. Um número de blocos na tela onde ao clicar, você pode abrir algum espaço livre de perigo, pode receber dicas com números indicando a proximidade do perigo ou clicar numa mina e acabar com tudo. Tão simples e tão viciante. Será que os soldados caçadores de minas da Segunda Guerra pensaram na possibilidade de seu perigoso serviço se tornar um jogo tão legal?

BANG BANG (QUE GUNBOUND O QUE, RAPÁ!)

O pai do Gunbound e qualquer jogo de tiro. Cenário de Paint, cliparts de canhões, nuvens e bandeiras. Acerte o ângulo, mire respeitando a direção do vento (disponível apenas por um texto indicando na tela), prepare, aponte e… FOGO! Alegria geral de acertar o seu amigo e acabar com o tanque dele com o extra de ver a frustração dele ao vivo e não por um emoticon de chat.

BOW AND ARROW

Acho que não temos muito o que falar aqui. O negócio é passar a tarde toda mirando e acertando bexigas, bolhas com abelhas e fantasmas e ser feliz!

DESTROYER

Um dos jogos mais legais que a gente não joga mais. Batalha Naval é legal demais, tendo que adivinhar aonde o navio do seu adversário está na tabela e ir afundando navios pequenos e grandes encouraçados. Como extra na versão de computador, animações muito bacanas — para a época — e a glória das imagens em 256 cores.

SINK SUBMARINE

Submarinos “do mal” vivem por baixo do mar enquanto seu navio “do bem” tem que destruir todos os eles para passar de fase e como sempre, com os números de submarinos aumentando fase a fase. Destaque para o aviãozinho pedindo para registrar o jogo quando ele está na versão Shareware. Não sabe o que é shareware? Então parabéns pois é um leitor novo mas que já curte os clássicos.

E você que matou saudade relembrando de sua infância ou adolescência curtindo estes jogos, é hora de retirar seu presente. Presente? Isso mesmo! Separei para você nada mais nada menos que 35 desses joguinhos clássicos para rodar no seu computador e matar saudade pra valer!

7 Respostas para “RetroArkade: tire o pó de seu 486 e vamos jogar de novo os clássicos do Windows 3.x!”

  • 22 de junho de 2014 às 20:09 -

    Leandro

  • bons tempos. Eu lembro de um jogo que eu jogava no meu 386 que era parecido com worms, mas era dois macacos que jogavam banana um no outro. voce tinha que dar as coordenadas pra tentar acertar o outro macaco. Alguém lembra desse?  

  • 22 de junho de 2014 às 20:10 -

    Leandro

  • 22 de junho de 2014 às 20:16 -

    Leandro

    • 23 de junho de 2014 às 12:56 -

      Junior Candido

    • Tinha um que gostava que chamava “martelar o presidente” onde você tinha que martelar o… presidente kkkk mas não achei nada sobre pra postar.

      • 9 de junho de 2016 às 11:29 -

        Deborah Leme

      • Era o saco roxooooooo!!!!! meu pai q nostalgia!!!!

  • 23 de junho de 2014 às 01:22 -

    Joao

  • Quanta nostalgiaaa!! Lembro perfeitamente de cada um destes jogos!! Hahaha vcs estao mandando muito bem nos posts do “retroarkade”!! :)

    • 23 de junho de 2014 às 12:27 -

      Junior Candido

    • Valeu! Pelo seu avatar você vai ficar feliz em dobro em um post futuro. =D

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *