Crysis 2 (PC, PS3, X360) Review: Muita ação em um FPS quase perfeito

17 de abril de 2011

Crysis 2 (PC, PS3, X360) Review: Muita ação em um FPS quase perfeito

Crysis 2 tinha uma missão muito difícil pela frente: superar o elogiado game original de 2008 e inovar em um gênero atualmente dominado pela série Call of Duty. Felizmente a Crytek e a Electronic Arts conseguiram não apenas fazer bonito, como criaram um dos melhores e mais inovadores FPS dos últimos tempos.

A trama de Crysis 2 acontece no ano de 2024, em plena cidade de Nova York, que está sendo destruída por uma série de fatores: há um vírus dizimando a população, um bando de aliens hostis resolveu desembarcar na cidade e , para se proteger, o governo se aliou a um conglomerado de segurança e transformou as ruas em verdadeiras zonas de guerra militarizadas.

Para tentar dar um jeito neste caos todo, um fuzileiro chamado Alcatraz é equipado com a estilosa nanosuit – o traje futurista de combate que é marca registrada da série – e vai se aventurar pela cidade em ruínas.

Embora a trama do single player pareça um pouco confusa com vírus letais, conspirações governamentais e alienígenas malvados, a história do jogo é bem interessante, e consegue manter o jogador ligado o tempo todo. O começo pode ser meio devagar, mas depois que “pega no tranco”, o desenvolvimento da narrativa progride de maneira empogante.

Crysis 2 (PC, PS3, X360) Review: Muita ação em um FPS quase perfeito

E este é o primeiro ponto positivo do game: em um gênero onde o foco geralmente fica por conta do multiplayer, a Crytek acertou ao valorizar a história individual, permitindo que mesmo os jogadores que não jogam online desfrutem de uma experiência de jogo satisfatória e relativamente longa, já que para terminar o game você terá que investir em média 10 horas em frente a tela, o que é muito superior aos FPS atuais.

A liberdade que o jogo propicia contribui muito com a diversão da campanha para um jogador. Embora a narrativa progrida de maneira bem linear, Crysis 2 não é um jogo engessado, pois permite que o jogador se vire da maneira que achar melhor, e crie sua própria maneira de jogar. Verdade seja dita, o single player de Crysis 2 é um dos melhores que vimos em um FPS em muito tempo.

Outro ponto que ajuda na imersão de Crysis 2 é a nanosuit. O moderno traje de batalha do protagonista permite que os desafios sejam encarados de maneiras bem distintas: você pode usar táticas stealth, se aproveitando dos recursos de invisibilidade que a roupa oferece, sair quebrando tudo usando o boost de força e velocidade do traje, ou ainda aproveitar a defesa extra que o modo armor apresenta para aguentar o tranco em momentos extremos.

Crysis 2 (PC, PS3, X360) Review: Muita ação em um FPS quase perfeito

Porém, as habilidades da nanosuit devem ser usadas com muito cuidado, visto que drenam a barra de energia da mesma. A cautelosa utilização das habilidades do traje torna a jogabilidade de Crysis 2 única no gênero, pois ao mesmo tempo em que lhe fornece poderes extraordinários, o jogo toma sua energia como pagamento. Cabe a você usar a nanosuit com sabedoria, e combinar todas as habilidades para encontrar maneiras práticas e originais de superar os obstáculos do game.

A maneira como o jogador “vê” o game também garante imediata identificação com a nanosuit. A partir do momento em que você começa a jogar, praticamente tudo acontece com visão em primeira pessoa. Com este efeito você realmente vai se sentir vestindo o traje cada vez que reiniciar seu jogo!

Para manter a coerência da ideia, a Crytek criou toda a interface do game baseada neste princípio de visão por dentro do traje. A mira, o mapa, a barra de energia da nanosuit e até o arsenal de armas que você possui são mostrados na tela na forma de ícones digitais, como se estivessem “projetados” no visor do capacete da nanosuit.

E já que começamos a abordar o aspecto visual de Crysis 2, vamos logo ao que interessa e falar dos gráficos do game: definitivamente os gráficos de Crysis 2 estão entre os melhores já lançados. Ousamos dizer até que Crysis 2 é o game mais bonito que vimos até hoje.

Crysis 2 (PC, PS3, X360) Review: Muita ação em um FPS quase perfeito

Não estamos falando apenas da construção primorosa dos cenários e das animações fluentes dos personagens, mas do visual como um todo: os efeitos de luz, as texturas, as explosões, e reflexos, tudo é espetacular, produzido com um esmero que deixa até o mais cético dos jogadores de queixo caído.

A Crytek sabe que fez um bom trabalho e não tem vergonha de mostrar: em Crysis 2 não há corredores escuros, cantos sombrios, nem qualquer outro artifício geralmente utilizado para esconder pequenas imperfeições. O visual do game é sempre clean, desobstruído, e nem mesmo a constante fumaça de explosões e escombros consegue esconder a beleza do game.

Com tanta coisa na tela, vale ressaltar também o cuidado da produtora em tornar os cenários grandes playgrounds interativos: você pode interagir com inúmeros objetos na sua frente, e todas elas reagirão de maneira bem convincente. Você pode inclusive forjar armadilhas para os inimigos, atraindo-os para um canto e em seguida atirando um carro em cima deles, por exemplo.

A equipe Arkade testou a versão PC do jogo, e é impressionante como a taxa de framerate é estável. Mesmo jogando com as configurações no nível mais alto, o jogo roda suave e é muito mais leve que seu antecessor. As versões para Playstation 3 e Xbox 360 apresentam algumas quedas de framerate, mas dada a riqueza visual do game, fugir disso seria praticamente inevitável, e é louvável o esforço da Crytek em adaptar um jogo com visual tão rico para os consoles.

Crysis 2 (PC, PS3, X360) Review: Muita ação em um FPS quase perfeito

Se o single player só nos deu alegrias, o mesmo não pode ser dito das partidas online. Não nos entenda mal: o sistema de jogo online é competente, mas durante nossos testes, os servidores estiveram instáveis, e sofremos muitos bugs que comprometeram a diversão das partidas na rede. Em determinado momento, por exemplo, perdemos todo o progresso que haviamos feito no modo multiplayer, e tivemos que começar tudo novamente, o que foi bem frustrante.

Fora isso, as habilidades da nanosuit até acrescentam um pouco de novidade aos combates online, mas os modos de jogo não apresentam nada que já não tenhamos visto na série Call of Duty e seus derivados. Killstreaks, customização de classes, Perks, enfim, tudo o que já vimos em outros games do gênero está presente aqui, sem muita inovação. Apesar disso, quem curte o modo online de Call of Duty certamente vai se sentir em casa aqui, também.

Finalizando, Crysis 2 é um jogo que surpreende em todos os aspectos técnicos, e melhora praticamente todos os fatores do jogo anterior, que já era excelente. Com boa história, boa jogabilidade e visual fantástico, este jogo certamente poderia destronar o onipotente Call of Duty se tivesse um pouquinho mais de cuidado com seu multiplayer. Mesmo assim, Crysis 2 é um título praticamente obrigatório na estante de todo gamer que curte um bom FPS.

12 Respostas para “Crysis 2 (PC, PS3, X360) Review: Muita ação em um FPS quase perfeito”

  • 17 de abril de 2011 às 14:26 -

    Renan

  • Quero jogar!!!!!!

    • 17 de abril de 2011 às 17:56 -

      king of kings

    • tbm quero jogar mas nao tenho dinheiro nem pra ir numa lan house. kkkkkkk tragico

  • 17 de abril de 2011 às 15:14 -

    Lucas

  • 17 de abril de 2011 às 15:40 -

    High Summoner

  • eu joguei quando vazou mas ele não conseguiu me prender jogando,seila só não me atraiu.

  • 17 de abril de 2011 às 15:43 -

    Vitor Castro

  • AWESOMEEEEE

  • 17 de abril de 2011 às 17:18 -

    zecarlos

  • como sempre faco normamente baixo o game pra ver se presta e dai compro o original,no caso de crysis2 nao comprarei,pois ao meu entender nao vale apena,mesmo com graficos,jogabilidade e desfio interessante,o resto permanece e nao acrescentao muita novidade como era de se esperar,pois qual franquia se arrisca em novidades nao e mesmo,temos ai call of duty e battlefield que nao em deixa mentir,trilhos e corre e atira,corre e atira

    mas considero ainda crysis2 melhores que seus concorrentes,mesmo eu nao gostando do vi

    vou ficar com meu crysis 1 mesmo

  • 18 de abril de 2011 às 12:18 -

    Icaro Silva

  • Crysis 2 tem a melhor campanha single-player que eu já vi em um FPS. Sério. Nenhum COD chega nem perto. Os inimigos tem uma inteligência artificial incrível (chega perto da AI do Halo), enfim. Jogo vale sim apena ser comprado.

  • 18 de abril de 2011 às 19:58 -

    killpro

  • zerei é bonzinho é melhor q o 1 e a historia naum é chata mais ainda sim prefiro o mw2 naum sei pq mais esse jogo me ensinou oq é jogo fps

  • 18 de abril de 2011 às 20:27 -

    Rubens

  • olha kra eu comprei faz tempo é dificil vc vai sozinho contra um exercito entero e meio que perde a graça

  • 19 de abril de 2011 às 02:01 -

    RyogaBr

  • zerei o jogo achei legal a jogabilidade q eh bem inovadora essa nanosuit eh demais, e a liberdade pra usar varios tipos de arbodagens contra os inimigos e o grafico tambem nem se fala neh achei muito divertido, unica desvatagem q vejo em relação aos outros eh o tema mesmo do jogo muita gente nao curte muito fps meio fantasiosos ou com monstros e ets sei la e com inimigos q vc tem q gastar quase toda sua munição pra matar. eu gosto de qualquer tipo de fps entao pra mim ta aprovadissimo perfeito o jogo canditado a melhor fps do ano battlefield 3 vai ter q comer muito feijão ateh o fim do ano pra superar esse jogo ai kkkk

    • 20 de abril de 2011 às 02:07 -

      Alexo Mello

    • Bacana. Bastante elogios. Eu ainda vou esperar o jogo sair em mídia física nas lojas porque estou achando o preço no Steam meio alto para distribuição digital e também não tenho pressa (acabei de colocar o Portal 2). Mas como fã de 1ª pessoa/tiro e Crysis, deve ser um título a ser adquirido. Tomara que o jogo em rede também dê uma vida mais longa ao jogo, já que acho considero que as campanhas acabam não pagando o jogo totalmente.

  • 3 de julho de 2012 às 22:07 -

    Ricardo A. Jr Kobayashi

  • O multiplayer desse jogo só pode é possível com uma conta do Xbox Live ou dá pra jogar com dois controles?

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *