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FIGHTER II
STREET
Ano III  -  Edição 38Ano III  -  Edição 38
Editorial
‘indice
Editor-chefe
Raphael Cabrera
Redação
Rodrigo Pscheidt
Design
Erick Drefahl
Alan Daniel Ferreira
Marketing
Suzane Skroch
Colaboradores
Henrique Gonçalves
Renan do Prado
Eduardo Diamenti
Fernando Paulo
Alexo Mello
Guilherme Pacelli
Maurício Piccini
Revista Arkade - Rua Lamenha Lins, 62, 3° Andar,
CEP 80250-020 - Centro - Curitiba/PR, Brasil
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A Arkade é uma revista digital totalmente gratuita. Venda proibida.
ISSN 2175 - 4071
Meu primeiro Hadouken
         ma das minhas experiências mais marcantes
         como gamer foi com mais ou menos 10 anos,
         quando joguei Street Fighter II nos arcades
pela primeira vez. Na época eu jogava o NES em
casa, e não tinha experiência nenhuma em jogos de
luta 2D, ninguém tinha. Pensei em escolher um per-
sonagem forte, e escolhi o gordão E. Honda. Ganhei
duas lutas e perdi na terceira, mas o jogo não saiu
da minha cabeça por dias. Eu comprava revistas só
para poder ver aquelas imagens pixeladas de 16 bits
e sonhar com o jogo. Raras foram as vezes em que
pude voltar ao fliperama para jogar, e mesmo assim
não conseguia fazer uma meia lua pra frente. Anos
depois um vizinho meu comprou um super lançamen-
to, o Super NES! Fui jogar na casa dele, e nesse dia
aprendi a soltar um Hadouken com o Ryu, mesmo
fazendo uma meia-lua desengonçada, com a cami-
seta no dedo para deslizar melhor. Muitos gamers
possuem memórias como esta e eu convido vocês a
comentarem no nosso post desta edição como foi sua
primeira experiência com Street Fighter II. Relaxe e
aproveite, seja bem-vindo à Arkade.
U
w
CLÁSSICO
PERSONAGENS
EQUIPAMENTO
GAMER
CURIOSIDADES
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STREET FIGHTER II
Street Fighter II é simplesmente o game que definiu o conceito de jogo de luta como
                  o conhecemos. Relembre este clássico com a gente!
classico
FICHA TÉCNICA
Plataformas
Jogadores
1 ou 2 jogadores
Gênero
Luta
Produtora
Capcom
Publisher
Capcom
Produtor
Yoshiki Okamoto
Lançamento
1991
ESRB
+13 anos
         o ano de 1991, o mundo dos games
         recebeu um de seus maiores clássi-
         cos: um jogo que se tornou referência
para o gênero e, de quebra, se tornou uma
das franquias mais bem-sucedidas de todos
os tempos: em março daquele ano, a Cap-
com lançava Street Fighter II nos arcades.
N
Embora a série Street Fighter tenha começa-
do em agosto de 1987, foi com Street Figh-
ter II que o game ganhou seu lugar ao sol.
O primeiro jogo serviu apenas de rascunho,
pois tanto em termos de visual quanto de
jogabilidade, foi com o segundo game que a
Capcom se destacou e iniciou uma verdadei-
ra enxurrada de fighting games 2D nos arca-
des de todo o mundo.
A revolução de Street Fighter II começou
com sua nova mecânica de jogo, que nos
apresentou comandos que demandavam
certa prática para serem dominados, mas
que recompensavam o jogador com magias e
golpes especiais para lá de estilosos.
O controle impreciso do primeiro game tor-
nava o simples ato de soltar uma magia algo
complicado e frustrante. Para o segundo
game da série, a Capcom tratou de dar um
belo polimento aos controles, consolidando
comandos que hoje fazem parte do imagi-
nário gamer, como “meia lua para frente +
soco” ou “meia lua para trás + chute”.
classico
Quem jogou este clássico nos arcades cer-
tamente lembra da emoção de ter soltado
seu primeiro hadouken (muitas vezes sem
querer) e de todas as fichas que foram usa-
das enquanto se tentava descobrir todas as
possibilidades de golpes especiais de seu
personagem favorito.
Quando outro jogador colocava uma ficha
para te desafiar, a frase “here comes a new
challenger” surgia na tela, avisando que esta
era uma luta muito importante, pois perder
para tanto para um amigo quanto para um
um desconhecido qualquer era algo bem des-
moralizante nas casas de arcade.
Street Fighter II se destacou também por
seu elenco, que nos entregou personagens
que estão até hoje entre os mais queridos do
mundo dos games. Se no primeiro game da
série o jogador não tinha escolha e só podia
jogar com Ryu (um Ryu ruivo e de sapati-
lhas, diga-se de passagem), na sequência
tínhamos nada menos que oito personagens
selecionáveis. Hoje isso pode parecer pouco,
mas na época foi uma inovação e tanto!
Embora nos games posteriores a Capcom
tenha aprofundado as motivações dos perso-
nagens, adicionando uma trama onde a orga-
nização secreta Shadaloo possui seus planos
maquiavélicos de dominação global, Street
Fighter II não se mostrava muito preocupa-
do com a história, preferindo soar como um
grande torneio mundial de artes marciais, o
torneio World Warrior, onde lutadores de di-
versos países se enfrentavam.
classico
PERSONAGENSPERSONAGENS
Personagens
RyuRyu
“Herói” do primeiro game da série, Ryu é tido
até hoje como um mascote extra-oficial da
Capcom, ao lado de Mega Man, e representa o
Japão, sua terra natal, no torneio World War-
rior. Ryu é um adepto do Ansatsuken, termo
que embora não designe uma arte marcial
específica, seja utilizado para classificar qual-
quer tipo de arte marcial onde o objetivo do
praticante é derrotar o oponente com as pró-
prias mãos.
Ryu não parece ter nenhum tipo de grande
objetivo ao entrar no torneio: o que ele quer
é basicamente testar sua força contra os
maiores lutadores do mundo. Sempre focado
em se tornar o melhor, ele está constante-
mente testando seus limites, praticando téc-
nicas como o Hadouken à exaustão.
Embora a história de Ryu não seja devida-
mente mostrada em Street Fighter II, no
decorrer da série descobre-se que quando
criança ele se tornou órfão e acabou sendo
adotado por Gouken, que lhe apresentou o
mundo das artes marciais.
Seu desejo de vitória é tão intenso que
muitas vezes ele acaba sucumbindo, e seu
poder toma conta de sua mente, transfor-
mando-o no Evil Ryu que bem conhecemos.
Seu rival no torneio é Sagat, embora pos-
teriormente ele tenha comprado briga com
Akuma, que assassinou seu mestre.
Golpes Especiais
Hadouken
Tatsumaki Senpukyaku
Shoryuken
Ken MastersKen Masters
Embora tenha surgido como uma espécie de
“clone” norte-americano de Ryu, o passar
dos anos serviu para mostrar que eles são
personagens completamente diferentes, em-
bora pratiquem o mesmo estilo de luta e do-
minem técnicas especiais muito semelhantes.
Ken participou do primeiro torneio apenas
como player 2, mas no segundo jogo de-
monstrou que já estava se afastando da ima-
gem de cópia de seu amigo japonês. Enquan-
to Ryu especializou-se no Hadouken, Ken
preferiu se dedicar ao Shoryuken, aperfeiço-
ando-o a tal ponto que chamas saem de seu
punho quando realiza o golpe.
Embora nunca tenha ficado claro, há indí-
cios de que Ken teria vencido Ryu no torneio
de Street Fighter II. Considerando que foi
Ryu quem convidou-o para o torneio, a vitó-
ria acabou desmoralizando o amigo, que se
tornou ainda mais obstinado em se tornar o
melhor.
As semelhanças de Ken com Ryu não são
mera coincidência: quando criança, Ken
também foi treinado por Gouken. Seu pai,
que era um rico empresário, achava que o
filho precisava de disciplina se almejava her-
dar a fortuna da família, e nada melhor que
um bom treinamento em artes marciais para
isso. Embora seja seu melhor amigo, Ryu
também é seu rival, dividindo o posto com
Rufus e Karen.
Hadouken
Tatsumaki Senpukyaku
Shoryuken
Golpes Especiais
Personagens
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E RECEBA AS PRÓXIMAS EDIÇÕES NO SEU E-MAIL
E. HondaE. Honda
Mesmo sendo mais um representante ja-
ponês no torneio, E. Honda não poderia ser
mais diferente de Ryu: com seus mais de
120 quilos, ele se especializou no Sumô, arte
marcial muito popular no japão, onde força
bruta e velocidade se encontram ara desen-
cadear golpes poderosíssimos.
Embora posteriormente tenha sido mostra-
do que E. Honda também entrou no torneio
para investigar a organização Shadaloo, seu
objetivo inicial era basicamente mostrar ao
mundo que os praticantes de sumô também
poderiam ser grandes lutadores, afinal, o
preconceito com a luta fora do Japão era
bastante grande.
E. Honda é um dos melhores exemplos de
que um personagem com um estilo de luta
que foge dos padrões pode se tornar um
grande lutador, visto que em mãos habi-
lidosas, as técnicas de sumô de Honda se
tornam devastadoras. Embora não tenha
sérias rivalidades com ninguém, Honda não
vai muito com a cara de Sodom, e mantém
rixas amigáveis com El Fuerte e Zangief.
Hundred Hand Slap
Sumo Headbutt
Sumo Smash
Personagens
Golpes Especiais
Chun Li
Famosa por suas pernas grossas, esta bela
chinesa não só foi a primeira mulher a inte-
grar o elenco de Street Fighter; Chun Li foi
também a primeira personagem feminina em
um jogo de luta!
Versada nos estilos Tai Chi e Kempo Chinês,
Chun Li se destaca por sua velocidade, com
chutes tão rápidos que fica difícil enxergar
os pés da moça! Bela e mortífera, Chun Li
na verdade é uma agente da Interpol, que
entrou no torneio World Warrior para captu-
rar M. Bison, o cabeça da Shadaloo, acusa-
do de matar seu pai.
Figurinha carimbada em diversos eventos de
cosplay, o qipao, roupa típica chinesa que
Chun Li veste, alimenta as fantasias de mui-
tos gamers. Claro que ela usa uma versão
mais curta do qipao, mas somada às botas,
aos braceletes com espinhos e ao seu pen-
teado estilo “garotinha” acabaram transfor-
mando a personagem em um verdadeiro sex
symbol do mundo dos games.
Chun Li odeia todos os remanescentes da
Shadaloo - como M. Bison, Vega, Balrog -,
embora também tenha muitos aliados em
sua missão de derrubar a Shadaloo. Guile,
Cammy, Ryu, Ken e Sakura são alguns dos
personagens que estão ao seu lado nesta
briga, embora ela não hesite quando precisa
enfrentá-los no torneio.
Lightning Kick
Spinning Bird Kick
Personagens
Golpes Especiais
BlankaBlanka
Eis o primeiro lutador brasileiro a dar as ca-
ras em um jogo de luta! Não foi lá a melhor
das representações, afinal, Blanka é basi-
camente um monstrengo que vive no meio
da floresta amazônica. Felizmente, ele é um
monstengo muito carismático, e conseguiu se
tornar um personagem extremamente queri-
do entre os fãs.
Sua origem é bem misteriosa, e já foi conta-
da de maneiras bem distintas: há menções
de que Blanka era um sujeito muito pálido
(chamado erroneamente de “hombre blanco”,
como se falássemos espanhol aqui no Brasil)
que se perdeu na mata e lá, passou por al-
gum tipo de experiência bizarra.
Já nos games mais recentes, é mostrado
que Carlos Blanka sobreviveu a um desas-
tre aéreo e foi encontrado por M Bison, que
realizou bizarras experiências genéticas com
ele. Sua pele teria se tornado verde pela
clorofila consumida em frutas e raízes, e sua
habilidade de dar choques elétricos, inspira-
da nos poraquês, peixes-elétricos que vivem
no rio Amazonas.
Com um estilo de luta bestial e desregrado,
Blanka apela para mordidas, arranhões e
suas famosas “bolinhas”, Blanka é um per-
sonagem forte, que mesmo sendo uma fera,
conseguiu fazer alguns amigos: ele é amigo
de Dan e Sakura, mas não vai com a cara
do cozinheiro-lutador El Fuerte.
Electric Thunder
Beast Roll
Golpes Especiais
Personagens
ZangiefZangief
Representando a Rússia (ou a antiga União
Soviética) temos Zangief, personagem que é
um gigante feito de músculos, pelos e cicatri-
zes. Com mais de 2 metros de altura e pe-
sando 115 quilos, o lutador é força física em
estado bruto.
Seu estilo de luta mistura elementos da luta
livre de diferentes regiões do mundo, tornan-
do-o uma verdadeira máquina. Em seu leque
de habilidades, não há espaço para magias:
valem apenas agarrões, porradas diretas e
seus famosos pilões.
Extremamente patriota, Zangief adentrou
o torneio World Warrior sob ordens do pró-
prio Mikhail Gorbachev, antigo presidente da
União Soviética, para deter a organização
Shadaloo, que estava espalhando suas garras
de violência e corrupção naquele território.
Apesar de sua aperência assustadora, fora
dos ringues Zangief é um sujeito calmo e
bem-humorado, que curte uma boa vodka e
arrisca uns passos de dança cossaca. Seus ri-
vais no torneio são Ryu, Ken, Guile... e qual-
quer outro personagem que solte magias!
Spinning Piledriver
Double Lariat
Golpes Especiais
Personagens
GuileGuile
Segundo representante dos Estados Unidos
no torneio, Guile aprendeu tudo o que sabe
de artes marciais com Charlie, amigo e tutor
que conheceu enquanto fazia parte da força
aérea norte-americana.
Sua principal motivação para entrar no tor-
neio World Warrior é capturar M. Bison, que
matou Charlie. Por este objetivo em comum,
Guile acaba ficando bastante próximo de
Chun Li, que também participa do torneio
apenas como uma desculpa para se aproxi-
mar de Bison.
Com um estilo de luta bem peculiar, Guile
possui uma agilidade que lhe permite dar
saltos mortais mirabolantes, chutes de cabe-
ça para baixo e realizar seus famosos “pen-
tes”, chute circular que se tornou a marca
registrada do personagem, juntamente com
sua magia Sonic Boom.
Dotado da disciplina característica de um
militar, Guile prefere não matar Bison, en-
tregando-o à justiça. Infelizmente, o vilão
suborna e juri e escapa da acusação de ma-
tar Charlie. Com isso, Guile segue em sua
missão de colocar Bison atrás das grades,
encontrando em seu caminho poucos rivais
que tirem o foco de sua missão.
Sonic Boom
Flash Kick
Golpes Especiais
Personagens
DhalsimDhalsim
Para fechar de maneira bem inusitada o
quadro de lutadores da série, eis que a Cap-
com nos entrega Dhalsim, um indiano com a
maior pinta de zen, que se apropria de movi-
mentos de Yoga para desferir seus golpes.
Suas habilidades no Yoga concederam-lhe uma
elasticidade incrível, de modo que ele pode
esticar seus braços e pernas de maneiras que
um homem normal jamais conseguiria. Apesar
disso, ele é um sujeito pacífico, que entrou no
torneio apenas para levantar um dinheiro para
ajudar o povo de sua vila, Kerala.
Com habilidades de levitação e tele-
transporte, Dhalsim ainda pode cuspir
bolas de fogo em seus inimigos, expe-
lindo de suas (enormes) bochechas um
líquido altamente inflamável.
Apesar de ser um sujeito da paz, Dhalsim
conquistou algumas inimizades no decorrer
do torneio. Atualmente, seu principal rival é
Rufus, embora também não goste de Birdie
e Cammy. Para lhe dar força em suas bata-
lhas, sua esposa, Sally, está sempre torcen-
do por ele em seu cenário.
Yoga Fire
Yoga Flame
Yoga Teleport
Personagens
Golpes Especiais
BalrogBalrog
Este enorme boxeador norte-americano teve
uma vida de altos e baixos. Nascido nos su-
búrbios, o jovem Balrog cresceu sobrevivendo
nas ruas, tornando-o um excelente lutador.
Com um pouco de treino e dedicação, suas
habilidades aprendidas na rua conseguiram
transformá-lo em um astro do boxe. O pro-
blema é que esta fama durou pouco, pois
Balrog era uma máquina dentro do ringue:
não bastava dar um nocaute, ele precisava
massacrar seus oponentes.
Este comportamento anti-esportivo fez com
que ele machucasse seriamente diversos de
seus desafiantes. Um lutador até morreu
após uma luta, o que fez com que Balrog
fosse banido da Liga Oficial de Boxe.
Com talento e força, mas sem disciplina,
só lhe restou o submundo. Balrog acabou
se tornando um criminoso, e com isto veio
a chance de ingressar na organização Sha-
daloo, como segurança pessoal do próprio
M. Bison. Balrog possui uma forte rivalida-
de com outro boxeador da série, Dudley,
mas sua treta maior é com Guile, Chun Li,
ou qualquer outro que ameace seu mestre.
Buffalo Head
Dash Straight
Personagens
Golpes Especiais
VegaVega
Reconhecidamente o personagem mais ágil
do jogo, este espanhol vaidoso utiliza uma
máscara  por um motivo extremamente nar-cisista: evitar que seu belo rosto fique des-figurado por conta das porradas.
Descendente de uma rica família espanhola,
Vega cresceu em um ambiente de nobreza
e bajulação, o que deixou-o ainda mais me-
tido. Por tradição de família, aprendeu a se
defender nas arenas de touradas, mas com
o passar do tempo, incorporou elementos de
ninjutsu ao seu estilo de luta.
Sua adoração por fama e fortuna acabaram
levando-o para o circuito das brigas ilegais,
que aconteciam em pequenas arenas fecha-
das na noite espanhola. Equipado com sua
tradicional máscara e uma impiedosa garra
de aço, ele rapidamente se tornou um dos
maiores lutadores de seu país.
Quando tudo ia bem em sua vida dupla -
aristocrata de dia, lutador de noite - uma
tragédia familiar (seu padrasto matou sua
mãe, e Vega matou-o por isso) tirou-lhe de
sua vida fácil, e ele se transformou em um
fugitivo que cometia crimes para sobreviver.
Daí a ser convidado para a guarda pessoal
de M. Bison, foi um pulo.
Rolling Crystal Flash
Sky High Claw
Flying Barcelona Attack
Personagens
Golpes Especiais
SagatSagat
Este gigante tailandês possui um objetivo
muito claro no torneio World Warrior: se vin-
gar de Ryu, personagem que lhe derrotou no
primeiro jogo, e de quebra lhe brindou com a
enorme cicatriz que ele possui no peito.
Aclamado como o maior lutador de Muai Thai
em sua terra natal, Sagat achou que deveria
mostrar para o mundo seu talento, desafian-
do lutadores de todos os cantos do planeta.
Assim, surgiu o torneio World Warrior.
Porém, seu tiro saiu pela culatra, pois ele
acabou sendo derrotado em seu próprio tor-
neio, o que fez com que ele perdesse toda
sua fama e credibilidade nos ringues.
Destituído de seu posto, Sagat acabou buscan-
do suporte no submundo do crime, aliando-se
a M. Bison e à Shadaloo para permanecer no
torneio e buscar sua revanche contra Ryu. Em-
bora defenda Bison, seu maior objetivo navida é voltar a ser o maior lutador do mundo.
Tiger Shot
Tiger Uppercut
Tiger Knee
Personagens
Golpes Especiais
M. BisonM. Bison
O grande vilão do jogo, chefe da Shadaloo
e aspirante a ditador supremo do mundo.
M. Bison é um personagem misterioso pois,
embora lute na Tailândia, é bem pouco pro-
vável que esta seja sua terra natal, poden-
do ser apenas um quartel general, de onde
ele pode supervisionar todas as atividades
criminosas da Shadaloo.
Com incrível força física e capacidades psí-
quicas que lhe concedem habilidades sobre
-humanas, M. Bison é a arrogância em forma
de gente. Ele se acha um deus, e por isso
trata todos os outros - até mesmo seus mais
fiéis servos - como marionetes, despachando
-os caso não lhe tenham mais utilidade.
A história de Bison é um enorme mistério.
Seu traje militar leva muita gente a crer que
ele já serviu à uma causa nobre algum dia,
mas este fato jamais foi confirmado. Seu es-
tilo de luta - conhecido como Psycho Power
- mistura movimentos de artes marciais com
seus letais poderes psíquicos.
Um eterno sádico, Bison está sempre com
um sorriso maníaco no rosto, e não tem
escrúpulos na hora de conseguir o que
quer, assassinando erealizando lavagem
cerebral ou outros tipos de experiências
sinistras em seus inimigos. Por tudo isso,
Bison é odiado por Chun Li, Guile, Blanka
e diversos outros personagens.
Psycho Crusher
Scissor Kick
Head Stomp
Personagens
Golpes Especiais
Equipamento  gamer
         odo gamer hardcore concorda: um PC
         perfeito para jogos não possui apenas
         uma boa placa de vídeo e um processa-
dor rápido. Periféricos como headphones, mou-
se e teclado de qualidade fazem toda a diferen-
ça na hora da jogatina. E foi pensando nestes
gamers que a ThermalTake colocou no mercado
o teclado ThermalTake eSports Challenger.
T
Tt eSPORTS CHALLENGER
TECLADO
O Challenger possui design futurista, teclas
macias e a logo da TT vermelha na parte da
frente, que acende e brilha no escuro quando
o teclado está ligado. Um pequeno ventila-
dor acompanha o teclado, e pode ser extre-
mamente útil para jogadores que suam nas
mãos na adrenalina do jogo.
O ventiladorzinho pode ser acoplado tanto
do lado direito - na direção das teclas WASD
- para jogadores de FPS, ou do lado esquer-
do - em direção ao pad numérico - para
jogadores de MMO e outros RPGs. Uma por-
ta USB na parte posterior do teclado permite
que você utilize-o como uma extensão para
conectar outros periféricos e gadgets no
próprio teclado.
O Challenger está disponível no padrão
ABNT2 e tem um custo-benefício bacana. Um
teclado funcional e estiloso que carrega a
marca da ThermalTake, sinônimo de qualida-
de para PC gamers.
Curiosidades
Curiosidades Diversas
Esta muita gente já conhece: o nome
dos chefes de Street Fighter II: The
World Warrior sofreu grandes mudan-
ças ao ser trazido do Japão para os
Estados Unidos. O boxeador Balrog
originalmente se chamava M. Bison
(uma referência ao atleta Mike Ty-
son), mas a Capcom decidiu mudar
isso para não sofrer um processo.
Então, além do boxeador que era M.
Bison, o vilão que nós conhecemos
como M. Bison se chamava Vega,
enquanto o nosso Vega ( de másca-
ra e garra) era Balrog. Nesta confu-
são toda, apenas Sagat manteve seu
nome intacto na conversão.
Se você quer acompanhar a trama
da série, deve saber que o desenrolar
dela é bem intrincado: os games que
melhor apresentam o pano de fundo
dos personagens são os da série Alpha/
Zero. A cronologia da série começa no
Street Fighter original, passa direto
para os games Street Fighter Alpha 2
e 3, então vai para o Street Fighter II
Turbo, Street Fighter IV, Super Street
Fighter IV: Arcade Edition, Street Fi-
ghter 3 Second Impact e, finalmente,
Street Fighter 3 Third Strike. Difícil vai
ser entender a continuidade da narrati-
va no meio desta zona!
Quem são os personagens que bri-
gam na abertura de Street Fighter II?
Muita gente se pergunta isso, mas
a resposta é simples: eles são Joe e
Mike, personagens do primeiro game
da série. Eles sequer estão no segun-
do game, mas pelo jeito a Capcom
não se deu conta disso até Super
Street Fighter II: The New Challen-
gers, onde a abertura deles foi subs-
tituída pela clássica animação de Ryu
preparando seu Hadouken.
Na tela de vitória de Ryu em Street
Fighter II, vez ou outra pintava a frase
“You must defeat Sheng Long to stand
a chance”, o que traduzindo seria algo
como “você deve derrotar Sheng Long
para ter uma chance”. Mas quem dia-
bos é este Sheng Long?
Na verdade, ninguém. O mito de Sheng
Long nada mais é do que um erro de
tradução. O golpe Shoryuken, também
conhecido como “Rising Dragon Punch”,
é escrito em japonês de maneira deve-
ras confusa. Na época que o game foi
trazido para o Ocidente, o mundo não
era tão globalizado, de modo que algu-
mas traduções acabavam sendo feitas
“no chute”.
Basicamente, houve uma gafe do tra-
dutor, que ao invés de traduzir o nome
do golpe para Shoryuken ou Rising
Dragon Punch, traduziu-o como Sheng
Long (os caracteres japoneses para as
palavras eram muito semelhantes). No
contexto da frase, ficou a impressão
de que Sheng Long é uma pessoa. Se
traduzida literalmente do japonês a
frase dita por Ryu deveria ser “se você
não consegue superar o Rising Dragon
Punch, não pode vencer!”
Por ser um clássico tão famoso, Street
Fighter II apareceu algumas vezes no
Guinness Book, o Livro dos Recordes.
Porém, suas aparições são bem inusi-
tadas: o game recebeu recordes como
“primeiro jogo de luta a apresentar
combos”, “jogo de luta mais copiado”
e até mesmo “jogo que mais consu-
miu fichas de arcade dos jogadores”!
Outro erro de tradução que acabou
sendo incorporado à mitologia da
série está no nome da Organização
Shadaloo. Originalmente, ela deveria
se chamar Shadowlaw (algo como
“Lei das Sombras”).
O mito de Sheng Long como um
personagem ganhou força em uma
pegadinha da revista gringa EGM,
que criou uma imagem falsa de um
personagem misterioso no game.
Apesar de não existir (a EGM con-
firmou a brincadeira, para tristeza
de muita gente), posteriormente o
visual deste Sheng Long de menti-
ra serviu como base para a criação
do personagem Akuma. Também há
certos elementos em comum dele
com Gouken, mestre de Ryu e Ken.
Curiosidades
Se você acha que o Hadouken é ape-
nas uma bola de energia aleatória, olhe
com mais atenção: o desenho da magia
em Street Fighter II possui a forma das
mãos de Ryu ou Ken em seu interior, o
que reforça a ideia de que ela é a ca-
nalização da energia dos lutadores. Na
vida real, vemos isso em documentá-
rios, quando um lutador bate em uma
pilha de tijolos, mas quebra apenas um
tijolo específico: a energia canalizada
(o “Hadouken”) é direcionado especifi-
camente para um dos tijolos.
Sagat usa um tapa-olho graças a
Go Hibiki, pai do personagem Dan.
Em algum momento anterior aos
games, eles se enfrentaram, e Go
destroçou o olho direito de Sagat,
que acabou matando-o na sequên-
cia. Por conta disso, Dan nutre um
ódio mortal por Sagat.
No dialeto Mandarim, o nome da per-
sonagem Chun Li pode ser traduzido
como Bela (Li) Primavera (Chun).
A faixa que Ryu usa na cabeça era
branca no primeiro game. Sua faixa
vermelha veio de seu amigo, Ken,
que lhe entregou a faixa que usava
para prender seus cabelos em Street
Fighter Alpha 2. Depois disso, Ryu
sempre manteve a faixa do amigo
Ken em seu uniforme oficial.
Curiosidades
Outras versões de Street Fighter II
Se você reclama que a Capcom hoje em dia
lança muitos DLCs, ou lança muitas versões
de um mesmo jogo, precisa saber que no
início dos anos 90, a coisa era ainda pior!
Street Fighter II teve nada menos que 6
versões diferentes, além da original de 1991.
Muitas delas nem agregaram grandes no-
vidades, mas ainda assim foram lançadas,
para alegria dos donos de arcades (que com-
pravam novas máquinas e ganhavam mais
dinheiro) e tristeza dos gamers que compra-
vam seus cartuchos para jogar em casa.
Street Fighter II Turbo: Hyper Fighting (1992)
Apresentava alguns novos golpes (a Chun Li, por exem-
plo, ganhou usua magia Kikoken) e uma nova cor de
roupa para cada personagem. A velocidade também foi
modificada, deixando o game um pouco mais rápido.
Super Street Fighter II: The New Challengers (1993)
Para aproveitar a tecnologia de sua nova placa de arca-
des - a CPS-2 - a Capcom deu uma apressada neste game,
acrescentando gráficos melhorados, áudio totalmente re-
formulado e quatro novos personagens: Cammy, Dee Jay,
T. Hawk e Fei Long. O jogo foi lançado com muitos bugs,
pois reza a lenda que a Capcom apressou o lançamento do
jogo para sair antes de Mortal Kombat II.
Super Street Fighter II Turbo (1994)
Possivelmente a versão mais conhecida do game. A
Capcom corrigiu a grande maioria dos bugs do filme,
deu uma turbinada na velocidade e acrescentou nin-
guém menos que Akuma, personagem que se tornou
um dos preferidos dos fãs.
Outras versoes
~
Super Street Fighter II Turbo Revival (2001):
apesar do nome, este título não é necessariamente uma
simples atualização do jogo, mas um remake completo, vis-
to que é uma adaptação do jogo para o Game Boy Advan-
ce. Todos os 16 personagens da versão Turbo estão presen-
tes, além de duas versões diferentes de Akuma. A ressalva
fica para o fato de termos gráficos mais simples, e de diver-
sos comandos terem sido simplificados para se adequar ao
limite de quatro botões do portátil.
Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition (2003)
para celebrar os 15 anos de lançamento do primeiro Street Fi-
ghter, a Capcom resolveu lançar esta salada, que mistura ele-
mentos de praticamente todas as versões anteriores de Street
Fighter II, permitindo até que o jogador trave combates do Ryu
em versão SF II contra Ken de SF II Turbo: Hyper Fighting, entre
outras combinações bizarras. O destaque é que os persona-
gens possuem animações, frames e vozes saídos diretamente
dos games originais.
Super Street Fighter II Turbo: HD Remix (2008):
para reinventar o clássico em grande estilo, a Capcom
deu uma repaginada total no game, trazendo-o para
a glória da alta definção, com personagens e cenários
totalmente redesenhados pelos artistas do UDON (res-
ponsáveis pelos quadrinhos de Street Fighter). Todo o
elenco de personagens está nesta versão, com visual
remodelado, trilha sonora remixada, possibilidade de
batalhas online, e muito mais!
Outras versoes
~
Game Over
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NA PRÓXIMA EDIÇÃO
CINEMA: BATMAN