jogabilidade de luta bidimensional foi
criada na época dos consoles de 8 e
16 bits, quando as limitações técnicas
impediam a movimentação dos personagens
em 3D. O estilo funcionou, e mesmo hoje, com
consoles que podem renderizar mil vezes mais
que um jogo de luta 2D básico, estes games
mantém seu público fiel e motivado, com cam-
peonatos e uma legião de fãs no mundo todo.
Entretanto, podemos contar nos dedos as boas
franquias de jogos de luta 2D que seguem no
páreo. Em um mundo onde Street Fighter e
seus crossovers dominam grande fatia do mer-
cado, poucas empresas têm a ousadia de tentar
lançar algo novo para este público. Persona 4:
Arena é uma destas tentativas, e coloca perso-
nagens de uma consagrada série de RPGs para
embates frenéticos. Sua desenvolvedora, a já-
ponesa Arc System Works, criou nada menos
que Guilty Gear e BlazBlue, séries já consagra-
das entre os fãs de porrada 2D. Se você gosta
deste estilo e ainda não experimentou franqui-
as diferentes, talvez esta seja uma boa oportu-
nidade para largar um pouco o Street Fighter e
o Mortal Kombat para dar uma chance ao novo.
Relaxe e aproveite, seja bem-vindo à Arkade.