Ano III  -  Edição 45Ano III  -  Edição 45
GUILDGUILD
ISSN 2175 - 4071
WARSWARS
22
Editorial
‘indice
Editor-chefe
Raphael Cabrera
Redação
Rodrigo Pscheidt
Fernando Paulo
Design
Erick Drefahl
Alan Daniel Ferreira
Marketing
Suzane Skroch
Leandro Motta
Colaboradores
Edimartin Martins
Alexo Mello
Henrique Gonçalves
Renan do Prado
ISSN 2175 - 4071
RETROSPECTIVA
           lançamento de World of Warcraft foi há quase
           10 anos (estamos velhos, meus amigos) e
           desde então a vida de muitos gamers nuncamais foi a mesma. Não é para menos, a BlizzardEntertainment está hoje entre as maiores publishers
de games do mundo, e o WoW é seu principal jogo. Umgame tão viciante e bem feito que chegou a ter 12milhões de jogadores (pagando mensalidade) no mun-do todo e continua recebendo atualizações até hoje.Guild Wars (o primeiro) foi lançado um ano depois deWoW, em 2005, com o apelo de ser um bom RPG on-line que não cobrava mensalidade. O game recebeumuitos jogadores que não quiseram entrar no mundode Azeroth, mas mesmo assim nem chegou perto dosucesso mundial que teve o titã da Blizzard. Agora élançado Guild Wars 2, um MMORPG com um sistemainovador de batalha e habilidades, que une jogadorespara uma experiência única e mais social que nunca.Seria finalmente este um concorrente ao World ofWarcraft? É o que você confere na revista desta sema-na. Relaxe e aproveite, seja bem-vindo à Arkade.
O
ANÁLISE
PROFISSÕES
Finalmente um concorrente ao WoW?
Revista Arkade - Rua Lamenha Lins, 62, 3° Andar,
CEP 80250-020 - Centro - Curitiba/PR, Brasil
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GUILD WARS
N
           o gênero dos MMORPGs, existe
           World of Warcraft e todos os
           outros jogos que tentam des-
bancá-lo. Embora possa não soar muito
justa, esta divisão existe simplesmente
porque a Blizzard é boa no que faz, e
mantém milhões de jogadores interes-
sados em seu game, que já está quase
completando 8 anos no ar e ganhará
uma nova expansão em breve.
Entre os outros jogos que surgem pa-
ra competir com World of Warcraft,
alguns se destacam mais do que ou-
tros. Um destes destaques foi Guild
Wars: Prophecies, título lançado em
abril de 2005 que serviu como ponta-
pé inicial para uma franquia que aca-
ba de chegar sacundindo o mercado
dos MMOs em sua segunda edição.
O primeiro Guild Wars, iniciado em
Prophecies, era um MMO bem mais
tradicional, e colocava o jogador para
desbravar o belo universo de Tyria
com um avatar customizado, que po-
dia exercer uma profissão, dentre 6
disponíveis: Warrior, Ranger, Monk,
Elementalist, Mesmer e Necromancer.
RETROSPECTIVA
A trama do game se iniciava no belo
reino de Ascalon e permitia que o jo-
gador explorasse livremente o mundo
do jogo, participando de quests e
dungeons tanto sozinho quanto coo-
perativamente. Os NPCs espalhados
pelas cidades apresentavam diferen-
tes missões que ao serem completa-
das, concediam pontos de experiência
ao jogador. A jogabilidade de Guild
Wars era bem tradicional, seguindo o
sistema point and click de mirar e ati-
rar já visto em diversos outros games
do gênero.
Nos anos seguintes, foram lançados
novos episódios de campanha - Fac-
tions e Nightfall - que adicionaram
novas profissões (assassins, ritualist,
paragon e dervish) ao game, expan-
dido sua jogabilidade e sua trama.
Em agosto de 2007 a NcSoft lançou a
grande expansão Eye of the North,
que ampliava consideravelmente o
universo de Guild Wars e apresentava
um desfecho para a longa campanha
principal do game.
Diferente dos demais MMOs, porém,
Guild Wars se destacou por não co-
brar uma mensalidade do jogador:
depois de adquirir sua cópia do game,
você joga o tempo que quiser, sem
nenhum custo adicional, embora ex-
pansões fossem necessárias para
acessar certas áreas adicionadas pos-
teriormente.
RETROSPECTIVA
Outra novidade incorporada ao Guild
Wars original foi a praticidade para
participar de partidas PvP (jogador
contra jogador): ao contrário de ou-
tros jogos, onde você deve passar de-
zenas de horas aprimorando seu per-
sonagem e adquirindo armas e itens
mais poderosos, em Guild Wars é pos-
sível criar personagens já no level má-
ximo apenas para as batalhas PvP.
Isso tornou o game bem acessível,
pois mesmo quem não é aficcionado
pelo gênero MMO podia curtir partidas
competitivas em estilo MOBA.
Para enriquecer ainda mais o PvP do
game, foram incluídos diversos mo-
dos de jogo diferentes, como o Hero
Battle, o Heroe’s Ascent e as Guild
Battles, que ofereciam possibilidades
tanto para quem joga com os amigos
quanto para quem curte cair na por-
rada sozinho contra outros jogadores.
Em 2007, a NcSoft anunciou oficial-
mente a produção de Guild Wars 2.
Iniciou-se então um longo ciclo de
desenvolvimento, período em que a
empresa criou fóruns para saber o
que os jogadores queriam ver na se-
quência. Em 2009, a empresa divul-
gou que até então, mais de 6 milhões
de cópias do primeiro Guild Wars ha-
viam sido vendidas, e que este su-
cesso só a encorajava a continuar
trabalhando em uma sequência ainda
maior e mais ambiciosa!
RETROSPECTIVA
Logan_Human
ANÁLISE
FICHA TÉCNICA
MMORPG
Gênero
ArenaNet
NCsoft
Disco e Download
28 de Agosto de 2012
T +13 anos
Produtora
Publisher
Mídia
Lançamento
ESRB
Guild-wars-2-boxart
Platafomas
Jogadores
Multiplayer Online
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2
GUILD
 
 
WARS
G
           uild Wars 2 chegou fazendo
           barulho. Com mais de um mi-
           lhão de cópias vendidas antes
de seu lançamento, o game chegou
prometendo revolucionar o gênero
MMO. Se ele faz isso mesmo, ainda é
cedo para dizer. Mas há uma coisa
que ele faz muito bem: permitir que o
jogador se sinta parte daquele mundo
de fantasia.
A trama de Guild Wars 2 se passa no
fantástico mundo de Tyria, 250 anos
após os acontecimentos vistos em
Eye of the North, última expansão do
game original. Durante estes séculos
que separam um jogo do outro, cinco
grandes dragões despertaram e estão
espalhando o caos pelo mundo.
Neste cenário, a raça humana, que
antes era próspera, começa a perder
espaço, ao mesmo tempo que outras
raças surgem ou expandem seus do-
mínios. O mapa de Tyria não possui
mais uma divisão clara: Norns do
norte estão migrando para fugir do
dragão Jormag, enquanto no coração
de uma grande floresta, os Sylvari,
uma raça totalmente nova, emergem
das árvores.
ANÁLISE
Customização
Esta grandiosa trama é apenas o pa-
no de fundo para a aventura, pois há
tanto para se fazer que inevitavel-
mente a narrativa da campanha aca-
ba ofuscada. Ao iniciar o jogo, você
pode criar seu personagem do zero,
escolhendo uma das cinco opções de
raças disponíveis: Asura, Charr, Hu-
mano, Norn e Sylvari.
Esta escolha não é meramente estéti-
ca: cada raça possui sua própria capi-
tal, sua própria cultura e suas habili-
dades específicas. Não pense que um
enorme Norn é melhor do que um dos
pequenos Asuras: cada um tem seus
pontos positivos e negativos, bem co-
mo atributos próprios de cada raça
que garantem que as diferentes raças
sejam relativamente balanceadas.
Depois de escolher a raça do seu
personagem, você precisará respon-
der algumas perguntas que, embora
simples e aparentemente genéricas,
irão servir como ponto de partida
para a hisória do seu personagem.
Depois disso, é hora de você esco-
lher qual será a profissão do seu
personagem, que é o fator realmen-
te determinante na maneira como
ele se portará em batalha.
ANÁLISE
Guild Wars 2 oferece 8 possibilidades
de profissões: Guardian, Warrior, Engi-
neer, Necromancer, Elementalist, Mes-
mer, Thief e Ranger. Vamos detalhar
um pouco sobre cada uma delas nesta
edição, mas é fundamental que você
saiba que a profissão de seu persona-
gem afeta drasticamente a maneira
como você vai jogar Guild Wars 2.
Estas mudanças sempre estão focadas
na ação: reparou como não temos um
Healer (curandeiro) entre as profis-
sões? Pois é, em Guild Wars 2 todos
podem desenvolver habilidades de cu-
ra, o que faz com que mesmo as clas-
ses “de suporte” - como o Ranger, ou
o Guardian - possam participar mais
ativamente das batalhas, utilizando
suas armas e habilidades únicas para
ajudar o grupo.
ANÁLISE
ANÁLISE
 
Cada raça possui sua própriacapital, sua própria cultura esuas habilidades específicas.
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Jogabilidade
Diferente de diversos outros games do
gênero, a Jogabilidade de Guild Wars 2
é totalmente voltada para a ação: é
possível desviar de golpes, investidas e
outros ataques na maioria dos casos. A
movimentação é algo fundamental na
batalha, pois os inimigos causam bas-
tante dano. Outro detalhe que parece
ser pequeno, mas que faz uma grande
diferença, é a possibilidade de se movi-
mentar e usar skills que precisam de
um tempo de carregamento (mais co-
nhecido como “cast”). Desta forma vo-
cê consegue utilizar a habilidade sem
ficar vulnerável.
Mas a grande estrela da jogabilida-
de com certeza é o sistema de
skills. O jogador recebe cinco skills
de acordo com a arma que ele esti-
ver usando. Desta forma, cada tipo
de arma apresenta estilos diferen-
tes, sendo possível fazer várias
combinações com armas de uma
mão. Mas não pense que assim as
classes ficam parecidas: um Warrior
com uma espada de duas mãos
por exemplo, tem skills totalmente
diferentes de um Ranger com uma
espada de duas mãos. O mesmo
acontece no combate aquático, o
personagem usa uma arma exclu-
siva quando está dentro da água,
e mesmo que estas armas não
apresentem muita variedade, cada
classe adquire skills exclusivas.
ANÁLISE
Se você não está satisfeito com o esti-
lo do seu guerreiro, sem problemas:
basta trocar a arma para receber um
roll totalmente novo de skills, que alte-
ram consideravelmente a jogabilidade.
Você pode fazer esta troca em tempo
real, no meio de um combate, o que,
com um pouco de prática, permite que
você crie verdadeiros combos com ar-
mas e habilidades alternadas!
Isso para não mencionar a maneira
dinâmica como as skills de diferentes
profissões de personagens podem ser
combinadas: se um Elementalist ate-
ar fogo ao campo de batalha e a fle-
cha de um Ranger atravessar as cha-
mas, ela se incendiará, acrescentando
dano por fogo ao ataque que antes
era apenas físico. E este é o mais bá-
sico dos exemplos para mostrar como
o game estimula o jogo cooperativo e
a experimentação.
Além do sistema de skills incorpora-
dos às armas, o jogador ainda conta
com mais cinco slots para escolher
skills de suporte. Essas habilidades
podem ser de ataque, absorção de
dano, podem curar o personagem ou
o grupo (nada de Healer, lembra?),
aumentar atributos ou efeitos tempo-
rariamente, controlar os inimigos
(como paralizar ou desorientar), po-
dem dar efeitos passivos, evocar ani-
mais e outros seres, entre diversas
ANÁLISE
outras opções. As possibilidades são
imensas, e importantes tanto para o
PVE como PVP.
Como se tudo isso não fosse o bas-
tante, as teclas de função do teclado
(F1, F2, F3...) ainda são usadas para
novas habilidades ou ações em con-
junto com os ataques do jogador. A
classe Necromancer, por exemplo,
pode assumir uma forma espectral
(que conta com novas skills), en-
quanto o Elementalist - que é a única
classe que não pode mudar de arma
no meio da batalha - usa essas teclas
para mudar entre os quatro elemen-
tos, cada um dotado de skills total-
mente diferentes.
Então se você pensou que o número
de habilidades era pequeno, saiba
que existe muito mais do que apenas
as cinco skills básicas da sua arma. O
jogo te encoraja a experimentar dife-
rentes armas e equipamentos, até
encontrar uma combinação que se
adeque ao seu estilo de jogo. Para
completar, também é possível inserir
pontos em uma árvore de talentos,
que deixa o personagem com desem-
penho melhor em determinadas situ-
ações. Não tenha medo de experi-
mentar, pois o dóminio de suas skills
e armas é fundamental para que você
seja um bom guerreiro tanto sozinho
quanto dentro de uma equipe.
ANÁLISE
ANÁLISE
 
O jogo te encoraja aexperimentar diferentes armas eequipamentos, até encontrar umacombinação que se adeque ao seuestilo de jogo.
Evolução e Exploração
Devemos ressaltar que Guild Wars 2
possui um sistema de jogo diferencia-
do: o jogo abandona completamente
o tradicional sistema de quests, per-
mitindo que você explore o vasto
mundo de Tyria com muita liberdade,
como em um game de mundo aberto.
Seu sistema de eventos aleatórios
permite que você participe de mis-
sões ou batalhas conforme elas sur-
gem em seu caminho.
Para que a trama se desenrole de
maneira fluida, existe apenas uma
quest principal (a caça ao Dragão
Zhaitan), que desenvolve a história
do jogo. Porém, há muito mais o que
fazer no mundo de Guild Wars 2, e o
melhor é que você pode escolher co-
mo e quando quer participar de al-
gum evento.
Existem vários eventos aleatórios que
acontecem no mapa: quem estiver no
lugar certo na hora certa pode partici-
par, de maneira extremamente dinâ-
mica. Como estes eventos ocorrem
depende única e exclusivamente do
jogo: ao passar por uma cidade, pode
estar acontecendo um incêndio colos-
sal, ou ela pode estar sendo saquea-
da por um bando de malfeitores. Vo-
cê quer interferir, ou prefere simples-
mente seguir seu caminho? Você é
quem decide, e esta liberdade - alia-
da à imprevisibilidade dos aconteci-
mentos - torna o mundo de Guild
Wars 2 extremamente vivo, rico e
imersivo.
Outra novidade bacana é que a maio-
ria destes eventos pode ser enfrenta-
do em grupo. Os eventos aleatórios
valem para você e para todo mundo
que também esteja no mesmo lugar,
e todos automaticamente trabalham
juntos, sem a necessidade de criar
ANÁLISE
uma party ou qualquer tipo de grupo.
A força dos inimigos é ajustada de
acordo com a quantidade de jogado-
res, para deixar a partida desafiadora
para todos.
Quanto maior o seu nível, maiores
vão se tornando a proporção destes
eventos: certos chefes só podem ser
encontrados depois que você já está
acima do level 70, em lugares onde
somente personagens deste nível po-
dem chegar, o que facilita a interação
entre os jogadores. Este sistema de
integração automática é muito natu-
ral, e faz com que o jogador realmen-
te sinta que está interagindo com ou-
tras pessoas. Para melhorar, ao final
de uma batalha o jogo ainda divide os
lucros entre todos os participantes.
Mas evoluir não se resume à esses
eventos. Existem NPC’s espalhados
pelos mapas precisando de ajuda com
tarefas simples, mas que também
funcionam de forma aberta para
quem estiver no local. Descobrir no-
vos locais, encontrar checkpoints
(que poderão ser usados para viajar
rapidamente entre os mapas) ou re-
colher materiais também garantem
uma boa quantidade de pontos de ex-
periência.
Você também pode desbravar dunge-
ons, que são destravadas conforme
você evolui no jogo.
ANÁLISE
Elas são muito bem construídas, e
contam com armadilhas e segredos
que batem de frente com o que ve-
mos nos melhores RPGs single-player.
Cada dungeon pode ser explorada de
duas maneiras: na primeira vez, você
conhece a história e a importância da
dungeon; na segunda, pode explorá-
la melhor, em busca de itens e luga-
res secretos. Obviamente, no segun-
do caso, inimigos mais poderosos e
novos desafios aparecem para dificul-
tar a sua vida.
Existem ainda pontos de interesse
(chamados de Vistas), que geralmen-
te requerem que o jogador se aventu-
re por locais de difícil acesso, escale
montanhas, construções e locais se-
cretos muito bem escondidos. Guild
Wars 2 oferece um mundo bonito e
variado para se explorar, seja na ci-
dade com crianças brincando de es-
conde-esconde ou no topo de uma
colina, com uma vila sendo atacada
por centauros. A interação entre os
jogadores e o universo do jogo é feita
de forma extremamente competente.
Nem tudo é perfeito, claro: a Arena-
Net achou que seria uma boa ideia
colocar pequenos puzzles onde você
deve saltar por plataformas específi-
cas em busca de um tesouro. Porém,
Guild Wars 2 não é um jogo de plata-
forma, e nestes momentos em que
ele tenta ser, torna-se frustrante, vis-
to que sua jogabilidade não foi pensa-
da para ter a precisão que um jogo
com este objetivo. Felizmente, estes
momentos são esparsos e pontuais, o
que não compromete drasticamente a
experiência como um todo.
ANÁLISE
ANÁLISE
 
Seu sistema de eventos aleatóriospermite que você participe demissões ou batalhas conforme elassurgem em seu caminho.
Player vs. Player (PvP)
Se você gosta de enfrentar outros
jogadores em arenas exclusivas para
isso, mas não tem paciência para
evoluir seu personagem o máximo
possível, Guild Wars 2 é o jogo que
você estava esperando. Pelo menu
principal você pode criar um guerrei-
ro exclusivamente para partidas PvP,
deixando todos os seus atributos no
máximo sem precisar gastar um mi-
nuto sequer evoluindo-o da maneira
tradicional.
Claro que isso não torna necessaria-
mente as coisas mais fáceis, visto
que este atalho pode ser usado por
todo mundo, ou seja, no PvP você só
vai encontrar guerreiros no level má-
ximo, com as melhores armas e as
skills mais poderosas.
É aí que a jogabilidade brilha nova-
mente: ganha quem tiver melhor
controle sobre as habilidades de seu
personagem, mais domínio do campo
de batalha, mais jogo de cintura para
se virar diante de tudo o que pode
acontecer no calor da batalha. Logo,
por mais que você não precise inves-
tir tempo para evoluir seu persona-
gem, é fundamental que você domine
todos os seus poderes e habilidades e
trace estratégias que tirem proveito
ANÁLISE
das fraquezas do inimigo e do próprio
campo de batalha.
Existem diversos modos de jogo PvP,
de arenas onde equipes de 8 jogado-
res podem se digladiar até a morte, a
pequenos torneios entre equipes de 5
jogadores, que se enfrentam em ba-
talhas no melhor estilo de MOBAs co-
mo League of Legends. Estes tornei-
os podem tanto ser gratuitos quanto
pagos, com o detalhe que o paga-
mento é feito com tickets ganhos em
outros modos de jogo. Obviamente,
os torneios pagos oferecem os me-
lhores prêmios, que são disputados
pelos jogadores mais experientes.
Temos ainda os confrontos colossais
WvW (World vs. World), onde três
servidores inteiros são colocados pa-
ra uma guerra que pode durar vários
dias. Neste caso, qualquer jogador
pode entrar no jogo para repre-
sentar o seu servidor, ajudando-o
a derrotar os inimigos e completar
objetos que geralmente envolvem
a conquista de castelos, fortalezas
e outros tipos de construções. Ao
final do período, o servidor com
mais pontos ganha, e seus partici-
pantes dividem a premiação.
ANÁLISE
Visual e som
Guild Wars 2 oferece um visual des-
lumbrante, mas que cobra seu preço:
é necessário ter uma máquina com
configuração robusta para poder des-
frutar do game em sua plenitude grá-
fica. Os cenários são coloridos e deta-
lhados, e o nível de detalhes em cer-
tos lugares - as capitais de cada po-
vo, por exemplo - é tão grande que é
impossível não ficar de queixo caído.
É o capricho de um grande RPG offli-
ne transportado para o terreno dos
MMOs de maneira incrível.
As animações também são boas na
maioria do tempo, embora de vez em
quando os personagens pareçam meio
desajeitados, ou caiam naquele estilo
“boneco de pano” que os fãs de Skyrim
conhecem muito bem. Alguns bugs
ocorrem, mas eles são poucos, se con-
siderarmos as dimensões do game.
A música e os efeitos sonoros, por
sua vez, dão um show. As composi-
ções são épicas como precisam ser, e
os efeitos sonoros ajudam a engran-
decer as batalhas: o clangor de espa-
das, o crepitar das chamas e o som
das explosões dita o tom dos comba-
tes, e todos estes sons são altos e
imponentes. As dublagens são incons-
tantes, alguns personagens possuem
ótimas vozes, outros nem tanto, o
que destoa um pouco. Ainda assim, a
absurda quantidade de diálogos
(praticamente todas as conversas do
game são faladas) merece crédito.
ANÁLISE
Conclusão
Guild Wars 2 não reinventa a roda do
gênero MMO, mas sem dúvida acres-
centa diversos elementos que conse-
guem diferenciá-lo do maior represen-
tante do gênero, World of Warcraft.
Com uma jogabilidade mais voltada
para a ação, um vasto - e belo - mun-
do a ser desbravado e um sistema de
exploração e evolução que instiga o
jogador a prosseguir, relembrando-nos
como jogar com outras pessoas
(mesmo desconhecidas) pode ser di-
vertido, desafiador e extremamente
viciante. Guild Wars 2 é aquele tipo de
jogo feito para agradar não só os fãs
do gênero MMO, como também quem
não é familiarizado com o gênero e
tem vontade de experimentar.
ANÁLISE
RAÇAS
& PROFISSÕES
PROFISSÕES
O
            universo de Guild Wars 2 é
            povoado basicamente por 5
            raças de criaturas com apa-
rências, origens e histórias bem dis-
tintas. Na sequência, vamos apresen-
tar um pouco sobre cada uma elas.
As raças selecionáveis em Guild Wars 2
são: Asuras, pequenos seres com gran-
des orelhas, dotados de grande inteli-
gência. Os Charr são enormes felinos
dotados de chifres, que constituem um
povo fortemente militarizado.
Temos também os Humanos (raça bem
auto-explicativa) e os enormes inte-
grantes da raça Norn, que são guerrei-
ros de aspecto nórdico e extrema força.
Por fim, temos os Sylvari, que são hu-
manóides de aparência botânica saídos
diretamente da Pale Tree, árvore an-
cestral do mundo de Tyria.
As profissões fazem as vezes de clas-
ses de personagens em Guild Wars 2.
Você pode criar um personagem de
qualquer raça e desenvolvê-lo na pro-
fissão que achar melhor. Temos um
total de 8 profissões no game, e cada
um concede poderes e atributos ex-
clusivos para seu personagem.
PROFISSÕES
Guardian
Conforme o nome sugere, ele é o
guardião do grupo. Sua jogabilidade
é bastante voltada para o suporte ao
grupo, mas ele também pode assu-
mir a linha de frente, empunhando
espadas e escudos. Um guadião co-
rajoso pode ser a chave para a vitó-
ria de um grupo, visto que ele pro-
tege, encoraja e auxilia a equipe.
Suas habilidades se baseiam nas vir-
tudes de um bom guardião: Justice
ateia fogo aos adversários após um
determinado número de ataques,
Courage cria um domo de energia
que protege o grupo de ataques e a
Resolve permite que ele regenere
automaticamente sua energia, ser
vindo de escudo enquanto os aliados
se recuperam.
O Guardian conta ainda com duas
habilidades únicas: diferentes
Shouts (gritos) podem tanto inferir
dano aos inimigos quanto benefici-
ar aliados. Além disso, o guardião
pode evocar as Spirit Weapons, ar-
mas lendárias que ajudam tempo-
rariamente o grupo com ataques
devastadores.
PROFISSÕES
Warrior
Indispensável em qualquer bom
RPG, o guerreiro de Guild Wars 2
chega na forma de um personagem
poderoso, equipado com uma gran-
de armadura e empunhando armas
enormes, ótimas para o confronto
direto. Sua jogabilidade é totalmen-
te focada no combate corpo-a-
corpo, o que faz dele a linha de
frente perfeita para as grandes ba-
talhas do game.
Conforme atinge seus inimigos no
calor do combate, o guerreiro acu-
mula adrenalina, que pode ser eli-
minada de uma só vez em um ata-
que especial devastador graças à sua
técnica Adrenaline. Quanto mais
adrenalina armazenada, mais forte é
o ataque.
Além disso, o guerreiro pode assumir
diferentes posturas de combate
(Stances) que lhe concedem bônus
variados, como regeneração de adre-
nalina ou ganho de força. Para bene-
ficiar o grupo, o guerreiro pode evo-
car diferentes tipos de estandartes
(Banners), que melhoram temporari-
amente os atributos da equipe.
PROFISSÕES
Engineer
Os engenheiros são especialistas na
utilização de armas, explosivos, elixi-
res, armadilhas e qualquer outro tipo
de equipamento ou mecanismo que
possa lhes dar vantagem em batalha.
O engenheiro também pode ganhar
terreno para o grupo, instalando tur-
rets, bombas e outros armamentos
que dificultem a vida do inimigo.
Por ser especialista nestes equipa-
mentos, o engenheiro não conta ne-
cessariamente com habilidades úni-
cas, mas possui um arsenal de ar-
mas (Wepons) que nenhuma outra
profissão pode utilizar, entre pisto-
las, granadas, minas e kits para cri-
ação de equipamentos.
O engenheiro carrega verdadeiros
kits de equipamentos (Backpack
Kits), cada um com uma função di-
ferente, fornecendo ao personagem
diferentes tipos de armas e explosi-
vos e possibilitando a criação tur-
rets, que podem tanto atacar os ini-
migos quanto recuperar a energia
dos aliados.
PROFISSÕES
Necromancer
Praticante do lado mais obscuro da
magia, o Necromancer tem poder
sobre a vida e a morte, podendo
abandonar seu corpo físico, conjurar
criaturas mortas para ajudar e até
mesmo ressuscitar aliados caídos. A
Necromancia é uma arte perversa
mas que, se bem utilizada, pode tra-
zer inúmeros benefícios ao pratican-
te e seus companheiros.
Para realizar seus encantamentos, o
necromancer se vale da própria
energia vital (Life Force) de seus ini-
migos, que é absorvida e armazena-
da, possibilitando que o necroman-
cer assuma uma forma espectral
(Death Shroud)que aterroriza os
guerreiros adversários, ou conjure
criaturas das trevas (Minions) para
ajudar na batalha.
Porém, nem todas as habilidades do
Necromancer são sombrias: ele po-
de se valer de suas habilidades para
enganar a morte e trazer um aliado
de volta à vida; bem como manipu-
lar elementos do campo de batalha
para que eles sejam usados em fa-
vor do grupo (Wells).
PROFISSÕES
Elementalist
Os guerreiros que seguem esta pro-
fissão dominam o extraordinário po-
der de manipular os elementos da
natureza. Ar, água, fogo e terra: nas
mãos deles, tudo isso é a matéria
prima que pode virar uma barreira
de proteção para seus aliados... ou
uma arma letal para seus inimigos.
Com esse poder todo, eles utilizam
poucas armas de contato direto, va-
lendo-se da manipulação elemental
na hora das batalhas.
Entre suas habilidades, o Elementa-
list pode fazer chover fogo, criar
tempestades elétricas, rajadas de
vento, promover pequenos terremo-
tos ou evocar titânicas erupções vul-
cânicas. Manipulando a água, eles
podem até mesmo recuperar a ener-
gia de aliados feridos em combate.
Além de tudo isso, o Elementalist
também pode interpretar símbolos
antigos (Glyphs) que desencadeiam
feitiços extremamente poderosos,
bem como auxiliar o grupo conju-
rando itens e armas mais poderosos
(Conjure Spells) para seus compa-
nheiros utilizarem.
PROFISSÕES
Mesmer
Peritos na magia e na utilização de
subterfúgios, os praticantes desta
arte se valem da ilusão para derro-
tar seus inimigos. Emborsa possam
empunhar diferentes tipos de ar-
mas, seu verdadeiro poder está na
capacidade de criar cópias de si
mesmo (e de outras criaturas), uma
técnica muito eficaz para desnortear
grupos de adversários.
A clonagem (Clone) é a habilidade
que permite que o Mesmer crie có-
pias de si mesmo, embora ele tam-
bém possa conjurar fantasmas
(Phantasms) para auxiliar o grupo.
Apesar de parecerem formas espec-
trais, estas cópias atacam de verda-
de, e se quebradas (Shattering), po-
dem inferir muito dano aos inimigos.
Como se isso não fosse o bastante, o
Mesmer conta ainda com a habilidade
de recitar mantras que possuem as
mais variadas utilizações. Ele ainda
pode manipular o ambiente ao seu
redor, deixando aliados invisíveis ou
protegendo-os com seus poderes.
PROFISSÕES
Ranger
Os Rangers podem não integrar a
linha de frente do combate, mas são
extremamente eficientes no que sa-
bem fazer: caçar seus inimigos,
flanqueá-los e fazê-los cair em ar-
madilhas. Um ranger experiente e
corajoso é fundamental para balan-
cear um grupo e ajudá-lo na hora de
localizar criaturas raras.
Por serem exímios caçadores, os
Rangers podem contar com uma
mascote (Pet), que lhe ajuda tanto
seguindo rastros quanto atacando
inimigos. Sua mascote é uma exten-
são de seu corpo, podendo desferir
ataques especiais e contam com ha-
bilidades exclusivas.
O guerreiro desta profissão ainda pode
espalhar armadilhas (traps) pelo cam-
po de batalha, além de conjurar os
espíritos da natureza (Spirits) para
auxiliá-lo em combate, fortalecendo
ataques ou adicionando propriedades
elementais aos golpes comuns.
PROFISSÕES
Thief
Extremamente ágeis, os guerreiros
desta classe se valem de sua rapi-
dez para tirar vantagem dos inimi-
gos. O thief é o personagem certo
para quem gosta de batalhas mais
estratégicas, visto que suas habili-
dades se focam em identificar fra-
quezas do inimigo e utilizá-las em
favor do grupo.
Com seu poder Initiative, o Thief po-
de surpreender os inimigos, e está
sempre pronto para a ação. Ele tam-
bém pode roubar (Steal) itens e ar-
tefatos dos inimigos e consegue ad-
quirir novas habilidades ao empu-
nhar duas armas de mesmo tipo
(Dual Skills).
O Thief também se vale de subter-
fúgios para se dar bem durante as
batalhas: com ataques rápidos e
discretos (Stealth Skills), permitin-
do que ele ataque sem que o ini-
migo sequer saiba por onde foi
atingido. Sua habilidade de tele-
porte (Shadow Step) torna-o ainda
mais letal e imprevisível.
PROFISSÕES
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