Ano III  -  Edição 55Ano III  -  Edição 55
ISSN 2175 - 4071
ABSOLUTIONABSOLUTION
HITMANHITMAN
Editorial
‘indice
Editor-chefe
Raphael Cabrera
Redação
Rodrigo Pscheidt
Henrique Gonçalves
Eduardo Diamenti
Design
Erick Drefahl
Alan Daniel Ferreira
Marketing
Suzane Skroch
Leandro Motta
Colaboradores
Fernando Paulo
Alexo Mello
Luigi Olivieri
Henrique Gonçalves
Dayan Valente
Fábio Torres
Renan do Prado
ISSN 2175 - 4071
RETROSPECTIVA
A palavra stealth, do inglês, significa discrição. Gamesdo gênero stealth (pronunciado “estélfi”) são aqueles
em que o jogador deve realizar missões silenciosas,pegar inimigos de surpresa e cumprir objetivos semdisparar alarmes. São inúmeros os games que se clas-sificam neste gênero: Metal Gear Solid, Splinter Cell,Hitman, Tenchu, Thief e o recente Dishonored. Nosúltimos anos, presenciamos uma nova tendência: a di-fusão de elementos de um gênero de game para outros,como por exemplo o RPG, que permeia inúmeros gamesde estilos completamente diferentes hoje em dia. Ostealth vem seguindo o mesmo caminho, e atualmen-
te muitos jogos e franquias de ação, que antes se ba-seavam em explodir tudo, agora valorizam o esforço dequem adota uma abordagem mais estratégica e silen-ciosa para lidar com inimigos. Games que emprestamestes elementos de furtividade são Assassin’s Creed,Deus Ex 3, Batman: Arkham Asylum, Uncharted e até onovíssimo Far Cry 3. Alguns dos maiores clássicos destegênero são os games da série Hitman, que inspiraramuma geração de gamers com este estilo de jogabilida-de. Agora um novo Hitman é lançado, com uma receitabem conhecida, mas melhorada. Vale a pena jogá-lo?Você descobre isto agora! Relaxe e aproveite, seja bem-vindo à Arkade!
ANÁLISE
A difusão do stealth para outros gêneros
Revista Arkade - Rua Lamenha Lins, 62, 3° Andar,
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HITMAN
Hitman: Codename 47 - 2001
PC
A origem do Agente 47 nos foi apresenta-
da em Hitman: Codename 47, lançado
em 2001 para PCs. O game calçou os ali-
cerces desta promissora franquia que nos
permite controlar um verdadeiro assassi-
no. Tudo começa com o Agente 47 acor-
dando em um lugar misterioso, enquanto
uma misteriosa voz o guia para sair de lá
e começar seus trabalho para a agência
ICA. Tempos depois, ele recebe sua pri-
meira missão: matar o Dragão Chines,
Lee Hong, da poderosa tríade Blue Lotus.
Codename 47 se provou como um
jogo desafiador e relevante para a
indústria, apresentando armas icôni-
cas, muita violência e o começo da
intrigante história de um assassino
profissional que não possui lembran-
ças de seu passado.
RETROSPECTIVA
Hitman 2: Silent Assassin - 2002
PC, PS2, Xbox, GameCube
Lançado em 2002, Silent Assassin nos
mostra o Agente 47 já querendo se apo-
sentar: ele termina sua carreira como
assassino profissional pela ICA e vai para
um monastério na Sicília, onde trabalha
como jardineiro.
Porém, sua vida logo vira de pernas para o
ar: ele descobre que seu amigo Padre Vit-
torio foi raptado pela máfia local, que é
comandada por Don Aguillo. Hitman perce-
be que o único jeito de salvar seu compa-
nheiro é voltando ao trabalho.
A ICA coloca o Agente de volta a ativa
para que ele resgate seu amigo. Deixan-
do sua recém conquistada aposentadoria,
o assassino deve encarar os perigos da
máfia siciliana em uma trama que apre-
senta novas peças do quebra-cabeça que
é seu passado.
RETROSPECTIVA
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Hitman: Contracts - 2004
PC, PS2, Xbox, Mac
No game lançado em 2004, o Agente 47
já está conformado que não pode deixar
sua vida de assassino e continua traba-
lhando para a ICA. Não tarda para ele
virar uma lenda no submundo do crime,
pois ninguém sabe quando ele pode apa-
recer e quem é seu próximo alvo..
O jogo é bem nostálgico, bastante focado
no mito do Agente 47 e nos diversos tra-
balhos que ele já realizou pela agência,
em uma narrativa que aproveita para
emendar algumas pontas soltas do passa-
do do protagonista.
Embora sua trama não esteja no nível
dos games anteriores, Contrasts se des-
tacou por ser bem mais brutal que os
títulos anteriores, com assassinatos mais
realistas e perturbadores.
RETROSPECTIVA
Hitman: Blood Money - 2006
PC, PS2, Xbox, Xbox 360
Em 2006 o maior assassino do mundo
dos games voltou à ativa. O enredo de
Blood Money relembra os assassinatos
que o Agente 47 cometeu no passado,
entre os anos de 2004 e 2005, amar-
rando de vez a trama dos games ante-
riores com um estilo narrativo que foi
bem inovador.
O game também mostra que os agentes
da ICA estão sendo eliminados, e o ma-
terial genético do Agente 44 está na mira
de uma perigosa empresa que planeja
cloná-lo e criar um verdadeiro exército
de assassinos.
Com uma trama mais elaborada e uma
dificuldade elevada, que obrigava o joga-
dor a bolar estrategicamente cada assas-
sinato e passar despercebido, Hitman:
Blood Money fez muito sucesso, tornando
-se referência no gênero stealth.
RETROSPECTIVA
ha-agent-47-and-suppressed-silverballermod
ANÁLISE
HITMANHITMAN
FICHA TÉCNICA
Ação, TPS
Gênero
IO Interactive
Square Enix
Disco e Download
20 de Novembro de 2012
M +17anos
Produtora
Publisher
Mídia
Lançamento
ESRB
HitmanAbsolutionCAPAdoJOGO
Platafomas
Jogadores
1  Jogador Offline
Missões Online
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ABSOLUTIONABSOLUTION
Mais de seis anos após sua última missão, Agente 47está de volta, mais letal do que nunca.Mais de seis anos após sua última missão, Agente 47está de volta, mais letal do que nunca.
N
           este ano um dos gêneros que vol-
           tou com força total foi o stealth,
           que chegou acompanhado de ele-
mentos que estão no auge atualmente,
como o mundo aberto e a liberdade con-
cedida ao jogador para agir como quiser.
Depois de bons representantes do gênero,
como Dishonored e Mark of The Ninja, te-
mos o retorno de Hitman, a franquia que
popularizou o gênero stealth no mundo
dos games, trazendo um Agente 47 mais
letal do que nunca.
Hitman: Absolution coloca o Agente 47
em sua missão mais difícil, pois seu alvo é
ninguém menos que Diana Burnwood,
mulher que o ajudou em todos os jogos
anteriores. Diana aparentemente traiu a
organização ao cortar comunicações e va-
zar informações sigilosas, além de ter su-
postamente raptado a misteriosa garota
Victoria, personagem de vital importância
no decorrer da trama.
Porém, conforme avança na história, o
Agente 47 percebe que há muito mais por
trás deste suposto sequestro e decide fi-
car do lado de Diana, o que o coloca para
protegê-la de sua própria agência em uma
missão que irá levá-lo para lugares como
Detroit e Chinatown em uma frenética
perseguição, que o coloca contra a polícia
e até mesmo seus antigos companheiros
de trabalho.
A história pode parecer um pouco compli-
cada por apresentar diversos personagens
novos tão rapidamente, mais depois que
este panorama geral é traçado, a trama
ANÁLISE
se desenrola de uma forma mais amíga-
vel, e o enredo começa a se ajeitar, dan-
do espaço para algumas viradas um tanto
previsíveis e muitos momentos de pura
adrenalina.
Nesta nova campanha, Hitman terá que
eliminar diversos alvos, alguns com per-
sonalidades esquecíveis e pouco desen-
volvidas, outros que realmente mexem
com jogador, causando repugnância por
seus atos e nos dando um momento de
genuíno deleite quando temos a oportuni-
dade de matá-los. Acredite, cada vilão
deste jogo merece morrer, e você se sen-
tirá muito satisfeito ao final de cada mis-
são bem sucedida.
No meio de tanta podridão de caráter, a
personalidade do nosso protagonista se
mantém neutra: o Agente 47 não está lá
para ser um serial killer nem para ser
misericordioso. O que ele quer é ir a fun-
do em sua investigação, e para isso aca-
ba tendo que “sujar as mãos” conforme
o mistério vai sendo desvendado e seus
inimigos vão aparecendo.
O novo motor gráfico desenvolvido pela
Io Interactive, o Glacier 2, deixou o uni-
verso do game realmente vivo e pulsan-
te: temos ambientes cheios de pessoas
que tornam as missões bem caóticas,
mas oferecem um ótimo disfarce para o
Agente 47 passar despercebido pelos
inimigos. Os lugares fechados oferecem
muitos tipos de esconderijos onde pode-
mos criar distrações e se esgueirar pelas
sombras, recursos muito úteis para
quem quer ser um legítimo assassino
stealth.
ANÁLISE
Nos pequenos detalhes o motor gráfico
também faz bonito: é possível ver as me-
nores gotas de água escorrendo pela face
do 47, e os efeitos de luz e sombra são
ótimos. Este não é um jogo tecnicamente
perfeito: algumas animações são pobres
e a modelagem de certos personagens
deixa a desejar, mas no geral ele é um
jogo bem acabado, talvez pelo fato do
game anterior - Hitman: Blood Money -
ter sido lançado há mais de 6 anos, o que
torna o avanço tecnológico muito mais
perceptível.
Claro que não é somente o motor gráfico
que faz o seu trabalho de maneira com-
petente: o mundo de Hitman sem man-
tém imersivo graças aos seus "figurantes"
bem orgânicos que andam pelas ruas,
conversam sobre casualidades e até con-
tam “lendas” sobre o mito que o Agente
47 é naquele mundo. Guardas fazem seu
trabalho, mas invariavelmente vão ao ba-
nheiro, ou soltam alguma informação im-
portante pelo rádio, sem saber que você
está escondido, escutando. Tudo isso tor-
na o jogo extremamente imersivo, vivo e
imprevisível.
Em Hitman: Absolution, o Agente 47
ganhou uma respeitável gama de novas
habilidades, e algumas delas se mes-
clam com esta imersão descrita acima
para funcionar. Você pode pegar qual-
quer elemento do cenário para utilizar a
seu favor, desde garrafas de bebida va-
zias até rádios, estatuetas, livros, te-
souras, facas, canos de metal, cutelos e
até mesmo desentupidores!
ANÁLISE
ANÁLISE
 
“ Você pode pegar qualquer elementodo cenário para utilizar a seu favor,desde garrafas de bebida vazias atérádios, estatuetas, livros, tesouras,facas, canos de metal, cutelos e atémesmo desentupidores! 
Obviamente quase qualquer coisa se
torna uma arma mortífera nas mãos do
Agente 47, mas temos algumas nuan-
ces nesta mecânica: qualquer objeto
pode ser atirado ao chão para atrair a
atenção do inimigo e você ainda pode,
por exemplo, ligar o rádio para fazer
uma sentinela sair de sua rota para
desligá-lo, abrindo caminho para você
passar sem ser notado. Facas e tesou-
ras ainda podem ser arremessadas di-
retamente em um inimigo para matá-lo
de forma rápida e silenciosa.
Além disso, Hitman tem uma série de
movimentos que são extremamente úteis
para escapar de enrascadas: ele pode,
por exemplo, fingir que está se rendendo
para surpreender o inimigo que se apro-
xima, desarmando-o e utilizando o pobre
coitado como escudo humano. Outra ação
que se prova muito útil é a chave de pes-
coço: ao surpreender um inimigo pelas
costas você pode tanto desmaiá-lo, quan-
to quebrar seu pescoço, caso a situação
esteja tensa e você não possa se dar o
privilégio de esperar o inimigo desmaiar.
Outras novidades infelizmente chegam
apoiadas em mecânicas maçantes e
repetitivas. Por exemplo: sempre que
você entra em combate direto com um
oponente, um minigame estilo quick
time event aparece para você desviar
das investidas inimigas e acertar seus
golpes. Isso é meio frustrante pois, no
início do jogo, errar um comando qual-
quer pode significar a morte. Depois
que você pega a manha, esta mecânica
se mostra extremamente tediosa, pois
todos os combates diretos são resolvi-
dos da mesma maneira. Não é um
grande problema, mas é chato, e mor-
rer por uma coisa tão banal consegue
ser bem desagradável. Considerando o
grande assassino que ele é, era de se
esperar que o Agente 47 contasse com
um pouco mais de desenvoltura na ho-
ra do mano-a-mano.
ANÁLISE
O sistema de checkpoints também foi re-
formulado: agora, em vez de ter espaços
limitados para salvar o jogo, o jogador
pode encontrar checkpoints pela fase,
que, ao serem ativados, salvam seu pro-
gresso automaticamente depois de um
acontecimento grande na fase ou pelos
pontos que são encontrados pelo joga-
dor, ao encontrar um símbolo brilhando
de Hitman é somente ativar e o jogo es-
tará salvo. Embora seja uma mão na ro-
da, este novo sistema pode se tornar
prejudicial pela distância entre um check-
point e outro, que é bem inconsistente, o
que acaba forçando o jogador a retroce-
der muito, de acordo com a localização
de cada checkpoint.
Mas a maior adição na jogabilidade é o
instinto que Hitman ganhou. Seu instinto
de assassino é extremamente versátil, e
permite que ele identifique pontos de in-
teresse, passagens, itens, lugares para
“desovar” corpos ou se esconder, enten-
der o padrão de movimentação dos inimi-
gos, enxergar o posicionamento de guar-
das através de paredes, otimizar um dis-
farce para que o personagem passe des-
percebido com mais facilidade... usando
seu instinto, Hitman pode até antever a
movimentação de um inimigo, podendo
sair do caminho ou planejar um assassi-
nato estratégico.
Tudo isto pode ser feito com o simples
apertar de um botão, embora haja uma
barra utilizada especificamente para a utili-
zação destas habilidades. É preciso comple-
tar objetivos e matar inimigos silenciosa-
mente para recarregar esta barra, e utilizá-
la com sabedoria é essencial para você não
ficar sem nada em momentos cruciais.
ANÁLISE
O instinto não é explicado direito, e apa-
rentemente ele é somente uma habilidade
que um agente adquire depois de tanto
tempo e experiência. O instinto obviamen-
te foi criado para atrair novos jogadores e
gamers menos determinados, mas se você
achar que o jogo fica fácil demais com is-
so, não se preocupe: o recurso pode ser
desabilitado nas dificuldades mais altas.
Na verdade o instinto é somente uma das
mecânicas que facilitam a vida de gamers
menos experientes. Desta vez existem na-
da menos que cinco níveis de dificuldade
que são bem democráticos: do modo Fácil,
onde o Agente 47 conta com poderes
quase sobrenaturais para matar todos os
inimigos, até o insano modo Purista, feito
especialmente para o mais hardcore dos
jogadores, pois além de não contar com o
instinto, você fica sem nenhum HUD na
tela, impossibilitado-o de saber seu nível
de energia, sua munição e até mesmo
quais equipamentos está carregando.
Cada nível de habilidade restringe um pou-
co mais o jogador de seus “poderes”, fo-
cando somente na pura habilidade e estra-
tégia. A barra de instinto, por exemplo: no
modo Normal ela só é consumida quando
uma ameaça está se aproximando. Já no
modo Difícil ela se esvazia muito mais ra-
pidamente, obrigando o jogador a econo-
mizar no instinto para poder usá-lo so-
mente nas emergências.
Outra novidade implementada no jogo é o
medidor de pontuação: tudo que Hitman
faz durante sua sessão é contabilizada no
canto superior esquerdo da tela. Pontos
ANÁLISE
são ganhos quando Hitman completa um
objetivo importante ou passa por um am-
biente sem ser detectado nem matar nin-
guém, e são perdidos quando se age de
forma exageradamente agressiva
(matando civis inocentes, por exemplo).
Diferente dos outros games da série, Hit-
man: Absolution permite que você mate
todo mundo, embora esta não seja nem de
longe a abordagem mais recomendável,
pois o sistema de reputação irá puni-lo du-
ramente por isso: seus pontos de reputação
são somados ao final de cada fase e com
eles, novas habilidades passivas podem ser
desbloqueadas, como maior resistência a
certas armas, maior distância para arre-
messar objetos e maior eficiência para ma-
tar inimigos por nocaute.
Para completar a imersão, cada fase conta
com diversos itens escondidos, disfarces e
pistas que podem ser encontrados. Encon-
trar alguns deles não é tarefa fácil, o que
aumenta consideravelmente o tempo de
jogo daqueles que gostam de explorar cada
cantinho dos cenários ou revisitar aquela
fase para procurar o que ficou faltando.
Embora seja dividido por missões, o
mundo de Hitman: Absolution é bem am-
plo, oferecendo múltiplas formas de abor-
dagem em cada missão. Você escolhe se
quer invadir um esconderijo de forma di-
reta e simplesmente atirar na cabeça do
seu alvo na frente de todo mundo, ou vai
passar despercebido, criar um armadilha
que resulte na eliminação de seu alvo de
forma que pareça um acidente e sair an-
dando pela porta da frente como se nada
tivesse acontecido. Já vimos algo seme-
lhante este ano com Dishonored, e é bom
vermos que Hitman continua fiel às suas
origens de stealth.
ANÁLISE
ANÁLISE
 
“ Cada nível de habilidade restringeum pouco mais o jogador de seus“poderes”, focando somente na purahabilidade e estratégia. 
A campanha de Hitman: Absolution é lon-
ga e, no geral, satisfatória. Sua longevi-
dade está diretamente relacionada à ma-
neira com que você encara os desafios do
game, e se você encarnar o verdadeiro
assassino silencioso, sem dúvida irá en-
contrar muitas horas de diversão.
E não é só isso: pela primeira vez temos
um modo multiplayer na franquia. Porém,
não pense que estamos falando de um
frenético mata-mata entre jogadores: o
multiplayer de Hitman: Absolution chega
na forma do modo Contracts, que é um
verdadeiro exercício de perícia e habilida-
de na hora de executar alvos. Neste mo-
do, o jogador pode entrar em qualquer
fase do jogo e escolher um alvo para as-
sassinar, do jardineiro ao guarda mais
gabaritado.
Depois de concluir o assassinato, o joga-
dor pode escolher mais alvos para matar
(sendo até três) ou terminar seu contrato.
Este contrato será mostrado para a comu-
nidade de jogadores, de modo que qual-
quer um poderá um entrar no mesmo de-
safio e tentar cumprir a mesma missão de
maneira mais rápida e estilosa, o que ga-
rante mais pontos.
O modo Contracts é uma adição muito
bem-vinda ao game, e mostra que é pos-
sível integrar um moo competitivo a um
game sem tirar o foco da campanha solo.
Cumprir missões nesta modalidade e jogo
é divertido e desafiador, o que garante
muitas horas de conteúdo inédito após o
término da campanha principal. O fato de
cada jogador poder criar sua própria mis-
são e compartilhá-la com o mundo abre
possibilidades infinitas de gameplay.
ANÁLISE
Depois de tanto tempo longe do mundo
dos games, é bom vermos que Hitman
não perdeu sua identidade: Absolution
marca o retorno em grande estilo do
Agente 47, oferecendo uma extensa cam-
panha principal e um criativo modo multi-
player que, juntos, formam um dos jogos
mais divertidos e desafiadores da fran-
quia. Tudo isso oferecendo acessibilidade
tanto para quem nunca ouviu falar da sé-
rie quanto para os fãs mais ardorosos
que estão em busca de um desafio de
alto nível.
O gênero stealth voltou com tudo em
2012, e Hitman: Absolution mostra que a
experiência do “Assassino Original” ainda
pode nos oferecer um grande jogo. Se
você é fã da franquia, ou é simplesmente
um entusiasta da arte de eliminar seus
alvos sem ser notado, Hitman: Absolution
é um título obrigatório, que vai lhe ofere-
cer muitas horas de matança e diversão.
ANÁLISE
ANÁLISE
 
Avaliação
Visual
Gameplay
Áudio
Roteiro
Fator Replay
Inovação
Multiplayer
Extensa campanha
Divertido multiplayer
Bons gráficos
Quick Time Events desnecessários
Checkpoints confusos
Diversão
ANÁLISE
Game Over
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FAR CRY 3