Sound Test Arkade Faixa 21 – Haruka Sawamura – Yakuza 5

13 de novembro de 2016
Autor: Junior Candido

Sound Test Arkade Faixa 21 - Haruka Sawamura - Yakuza 5

Hoje a Sound Test será um pouco diferente. Ao invés de conferir grandes compositores ou intérpretes da Game Music, vamos conhecer melhor uma estrela da música pop japonesa, mas do mundo virtual. Trata-se de Haruka Sawamura, a menina que conhecemos pequenininha em 2005 no primeiro game da franquia Yakuza, que encarou muitos problemas em sua vida pessoal, e mesmo assim lutou muito para conquistar seu espaço no mundo do entretenimento após participar do reality show Princess League.

O jogo

Sound Test Arkade Faixa 21 - Haruka Sawamura - Yakuza 5

Yakuza é uma série cultuada, mas pouco conhecida no ocidente. Porém, no Japão, é uma verdadeira febre. Com seis jogos da cronologia oficial já lançados (incluindo o Zero), sete spin-offs para vários consoles, além de Yakuza 6 que está chegando em dezembro para o Playstation 4, a série, conhecida no Japão por Ryū ga Gotoku, narra a vida de Kazuma Kiryu, que vê sua vida mudar radicalmente no primeiro game da série, e vai contando com uma interessante evolução, pois a cada edição do jogo, os anos passam e tanto protagonista, como personagens constantes no enredo, vão envelhecendo também.

Os jogos, conhecidos como a melhor forma de se viajar para o Japão sem precisar ir até lá de fato, é uma interessante evolução ao que já havia sido proposto em Shenmue, mas com algumas evoluções para deixar os jogos mais completos, porém não tanto cansativos quanto as aventuras de Ryo Hazuki. Em Yakuza, além da história principal, que tem seus momentos de extrema seriedade e outros de total comédia pastelão, temos inúmeras possibilidades de atividades nos bairros os quais se passam as histórias, envolvendo encontro com garotas, degustação da culinária local, missões secundárias com os habitantes do lugar e até a chance de conferir jogos clássicos da Sega. Em Yakuza 5, por exemplo, temos Virtua Fighter 2 à disposição, com recursos online. Para Yakuza 6, Out Run e muitos outros jogos já estão prometidos.

Yakuza 5 chegou ao ocidente no final de 2015, três anos após seu lançamento no Japão, e impressionou pela sua excelência visual e gameplay sólido, envolvendo exploração, combates na rua e muita coisa para se fazer, mesmo que o jogador só foque na história principal. Além de Kazuma Kiryu, temos como personagens jogáveis Shun Akiyama, Taiga Saejima, Tatsuo Shinada e, pela primeira vez como personagem jogável, Haruka Sawamura.

A cantora

Sound Test Arkade Faixa 21 - Haruka Sawamura - Yakuza 5

Haruka nunca teve uma vida fácil. Passando por graves problemas familiares e sendo acolhida por Kiryu durante os eventos dos games Yakuza, pudemos conferir a pequena e teimosa garota se transformar em uma adolescente que acaba encarando uma dura luta pelo sucesso em Yakuza 5, quando se transforma em personagem jogável.

Jogar com Haruka em um mundo sujo e cruel como o de Yakuza, acaba se transformando em uma atividade no mínimo curiosa (e sensível), pois ao invés de lutas sangrentas e bicicletas arremessadas em vagabundos alheios, temos, por um período no jogo, batalhas de dança, coreografias e eventos de cumprimento de fã, já que a garota decidiu levar para frente uma carreira de cantora pop e tem pela frente o Princess League, um reality show que garante para a vencedora uma grandiosa carreira.

Por ser uma estrela pop, Haruka se apresenta com roupas coloridas e brilhantes, conta com apoio de instrutor de dança e voz, e conta até com ocasionais dicas de beleza, que ajudam a garota a, magicamente, se transformar literalmente em “uma princesa” no meio de sua apresentação. Em Yakuza 5, acompanhamos a garota em sua jornada no Princess League, e também nos aprofundamos um pouco mais na trama, na difícil e complicada indústria do entretenimento japonês.

A sua voz

Sound Test Arkade Faixa 21 - Haruka Sawamura - Yakuza 5

Haruka é dublada por Rie Kugimiya. Com 37 anos, Kugimiya já é veterana no mundo da dublagem, sendo, além da voz de Haruka por toda a série Yakuza, a voz de Goho em Inuyasha, Ann em JoJo’s Bizarre Adventure: Stardust Crusaders, além de Sugar e Bian em One Piece. Ela também já participou de Os Simpsons, dublando para o japonês Darcy, uma das namoradinhas do Bart, que aparece na 18a. temporada.

Nos games, sua presença também é constante, contando em seu currículo as vozes de Porom e Palom no remake de Final Fantasy IV, Annie em League of Legends, Rise Kujikawa em Persona 4 e Precis F. Neumann em Star Ocean: Second Evolution. Kugimiya também é cantora, o que ajudou e muito para o lado cantora de Haruka, além de seu talento conseguir ajudar e muito na evolução de uma garotinha que jogo a jogo, vai crescendo e se aproximando da vida adulta.

Seus hits de sucesso

Sound Test Arkade Faixa 21 - Haruka Sawamura - Yakuza 5

Uma cantora não faz sucesso se não contar com hits de sucesso, não é mesmo? Haruka Sawamura conta com três músicas em seu repertório durante Yakuza 5, e como toda música pop, não param de tocar durante praticamente todo o tempo em que jogamos com a garota. Com as questões musicais, Yakuza 5 se torna, por um momento, em um game de dança do tipo Bust a Groove, e Haruka precisa treinar para encarar o dueto T-Set nas finais do reality show Princess League.

Vamos ao “top 3” da sensação do pop japonês em 2012:

Suas três músicas representam muito bem o gênero pop japonês. Músicas animadas, com instrumental puxando as canções um pouco para o rock’n roll, mas sem deixar de ser sensíveis, as músicas acabam sendo contagiantes e encaixam muito bem para a proposta da personagem. So Much More é a mais animada, música para dançar, literalmente, enquanto Loneliness Loop tem uma veia mais roqueira, e Because I Have You é a faixa romântica do repertório, no qual Haruka acaba oferecendo uma coreografia mais leve e graciosa, mostrando, definitivamente, que é uma estrela pronta para o sucesso.

Haruka representa um tipo de personagem raro de se ver nos games. Naturalmente frágil pela sua idade, mas ao mesmo tempo decidida e forte ao encarar suas dificuldades, ela acabou sendo adotada por todos os jogadores de Yakuza, além do próprio Kazuma, e vê-la crescer durante os games faz com que tenhamos mais carinho e torçamos por ela, em todos os momentos. A ingenuidade que ela demonstra em meio a uma série tão adulta encanta a todos, e a sua humildade, muito explorada no quinto game da série, realmente emociona. E poder ajudá-la a realizar seus sonhos oferece uma sensação de realização raramente vista nos games, pois, desta vez, não estamos salvando o mundo, estamos apenas ajudando uma garotinha a realizar seus sonhos.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *