Sound Test Arkade Faixa 20 – Naofumi Hataya – Sonic CD (trilha Japão)
Sonic CD, além de ser o melhor momento do ouriço azul, também conta com uma questão muito particular e interessante: oferece não uma, mas duas trilhas sonoras extremamente bem feitas e de muita qualidade. Vamos conhecer melhor sobre estas músicas hoje, mas de uma maneira diferente. Esta é a primeira Sound Test Arkade que está dividida em duas partes, para que possamos dar o devido valor e atenção para cada uma destas versões.
O Jogo
A aventura de Sonic no Sega CD não poderia ter chegado em melhor hora: Sonic the Hedgehog já havia se tornado em um fenômeno, e Sonic 2 estava fazendo o mesmo sucesso. Sonic CD era a “versão japonesa” para a segunda aventura do ouriço, mas acabou se tornando um jogo a parte, para uma série que já era grande, e contava também com versões em desenvolvimento para o Game Gear (e Master System, cujo mercado na Europa e Brasil ainda era forte, mesmo com o fim de seu ciclo no Japão).
Sonic CD já apareceu em uma RetroArkade, e suas qualidades foram lembradas: os elementos de tempo, as tentativas em 3D no gameplay, o conceito de futuro bom ou mau e claro, sua excelente trilha sonora, foram mencionados no texto. E o game é simplesmente sensacional, oferecendo uma exploração raramente vista em games do tipo na época, além de trazer a mesma diversão de sempre para todos, incluindo jogadores casuais que só queriam sair correndo por aí com o azulão.
Compositores
Naofumi Hataya e Masafumi Ogata assinam a composição japonesa de Sonic CD. A dupla já havia trabalhado junto em Sonic 2, para o Game Gear/Master System e já nesta época, criaram o que seria a música-tema de Sonic CD: You Can Do Anything. Ouça a versão em 8-bit da canção que marcaria poucos anos depois, o melhor Sonic de todos:
A dupla trabalharia também em Ristar. Mas Hataya é quem participou de maneira ativa de praticamente todos os games da Sega nos bons tempos da empresa nos anos 90. Ele estreou em Golden Axe 2, em 1991, e desde então, não saiu mais da Sega, trabalhando lá até hoje, com direito a Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games no currículo. Nights, Burning Rangers e alguns jogos da série Yakuza também contam com o trabalho do compositor.
Voltando a You Can Do Anything, a versão para Sega CD é cantada, diferente do que acontecia no Master System. Por isso, Casey Rankin criou a letra para a música e também participou no backing vocal, fazendo as partes de rap. Já a voz da canção é de Keiko Utoku. Keiko havia acabado de iniciar carreira solo, ao sair da banda de JPop Mi-Ke em 1993. E sua estreia solo foi “apenas” cantar na faixa de um game que seria lembrado até hoje.
Dando play na versão samurai
Antes de qualquer coisa, vamos esclarecer quanto a questão das regiões de Sonic CD. Sim, o jogo tem uma distribuição confusa, que ficou mais confusa ainda com a questão da trilha sonora. O jogo foi lançado em 1993, em setembro (Japão), outubro (Europa) e novembro (Estados Unidos). Seguindo a tendência norte-americana de adaptar as coisas ao seu gosto (e público), apenas na terra do Tio Sam a trilha sonora mudou. Claro que por razões óbvias, a versão que tivemos acesso na época era a norte-americana também, mas para o resto do planeta, o que inclui a Europa e a Oceania, a trilha sonora era a original do Japão, até porque o jogo foi feito lá.
Mas voltando para a trilha sonora, o CD permitia que muita coisa nova fosse inserida no soundtrack de um game, já que finalmente os músicos se viram livres das limitações dos chips de som dos consoles antigos. A trilha japonesa oferece muita adrenalina, e traz um tom de heroísmo para Sonic, já que este game amplia o lado herói do personagem, ao oferecer uma profundidade maior em enredo e fatos in-game. Sem contar o fato de que a dedicação do jogador definirá o fim do jogo, que pode ser bom ou ruim.
Tudo o que o Japão oferecia em música na época faz parte do game. Faixas com batidas eletrônicas, inserções de rap entre as letras, e algumas guitarras para incrementar, fazem parte das faixas de Sonic CD. No Japão também temos uma faixa a mais cantada: Cosmic Eternity, também interpretada por Keiko Utoku, e tocada no final do game. Também se destaca as variações das faixas nas fases, que sofrem algumas alterações de acordo com o período do tempo que o protagonista está, além de alternar entre o “bom e o ruim” que o game oferece.
A versão japonesa consegue ser marcante em todos os momentos, levando um “quê” de grandeza para o Sonic, e dizendo a todo momento que o personagem não era apenas um cara azul que corria por aí, e que sua missão era ainda mais nobre do que todos pensávamos na época. “Se você tentar, você pode fazer tudo”, acabou sendo a definição para o futuro de Sonic, para o bem, para o mal, no final das contas.
Aí vem os americanos e mudam tudo!
Sim, Sonic CD tem duas trilhas sonoras. Pois a versão US do jogo ofereceu uma trilha completamente diferente da apresentada no Japão. O game até chegou meses depois para os Sega CDs americanos para que a adaptação ficasse completa. Era muito comum nesta época os games contarem com algumas diferenças em suas versões japonesas e americanas, mas esta em especial, marcou por ser uma mudança completa no que diz respeito a trilha sonora e mais, por ser tão boa quanto a original.
Se você quiser conhecer mais sobre as faixas da versão US de Sonic CD, fique atento, pois ainda hoje sairá a segunda parte desta Sound Test, explicando melhor sobre a “outra” trilha sonora deste clássico. Fique ligado.
SONIC THE HEDGEHOG
Um pequeno pedido para os meus fãns, fiquei sabendo sobre uma coisa que esta rolando faz um tempinho na internet sobre mim: Sonic Exe sim se vc sabe sobre isso não fique com medo e não deixe os outros também ficarem e não espalhe mais essa coisa sobre mim minha franquia pode falir sabia? Ah ja ia esquecendo se não sabe o que é Sonic Exe não pesquise.