Street Fighter completa 24 anos! Relembre o primeiro game da série!

30 de agosto de 2011
Autor: Rodrigo Pscheidt

01+ +Street+Fighter1 Street Fighter completa 24 anos! Relembre o primeiro game da série!

Hoje a série Street Fighter completa 24 anos de vida! Embora quase todo mundo ache mais relevante o lançamento do segundo game da série (que acontreceu em março de 1991), foi o primeiro game da série – lançado em 30 de agosto de 1987 – que calçou os alicerces da franquia que hoje é referência nos jogos de luta. Ryu e Ken, shoryukens e hadoukens, tudo isso surgiu com o primeiro Street Fighter. Por tudo isso, prestamos esta singela homenagem ao clássico nem tão conhecido que é o primeiro Street Fighter!

Lançado pela Capcom há exatamente 24 anos atrás nos arcades japoneses, o primeiro Street Fighter era bem mais simples do que a gente está acostumado hoje em dia, mas seu conceito era o mesmo: um torneio de artes marciais envolvendo lutadores de diferentes países.

O torneio, porém, começou de maneira um tanto restrita: o jogador não podia escolher um personagem, e contava apenas com Ryu, representando o Japão. Se um segundo lutador entrasse na partida, ele automaticamente assumiria o comando de Ken, representando os Estados Unidos.

streetfighterro91 Street Fighter completa 24 anos! Relembre o primeiro game da série!

Enquanto o visual do Ken era basicamente o mesmo, Ryu ostentava um look um pouco diferente: com cabelos ruivos e usando um questionável par de sapatilhas vermelhas (?!), o personagem já ensaiava seus primeiros hadoukens e shoryukens, golpes que se tornariam ícones não só do mundo dos games, como da cultura pop. Em Marvel vs. Capcom 3, há uma skin para Ryu que traz de volta este primeiro visual do personagem para a geração atual.

Embora o jogador não tivesse muita escolha de escolha, o computador controlava vários outros lutadores, muitos dos quais nunca mais apareceram na série. Na sequência oficial (o clássico Street Fighter II) voltaram apenas Ryu, Ken e Sagat, sendo que no primeiro game, o gigante tailandês era o último chefe.

sf12 Street Fighter completa 24 anos! Relembre o primeiro game da série!

Já outros personagens como Retsu, Geki, Joe, Mike e Lee não tiveram muita sorte (embora Mike se pareça um pouco com o Balrog antes da fama), e permanecem na geladeira da Capcom. Outros foram mais afortunados e foram reaproveitados em crossovers e spin offs da série. É o caso de Adon, Eagle, Gen e Birdie, que inicialmente era um punk bem mais normal que o da série Alpha.

Uma das caracterísiticas interessantes do primeiro Street Fighter é que seu gabinete teve duas diferentes versões: a primeira delas apresentava apenas dois botões – um para soco, outro para chute – e os golpes fracos, médios ou fortes eram desferidos de acordo com a força com que o jogador os pressionava.

gfs 36839 2 71 Street Fighter completa 24 anos! Relembre o primeiro game da série!

Como o povo geralmente é meio estúpido e desce a lenha nos botões, estes botões sensíveis à pressão acabavam estragando. Posteriormente, as máquinas foram substituídas pelas versões com seis botões normais que perduram até hoje.

O torneio do primeiro Street Fighter era composto por 10 lutas, divididas em 8 lutadores representando Japão, Estados Unidos, China e Inglaterra, mais os 2 tailandeses Adon e Sagat. Entre as lutas, o tradicional aviãozinho sobrevoando o mapa aparecia para levar o jogador ao seu próximo destino.

Os cenários do game apresentavam diversas paisagens famosas como o Monte Rushmore e a Muralha da China. As lutas eram bem desbalanceadas, e muitas vezes apenas um shoryuken era o bastante para derrotar um oponente!

a evolucao de street fighter f 0011 Street Fighter completa 24 anos! Relembre o primeiro game da série!

Fecham o pacote deste clássico alguns bônus interessantes: o primeiro consiste em quebrar uma pilha de pedras com um golpe – desconfiamos que foi daí que a série Mortal Kombat tirou seus desafios do tipo “Test Your Might”. No segundo bônus, o jogador deve acertar tábuas seguradas em diferentes locais do cenário.

Nos vídeos abaixo, você confere um speed run que vai do primeiro ao último lutador de Street Fighter, passando pelos bônus e tudo mais. Nostalgia pura!

Nossos mais sinceros parabéns à Capcom, que revolucionou os jogos de luta com este clássico. E se você achou o jogo meio tosco, não esqueça que sem Street Fighter possivelmente não teríamos Street Fighter II, III, IV, Alpha, e tantos outros crossovers e games relacionados que existem por aí.

Parabéns Street Fighter, e que venham mais muitos anos de muitas alegrias, porradas e hadoukens!

76 Respostas para “Street Fighter completa 24 anos! Relembre o primeiro game da série!”

  • 0
    1 de setembro de 2011 às 00:36 -

    samuka

  • esse sf 1 n cheguei ajogar mais o sf2 joguei muito em fliper,eu adorava qndo alguem entrava contra so pra mim acaba com a felicidade de mais um heheheheheheh parabens a capcom e ao sf q revolucionou a industria d games de luta

  • 0
    31 de agosto de 2011 às 14:41 -

    KING OF KINGS

  • o jogo é simples mas realmente sem ele nao teriamos os jogos maravilhosos de hoje em dia

  • 0
    31 de agosto de 2011 às 14:38 -

    KING OF KINGS

  • “Como o povo geralmente é meio estúpido e desce a lenha nos botões, estes botões sensíveis à pressão acabavam estragando.” kkkkkkkkk e o pior que eu coneço gente que ate hj é assim

  • 0
    31 de agosto de 2011 às 12:49 -

    Lucas de Melo Facó

  • Segundo a minissérie em quadrinhos “Street Fighter: A Lenda de Ibuki”, o ninja Geki de Street Fighter é na verdade não se refere a um indivíduo, mas um clã inteiro de shinobis e kunoichi assassinos ligado à Yakuza com uma rivalidade histórica com o clã da Ibuki (a ninja feminina de Street Fighter 3). Na edição 1, um assassino Geki com uma garra ataca Ibuki, mas é derrotado.

    1º: http://blog.sfrpg.com.br/post/Geki.aspx

    • 0
      31 de agosto de 2011 às 19:16 -

      JAGUARHX

    • Boa.Gostaria de saber mais a respeito disso.A versão que conhecia é que geki realmente era uma identidade e não uma pessoa,mas que o geki de street-1 era pai ou avô de ibuki e,portanto do memso clã.

      Pode ser que essa nova versão é que está valendo,não sei.Esta é uma das merdas da capcom:a cada quadrinho ,anime ou filme lançado,a cronologia muda.Tem uma versão que conta que gouki akuma é o pai verdadeiro de ryu e uma outra que diz que a mãe dele veio pro brasil e outra de que ele era filho de uma japonesa e um rico empresário europeu ,amigo do pai de ken e que,por isto,decidiram colocar ambos na academia de gouken.Já li até versões que sugerem que zangieff é gay e que o lee seria pai da chun-li.É foda.

      • 0
        1 de setembro de 2011 às 00:25 -

        JAGUARHX

      • Um dia desses na época do lançamento do resident evil,o filme mais recente,o diretor e marido da atriz principal foi questionado do porque ele não faz a porcaria dos filmes mais fiel ao jogo que já tem uma boa história.E ele respondeu magistralmente:
        1-não quero fazer um filme onde todo mundo sabe como vai acabar!
        2-a capcom parece até a umbrella:eu chego lá,NO JAPÃO,sem falar japonês,e pergunto pra alguém se eles tem noticias,opiniões ou roteiro pra adicionar nos meus filmes e torna-lo mais parecido com o jogo.E sabe o que eles fazem? Ignoram e não passam informação nenhuma da história dos jogos em produção,pois eles não tão nem ai.Pra eles,tanto faz como tanto fez,os filmes pra eles nada tem a ver com o jogo.É outro universo paralelo,outra versão,outro produto.

      • 0
        1 de setembro de 2011 às 00:18 -

        JAGUARHX

      • MULTIVERSO CAPCOM:
        subdividido em…
        -street fighter versão jogo,o original emd iante,que pouco conta histórias.Teoricamente,somente o anime longa metragem ”street fighter 2 movie” é visto como obra canonica em relação ao jogo e portanto tá valendo até debaixo dagua.Não sei se esse novo anime contra o seth que apresenta os personagens de street4 tá valendo

        -street fighter anime victory que passava no sbt:não tá valendo.é outra realidade
        -street fighter hqs publicadas pelo brasil na época da adaptação white wolf rpg e ”defensores de tokio” também é outra realidade
        -street fighter anime alpha zero:o mesmo!

        e por ai vai…

      • 0
        1 de setembro de 2011 às 00:13 -

        JAGUARHX

      • Não…eu também concordo contigo:essas versões do anime e hqs são muito melhores do que as versões que joguei e li anos antes.O que acho que é um erro foda da capcom é que eles NÃO tem um controle interno pra dizer o que vale como versão central e definitiva.A capcom tem um multiverso muito atrapalhado e ninguem sabe qual versão é aquela que serve de base pra todos os outros.Tem os jogos,é claro,mas,ainda assim,os jogos em sí nunca brilharam pela historia…

        vou dar um exemplo pra vocês:

      • 0
        1 de setembro de 2011 às 01:54 -

        zecarlos

      • heheh e eu concordo com o diretor de resident evi o filme(por mais que eu nao tenha gostado de nenhum dos filmes,mas os considero boas producoes)…e sobre o que vc disse ….eu me incomodo muito com adaptacoes fieis…depois de estudar um pouco de cinema ,realmente vi que a adaptacao e necessaria e obrigatoria,pois e como vc disse que graca tem ver um filme que conta o exatamente o que vc leu ou jogou?

        sobre a cronologia,acho que funciona como nas franquias de filmes e quadrinhos tmbm viu…existe a adaptacao e o rejuvenescimento do enrredo,pra atualizar o publico alvo,coisas de mercado,as historias sao validas praquelas midias,nao faz sentido eles manterem uma ordem tao corretasendo que sao midias e publicos diferentes

      • 0
        1 de setembro de 2011 às 22:21 -

        zecarlos

      • bom pelo menos nos quadrinhos eu sei que no mercado americano eles renovam tudo a cada 15 anos…quanto a cinema sou a favor de adaptacoes…remake ja nem tanto…nos games acho que eles fazem isso com mais frequencia pois e um publico que se renova o tempo todo alem do fato de ficar mais exigente…mas faz parte da coisa toda ne

      • 0
        1 de setembro de 2011 às 03:24 -

        JAGUARHX

      • Não,,,eu concordo com a revitalização e até com os remakes e adaptações.O novo planeta dos macacos e até o novo universo DCcomics(superman,batman,liga e cia) que estreia esse mês nos eua é uma prova.Eu não gostava da dc na minha infancia por besteira,mas passei a gostar e ler depois de crise nas infinitas terras de 85 que renovou a editora.O que não concordo é que sejam feitas versões novas a cada ano ou a cada cinco sem respeitar os conceitos originais e cronologia.Que gosto tem o consumidor que troca de produto de entretenimento feito troca de cueca?É fazer o cara de besta.

      • 0
        31 de agosto de 2011 às 21:29 -

        zecarlos

      • pois e essa historia que i jaguarhx disse e a que eu conheci tmbm…porem temos que rever certas coisas…a verno nova da hq,tenta justificar melhor alguns momentos e com isso acaba influenciando alguns personagens…pode ser que seja isso,eles na hq,tentam adaptar melhor a historia de toda a franquia fechando seus inumeros buracos hehe

        agora jaguarhx,o lace nao seria erro por parte da capcom…ao que parece e que eles estao adaptando melhor a historia do game e seus personagens,pois vale resaltar que as historias de games de luta sempre foram pretesto pra pancadaria,acho que essa versao nova contada nas hqs e games,e ate melhor que a dos classicos,e melhor contada por sinal…sem falar que ficou ate mais facil de se adaptar pra cinema,hoje eles se preocupam em contar a historia tmbm

  • 0
    31 de agosto de 2011 às 14:53 -

    Max Willian

  • Parabéns Street Fighter, e Capcom é claro ;D
    Realmente merece estar aê como um dos melhores jogos de luta durante todos esses anos! (Mas eu prefiro Mortal Kombat ;D)

  • 0
    31 de agosto de 2011 às 18:57 -

    XelaRJ

  • A galera se esqueceu do principal, SF 1, sedimentou o caminho, para praticamente todas as séries de jogos de luta.
    E inclusive, ajudou a impulsionar os beats ‘n’ up, o primeiro Final Fight era para ser SF II!!
    Parabéns a galera da antiga, que pelo jeito acompanha SF desde os primórdios;)!!

  • 0
    1 de setembro de 2011 às 23:29 -

    CARECA

  • VIXI FIRMA!!!! NOSTALGIA TOTAL
    EU INCHIA MINHAS MÃOS DE BOLHAS PARA SALTAR OS HADUKEN.KKKKKKKKKKKKKKKK!!!A JOGABILIDADE ERA PÉSSIMA!!!
    MAIS TALVEZ FOI O PRIMEIRO PASSO PARA OS JOGOS DE LUTA.
    ENGRAÇADO FALAREM QUE ACHAVA QUE O STREET FIGHTER 2 ERA O PRIMEIRO JOGO.É PURA LÓGICA SE O NOME É STREET FIGHTER 2 É PORQUE TEVE O STREET FIGHTER 1.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

    • 0
      2 de setembro de 2011 às 12:44 -

      JAGUARHX

    • Nem tanto,mano.A confusão de algumas pessoas na época foi até compreensível e vou explicar o porquê:lembram de star wars/guerr anas estrelas a trilogia ”original dos anos 70 e 80” ? Pois bem,george lucas,que tinha acabado de vir do japão e pego muitoas referencias dos seriados japoneses(como kikaider,kamen rider,gavan e sharivan e uma space opera que esqueci o nome) pra colocar nos seus filmes,já tinha em mente a história pra 9 deles(três trilogias e onde somente os droids c3p0 e r2d2 são os únicos personagens que se repetem nos três filmes).O problema é que,pelo orçamento e tecnologia da época,só dava certo filmar a segunda trilogia(ou seja a ”trilogia clássica” são os episodios 4 ao 6).Guerra nas estrelas começou na METADE e todo mundo estranhou.Street2 acharam que era a mesma coisa.

      • 0
        2 de setembro de 2011 às 14:46 -

        Renan

      • Eita!!!!!!!!!!!! Criançada tomada no Jiraya!!!!!! kkkkkkkkkkkk A história do Star Wars continua creio eu por pelo menos uns 1000 anos no futuro em quadrinhos, Luke deixa descendes com Mara Jade (acho que é esse o nome) e a família Skywalker segue em frente por gerações!!!!

      • 0
        2 de setembro de 2011 às 12:51 -

        JAGUARHX

      • Ops,digitei errado: c3p0 e r2d2 são os únicos personagens de starwars que se repetem nas tr~es TRILOGIAS e não apenas nos tr~es filmes.

        e pra quem ficou curioso:segundo lucas,a última trilogia,que ninguem sabe se vai ser filmada ainda(ele terminou de fazer a trilogia dos episodios 1,2 e 3 nessa ultima década)envolveria luke(que passou pro lado negro,mas retorna ao lado da luz se tornando o primeiro a fazer isto e ganhando o poder dos dois lados) e seus sobrinhos(filhos de leia e solo) que seriam os verdadeiros ”cães chupando manga sobre um pé de mariolas” :eles podem usar a força de dentro do útero ainda pra proteger a mãe.

  • 0
    18 de dezembro de 2011 às 22:44 -

    Valter Moreira Arroio

  • Oi, galera que tbm CURTE E ADMIRA MUITO O STREET FIGHTER… eu nao sabia tbm sobre o 1ºstreet fighter… esse game marcou muita gente espero , pelo menos eu !!
    nao sei o que dizer sobre este excelnte game de luta, oe melhor de porrda pura .rsrsrrsrsrs….. tenho todos os street fight aqui em casa, e jogos todos eles . curto pra caramba, e meus filhos tbm vao conheçer estes jogos excelente dos STREET FIGHTERS… passarao de geraçao em geraçao…..obs: sem comentarios sobre esse game de luta!!

    PARA MIM É O MELHOR GAME LUTA QUE JA EXISTIU !!!!!!

    Grato a todos peloa atençao.. se alguem quiser conversar melhor comigo(sobre os street fighters) que sou fã deste game é só me adicionar no msn… valter_arroio@hotmail.com

    UM GRANDE ABRAÇO A TODOS QUE AMAM O GAME STREET FIGHTER !!

  • 0
    26 de setembro de 2011 às 10:24 -

    Felipe Ferreira

  • Nossssss….Street Fighter com certeza é um clássico dos clássicos…
    Muito bom o post! E quem nunca jogou Street Fighter?! haha..todos já jogaram!
    Muito bom!! ^^

  • 0
    25 de setembro de 2011 às 16:34 -

    Gustavo

  • Sou do Rio de Janeiro e joguei Street Fighter 1 num fliperama que tinha num parque de diversões que ficava atrás do Tijuca Off-shopping, aonde hoje tem o Shopping Tijuca, hehe. Bons tempos – lá tinha também Golden Axe e Final Fight! QUE JOGAÇOS NA ÉPOCA! HUAHUAHUAHAUAH

  • 0
    27 de março de 2012 às 20:07 -

    Diego Garcia

  • Ae galera quem ainda num viu o 1° streetao ta ai rss

    • 0
      28 de março de 2012 às 21:53 -

      Weesley Saagatt

    • esse jogo eu gosto de da uma surra em vc em diego! kkkk

    • 0
      28 de março de 2012 às 22:05 -

      Diego Garcia

    • Uhhh coitado , aki nao , ake nem beudo c ganha franguinha shaushaushasu

  • 0
    28 de abril de 2013 às 10:48 -

    Rolemberg Miranda Miranda

  • foi o meu primeiro jogo que eu jogei muito bom

  • 0
    9 de abril de 2012 às 18:18 -

    Carlos Mafra

  • A unica coisa difícil de fazer neste game era soltar as magias e golpes especias, era na verdade uma luta contra a maquina …kkkk !!! Muito bom recordar, tenho um DVD PS2 Capcom colletion com esse game, é bom recordar dos velhos fliperamas . :)

  • 0
    23 de setembro de 2011 às 12:00 -

    Andre Marcochi

  • 24 anos?!?!?!?! Caraca, como eu tô velho. Joguei muuuuuito nessa máquina quando era muleque, tinha pertinho de casa. Aliás, não só essa como eu torrava a grana do lanche do colégio no FINAL FIGHT hehehe bons tempos em que a nossa única preocupação era a prova de matemática ou de química. Vida de gente grande é uma merda mesmo hehehe

  • 0
    2 de setembro de 2011 às 16:34 -

    Joao

  • Putz, sera q a ultima trilogia vai sair msm?

    • 0
      3 de setembro de 2011 às 00:14 -

      JAGUARHX

    • Quando formos velhos lascados reclamões das gerações futuras,quando tiver playstation 10 com sistema on line telepatico(e jogos ainda piores repetitivos e sem diversão),quando a nintendo falir que nem a sega e só fazer jogos e quando a google entrar no mercado de games com seu proprio console e os filhos do george lucas estiverem apitando alguma coisa,ai sim,sairá a ultima trilogia.Até lá,teremos de nos contentar com as continuações oficiais e semi-oficiais(que o lucas liberou,mas não confirmou se tá valendo caso saia um filme) nas hqs e games.

      • 0
        3 de setembro de 2011 às 01:30 -

        Joao

      • Huahauahauah pelo jeito vai demorar mto entao! Hehe

      • 0
        4 de setembro de 2011 às 03:34 -

        JAGUARHX

      • Que nada…quinze anos se passaram quando eu disse brincando que,quando a sega falir,vai ser na época em que eu já for pai,quando uma outra empresa entrar no mercado e fizer sucesso e quando lançarem games em 3d com controles que possuem sensor de movimento.Tudo issoa conteceu:hoje tem 34 anos;sou pai;tem o kinect e o wii;a sega faliu;DUAS empresas entrarma no mercado de games;os jogos são em 3d e,o pior,nenhuma dessas mudanças me empolgou muito,embora tivessem potencial.Como um mercado,quaquer que seja,só aguenta 3 grandes potencias no máximo ao memso tempo enquanto o resto se arrasta ou quebra,imagino quem seria derrubado pra poder entrar a google ou outra no mercado de consoles.

  • 0
    12 de setembro de 2011 às 16:42 -

    Lucas de Melo Facó

  • A Capcom podia renascer alguns personagens perdidos (Birdie, Eagle, Retsu, Geki, Joe, Mike e Lee) do Street Fighter 1 (1987), ou até mesmo colocar no futuro Street Fighter 5 junto com alguns personagens da série Final Fight.

    Quase todos os personagens e os estágios de SF 1 serviram de inspiração pra criação de novos personagens e novos estágios no desenrolar da série.

    O boxeador afro-americano Mike teria um estilo misto de boxe com briga de rua semelhante aos estilos de boxe de Balrog e Dudley.
    O kickboxer Joe seria um estilo de karate full contant (caratê que usa o combate com contato total), kickboxer e briga de rua que formaram a base dos movimentos de Cody Traves no Street Fighter Alpha 3, mas com a mudança de alguns golpes.
    O ninja Geki creio que teria um estilo de ninjustu semelhante a da Ibuki e de Vegas por conta das garras, kunais e shurikens.
    O monge Retsu (um velho amigo e rival de Gouken) provavelmente teria seu estilo de Shōrinji kenpō como base no estilo de karate de Makoto.
    O lutador chinês Lee seria uma mistura das técnicas dos estilos de luta de seu mestre Gen com dos seus sobrinhos Yun e Yang.
    Tirei daqui, mesmo sendo Wiki, acho que vale ler porque faz sentido: http://streetfighter.wikia.com/wiki/Street_Fighter

    • 0
      13 de setembro de 2011 às 18:02 -

      JAGUARHX

    • Eu toquei no assunto num post anterior,aqui mesmo neste tópico,mas não tem problema,falo de novo:

      1-mike do street fighter 1 é o mesmo ”balrog” do street fighter-2

      2-o nome dele era mike bison,uma tirada de onda com mike tyson,mas,por medo de processo,a capcom eua trocou o nome dos chefões do street fighter 2(ao invés de criar nomes novos) e deram ”m.bison” (nome abrevidado do mike bison) pro vega(o chefão da shadaloo) e o vega virou o nome do ninja espanhol(que se chamava balrog) que deu seu nome pro boxeador.Expliquei tudo com mais detalhes nos meus psots anteriores.

      ou seja,geki,joe e lee são os unicos que não reapareceram nas franquias.Até mesmo eagle apareceu em capcom vs snk e birdie em zero alpha.

  • 0
    30 de agosto de 2011 às 19:31 -

    Renato Felipe

  • Na época do fliper sempre falavam neste street 1 só que quase nunca se via máquinas, logo depois veio o 2 e aí sem me consagrei campeão em vários bairros de minha cidade onde aconteciam campeonatos quase toda semana, tenho aqui as medalhas, troféus e prêmios até hje, aaa tempos bons que não voltam mais…hoje a molecada nem tem noção do que é diversão com estes joguinhos fáceis.

    • 0
      30 de agosto de 2011 às 19:43 -

      JAGUARHX

    • Nem me fale.E o pior…em muitos cantos onde street fighter1 era colocado,devido o sucesso dos joguinhos de master system na época,todos que não liam em inglês,ou não se interessavam,viam o jogo com um cara de komono e diziam: ”olha…é o black belt do master system pra fliperama!”

      e foi assim:uma porrada de gente jogava isto com nome de black belt e não se tocam que tinha jogado er ao primeiro street fighter.

      lembro também da primeira vez que li numa super game power que diz que julho de 89/90estava programado pela capcom vários jogos,incluindo street fighter2(que os proprios caras da revista não sabiam do que se tratava,mas que ”provavelmente seria ruim,pois nem o primeiro street fighter tinham ouvido falar”)

      Putz…,naquele tempo já tinha trolls de games.hehe

      • 0
        30 de agosto de 2011 às 23:09 -

        João

      • Puuutz.. Super game power ou “sgp”.. Q saudade desa revista!!! Eu tinha uma porrada de exemplares e acho q tenho a maioria ate hj!!

    • 0
      31 de agosto de 2011 às 01:17 -

      zecarlos

    • eu disputei uma vez um campeonato do bairro uma vez e ganhei,e pude disputar uma seletiva da cidade que eram escolhidos 2 pra disputar o nacional,mas infelizmente fiquei em 4 …bons tempos heeheh

  • 0
    30 de agosto de 2011 às 20:15 -

    Dark Rock X

  • Só tomei conhecimento da franquia SF,quando um sobrinho meu disse que iriamos jogar SFII, no SuperNES de uma locadora vizinha da minha casa, a 1ª vez que joguei levei uma surra porque era novato,só que depois disso comecei a gostar da franquia, só não joguei as versão SF MOvie (que aliás não faço nem questão de jogar porque não gostei do filme) e também a SFIII,IV e SSFIV que espero poder adquirá-las quando trocar de console…a SFI joguei no Capcom Classics Collection Volume 2. Off.: As únicas mancadas que a Capcom fez com SF foi: 1º os filmes e seus derivados,2´º tentar transformar em jogo 3D, neste caso a série Ex, para competir com Tekken,Virua Fighter,Soul Edge..Bons tempos aqueles dos fliperamas, do SuperNES, das game-locadoras,etc

    • 0
      30 de agosto de 2011 às 20:20 -

      JAGUARHX

    • por incrivel que pareça,a jogabilidade da versão movie é melhor do que a qualidade do filme.hehehe

      • 0
        31 de agosto de 2011 às 02:03 -

        JAGUARHX

      • não deixa de ser verdade.é esquecível mesmo.

      • 0
        31 de agosto de 2011 às 01:20 -

        zecarlos

      • hehehe ,essa foi engracada jaguarhx heheee,por mais que eu concorde com vc
        mas essa versao de street fighter e totalmente descartavel ehhe

  • 0
    30 de agosto de 2011 às 21:00 -

    Fantasma

  • falavam que o street fighter 1 foi um dos jogos de lutas mais deificil de se achar depois de um tempo

  • 0
    30 de agosto de 2011 às 18:17 -

    Danz3ra

  • Sandalha de bixinha essa do Ryu, hein!?
    Ainda bem que tiraram isso do personagem , pq pelamor :/
    Parabéns Capcom por ter me ajudado a ficar muitos reais mais pobre! Aheuaoheuaoauheu’
    Street Fighter S2

    • 0
      30 de agosto de 2011 às 18:39 -

      Zuliaman

    • huHuh bota sandalia de bixinha nisso.. parece que ele tá com um ‘crocs’ huahuha

  • 0
    30 de agosto de 2011 às 18:16 -

    rato amarelo corredor com uma taser

  • sempre me perguntei se existia ou não um street fighter 1 achava que era um mito ou coisa parecida

  • 0
    30 de agosto de 2011 às 18:46 -

    leandro(leon belmont) alves

  • quem diria que Joe(Abel em SF IV) seria tão magrinho aqui. Ryu deu uma bela sova nele que foi de dar dó.

  • 0
    30 de agosto de 2011 às 18:53 -

    JAGUARHX

  • Sem querer ser chato,alguns detalhes que gotaria de divir com a galera:

    1-A sandalinha de ”bixa” (bicha) que vocês criticam tanto na realidade era uma sandalia de KUNG FU(que nem aquele ”bicha” do BRUCE LEE usava.Lembram dele?Quando ele usava,por sinal,ninguem chamava ele de bicha).Devido as limitações de paleta de cores e o fato de que as cores de ryu deveriam focar nas cores da bandeira do japão,quase tudo que era preto ficou avermelhado e o kimono ficou branco.Além disso,quando fizeram os sprites de ryu deslcalço,na época,não ficou visualment elegal e precisava de uma cor diferente da cor de pele usad ano boneco.Já versão descalça do street fighter2 foi melhor trabalhada e a sapatilha foi retirada.

    • 0
      30 de agosto de 2011 às 20:16 -

      Zuliaman

    • JaguarHX o nosso homem-enciclopédia dos games!

      • 0
        30 de agosto de 2011 às 22:36 -

        Harviel

      • Cara, sempre me perguntei porque os nomes do lutadores haviam sido trocados entre as versões…. Muito obrigado pela aula!!!

      • 0
        30 de agosto de 2011 às 23:04 -

        JAGUARHX

      • Que aula o quê,veio. ;P Apesar de que dou aula disso mesmo(hehehe) pra sustentar minha filha,isso é apenas uma conversa jogada fora com os amigos.Não tenho nem de longe intenção de ensinar ninguém.

      • 0
        31 de agosto de 2011 às 01:56 -

        JAGUARHX

      • na verdade,sou um filho da mãe que tenta tomar vergonha na cara e escrever um livro,desenhar uma hq e fazer uma animação.Mas,devido problemas pessoais e um pouco de ”falta de amor próprio” ou confiança no próprio taco na hora de produzir o que é meu,deixo passar batido certas oportunidades.

        Enquanto isso,tenho sorte de,apesar de ser formado em publicidade,ganho a vida trabalhando como professor de concept art,roteiro,conceitualização de personagens e universos ficcionais,introdução a animação 2D tanto para games quanto pra animação.Faço isto junto com uma equipe de amigos aqui,em fortaleza no ceará.Trabalhamos com cursos de extensão pra instituições publicas e particulares.Ganho pouco,atrasado,não tenho carteira assinada…mas me divirto pra caramba e dá pra sustentar minha filha. ;P

      • 0
        31 de agosto de 2011 às 00:14 -

        Zuliaman

      • Você trabalha com games Jaguar?

    • 0
      30 de agosto de 2011 às 18:58 -

      JAGUARHX

    • 2-na verdade,o lutador de boxe MIKE voltou SIM no segundo jogo.O nome do boxeador era MIKE BISON(mike ,o bisão),uma notável sátira ao boxeador Mike Tyson.No japão,quando o street fighter saiu,pra evitar problemas com um processo de mike tyson,eles abreviaram o nome de mike bison pra ”M.Bison” no jogo.Mas,não adiantou nada:ao sair a versão dos estados unidos,a capcom americana,muito mais preguiçosa que a japonesa e sem nenhuma criatividade,decidiu tirar o nome do boxeador antes que tyson metesse um processo nas fuças deles.

      Mas,como inventar um nome pra personagem na hora?Foi então que eles tiveram a terrível idéia(que causa problemas até hoje)…

      • 0
        30 de agosto de 2011 às 19:21 -

        JAGUARHX

      • opa…cometi um leve erro:

        -yun e yan parece que são filhos de Lee e não de gen,apesar deste ser mestre dos dois e ser tratado como um avô ou figura paterna.

      • 0
        30 de agosto de 2011 às 19:15 -

        JAGUARHX

      • Sobre os outros personagens:
        -geki,o ninja de street fighter 1 é pai(ou avô) da kunoichi Ibuki (a ninja feminina) de street fighter 3

        -gen é avô e mestre de yun e yan de street fighter3

        -até onde se sabe,abel não tem relação alguma com joe de street fighter 1,apesar de alguns dizerem que ele era amigo ou irmão.Sobre o joe,levemente se vê o conceitual do personagem utilizado em outro personagem quando tratado em jogos de luta:cody de final fight.

      • 0
        30 de agosto de 2011 às 19:05 -

        JAGUARHX

      • …de trocar os nomes dos chefões do jogo entre sí:

        -Vega,a letra grega (se não me engano,me corrijam se eu tive rme enganado) era o nome do misterioso chefão final

        -Balrog,o ninja/lutador de savate espanhol

        -Sagat,que já era conhecido do primeiro street fighter

        -Mike Bison,o boxeador

        como sagat já era figurinha conhecida,não poderia ser mudado seu nome(ainda bem),mas,os outros ficaram assim:

        -vega,como no sobrenome do zorro ”de lavega” virou o espanhol das garras
        -balrog,como o monstro dos livros senhor dos anéis,virou o boxer
        -M.bison virou o chefão

        que merda.

  • 0
    31 de agosto de 2011 às 02:20 -

    Kiro

  • essa sandalha desafio a amizade shausah mas orra eu ja achava um street fighter antigo ruinzinho q era acho q o 2 ou um otro la mais esse ai pqp pelo menos eles melhoraram muito (MUITO MESMO) desde esse ae, era viciado quando criança jogando isso no Super Nintendo, passava o dia jogando xD hoje se eu fo joga eu apanho u.u parabens a capcom por ter criado o classico street fighter ;D

    • 0
      31 de agosto de 2011 às 09:06 -

      zecarlos

    • po mano …e o mesmoq eu dizer que o primeiro carro da ford era ruim comparado a hoje,injusto da sua parte dizer isso
      eu acho que street fighter 1 era o melhor que existiana epoca…afinal,quase todos os games na epoca eram equivalentes se for ver bem,em termos graficos e jogabilidade,so mudava o nome da produtora hehe

  • 0
    31 de agosto de 2011 às 12:31 -

    Daniel

  • Também nem conhecia o SF1, mas tenho certeza que o SF2 marcou a infância de muitos amers aqui. Parabéns a Street Fighter.

    • 0
      31 de agosto de 2011 às 12:32 -

      Daniel

    • gamers*

  • 0
    31 de agosto de 2011 às 01:24 -

    zecarlos

  • outro cklassico,e que confesso ,sou viciado nisso,mesmo sabendo das formulas e pouca diferenca entre titulos e bllah blah blah…street fighter 1 eu nunca vi no fliper real,so agora gracas aos emuladores,quando comecei a jogar foi direto no sf2

    • 0
      31 de agosto de 2011 às 02:10 -

      JAGUARHX

    • Deus abençoe,dê saude e um lugar no paraiso pra duas pessoas:o criador do youtube o criador do emulador mame.Sem essas duas invenções importantissimas da humanidade,tava lascado e ignorante a respeito do que nunca soube que existia,mas não chegou neste país.Minha vida seria diferente,com certeza.

      e,zé carlos:não…não,meu velho!a formula NÃO desfavorece a capcom ,não.Pelo contrário,quando bem empregado,como foi,só faço é gostar ainda mais.É impressionante como,mesmo com a mesma formula,o mesmo conceito e uma tecnologia de merda,as empresas de games eram mais criativas e divertidas que hoje em dia.

      • 0
        31 de agosto de 2011 às 21:35 -

        zecarlos

      • e realmente isso que imagino tmbm por isso nao comprei um console da nova geracao ate hoje e nao sinto a minima vontade de ter um…seu ultimo paragrafo diz tudo

      • 0
        31 de agosto de 2011 às 12:34 -

        JAGUARHX

      • é…hoje a industria realmente virou uma industria e pensa como industria:os jogos são apenas produtos!pra eles é amis interessante brigar com a pirataria do que brigar por um jogo divertido ser feito!No tempo do mega drive e snes a pirataria comia uma parcela grande do mercado de cartuchos,mas todo mundo tinha cosnciencia de comprar o console sendo original e aqui e ali comprar um jogo pirata.Mesmo assim,as vendas eram ótimas e todo mundo tinha acesso aos videogames em casa ou em locadoras.O preço era alto,mas nem tanto.Está tudo perdido hoje.A galera quer um jogo bom por um real na feira e as empresas querem vender jogos repetitivos por 100 reais.

      • 0
        31 de agosto de 2011 às 09:03 -

        zecarlos

      • nao nao,que isso nao estou desfavorecendo a capcom nao mano hehehe,e que nao quis me extender ali hehe,pois tenho certos problemas de gosto pessoal quando se trata de games em serie saca…a formula faz parte do mercado…e mesmo assim street fighter me viciou hehe

        e pois e parece que hoje em dia games sao levados a serio dimais tanto por alguns gamers quanto pela industria,e nisso tudo na maioria das vezes a diversao e deixada de lado se e que me entende hehe

  • 0
    31 de agosto de 2011 às 00:00 -

    Renan

  • Esse é um jogo que só fui conhecer na net de tanto fuçar!!!! Também achava que não tinha o Street Fighter I, até achar finalmente uma imagem na net desse Ryu bem diferente do visto do 2 em diante!!!!

  • 0
    30 de agosto de 2011 às 23:22 -

    João

  • Pelos comentarios, o nome da materia tinha que ser “street fighter completa 24 anos, CONHEÇA o primeiro game da serie” hehehe

    • 0
      31 de agosto de 2011 às 00:01 -

      Renan

    • kkkkkkkkkkkkkkkk verdade, Street Fighter é 3 anos mais velho que eu!!!!!!!!! Quem diria!!!!!!!

      • 0
        1 de setembro de 2011 às 02:52 -

        Joao

      • Isso msm jaguar! Em brasilia nao era tao comum qnto em outros lugares, chegar e lotar um lugar com a molecada jogando fliper.. Eventualmente tinha, mas ate nas locadoras, imperava mais 1×1, no snes, mega drive etc..

      • 0
        31 de agosto de 2011 às 14:57 -

        João

      • Aqui em brasilia eu peguei pouco esse epocs de fliper! O pessoal jogava mais em casa msm.. Mas qndo eu ia pra pernambuco, mejs primos nao tinham dinheiro pra comprar videogame, daih a gt se esbaldava nos fliperamas o dia todo! Nao lembro mto bem todos os jogos, mas com certeza sf2 e tmnt eram os “come-ficha” da galera. E claro q tinha a versao pirata de sf onde ryu dava um hadouken voador ou soltava 3 bolas de energia, sagat dava o tiger uppercut na tela toda e por ai vai.. Era engraçado essas versoes modificadas..

      • 0
        31 de agosto de 2011 às 19:09 -

        JAGUARHX

      • pelo que meus amigos de brasilia diziam,fliperama por lá sempre foi fraco.Na época de megadrive e snes,quando as locadoras de games imperavam,fliperamas deixavam de dar lucro,pois os memsos jogos de fliper eram transpostos com quase a mesma qualidade pros consoles caseiros.Mas,os flipers de beat n up,nave e tiro em primera pessoa ou simuladores de corrida sempre forma melhores em flipers!Quando juntavam maquinas de beat n up que podiam 2,3 ou 4 players,era muito legal.

        Mas,infelizmente,flipers quebraram:a ultima boa fase foi a de kof97 a 2001 e tekken 3 e tag.Uma pena.

      • 0
        31 de agosto de 2011 às 02:02 -

        JAGUARHX

      • Enquanto você tinham um ano de vida,eu tinha dez anos ou onze anos girando,feito um doido, aquele controle do street fighter-1 feito uma manivela pra ver se saia o ”raio karate ” dele(os outros chamavam de magia e eu ficava imaginando se ele não seria um ilusionista oriental com um minilança chamas caseiro escondido nas plamas das luvas).Naquele tmepo,um hadouken era como dar o golpe final.

        Quando a fila era grande no street,voltava pra jogar double dragon;ghoul n ghosts;algum jogo de nave;ou robocop-1.

      • 0
        31 de agosto de 2011 às 00:59 -

        João

      • Hahaha eu tinha um ano de vida! XD

  • 0
    30 de agosto de 2011 às 18:02 -

    GamerDeBolso

  • Eu passei anos achando que o Street Fighter II era a primeira versão do game.

    • 0
      30 de agosto de 2011 às 18:17 -

      leandro(leon belmont) alves

    • e eu também achei isso, porque nunca tinha visto uma flipper de Street Fighter 1 em canto nenhum. só agora que virei Retrogamer descobri essa pérola pelos emuladores do arcade.

    • 0
      31 de agosto de 2011 às 08:34 -

      Kubrick Stare Nun

    • Eu sabia que SF2 era uma continuação, mas eu nunca tinha visto o original. Realmente parece ser um jogo que muito pouca gente conhece.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Olá, Visitante!

Faça login ou cadastre-se