Street Fighter X Tekken (PC, PS3, X360) review: um crossover de respeito

25 de março de 2012

Street Fighter X Tekken (PC, PS3, X360) review: um crossover de respeito

A Capcom é uma das empresas mais importantes e influentes no mercado de jogos de luta. Este prestígio – aliado à fama exorbitante da série Street Fighter – permite que a empresa se dê ao luxo de realizar os mais inusitados crossovers, colocando seus personagens para brigar com mascotes de outras empresas, da famosa Marvel à pioneira dos animes Tatsunoko. Agora, Capcom e Namco se encontram nos ringues. E acredite, a Capcom conseguiu de novo: Street Fighter X Tekken é um grande jogo.

Um grande jogo, com uma pequena história: para justificar algumas extravagâncias da jogabilidade e unificar estes dois universos tão distintos, a história de Street Fighter X Tekken gira em torno do Pandora Cube, um enorme cubo intergaláctico (que se parece muito com o All Spark dos Transformers) que caiu na Terra junto com um meteoro. Por ser extremamente poderoso, o tal cubo vira alvo da cobiça de duas grandes organizações: a Shadaloo e a Mishima Zaibatsu.

E é basicamente isto que move a trama do game: todo mundo quer tirar uma casquinha do poder do Pandora Cube, e por isso, vai sair no braço. Uma história simples, mas ei, não esqueça que estamos falando de um jogo de luta, não de um RPG. Alguém aí realmente compra um jogo de luta esperando uma história épica e intrincada?

Street Fighter X Tekken (PC, PS3, X360) review: um crossover de respeito

Geralmente o que esperamos de um game de luta é uma boa pancadaria, e isso a Capcom sabe fazer. Street Fighter X Tekken faz parte de um projeto maior, onde uma empresa “joga em casa” e a outra é “convidada”. Jogando em casa, a Capcom utiliza a jogabilidade consagrada da série Street Fighter, mas arranja espaço para acrescentar boas novidades, e diversos modos de jogo até mesmo para um jogador novato, como tutoriais (onde o Dan nos ensina a jogar!) e o já conhecido sistema de missões.

Quem já jogou Street Fighter E Tekken deve saber que a mecânica deles é bastante diferente: Street Fighter é 2D, cheio de magias e golpes especiais, com um gameplay de chutes e socos divididos entre fraco, médio e forte. Já Tekken é um jogo 3D mais físico, que permite maior movimentação pelos cenários e não possui magias: sua jogabilidade se apoia em agarrões e contra-ataques, realizados em um layout de botões que conta com socos e chutes divididos entre braço esquerdo e braço direito, perna esquerda e perna direita.

É interessante ver como os lutadores tridimensionais de Tekken foram levados com competência ao sistema de jogo 2.5D da Capcom. Muitos golpes continuam visualmente iguais, mas sua execução mudou, agregando o estilo “meia lua + soco/chute” de Street Fighter. Ao contrário do frenesi psicodélico de Marvel Vs. Capcom, este novo crossover segue uma linha mais “pés no chão”, sem air combos de 40 hits ou saltos mirabolantes.

Street Fighter X Tekken (PC, PS3, X360) review: um crossover de respeito

Considerando que Tekken sempre apresentou um estilo de jogo mais técnico, pode se dizer que os personagens da Namco tiveram sua jogabilidade simplificada. Porém, o estilo de jogo dinâmico e acessível da Capcom sempre funcionou muito bem, e continua funcionando aqui. Fãs de Tekken provavelmente irão reclamar destas mudanças, mas vale lembrar que no vindouro Tekken X Street Fighter é a Namco quem “jogará em casa” e ditará as regras de gameplay.

Isso não quer dizer que não temos nem um pouco da essência de Tekken no game: o sistema de combates entre duplas remete ao clássico Tag Team Tournament e há uma preocupação maior em tornar os agarrões mais efetivos e indefensáveis. Além disso, se um personagem for derrotado, o round acaba, ele não será substituído mesmo que seu companheiro esteja com a energia cheia.

Sobra ainda espaço para novidades que não foram vistas nem em Street Fighter nem em Tekken. O Pandora Mode é uma delas: quando seu personagem estiver com a energia baixa, você pode sacrificar seu parceiro para dar uma turbinada no que sobrar, que contará com cerca de 8 segundos de barra de especial infinita para tentar virar a luta.

Street Fighter X Tekken (PC, PS3, X360) review: um crossover de respeito

Embora pareça uma tática bem apelona, o Pandora Mode consegue agregar uma boa dose de estratégia aos combates: será que vale a pena sacrificar seu segundo lutador por meros 8 segundos de especial infinito? Não valeria mais a pena alternar entre os personagens na esperança de derrubar os adversários na raça? Serão estes poucos segundos tempo suficiente para uma virada no placar?

Temos ainda um sistema de combos extremamente amigável, onde combinações simples tipo “fraco + médio + forte + forte” causam um bom estrago, permitindo que mesmo o mais leigo dos jogadores consiga realizar alguns combos, que obviamente podem ser incrementados pelos mais experientes com golpes especiais e variações. Existe até a possibilidade de configurar um pequeno combo para um único botão, o que otimiza o início de uma super-sequência, mas consome uma parte de sua barra de especial.

Outra novidade que traz certa profundidade ao tradicional esquema de jogo da Capcom é o Gem System. Não pense que esta é só uma reciclagem do sistema visto em Marvel Super Heroes: o Gem System de Street Fighter X Tekken mistura gemas de desempenho com gemas de suporte e pode ser bastante útil tanto para os novatos quanto para os jogadores mais habilidosos.

Street Fighter X Tekken (PC, PS3, X360) review: um crossover de respeito

As gemas de desempenho (boost gems) são ativadas mediante certas ações durante a luta, melhorando temporariamente atributos como força, velocidade ou defesa. Já as assist gems funcionam passivamente durante toda a luta, facilitando a vida do jogador ao executar comandos como bloqueios e counters automáticos, mas consumindo a barra de especial.

Antes de cada luta, podemos acrescentar 3 gems na dupla de lutadores. Com isso, os jogadores experientes podem priorizar as boost gems que aumentam seus atributos, enquanto os menos familiarizados com a jogabilidade podem contar com as assist gems para darem uma força em comandos específicos.

Em se tratando de golpes especiais, Street Fighter X Tekken possibilita a execução de vários tipos de golpes: além do tradicional golpe especial solo de cada lutador (sim, os lutadores de Tekken também têm especiais!), temos ainda recursos como o Cross Arts onde os dois lutadores se unem para uma sequência pré-programada, e o Cross Assault, onde os dois lutadores entram em cena e são controlados simultaneamente (!), de modo que o jogador pode criar seu próprio combo especial.

Street Fighter X Tekken (PC, PS3, X360) review: um crossover de respeito

Todas essas novidades juntas podem se tornar extremamente apelativas nas batalhas contra o computador – que são bem fáceis -, mas deixam as batalhas contra outros jogadores (tanto online quanto offline) bem disputadas e empolgantes. Com um bom conjunto de gems equipado ou um Pandora Mode bem utilizado, é possível transformar o que seria uma derrota vergonhosa em uma vitória épica. Vale ressaltar que o game ainda permite que quatro jogadores se enfrentem em partidas dois contra dois, o que é  muito legal.

Na parte técnica, não temos muita inovação: a Capcom segue utilizando a já conhecida engine de Street Fighter IV, com suas bordas bem definidas e aquele jeito de pintura em nanquim que a gente já conhece. Os cenários possuem muitos detalhes e referências aos títulos de ambas as franquias. As expressões faciais dos lutadores estão bem exageradas, já as cenas em CG estão deslumbrantes. O áudio acompanha a qualidade do vídeo, com um narrador empolgado, dubladores que cumprem seu papel, músicas bacanas (mas nem tão marcantes), e todos os gritos, porradas e “hadoukens” que um game deste tipo deve ter.

Vale ressaltar que a versão Playstation 3 do game possui alguns personagens exclusivos, como Cole (de InFamous),Toro e Kuro (mascotes da Sony no Japão). Uma dúzia de outros personagens (entre eles Blanka, Sakura, Mega Man, Bryan, Christie e Pac-Man) serão vendidos via DLC para todas as plataformas.

Street Fighter X Tekken (PC, PS3, X360) review: um crossover de respeito

Mesmo quem é fanboy de outros games de luta não pode negar: Street Fighter X Tekken é um grande jogo. Com um estilo que transporta de maneira competente lutadores do mundo 3D para o 2.5D, um bom elenco e um punhado de boas novidades no gameplay, Street Fighter X Tekken merece ser jogado não só pelos fãs destas duas grandes franquias, mas por qualquer fã de um bom jogo de luta. E que venha Tekken X Street Fighter!

Este review foi originalmente publicado na edição 33 da Revista Arkade.

26 Respostas para “Street Fighter X Tekken (PC, PS3, X360) review: um crossover de respeito”

  • 25 de março de 2012 às 17:02 -

    leandro(leon belmont) alves

  • ainda não estou botando fé, mas divirtam-se a quem tiver o game

  • 25 de março de 2012 às 18:19 -

    silva

  • Pena que to estudando, só saindo jogo agora, tb tem diablo.

  • 25 de março de 2012 às 18:32 -

    Renan

  • Tirando o “Mega Man”, o jogo deve ser ótimo!!!! Mas quero evr mesmo o Tekken x Street Fighter (Se realmente sair), jogabilidade do Tekken é o que vai diferenciar os experientes dos “Hadoukeiros”

  • 25 de março de 2012 às 21:42 -

    Fagner Luan

  • Parabéns pela análise, mencionaram bem os pontos positivos do jogo, a Capcom fez um trabalho caprichado, difícil achar defeitos. Disseram na análise que jogo de luta não importa a história, mas que uma história bem contada faz toda diferença faz sim (vide MK9). Parabéns de novo pela análise, e só uma coisa, poderiam começar a fazer vídeo análises.

    • 25 de março de 2012 às 21:53 -

      Rodrigo Pscheidt

    • Valeu pelos elogios, Fagner!

      Sobre as vídeo análises, aguarde, pois isso está nos nossos planos! =)

    • 26 de março de 2012 às 19:51 -

      zecarlos

    • heheh pois e historia num game no mundo de hoje e bem importante,a capcom e uma das empresas que gastam milhoes na producao de roteiros,mesmo desagradando alguns,e seus roteiros nao serem tao perfeitos assim…nota-se o investimento e trabalho ….principalmente quando vc pega um game que quase nao investe nisso hehehe

      otima analise realmente

  • 25 de março de 2012 às 18:46 -

    FeeH

  • Mesmo sendo fã de Mortal Kombat e The King of Fighter , gostaria de jogar esse ai , porém tenho outros jogos em prioridade .

  • 25 de março de 2012 às 19:51 -

    KING OF KINGS

  • street fighter é sem comentarios é um classico jogo desde os 12 anos de idade

  • 26 de março de 2012 às 01:28 -

    Jairo Dias

  • Cade o Eddy???

    • 26 de março de 2012 às 19:47 -

      zecarlos

    • esse ficou faltando infelismente mas tem a Christie Monteiro como personagem secreta …e o blanka ne claro

      • 26 de março de 2012 às 23:58 -

        Renan

      • É Lobei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sempre rio da lenda desse nome

  • 26 de março de 2012 às 14:41 -

    Itamar Alves

  • Dlc já tem data?

  • 26 de março de 2012 às 18:07 -

    Fabiano Almeida

  • Pra quem tem Xbox destravado já tem um patch na net pra vc aplicar na ISO e liberar os 14 lutadores que a Capcom quer vender no final do ano, é pq a Capcom já colocou os 14 lutadores dentro do disco de forma oculta, ou seja quem comprou original já tá com os 14 lutadores extras no disco mas só vai poder jogar com eles quando a Capcom resolver vender o DLC necessário pra efetuar o desbloqueio dos mesmos.
    Eu apliquei o Patch e funcionou direitinho, os 14 lutadores são muito legais com exceção do Megaman.
    Quem tem X destravado e tiver a fim de fazer isso é só caçar no google onde achar o patch e como fazer pra aplicar, vale a pena galera.

  • 26 de março de 2012 às 15:23 -

    Fidelis

  • Legal o lance dos 4 jogadores!

  • 26 de março de 2012 às 15:45 -

    zecarlos

  • ouvi dizer que em todas as plataformas tem todos os personagens secretos….e os brazukas estao na parada,Christie Monteiro e blanka…pode nao ser um game perfeito,mas sem duvida alguma de uma baita responsa

    • 28 de março de 2012 às 19:34 -

      Rakin

    • blanka… q que esses americanos fdp pensa que nos somos???

  • 26 de março de 2012 às 17:03 -

    Phelipe Wener

  • Muito completo esse artigo, achei o jogo excelente, a Capcom realmente caprichou!

  • 26 de março de 2012 às 21:04 -

    Lucas de Melo Facó

  • Mais uma musa (?) dos jogos de lutas: Poison Kiss das séries Final Fight/Street Fighter.

    1º: http://www.youtube.com/watch?v=fMspfhSnl1g

  • 27 de março de 2012 às 20:19 -

    Jefinho Villanueva

  • Capcom mercenaria lançou um jogo em disco que mais parece uma DLC
    e deixam o game original com todos os personagens para ser lançado depois
    eu sinceramente não compro jogos da capcom mais … com exceção do RE 6

    • 27 de março de 2012 às 19:50 -

      zecarlos

    • hehehee….trocou 6 por meia duzia entao

    • 31 de maio de 2012 às 21:05 -

      KING OF KINGS

    • concerteza trocou lebre por coelho

  • 30 de março de 2012 às 16:47 -

    Eliandro Tadeu Oliveira

  • pocha esses personagens tinha que ter po xbox 360

    • 31 de maio de 2012 às 21:01 -

      KING OF KINGS

    • nao tem como

  • 14 de abril de 2012 às 17:44 -

    KING OF KINGS

  • melhor jogo de luta do ano

  • 3 de julho de 2012 às 17:42 -

    bruna

  • muito bom a revista online!
    legalll!!!!!!!!!

  • 25 de dezembro de 2012 às 01:30 -

    pedro

  • EU Estou Jogando Agora , kkkkkk =D
    e muito legal !!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *