Sucessor do RPG Maker? Conheça o EasyRPG, a plataforma grátis para criação do seu próprio RPG

Quem conhece ferramentas de criações de jogos, com certeza já ouviu falar em M.U.G.E.N., para criação de jogos de luta, e também no RPG Maker, a ferramenta completa para criação de RPGs que já teve diversas versões para PS2 e Nintendo DS. Porém, o posto de ferramenta única para criação de RPGs pode ficar divida agora com o surgimento de um novo programa chamado EasyRPG, que promete ser totalmente freeware e multiplataforma. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele a seguir!

Desde meados dos anos 90, criado pelo estúdio ASCII e posteriormente pela Enterbrain, o RPG Maker vem sendo usado como principal ferramenta para criação de jogos independentes, como obscuro Yume Nikki e o vencedor de diversos prêmios To The Moon — que já falamos sobre aqui no site — e sendo também portado para diversas plataformas, como Playstation e Nintendo DS. Depois de muitas edições, eis que surge um concorrente que promete “brigar” pelos desenvolvedores indies: o EasyRPG, criado por um grupo homônimo, e que promete inicialmente um suporte a base mais estabilizada do RPG Maker das versões 2k/2k3, com seus programas totalmente freeware e com suporte nativo a ports para plataformas além da costumeira dupla Windows/Mac.

Ainda em versão beta, o EasyRPG conta com três ferramentas principais sendo desenvolvidas atualmente:

EasyRPG Player: Um programa que permite rodar os jogos criados com o RPG Maker 2000 e 2003, que promete ser totalmente livre e com a maior compatibilidade possível;

EasyRPG Editor: A ferramente principal, que visa alcançar os desenvolvedores com a simplicidade inicial e as possibilidades mais avançadas de programação dos primeiros RPG Makers;

RTP Replacement: Como a maioria dos jogos feitos no RPG Maker usam o RTP, o pacote de mídia que conta com cenários, designs de personagens e monstros, que muitas das vezes não vai com o jogo, o grupo EasyRPG desenvolveu seu próprio pacote, de forma também livre, que pode substituir o pacote do RPG Maker.

Os desenvolvedores da ferramenta tem como objetivo principal manter o projeto com licença livre para qualquer um que deseja usá-lo para desenvolver e publicar seus jogos. Também buscam levá-lo ao maior número de plataformas e sistemas possível, tudo para facilitar a vida de quem deseja trabalhar com a ferramenta, inclusive contando com ferramentas para portar seus jogos para Wii, PSP, Nintendo DS e Android, inicialmente. E por último, mas não menos importante, os desenvolvedores procuram pessoas que traduzam a ferramenta para diversos idiomas, facilitando ainda mais para que mais gente consiga trabalhar com ela.

Se você quiser testar, desenvolver algo, ver como ficou, mexer nos códigos da ferramenta ou contribuir de qualquer forma, você pode fazer o download da ferramenta no próprio site do EasyRPG e participar dos fóruns de contribuição que eles disponibilizam.

Abaixo, um vídeo do EasyRPG Player, rodando um jogo originalmente feito no RPG Maker, em um PSP:

Por enquanto, o EasyRPG ainda está em estágio de desenvolvimento, em sua versão 0.2, mas com o tempo com certeza ela vai tomando forma e quem sabe fazendo surgir junto jogos tão bons quanto os já citados Yume Nikki e To The Moon. Para acompanhar o projeto, você pode ficar ligado no site da equipe EasyRPG.

E você, o que achou? Animado com o aumento dessa possibilidade de desenvolver seus próprios jogos de forma independente? Deixe sua opinião nos comentários!