Tabuleiro Arkade – Monstros gigantes em King of Tokyo!

18 de abril de 2015
Autor: Raphael Cabrera

Tabuleiro Arkade - Monstros gigantes em King of Tokyo!

A Tabuleiro Arkade está de volta, e neste mês vamos falar sobre um jogo que vai fazer você e seus amigos competirem, ao melhor estilo Ultraman e Godzilla, para decidir quem é o mais poderoso Monstro Gigante. Chame seus amigos e pegue seus dados, seja bem-vindo à cidade de Tokyo!


A escolha do jogo deste mês, a primeira análise da Tabuleiro Arkade, foi feita pelo seu sucesso e aceitação comprovados. Premiado pela Dice Tower em 2011 e Golden Geek em 2012, King of Tokyo foi criado por ninguém menos que Richard Garfield, o mesmo criador de Magic: The Gathering! O jogo é publicado no Brasil, totalmente traduzido para o português, pela Galápagos Jogos e traz uma pegada futurista cartunizada, sua dinâmica mistura sorte, habilidade e estratégia de forma equilibrada, como vamos ver mais à frente, mas antes, vamos à…

Tabuleiro Arkade - Monstros gigantes em King of Tokyo!

Ficha técnica:

Nome: King of Tokyo
Jogadores: 2 a 6
Idade: 8+
Tempo de cada partida: 30 minutos

Componentes:

  • Regras
  • 1 tabuleiro de Tokyo
  • 66 cartas
  • 28 contadores
  • 8 dados
  • 6 monstros e 6 bases de plástico
  • 6 tabuleiros de monstros
  • Muitos cubos de energia
  • Livro de Regras

Onde comprar: Bucaneiros Jogos

Tabuleiro Arkade - Monstros gigantes em King of Tokyo!

 

O Tabuleiro

Em King of Tokyo, cada jogador se torna um monstro gigante em um ataque de fúria. O objetivo é nada menos que se tornar o monstro mais poderoso na capital japonesa. Este objetivo pode ser atingido de duas maneiras, acumulando 20 pontos de vitória ou destruindo seus inimigos com ataques e cartas especiais.

O jogo começa com os jogadores escolhendo seus monstros, todos muito bem desenhados e trabalhados, que são essencialmente iguais, mas visualmente variam bastante. Os monstros são: Cyber Bunny um coelho cybernético, The King, um macaco-gigante, Alienoid, um alienígiena robótico, Gigazaur, o “godzilla”, a besta marítima Kraken e um dragão robótico chamado Meka Dragon.

Escolhidos os monstros, é hora de começar a zueira batalha. Cada jogador joga os dados para ver quem começa. A partir daí, a dinâmica do jogo se estabelece por turnos, em que os jogadores rolam dados para definir ataque, cura, energia e pontos de vitória. Cada jogador possui um card contador, que mantém o rastreamento da quantidade de vida e pontos de vitória que cada um possui.

O primeiro jogador a obter um ataque no dado se torna o Rei de Tóquio. Nesta posição, somente um jogador pode permanecer, e ela possui vantagens e desvantagens. Quando um jogador é o Rei, ele ganha pontos de vitória a cada turno, mas em compensação não pode se curar. O Rei de Tokyo, em seu turno, causa danos de ataque a todos os outros jogadores, e cada jogador causa dano somente ao rei.

 

Tabuleiro Arkade - Monstros gigantes em King of Tokyo!

AS CARTAS

A cada turno o jogador também adquire energia, dependendo do resultado dos dados, permitindo a ele comprar cartas que ficam disponíveis na mesa. As cartas, como não podiam faltar em um jogo do mestre Richard Garfield, tornam a batalha muito mais intensa e as estratégias bastante complexas. As cartas disponíveis podem ser de dois tipos: constantes ou de descarte.

As cartas constantes, como o próprio nome diz, permanecem com o jogador até o final do jogo, e normalmente funcionam como um “power up” para o seu monstro. A carta “Cabeça-Extra” por exemplo, é uma carta constante que permite ao jogador rolar um dado extra a cada turno. A carta “Regeneração” permite ao jogador curar 1 de dano a cada turno. Esses efeitos constantes, quando somados, vão tornar os monstros cada vez mais poderosos, ao ponto que ao final do jogo temos monstros realmente destruidores.

As cartas de descarte fornecem efeitos de uma vez só, ou seja: quando você a compra, você automaticamente obtém seus efeitos e a descarta. Entretanto, seus efeitos são mais poderosos, como por exemplo fazer todos os outros monstros perderem 5 pontos de vitória (eles não vão gostar nada disso) ou assumir o controle da cidade de Tokyo.

Tabuleiro Arkade - Monstros gigantes em King of Tokyo!

A NOSSA EXPERIÊNCIA

Ao começar a primeira partida, estávamos bastante impressionados pela qualidade das peças, feitos em material durável, de ótima qualidade. Mesmo assim, colocamos protetores de plastico nas cartas para garantir que elas fiquem sempre novinhas. O set up do tabuleiro foi fácil, bastou montar os monstros, colocar as cartas e os marcadores e começar a partida.

As regras são fáceis de entender, rapidamente definimos bem a parte de saber quem fica em Tokyo e como se usam as cartas. Em 4 jogadores, o jogo se tornou divertido e intenso.. e a cada rodada todos ficávamos de olho nas ações para ver qual seria a melhor estratégia, já que ela muda o tempo inteiro. No final, Cyber Bunny se saiu vencedor, destruindo todos os outros com ataques poderosos e efeitos permanentes que o deixava blindado contra ataques fracos.

A grande sacada que equilibra o jogo é trazer um estilo de “um contra todos” que muda o tempo inteiro, já que um jogador não consegue permanecer como rei de Tokyo por muito tempo, e precisa sair da cidade para se curar. O jogador deixa de ser o rei quando sofre um ataque, e por vontade própria, permite o atacante ocupar o trono. O novo rei então deve atacar, e se tornar o alvo dos jogadores que estão fora da cidade. Além destes efeitos de ataque e defesa, temos os efeitos das cartas, que deixam a dinâmica do jogo muito mais interessante.

King of Tokyo é um jogo que recomendamos muito. Sua temática é bastante original e o gameplay é genial. Sua pegada é bem dinâmica e casual, e permite a ele ser jogado em família, com amigos, seja você veterano do tabuleiro ou um iniciante, King of Tokyo vai garantir horas de diversão. O jogo conta também com pacotes de expansão, que obviamente custam bem mais barato que o jogo-base. Estes adicionam monstros em temáticas diferentes, cartas e outras novidades.

Se você curtiu a matéria e se interessou pelo jogo, dá um pulo no site do nosso patrocinador Bucaneiros Jogos, o King of Tokyo tá com um preço legal por lá, e por eles serem apaixonados por jogos de tabuleiro, o serviço deles é de primeira!

Gostou? Deixe nos comentários quais jogos você quer ver nesta coluna! Nos vemos na próxima Tabuleiro Arkade!

2 Respostas para “Tabuleiro Arkade – Monstros gigantes em King of Tokyo!”

  • 18 de abril de 2015 às 18:24 -

    wellinton higashiro

  • LOL

  • 19 de abril de 2015 às 01:25 -

    Allan

  •  Eu tenho esse jogo :)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *