Tecnologia da Ford busca avisar sem sirenes a chegada de um veículo de emergência

28 de junho de 2017

A Ford anunciou, recentemente, que desenvolveu uma nova tecnologia que busca, no futuro, avisar sem a necessidade de sirenes a chegada de uma ambulância ou viatura policial. O sistema apresentado pela companhia usa a comunicação entre os veículos para anunciar a chegada do veículo de emergência, explicando para o motorista do que se trata, se é a polícia, uma ambulância ou os bombeiros, mostrando o quão distante estão e o que você poderá fazer para abrir caminho.

O público conheceu o novo sistema em um evento realizado no Reino Unido, o UK Autodrive, que busca apresentar e testar os carros autônomos e conectados, com apoio de várias empresas automotivas, além de instituições de pesquisa e acadêmicas de tecnologia, servindo assim, como um berço para o aparecimento de novas tecnologias que buscam melhorar o ato de dirigir.

O sistema funciona assim: a partir do veículo de emergência, um sinal é enviado diretamente para os carros próximos, levando para o motorista o máximo de informações sobre o que está se aproximando e como lidar com o carro da melhor maneira possível. “O tempo é precioso para os serviços de emergência e essa tecnologia pode ajudar a ganhar segundos valiosos, alertando os motoristas a não obstruir o caminho”, explicou Christian Ress, supervisor de Pesquisa e Engenharia Avançada de Direção Autônoma da Ford Europa.

Além da emergência, a Ford também quer alertar os motoristas de potenciais acidentes em cruzamentos, testando uma tecnologia para dar este aviso. Com este segundo sistema, o carro que tem a tecnologia instalada e está passível de sofrer um acidente, informa a sua localização para que os veículos próximos possam acompanhar o que está acontecendo. Se o risco de acidente for alto, é enviado um alerta para que os outros motoristas possam diminuir a velocidade, ou mesmo parar o carro. O sistema também serve para avisar se um sinal vermelho foi atravessado ou se o carro vem na contra-mão.

Junior Candido é editor do Arkade e você pode seguí-lo no Twitter.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *