Testamos o roteador DLink DIR-868L, que promete melhor desempenho nos games online

7 de agosto de 2015
Autor: Junior Candido

Testamos o roteador DLink DIR-868L, que promete melhor desempenho nos games online

Os produtos de tecnologia tem buscado atingir necessidades específicas, como as dos gamers e seus constantes jogos online. Testamos o roteador DIR-868L da Dlink, que promete mais desempenho na sua jogatina.

Um dos itens mais necessários do nosso dia a dia, seja para trabalho, lazer ou no nosso caso, para a jogatina online, que envolve baixar jogos, manter-se conectado no seu serviço de jogos online ou mesmo lutando pelas arenas virtuais espalhadas pelo mundo, os roteadores nunca tiveram a sua devida atenção. Mas como tudo nesta vida, os roteadores também evoluem, oferecendo mais do que “liberar wifi pela casa”, podendo ser um tremendo aliado para curtir seus games numa boa.

Testamos então, o roteador DLink DIR-868L, que segundo o fabricante, foi desenvolvido para o gamer, já que além de oferecer alta cobertura de sinal, também permite controles avançados e também oferece suporte para redes 2.4GHz e 5.0GHz, além dasportas Gigabit.

Além disso, também testamos o adaptador USB AC1200 Dual Band que melhora ainda mais o sinal, oferecendo o que de melhor a sua Internet tem para oferecer.

Uma breve explicação sobre roteadores

Testamos o roteador DLink DIR-868L, que promete melhor desempenho nos games online

Aumentou muito o consumo de banda de Internet e os games são um dos “grandes culpados”.

Os roteadores são peça tão fundamental em uma casa como um forno microondas ou um espelho no banheiro. O fato é que por basicamente servirem para a maioria das pessoas apenas como um “enviador de sinal”, o grande público não tem conhecimento das diferenças entre eles e o que isso pode significar.

Não vamos fazer uma explicação técnica e exata, porém o que podemos falar é que os roteadores tradicionais, estes que vendem em qualquer loja de informática resolvem sim o problema de enviar sinal pela casa, mas param aí. Por geralmente serem de uma geração passada, eles simplesmente não irão enviar o sinal corretamente, podendo contar com perdas de velocidade quanto a franquia contratada, por exemplo.

É aí que entra a quinta geração de roteadores. Cada fabricante traz, além dos recursos essenciais, melhorias no sinal e até alguns aplicativos que garantem praticidade e segurança. E falando em jogos, estes novos roteadores se adequam de maneira mais satisfatória a todas as necessidades básicas dos gamers, garantindo um gameplay sem travadas e coisas do tipo.

Um item bacana de decoração

 

Testamos o roteador DLink DIR-868L, que promete melhor desempenho nos games online

Algo interessante no DLink DIR-868L é o seu design. Grande, porém leve, ele não vai ocupar a posição tradicional de um roteador, geralmente finos e com antenas, ficando melhor como um item de decoração mesmo, ao lado dos seus bonecos de personagens, que tal?

A cor black piano traz a elegância e atrás temos a famosa porta WAN e quatro portas LAN, feitas obviamente para conectar os cabos e ligar o aparelho que fornece internet e os dispositivos que precisarão do cabo para funcionar, e uma porta USB. Outra coisa interessante a se notar é a ausência daquele monte de luzes piscando toda hora, tendo apenas duas: a que indica que o roteador está ligado e a que mostra o sinal da Internet: verde significa que está ok, laranja mostra que está sem cobertura. Simples assim.

Junto com o roteador, vem um adesivo embaixo indicando o nome das duas redes (a de 2.4GHz e a de 5.0GHz), além da senha padrão, que obviamente pode ser mudada, mas sempre será reconfigurada em caso de resetamento.

Porém, para aqueles que gostam de pendurar o roteador na parede, esqueçam isso. O dispositivo foi feito para ficar na sala do lado do televisor, ou como já falamos, junto com seus bonecos de personagem. Sua proposta de design é outra e mesmo se o aparelho tivesse algum suporte, ficaria muito esquisito pendurado.

Gerenciando sua rede

Testamos o roteador DLink DIR-868L, que promete melhor desempenho nos games online

Como todo roteador, a configuração é simples: basta conectar os fios e acessar o endereço pré-estabelecido, trocando o nome da rede e se desejar, trocar a senha. Ali você também já pode configurar uma conta no mydlink, para aproveitar melhor os recursos do dispositivo.

Um dos recursos interessantes é a criação de uma rede para visitantes, sem senha e com configuração de horário de funcionamento, sem atrapalhar a rede local. Porém faltou a opção de limitar a banda para convidados. Tudo bem que o roteador faz bem o trabalho, mas limitar manualmente o espaço para visitas de modo a não atrapalhar toda a rede seria algo muito bem vindo.

Aplicativos para todos os gostos

Testamos o roteador DLink DIR-868L, que promete melhor desempenho nos games online

Outra tendência dos nossos dias são os benditos aplicativos. Adoramos aplicativos, e queremos ter vários que atendam várias necessidades. E no nosso caso aqui, a DLink oferece alguns para melhorar a experiência com o seu roteador.

Como o mydlink+ que permite controlar de qualquer lugar o seu roteador, o QRS Mobile que permite configurar e monitorar seu dispositivo com um celular e o Shareport Mobile, que transforma o roteador em uma “nuvem”, acessando arquivos que estão em um pendrive conectado, por exemplo.

A verdade é que embora estes aplicativos sejam um plus para o roteador, ninguém ainda dá bola para eles. Claro que eles tem suas funcionalidades comprovadas e são práticos, mas ainda não caíram no gosto do usuário e parte disso talvez, deve ser pelos próprios aplicativos, que poderiam contar com um design mais atraente e contar com mais “convites” da fabricante para serem utilizados. Um pendrive com um filme para utilizar o Shareport, talvez? Não sabemos, mas ideias poderiam fazer estes apps mais utilizados.

Adeus, cabos! Vamos jogar sem fios agora!

Testamos o roteador DLink DIR-868L, que promete melhor desempenho nos games online

Mas a grande atração do DIR-868L é o seu potencial Wi-Fi. Conforme prometido, o sinal é excelente e vai longe. Pude acessar a Internet do meu celular uma residência a frente, o que mostra que os 200 metros quadrados prometidos funcionam bem. Porém vale lembrar que isso acontece na rede de 2.4GHz. As redes de 5GHz são desenvolvidas para um melhor desempenho, porém são restritas quanto ao alcance.

Porém o que nós queremos é jogar e geralmente os dispositivos estão bem próximos do roteador. Mesmo assim o aparelho faz bem seu papel, fazendo com que os videogames funcionem bem, mesmo os mais antigos, como o Playstation 3, que não são compatíveis com a rede de 5.0GHz. Ao ligar o computador com o adaptador USB AC1200, aí que tudo melhora. A Internet testada conta com velocidade de 10Mbps e os testes com o adaptador sendo a fonte de Wi-Fi indicaram uma velocidade de 12Mbps, trazendo a maior velocidade disponível (a média é de 8,5-9Mbps).

E isso reflete de fato no desempenho, pois durante o período que ficamos com ele, os jogos fluíram de maneira mais dinâmica, atualizações aconteceram sem travas e até atividades mais simples, como a Netflix e o Youtube funcionaram sem problemas, mesmo com vários dispositivos ligados ao mesmo tempo.

No caso dos jogos, isso significa uma coisa muito importante: o adeus aos cabos. Não que eles sejam ruins, já que os famosos cabos azuis (ou pretos, amarelos…) de rede sempre foram preferidos pelos gamers ao oferecer um desempenho melhor, mas o DIR-868L, como um representante da nova geração de roteadores, já vai trazendo a mensagem de que os cabos podem descansar, e apenas o sinal Wi-Fi será suficiente, até porque jogadores móveis (de notebook ou celular) poderão curtir ás vezes o jogo no quintal, com ar puro… essas coisas.

Informações Técnicas

Alcance: Acima de 200m²
Alimentação: Bivolt 100V a 240V AC
Consumo: 12V / 2.5A
Antena – Ganho (dBi): até 3dBi
Antena – Quantidade: 3×3
Antena – Tipo: Interna
Aplicativos: QRS Mobile, Shareport Mobile, mydlink Lite, mydlink+
Frequência Wi-Fi: 2,4 GHz, 2.4/5.0GHz
Funcionalidades: AC Smartbeam, Botão WPS, DLNA, IPv6, Rede de Convidados, Smartbeam, mydlink Cloud
Geração Wi-Fi: 802.11ac (5° Geração)
Interfaces de Rede: 1x WAN Gigabit-Ethernet 10/100/1000Mbps, 4x LAN Gigabit-Ethernet 10/100/1000Mbps, Shareport USB 3.0, Wireless AC
Padrões Wi-Fi: IEEE 802.11a, IEEE 802.11ac, IEEE 802.11b, IEEE 802.11g, IEEE 802.11n
Velocidade Ethernet: Gigabit-Ethernet
Velocidade Wi-Fi: 1750Mbps

Uma nova visão para o Wi-Fi, mas com preço salgado

O DIR-868L cumpre o que promete, oferecendo uma nova visão para um roteador e fazendo os exigentes gamers online satisfeitos. Porém, o seu preço de R$750 pode assustar. Claro que um dispositivo top de linha acaba custando mais caro, mas alguma coisa poderia ser feita para que o consumidor pudesse se sentir mais atraído pelo aparelho, que ainda tem a concorrência dos roteadores tradicionais, que “resolvem o problema” ou mesmo das operadoras, que distribuem de forma gratuita um roteador Wi-Fi ao assinar o plano.

Mas ao se tratar do roteador em si, de fato temos um autêntico representante de uma nova geração de roteadores para uso cotidiano. Seus recursos extras facilitam o dia a dia e o sinal Wi-Fi, a preferência nacional dos proprietários de roteadores, nunca esteve tão intenso.

Testamos o roteador DLink DIR-868L, que promete melhor desempenho nos games online

Também nos foi apresentado em conferência promovida pela Dlink, novos produtos para melhorar ainda mais o conceito de Internet sem fios, com repetidores de sinal que usam a rede elétrica para enviar o sinal e o DIR-890L, roteador que será focado em games e que já pudemos conferir no XMA deste ano.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *