Top 10 Arkade: Fatos do mundo gamer que completam uma década

29 de junho de 2014
Autor: Luan Barbosa

Top 10 Arkade: Fatos do mundo gamer que completam uma década

Parece que não mas já fazem dez anos, você está sim mais velho e muita coisa que curtimos muito já tem todo esse tempo. Mas que tal relembrar fatos que completaram uma década em 2014 e continuam na sua memória?

Exatos 10 anos atrás o mundo via o auge da sexta geração dos games. Havia o rei PlayStation 2, os fortes concorrentes Xbox e Gamecube, além dos portáteis e dos PCs. Cada jogo que era lançado levava cada vez mais o hardware da época ao limite e vivíamos uma véspera do anúncio da próxima geração. Fato é que o ano de 2004 foi um dos pontos altos da história dos games, lembrado até hoje ao lado de outros anos como 1997 e 2011. Vamos conferir os fatos marcantes desse ano nessa lista!

World of Warcraft

Top 10 Arkade: Fatos do mundo gamer que completam uma década

Nenhum jogo melhor para abrir uma lista como simplesmente o MMORPG que abriu a porteira pro estilo se tornar tão popular quanto é hoje. Contando com o maior número de inscritos em um MMO atualmente, World of Warcraft é mais um dos sucessos arrebatadores da Blizzard, que já contava com os sucessos de franquias como Diablo, Starcraft e o próprio Warcraft.

Nintendo DS, PSP e o início da maior disputa do mundo dos portáteis

Top 10 Arkade: Fatos do mundo gamer que completam uma década
Antes desse ano, a Nintendo via seu caminho aberto rumo ao sucesso no mundo dos portáteis, graças ao sucesso de seus Gameboys. Outras empresas até tentaram fazer frente, como Sega e SNK com Game Gear e Neo Geo Pocket, respectivamente, mas falharam e desistiram. Foi então que em 2004 a Nintendo lançou na América do Norte o Nintendo DS. Mais um sucesso absoluto, lógico. Mas o que ninguém esperava era que a Sony, eterna rival, lançasse um portártil que conseguisse bater de frente com o sucesso da Nintendo. E assim foi lançado o PlayStation Portable no Japão, já no final do ano, dando início à uma das brigas mais lucrativas — para empresas e para nós jogadores também — do mundo dos games.

Remakes de classicos

Top 10 Arkade: Fatos do mundo gamer que completam uma década
Aproveitando o lançamento do Nintendo DS, foi lançado Super Mario 64 DS, que não é lá um remake, mas foi um dos grandes relançamentos de games clássicos nesse ano. Só a própria Nintendo relançou mais dois títulos de peso: Pokemon FireRed/LeafGreen para Gameboy Advance, remakes dos primeiros jogos da franquia para o Gameboy clássico e Metal Gear Solid – The Twin Snakes, uma boa repaginada do primeiro episódio da já estabelecida saga de Hideo Kojima. Além da Nintendo, a Microsoft também surpreendeu o mundo ao lançar exclusivamente para o primeiro Xbox o remake de Ninja Gaiden, que já não dava as caras ao mundo há mais de uma década.

Nascimento de grandes franquias

Top 10 Arkade: Fatos do mundo gamer que completam uma década
Claro que nesse ano muitos jogos originais surgiram também, títulos esses que iniciaram séries aclamadas até hoje, como é o caso de Far Cry, que neste ano receberá seu quarto episódio; Katamari Damacy, uma daquelas pérolas que só o Japão poderia nos proporcionar e fez muito sucesso nas plataformas da Sony; Samurai Warriors, a incontável série de títulos da Koei ambientadas no período Sengoku; Além de exclusivos concorrentes, Killzone no PlaySation 2 e Fable no Xbox.

Terceiros episódios que são considerados os melhores de suas séries

Top 10 Arkade: Fatos do mundo gamer que completam uma década

Em questão de continuações, 2004 foi um ano cheio e nenhum ano melhor em fechar uma trilogia em melhor estilo. Tivemos nesse mesmo ano o aclamado Metal Gear Solid 3 – Snake Eater, vencedor de inúmeros prêmios como melhor jogo daquele ano; Burnout 3: Takedown!, o que é considerado o jogo definitivo da franquia por muitos fãs e com sua trilha sonora soberba; Doom 3, o retorno de um dos maiores nomes do FPS de todos os tempos — se não o maior — da melhor forma possível: Muitas armas, muitos inimigos, ambiente claustrofóbico e um sucesso absurdo; Jak 3, o fim da trilogia da segunda franquia que a Naughty Dog emplacava nas plataformas da Sony; Além de outros jogos que pode se discutir se são tão bons quanto os anteriores, como Sonic Heroes (continuação direta de Sonic Adventure 2) e Metal Slug 3.

A consagração do gênero First-Person Shooter

Top 10 Arkade: Fatos do mundo gamer que completam uma década
Já foram citados vários nessa lista, mas 2004 definitivamente foi um dos anos mais ricos em questão de FPS, principalmente os competitivos em rede. Counter-Strike sozinho teve dois títulos lançados esse ano, Source e Condition Zero, para continuar com o sucesso de sua versão 1.6; Unreal Tournament 2004, tão bem sucedido quanto CS nos PCs, também apareceu nesse ano e até hoje é o mais lembrado entre os fãs de FPS Sci-fi; Halo 2, a continuação da principal saga da Microsoft deu as caras e conseguiu revolucionar os jogos on-line, trazendo (e praticamente inaugurando) a competitividade em rede pros consoles; E também surgiram outros grandes FPS nem tão competitivos entre jogadores, mas tão incríveis quanto, como Painkiller, The Chronicles of Riddick – Escape From Butcher Bay e Star Wars: Battlefront.

O lançamento do PlayStation 2 Slim

Top 10 Arkade: Fatos do mundo gamer que completam uma década
Sim, esse item não poderia faltar, principalmente para nós brasileiros. Muito pode se discutir sobre qual é o maior sucesso entre os consoles, porém, as mais 150 milhões de unidades vendidas do PS2 não mentem: ele é console mais vendido de todos os tempos. Mas o que fez alavancar suas vendas sem sombra de dúvidas — além de seus jogos — foi o seu segundo modelo, conhecido aqui no Brasil como “Slim”. Menor, mais leve, mais barato, contando com uma compatibilidade maior de jogos do PlayStation original — e também mais frágil, convenhamos — entre outras características, fizeram com que a concorrência não tivesse páreo para o seu sucesso que durou até muito recentemente, sendo mais de 100 milhões do número total de consoles vendidos. É até interessante notar o quão difícil é encontrar um PS2tijolão”, principalmente em nossas terras tupiniquins, assim como outros consoles da sétima geração, como Xbox e Gamecube. O PlayStation 2 modelo Slim realmente reinou.

O surgimento do Steam

Top 10 Arkade: Fatos do mundo gamer que completam uma década
Assim como o PS2 foi uma máquina de fazer dinheiro para a Sony, o Steam é a máquina de fazer dinheiro da Valve, a querida e amada empresa capitaneada por Gabe Newell. Porém, ela teve um começo tímido na verdade. Até 2003, ela ainda era conhecida como World Opponent Network, uma rede de servidores para jogos online, como Counter-Strike 1.6 e Soldier of Fortune, e em meados de 2004 foi que o trem à vapor que conhecemos hoje em dia veio à vida de verdade. O restante da história já sabemos, Valve e Gabe Newell comandam a maior loja de jogos digitais do mundo, além de terem criado no mesmo ano uma verdadeira masterpiece chamada…

Half-Life 2

Top 10 Arkade: Fatos do mundo gamer que completam uma década
Depois de abordar os FPS e o Steam, é lógico que não poderia faltar o clássico instantâneo da Valve, um dos jogos mais aclamados de todos os tempos, o segundo episódio da franquia que os fãs mais clamam por uma continuação. Half-Life 2 foi um dos maiores jogos do ano de 2004;  Talvez um dos maiores da década; Na verdade, um dos maiores de todos os tempos. A saga do físico de ofício, mas salvador do universo na prática, Gordon Freeman, foi sucesso absoluto, vendendo mais de 12 milhões de cópias, sem contar as versões digitais. Um verdadeiro marco para fãs de Sci-fi, FPS e de games em geral. Mas o trono de melhor jogo do ano não ficou com um dono só, porque teve…

Grand Theft Auto: San Andreas

Top 10 Arkade: Fatos do mundo gamer que completam uma década
A Rockstar traçou passos largos na sua carreira: Lançou jogos polêmicos e divertidos, conseguindo assim cair nas graças dos fãs. Com a franquia GTA não foi diferente, já que começou com jogos de temáticas simples, revolucionou o formato dos jogos de ação com seu mundo open-world e em 2004 lançou o seu jogo mais ambicioso até então. GTA: San Andreas foi um sucesso absoluto. Aliando ação variada com sistemas de jogos de corrida, além de mini-games polêmicos, controvérsias e uma história marcante, a Rockstar revolucionou (mais uma vez) os jogos de ação, fazendo com que muitos outros títulos de outras empresas se inspirassem na liberdade que o seu título trazia. E o seu legado não para por aí: 27 milhões de cópias vendidas (sendo “apenas” 17 milhões no PS2, se tornando assim o jogo mais vendido do console), inúmeros MODs, como GTA: Rio de Janeiro e até GTA: Watch_Dogs, diversos memes pela internet e um infinito número de fãs.

E aí, lembra de mais algum fato marcante que aconteceu exatamente à 10 anos atrás? Um jogo menos badalado? Um jogo antigo que você descobriu nesse ano? Deixe suas lembranças desse grande ano nos comentários!

6 Respostas para “Top 10 Arkade: Fatos do mundo gamer que completam uma década”

  • 29 de junho de 2014 às 15:00 -

    luansales

  • Muito boa a matéria, horas e horas frente a Metal Gear e Half-life  2.Só faltou o supremo God of War.

    • 29 de junho de 2014 às 15:07 -

      luansales

    • Porém foi lançado em março de 2005 rsrs

      • 29 de junho de 2014 às 19:09 -

        André G.

      • KKKKK’ é, deixa esse pra matéria do ano que vem! KKKK’

  • 29 de junho de 2014 às 19:13 -

    Rubens

  • Acho que o Steam ainda vai dominar o mundo dos games.

    • 29 de junho de 2014 às 19:16 -

      leandro leon belmont alves

    • talvez o Steam chegue bem perto, mas tem quem prefira os consoles

      • 2 de julho de 2014 às 20:35 -

        Babiro

      • Eu por exemplo. Não consigo preferir o PC, jogo alguns poucos jogos no PC, mas se é um game que quero muito eu sempre pego, e sempre vou preferir pegar pro console!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *