Top 10 Arkade: Filmes sobre games criados pelos fãs

28 de fevereiro de 2015
Autor: Henrique Gonçalves

Top 10 Arkade: Filmes sobre games criados pelos fãs

Com tantos curtas-metragens baseados videogames saindo todos os dias, decidimos juntar os dez melhores filmes que mostram todo o talento dos fãs quando o assunto é adaptar os jogos para as telonas. Confira agora no nosso Top 10!

Esta semana tivemos duas interessantíssimas adaptações de grandes séries da cultura pop, Dragon Ball Z e Power Rangers foram inspirações para que estes cineastas desenvolvessem filmes mostrando uma cara nova em comparação ao material original.

Dragon Ball Z: Light of Hope, produzido pela Robot Underdog, coloca a morte de Goku, Piccolo e de outros Guerreiros Z durante o impiedoso ataque dos Androides 17 e 18, deixando toda a luta para Gohan e o pequeno Trunks. O episódio piloto foi publicado no YouTube e atingiu milhares de visualizações em poucos dias, com a Robot Underdog dando a esperança de que mais episódios serão publicados, caso sejam financiados.

O segundo curta traz uma ambientação pesada e extremamente séria ao adaptar o popular programa da nossa adolescência. Power/Rangers nos dá toda a ação de um filme sangrento e uma visão completamente nova a uma franquia tão popular.

E nesta vibe de filmes produzidos pelos fãs, decidimos escolher alguns dos inúmeros curtas que fãs desenvolveram para os seus jogos favoritos nestes últimos tempos. Então relaxe, pegue a pipoca e assista a todos estes filmes!

Hotline Miami 2: “Do You Like to Hurt People?”

Começando com toda a psicodelia e brutalidade de Hotline Miami, o curta dirigido por James Shaugnessy e publicado no canal Machinima Prime mostra um pouco da agressividade de quem usa a máscara Tony, com muito sangue e violência no meio de tudo.

Além da música, fotografia e toda a estética combinar perfeitamente com o jogo, Hotline Miami 2: “Do You Like to Hurt People?” também faz uma cena impressionante que remete à câmera aérea do jogo, conseguindo ser extremamente fiel ao que conhecemos e nos deixando com o sangue fervendo para o lançamento de Hotline Miami 2: Wrong Number.

HUMAN REVOLUTION – DEUS EX – SHORT FILM

Apesar do título direto, este filme mostra o mundo cibernético de Deus Ex: Human Revolution em grande detalhe e estilo. O curta acompanha Adam Jensen e sua namorada, Megan Reed, que foi capturada pelos misteriosos vilões da trama.

As cenas de ação são extremamente bem feitas, deixando muito filme hollywoodiano no chinelo, incluindo os movimentos mais icônicos do nosso protagonista contra a vilã que roubou a cena em Human Revolution. O curta contou com a direção de Moe Charif e foi publicado no canal Machinima Prime.

DEAD SPACE: Chase to Death

Este pequeno curta foi dirigido por Eric Zaragoza e colocou em ação todos os elementos de terror em que Dead Space tanto se inspirou. O vídeo é curto mas ele é feito justamente para criar a mesma tensão que tivemos quando o primeiro Necromorph aparece no jogo.

Infelizmente não encontramos tantos outros projetos de Zaragoza e de sua empresa, a Z Pictures. Mas quem sabe ele não decide retornar uma hora dessas e fazer uma segunda parte deste interessante projeto.

Skyrim: Into the Void

O gigantesco RPG open world da Bethesda também recebeu uma homenagem fiel com Skyrim: Into the Void, fan movie que conta a história do Dovahkiin em uma desesperadora jornada em busca da cura para o vampirismo que ele contraiu durante uma batalha.

O curta nos leva a vários lugares do mundo de Skyrim e mostra personagens importantes da trama, incluindo até a aparição dos assassinos da Dark Brotherhood. O filme foi produzido pelo pessoal da Dark Pixel, que já lançou vários vídeos com a mesma estética, como Skyrim: Modern Dovahkiin e Real Life Goldeneye 64.

Fallout: Nuka Break

Publicado em 2011, o pessoal da Wayside Creations encontrou uma mina de ouro. Fallout: Nuka Break foi lançado e o curta ficou tão popular que se tornou uma franquia, criando duas temporadas, um novo filme e uma nova continuação que já conseguiu mais de 300% de sua quantia arrecadada no Kickstarter.

A Wayside Creations também tem outros projetos em seu histórico, incluindo a série Aperture R&D e uma nova série que adapta o famoso RPG Legend of Grimrock.

Street Fighter: Legacy e Mortal Kombat: Rebirth

Estamos colocando os dois famosos jogos de luta na mesma posição porque ambos tiveram capricho similar dos produtores. Street Fighter: Legacy conseguiu nos deixar embasbacados em três minutos, com uma intensa luta entre Ryu e Ken, enquanto Mortal Kombat: Rebirth avançou a ambientação do jogo de luta para o mundo atual, inserindo personagens e os adaptando em uma visão mais contemporânea.

Ambos foram frutos de muito sucesso, com Kevin Tacharoen dirigindo a web série Mortal Kombat: Legacy e fazendo um trabalho muito mais competente do que qualquer outro filme já lançado. No outro lado da moeda, temos Street Fighter: Assassin’s Fist, uma web série que foi lançada no ano passado e expandiu a história de Ryu e Ken, mostrando o treinamento e toda a trama envolvendo o antigo estilo de arte marcial, o Ansatsuken.

Portal: No Escape

Indo rapidamente para os jogos da Valve temos Portal: No Escape, com a nossa heroína acordando repentinamente em uma sala e se tornando uma prisioneira de uma misteriosa organização.

Dirigido por Dan Trachtenberg, o filme isola uma história no universo de Portal e deixa tudo fiel ao famoso jogo da Valve, desde o som, efeitos especiais e claro, da Portal Gun, que se mostra extremamente útil em todas as situações.

Silent Hill: Anniversary

A franquia Silent Hill é uma das que são citadas quando o assunto é terror nos videogames, mas infelizmente seus últimos jogos e filmes não atingiram o mesmo nível qualidade que os primeiros três tiveram. Agora temos o cérebro por trás de Metal Gear, Hideo Kojima, trabalhando ao lado de Guillermo Del Toro, para lançar o próximo jogo da franquia, mas este acaba não sendo o caso dos filmes.

Enquanto temos filmes adaptados bem abaixo da qualidade, podemos recorrer ao fãs para criarem projetos que levam a mesma tensão e terror psicológico encontrado nos jogos originais, e Sillent Hill: Anniversary é um dos diversos curtas que faz justamente isso.

Croft

O pequeno filme independente protagoniza uma das mais famosas mulheres no mundo dos videogames, com uma Lara Croft mais humana e com uma estética similar ao jogo mais recente da franquia, desenvolvido pela Crystal Dynamics.

O filme foi dirigido por Trevor Addie que fez um bom trabalho em retratar mais uma das aventuras de Lara Croft, além de mais uma vez criar algo bem mais fiel que qualquer filme estrelado pela Angelina Jolie.

Half Life: Raise the Bar

Por último temos uma das adaptações mais interessantes de todas nessa lista, mas não somente pela direção que mantém o universo de Half Life tão vívido, mas também pelo criativo enredo em que o verdadeiro protagonista é a icônica ferramenta de Gordon Freeman, o pé de cabra.

As transições de cada cenário são feitas de forma inteligente e é impossível não ficar animado quando o verdadeiro dono do pé de cabra aparece. Este foi mais um projeto publicado no Machinima Prime, com a direção de Joe Miale.

E esta é a nossa lista! Claro que estes foram alguns projeto de um nicho que cresce cada vez mais, com cineastas unindo a paixão pelos games e o talento para produzir filmes e adaptações muito mais bem trabalhadas do que qualquer filme lançado por Hollywood.

Mas e agora, deixamos algum curta-metragem de fora? Coloque nos comentários a sua adaptação favorita e vamos aumentar esta lista!

3 Respostas para “Top 10 Arkade: Filmes sobre games criados pelos fãs”

  • 28 de fevereiro de 2015 às 16:15 -

    leandro leon belmont alves

  • eu mencionaria aquele filme do MGS, mas não é um curta metragem. esses fan films mostram a Hollywood que não precisam de milhares de doláres para se fazer algo sobre games, o que mostram é que a grande maioria não respeita o enredo daquele tal jogo, embora admita que alguns filmes ao menos tentaram

  • 28 de fevereiro de 2015 às 17:08 -

    Ronaldo Barbosa Junior

  • Olha eu amo algumas das outras sagas que estão postadas em forma de curta…mas como tenho um senso muito crítico para Silent Hill, resolvi assistir o de Silent Hill…e cara, sério, eu me arrepiei, é mto bom, mto bem feito e mto fiel……se Silent Hill: A Revelação fosse produzido por esses mesmos caras teria sido incrivelmente bom….cara alguém me da o endereço de face desses caras pq eu quero mto curtir e compartilhar TODOS os videos deles e o pós-créditos mostrando SH4: The Room me deixou mais curioso ainda…..

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *