Top 5 Arkade Especial: Dia Mundial do Rock!

Hoje, dia 13 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Rock! Para celebrar, a Arkade reuniu alguns dos games mais rockeiros de todos os tempos em uma lista pauleira, repleta de nostalgia e som da melhor qualidade! Clique aí embaixo, aumente o volume e relembre com a gente estes games com alma rockeira!

Twisted Metal

Veículos insanos equipados com armas mortíferas. Pilotos bizarros. Muita destuição em diversos lugares do mundo. E claro, muito rock n’ roll! Esta é a receita básica que fez da série Twisted Metal um sucesso em todo o mundo.

Para combinar com a ação e a matança do game as produtoras sempre apostaram em uma trilha sonora pesada. Os primeiros games da série contavam com trilhas próprias, mas à partir do terceiro jogo, artistas como Rob Zombie, Cypress Hill e Rolling Stones começaram a marcar presença na trilha sonora.

Relembre abaixo uma das músicas mais memoráveis da série Twisted Metal: Dragula, obra de Rob Zombie, que homenageou o game até no clipe:

Guitar Hero/Rock Band/Rocksmith

Para não cometermos injustiça com nenhum destes jogos musicais, resolvemos colocar todos juntos. Embora Rocksmith seja uma “evolução” dos Guitar Heores e Rock Bands, e tenha uma pegada mais técnica, é fato que estes jogos, juntos, conseguiram popularizar (de novo) o bom e velho rock n’ roll!

Claro que todos os jogos acabaram se entregando as tendências, de modo que hoje em dia você pode tocar até músicas da Lady Gaga, mas dinossauros como Jimi Hendrix,  Black Sabbath, Metallica, Lynyrd Skynyrd, Deep Purple e Ramones sempre marcaram presença no game!

Sem contar que, formar uma bandinha com os amigos e se divertir tocando clássicos do rock é uma das experiências mais divertidas que os videogames nos proporcionaram!

Confira a bela abertura do game que homenageia uma das mais importantes bandas de rock de todos os tempos:

Full Throttle

Embora não seja um game com temática propriamente rockeira, Full Throttle é um jogo que carrega “a essência” do rock: temos um grupo de motoqueiros – devidamente vestidos com jaquetas de couro – em uma missão para salvar a última empresa que fabrica motocicletas customizadas do país, que está querendo mudar de ramo e fabricar vans (?!).

Claro que esta empreitada é regada ao som de muito rock n’ roll! A trilha sonora do game foi assinada pela banda californiana The Gone Jackals, que conseguiu o trampo graças a amizade de um dos integrantes com o mestre Tim Schafer. 

Este aliás foi o trabalho mais famoso da banda, que lançou outros álbuns sem grande expressividade nos anos seguintes.

Apesar disso, a trilha sonora – aliada ao espírito motoqueiro e rebelde do game – estão até hoje na memória dos fãs. Relembre abaixo a música tema deste clássico:

Brütal Legend

Novamente, o mestre Tim Schafer utilizou os videogames para demonstrar o seu amor ao rock – mais precisamente ao heavy metal. Com uma ajuda do ator (e também rockeiro) Jack Black, surgiu Brütal Legend, game que é praticamente uma declaração de amor ao heavy metal.

Vejamos: você controla Eddie Riggs (interpretado por Jack Black, o nome do personagem faz referência ao Eddie, do Iron Maiden e a Derek Riggs, artista que criou o emblemático mascote), roadie frustrado de uma banda de new metal que, após sofrer um acidente de trabalho, ressurge no mundo do metal, onde temos templos de aço cromado na forma do caveiras, colossais monumentos de pedra na forma de guitarras e cruzes de ferro, e todas as reeferências possíveis ao metal!

Para completar, além de uma trilha sonora pesadíssima (são 107 faixas de mais de 75 bandas, como Megadeth, Motörhead, Diamond Head, Slayer e Black Sabbath) o game conta com participações pra lá de especiais de ícones do metal, como Ozzy Osbourne, Lemmy Killmister, Rob HalfordLita Ford.

Abaixo você confere um pouco da divertida pegada metaleira do game:

Rock n’ Roll Racing

“Let the carnage begin!” Para fechar esta lista com chave de ouro, nada melhor do que relembrarmos o game que foi pioneiro na arte de misturar velocidade, destruição e rock n’ roll: Rock n’ Roll Racing, game que é tido por muitos como um dos maiores clássicos do mundo dos games.

Em um estilo que foge dos padrões de corrida atuais, Rock n’ Roll Racing é apresentado em perspectiva isométrica, e nos coloca em uma corrida intergalática onde pilotos de diversos planetas se enfrentam até a morte em pistas repletas de curvas insanas, rampas e armadilhas.

Seu objetivo é basicamente sobreviver e chegar em primeiro, podendo para isso abusar de bombas, mísseis, minas  e outros artifícios para tirar seus adversários do caminho. Havia até um bom nível de customização, você podia pimpar motor, rodas, amortecedores… e armas claro, para transformar seu possante em uma máquina imbatível!

Toda esta velocidade e destruição era embalada ao rock n’ roll de melhor qualidade de músicas como Highway Star (Deep Purple), Paranoid (Black Sabbath), Born to be Wild (Steppenwolf) e Bad to the Bone (George Thorogood), todas em ótimas versões que abusaram do hardware sonoro da geração 16 bits!

Relembre abaixo um pouco deste clássico que deixou saudade:

E com este clássico atemporal, encerramos esta singela homenagem ao bom e velho rock n’ roll. Claro que alguns games ficaram de fora, mas acreditamos que estes jogos representem bem a alma do rock! Se tiver mais sugestões, não hesite em deixá-las nos comentários!

E um ótimo Dia Mundial do Rock para todo mundo! \m/