Tribuna Arkade: desenvolvedores de Rock Band 4 são “flagrados” dando boas notas para o game

23 de outubro de 2015
Autor: Michel Lichand

Tribuna Arkade: desenvolvedores de Rock Band 4 são "flagrados" dando boas notas para o game

Olha a treta: funcionários da Harmonix foram pegos colocando reviews positivas de Rock Band 4 na Amazon. Se a sua reação a essa notícia foi “mais um?”, significa que temos um problema sério aí.

Com o lançamento do novo Rock Band, as vendas do game e seus acessórios na Amazon subiram. Mas um usuário do Reddit notou algo estranho com algumas das reviews positivas: os nomes dos usuários batiam com os nomes de desenvolvedores da Harmonix, a empresa por trás do jogo.

Tribuna Arkade: desenvolvedores de Rock Band 4 são "flagrados" dando boas notas para o game

A empresa foi procurada pelo site Destructoid, e como resposta ela ofereceu um simples “não encorajamos esse tipo de atitude, não importa o quão sincero sejam as atitudes desses desenvolvedores”. Essas reviews já foram editadas com notas informando a afiliação dos usuários com a Harmonix.

E eles não foram os primeiros! Quem lembra de 2011, quando um desenvolvedor da BioWare foi pego dando reviews positivas disfarçadas para Dragon Age II no Metacritic? O pior foi quando um correspondente de relações públicas da empresa respondeu com um “duh, é obvio que ele iria dar uma nota boa para seu jogo, assim como Obama votou em si mesmo!”

Esse tipo de atitude é problemática. Afinal, com o alto custo dos games, tudo vira um grande investimento. Muitos gamers ainda esperam as reviews para decidir se vão comprar um game ou não, e saber que tem um desenvolvedor por trás daquelas cinco estrelas é um pensamento horrível. Especialmente considerando o fato que Rock Band 4 foi criticado muito por fãs da franquia- e alguns até fizeram piada com a situação.

Tribuna Arkade: desenvolvedores de Rock Band 4 são "flagrados" dando boas notas para o game

A questão que fica é: qual é a solução para esse problema? Com o crescimento da indústria e do anonimato na internet, fica mais fácil um desenvolvedor postar uma review positiva disfarçadamente, ou uma companhia pagar um site para dar uma nota boa.

Em contraparte, ficou mais fácil identificar autores e sites que produzem reviews justas e confiáveis. É tudo uma questão de ficar de olho aberto para qualquer tipo de atividade estranha. Mas não fique cem por cento paranoico: talvez aquela review positiva de um jogo que você não gostou seja só uma review positiva, e não uma propaganda.

Na dúvida, consulte seus sites de confiança na hora de ler ou assistir reviews. Modéstia a parte, nossos reviews costumam ser bem sinceros, pois antes de sermos jornalistas, somos gamers! Você anda acompanhando nossas análises? ;)

(Via: Polygon, Time, Reddit)

Uma resposta para “Tribuna Arkade: desenvolvedores de Rock Band 4 são “flagrados” dando boas notas para o game”

  • 23 de outubro de 2015 às 14:38 -

    Rodrigo Maciel Dos Santos

  • realmente tem q ser muito lixo para da nota pra seu próprio jogo
    ++++++++++++++++++++

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *