Tribuna Arkade: Erro básico fez com que fundador do AlphaBay fosse capturado

23 de julho de 2017
Autor: Junior Candido

Tribuna Arkade: Erro básico fez com que fundador do AlphaBay fosse capturado

A maior plataforma de venda de drogas, números de cartão de crédito e contas on-line roubadas, entre outros produtos ou “serviços” ilegais, foi desmantelado na última quinta-feira, através do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Junto ao AlphaBay, o Hansa Market também foi encerrado, com esforços de autoridades holandesas.

De acordo com a Europol, o site contava com mais de 350 mil produtos ilegais à disposição, 200 mil consumidores, além de 40 mil vendedores cadastrados. O AlphaBay tomou o trono na Deep Web que pertencia ao Silk Road, o mercado que dominava o espaço até a operação que o encerrou em 2013. O responsável pelo AlphaBay, Alexandre Cazes, de 26 anos, foi preso na Tailândia no dia 5 de julho, com acusações de conspiração para distribuição de drogas, roubo de identidade, fraude e lavagem de dinheiro. Ele foi encontrado morto em sua cela uma semana depois, enforcado em uma toalha.

O canadense deixou vários rastros, que ajudaram e muito as investigações. Um endereço de e-mail Pimp_alex_91@hotmail.com estava no cabeçalho do e-mail de boas vindas e recuperação de senha do site, que foi confirmado por autoridades canadenses que se tratava de Alexandre. Este e-mail também foi utilizado para respostas em um fórum de informática, assinados com seu nome real.

E, para facilitar mais o trabalho dos envolvidos com o caso, no momento de sua prisão na Tailândia, as autoridades locais afirmaram que encontraram o notebook de Alexandre aberto, sem criptografia e com permissões de administrador no AlphaBay. Com isso, o FBI e o DEA encontraram muitos documentos de texto desprotegidos com senhas e frases-chave da internet e dos servidores do site.

Alexandre Cazes possuía três casas em Bangkok, propriedades na Antígua e Chipre, carros de luxo — entre eles, uma Lamborghini e um Porsche –, em uma fortuna acumulada de US$ 23 milhões. Ele teria iniciado sua carreira ainda adolescente, com uma empresa que vendia computadores e ajudava pessoas a construir sites na Internet. Apesar de sua morte ter sido confirmada como suicídio, seu passado e envolvimento com a Deep Web faz com que várias pessoas desconfiem deste fim, afirmando que causas mais obscuras causaram a sua morte.

AlphaBay foi lançado em 2014, logo após a queda do Silk Road. Se tornou rapidamente no líder de comércio ilegal da Deep Web, com afirmações do FBI de que o site já estava dez vezes maior que seu “antecessor”.

Via (The Verge, Ars Technica)

2 Respostas para “Tribuna Arkade: Erro básico fez com que fundador do AlphaBay fosse capturado”

  • 25 de julho de 2017 às 10:35 -

    Ed

  • Não entendi nada. O cara foi preso ou se matou? Que matéria confusa.

  • 27 de julho de 2017 às 06:51 -

    Silva

  • Foi preso e se “matou”.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *