Tribuna Arkade: União de dubladores e atores americanos se prepara para entrar em greve contra produtoras

18 de outubro de 2016

Tribuna Arkade: União de dubladores e atores americanos se prepara para entrar em greve contra produtoras

Uma delicada situação que vem se estendendo por mais de um ano está prestes a se tornar drástica, com a união que representa várias vozes famosas na indústria de games ameaçando entrar em greve contra diversas produtoras!

SAG-AFTRA, entidade que representa diversos atores que emprestam suas vozes e muitas vezes seus corpos para trabalhos de dublagem (os famosos voice actors), está organizando uma greve em resultado de mais de um ano de negociações com a indústria de video games para melhores condições de trabalho e remuneração para profissionais do ramo.

A entidade tem tentado negociar garantias de trabalho para os profissionais, dentre os quais Tara Strong (que já trabalhou em dezenas de games, desde Metal Gear até Lego), Roger Craig Smith (Batman, Assassin’s Creed), Jeniffer Hale (Metal Gear, Mass Effect), Steve Ogg (GTAV) entre outros já demonstraram seu apoio.

Entre os pedidos da entidade, estão uma remuneração por games que venderam mais de 2 milhões de cópias e outros tipos de bônus (como ocorre na indústria cinematográfica, por exemplo, em que artistas continuam a receber parte dos lucros de filmes que continuam em exibição, sejam no cinema, TV, ou serviços de streaming); reduzir o tempo de gravações “vocalmente estressantes”, como sessões de gritos, que podem ferir as pregas vocais, além de compensações por danos vocais; uma definição distinta entre voice acting motion capture, pois atualmente não há qualquer diferença (em temos de pagamento) entre as duas formas de trabalho; e outras exigências, que segundo a própria entidade “não estão carregadas de exigências malucas”.

Tribuna Arkade: União de dubladores e atores americanos se prepara para entrar em greve contra produtoras

As empresas alvo da greve por não estarem aberta a negociação e/ou ainda não chegaram a um entendimento com a união são:

  • Activision
  • Blindlight
  • Corps of Discovery Films
  • Disney Character Voices
  • Electronic Arts
  • Formosa Interactive
  • Insomniac Games
  • Interactive Associates
  • Take-Two
  • VoiceWorks Production
  • WB Games

Scott J. Witlin, representante da indústria de video games nesse assunto, respondeu a ameaça de greve da SAG-AFTRA dizendo que tudo isso é uma situação muito infeliz, precipitada e desnecessária. Segundo ele, a greve irá apenas prejudicar a própria união, pois ela (tradução literal) “representa atores que estão em menos de 25% dos video games no mercado. Qualquer greve não apenas iria contra o trabalho de afiliação da SAG-AFTRA, mas daria a seus concorrentes, que não pertencem a nenhuma união, uma vantagem enquanto uma greve estivesse acontecendo.”

Ele ainda contou que atualmente os atores representados pela SAG-AFTRA ganham pelo menos 100 dólares/hora por seus trabalhos mais benefícios, e que a proposta da indústria de games para a união incluem aumento de salários para a maioria dos atores, além de outros bônus e compensações por seus trabalhos. E que apesar de só haver um único caso registrado de dano nas cordas vocais devido a excesso de trabalho, a união continua a pedir por uma carga horária de trabalho mais flexível para os seus atores.

Ele ainda disse que “Nós produzimos Video Games Interativos para o entretenimento das pessoas ao redor do mundo e como resultado nós proporcionamos trabalhos excelentes para vários membros da SAG-AFTRA. Chegar a um acordo justo está no maior interesse de ambas as partes, assim como de vários fãs de nossos games.”

SAG-AFTRA declarou que tentará uma nova negociação com a indústria entre os dias 17 e 19 de outubro, e se não houver um acordo entre ambas as partes, a greve se iniciará no dia 21 de outubro. A união pede para que seus membros entrem em greve contra as empresas listadas acima em projetos que foram iniciados a partir de fevereiro de 2015.

O que você acha dessa situação toda? Mais e mais o trabalho de dubladores tem recebido com carinho o reconhecimento de fãs de vídeo games, e muitos atoras conseguiram tornar seus trabalhos eternos em vários games diferentes ao longo de vários anos. O que você acha das reivindicações da união e da resposta da “Indústria”? Concorda que os dubladores merecem uma melhor remuneração e reconhecimento por seus trabalhos?

Deixe seu comentário!

(Via: Gamesradar+, Gamespot)

Uma resposta para “Tribuna Arkade: União de dubladores e atores americanos se prepara para entrar em greve contra produtoras”

  • 19 de outubro de 2016 às 21:29 -

    leandro leon belmont alves

  • parece complicado. mas com conversas e negociações, dá para chegar num meio termo. pelo menos as exigências não são nada fora do comum.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *