Tribuna Arkade: update de Quake Live torna o jogo pago, deleta dados e revolta jogadores

29 de outubro de 2015
Autor: Rodrigo Pscheidt

Tribuna Arkade: update de Quake Live torna o jogo pago, deleta dados e revolta jogadores

Quake Live é um jogo que está online há mais de 5 anos, e ainda tem uma comunidade bem ativa de jogadores. Ou tinha… um update “surpresa” zerou as estatísticas de todo mundo, anulou nicknames, tornou o game pago e gerou revolta.

Até algumas horas atrás, Quake Live era um jogo free-to-play. Ele já rodava pelo Steam há algum tempo, mas era de graça. E antes disso ele até abria direto via brower. Simples e acessível. Porém, de uma hora para outra, ele não funciona mais assim: o jogo agora precisa ser comprado no Steam, e quem quiser jogá-lo terá que pagar 19 reais por ele.

E não é só isso: o patch de 1GB que atualizou o game apagou nicknames de jogadores, estatísticas, clãs, listas de amigos… enfim, tudo o que tornava o game interessante para os jogadores.

Obviamente, isso irritou muita gente: os jogadores revoltados estão lotando o game de reviews negativas no Steam, e entupindo o Fórum do game por lá com reclamações, ofensas e pedidos de “quero meu dinheiro de volta”.

Tribuna Arkade: update de Quake Live torna o jogo pago, deleta dados e revolta jogadores

Estas são só algumas das centenas de reviews negativas que estão pipocando no Steam.

Em um comunicado oficial na página do game (que só foi ao ar DEPOIS da atualização), os jogadores são recebidos por uma mensagem que afirma que:

“O dia de hoje marca um novo começo para Quake Live.Hoje retiramos do ar nosso antigo launcher e nossos serviços para integrar o game à robusta matriz da Steamworks e seus serviços. Agora, Quake Live utiliza a interface do Steam para Amigos, Chat, Lobbies, Chat por Voz, Pesquisa de Servidor, Estatísticas, Conquistas, Anti-Cheat, Cards Colecionáveis e Workshop”.

Sendo bem honesto, muitas dessas mudanças realmente são bacanas e a longo prazo devem melhorar a experiência dos jogadores. Porém, o motivo da indignação nem é tanto pela mudança, mas pela forma como ela foi feita: de forma arbitrária e sem aviso, todos os players do “antigo” Quake Live tiveram seus dados apagados. Anos de diversão e centenas de milhares de headshots foram pelo ralo sem aviso prévio.

E isso nem a melhor interface do mundo vai remediar.

(Via: Kotaku, Steam)

Uma resposta para “Tribuna Arkade: update de Quake Live torna o jogo pago, deleta dados e revolta jogadores”

  • 29 de outubro de 2015 às 13:00 -

    Leandro alves

  • era uma pena, gostava do quake live como antes

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *