Ubisoft anuncia Dig Rush, mobile game “terapêutico” para tratar problema de visão

6 de março de 2015
Autor: Rodrigo Pscheidt

Ubisoft anuncia Dig Rush, mobile game "terapêutico" para tratar problema de visão

Você sabe o que é ambliopia? Basicamente, é um distúrbio onde um olho funciona melhor do que o outro. Para ajudar quem sofre disso, a Ubisoft e a Amblyotech estão criando um jogo “terapêutico” para ajudar no tratamento!

Chamado também de “olho preguiçoso“, a ambliopia afeta cerca de 3% das crianças do mundo, e se não for corrigida de maneira adequada, pode evoluir para  um problema de visão muito mais sério.

Os tratamentos convencionais envolvem o uso de tampões, mas além de desconfortáveis, eles não são tão eficazes. Para mudar isso, a Ubisoft e a Amblyotech estão usando técnicas patenteadas por médicos da McGill University e os bons e velhos óculos estereoscópicos (aqueles 3D com uma lente azul e outra vermelha) de maneira lúdica e interativa para estimular o engajamento dos pacientes e “treinar” ambos os olhos ao mesmo tempo.

Ubisoft anuncia Dig Rush, mobile game "terapêutico" para tratar problema de visão

“Enquanto as opções atuais de tratamento, como o uso de tampão, proporcionam alívio limitado e têm baixa adesão de pacientes devido ao desconforto e estigmas sociais, a terapia eletrônica da Amblyotech tem sido testada clinicamente para melhorar significantemente a capacidade visual tanto de crianças quanto adultos que sofrem dessa condição”, afirma o doutor Joseph Koziak, CEO da Amblyotech.

Na prática, Dig Rush estimula os dois olhos ao mesmo tempo para treinar o cérebro a melhorar a capacidade visual do paciente. A “mágica” acontece graças aos diferentes níveis de contraste entre azul e vermelho, que são filtrados por cada lente, e podem ser regulados pelos médicos de acordo com a necessidade do paciente. Tudo isso enquanto o paciente resolve puzzles simples controlando simpáticos castores.

Confira abaixo um breve vídeo de gameplay:

Apesar de sua simplicidade, o fato de Dig Rush ser um jogo com um “algo a mais” — o auxílio no tratamento da ambliopia — sem dúvida faz dele um projeto muito especial.

Parabéns à Ubisoft e à Amblyotech pelo pioneirismo da ideia, e que possamos ver mais alguns games “terapêuticos” ajudando a tratar doenças e distúrbios no futuro.

(Via: Assessoria Ubisoft)

3 Respostas para “Ubisoft anuncia Dig Rush, mobile game “terapêutico” para tratar problema de visão”

  • 8 de março de 2015 às 09:33 -

    jhenrrike

  • so falta ver se a ubi nao deixa esse jogo todo bugado igual a todos os ultimos jogos deles e inves de ajudar vai deixar e todo mundo cego! 

  • 8 de março de 2015 às 19:33 -

    Carlos

  • Olá Minha filha sofre de ambliopia. Como faço para adquirir esse jogo? Carlos 

    • 9 de março de 2015 às 15:27 -

      Rodrigo Pscheidt

    • Carlos, segundo o release oficial da Ubisoft, “A Amblyotech está buscando a anuência da FDA, órgão regulador americano, para colocar no mercado dos EUA essa terapia. Assim que reunir todas as aprovações regulatórias, o tratamento ficará disponível em todo o mundo“.

      Ou seja, por hora o game ainda não está disponível para todos, e quando estiver, é provável que seja algo de nicho, distribuído somente para médicos e profissionais qualificados a tratar deste distúrbio.

      Na dúvida, fique de olho no blog oficial da Ubi – http://blog.ubi.com/. ;)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *