Uma GeForce 1080 Ti externa pode quadruplicar as capacidades gráficas de um MacBook Pro

24 de abril de 2017

Uma GeForce 1080 Ti externa pode quadruplicar as capacidades gráficas de um MacBook Pro

Os MacBooks não contam com tantos recursos quanto os outros computadores, no que diz respeito a jogos e GPU. Mas com a crescente do mercado de GPU externo, e boa vontade de desenvolvedores e modders, um resultado bastante interessante aconteceu com a união de um MacBook Pro de 15 polegadas, uma GeForce GTX 1080 Ti e os drivers mais recentes da NVidia.

Tirando o fato de que você pode fazer um MacOS rodar uma GTX 1080 Ti internamente com o hackintosh, ainda não é possível fazer o mesmo nos notebooks atuais da Apple, mas os novos drivers da NVidia para o Mac traz a série Pascal 10XX entre as atualizações, o que permite que um case externo e a referida placa possa funcionar com total compatibilidade, agora a partir da própria fonte.

Realizado pelo eGPU.io, o 1080 Ti aumentou de duas a quatro vezes o desempenho gráfico de um MacBook Pro, em comparação com a Radeon Pro 460, que equipa o notebook. E os resultados ficaram ainda melhores, quando a GPU foi utilizada com um monitor externo, ao invés de mandar o sinal para o próprio MacBook. O resultado também é fruto de uma vantagem que o notebook da Apple tem: a porta Thunderbolt 3, que tem seu conector ligado diretamente à CPU, o que garante uma comunicação muito mais rápida e direta.

O vídeo abaixo mostra o funcionamento da experiência, e seus resultados:

A GPU externa, apesar de crescente, ainda não é algo muito prático de se lidar, no ambiente macOS. Além de caras, somando o case mais a GPU, o suporte ainda não é plug-and-play para os MacBooks. Enquanto o desenvolvimento e as melhorias continuam, é possível conferir o resultado no notebook da Apple instalando o Windows via Boot Camp, ou fazer o caminho inverso, tentando o hackintosh em um PC. Mas a certeza é a de que muito em breve, os donos de MacBook poderão usufruir com mais qualidade de uma GTX 1080 Ti.

Via (The Verge)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *