Vale a pena voltar para os anos 80 em Disney Afternoon Collection

25 de abril de 2017

Vale a pena voltar para os anos 80 em Disney Afternoon Collection

A Capcom resolveu atender de maneira mais específica os seus fãs de longa data com boas coletâneas. Primeiro, a coletânea de Mega Man, que trouxe os clássicos jogos para NES de volta para a geração atual e agora, trouxe também os personagens Disney, para darem novamente o ar da graça nos consoles.

Nos anos 80 e 90, a Capcom celebrou uma inesquecível parceria com a Disney, que resultou em diversos jogos, muitos deles se tornando verdadeiros clássicos. Além de versões para os longas de animação, como Aladdin ou A Bela e a Fera, a Capcom também adaptou para os games as séries animadas, que foram sucesso nas telas das duas formas: como desenhos e como videogames.

Neste contexto, todos nós que vivemos estas décadas pudemos conferir os DuckTales (uhu, que são os Caçadores de Aventuras!), Darkwing Duck, e vários outros desenhos que se tornaram referência. Talvez, nós brasileiros, não tivemos a chance real de curtir os jogos baseados nos desenhos, seja pelo “atraso” que tais séries sofriam para chegar por aqui, ou mesmo pelo descaso da Nintendo nesta época no Brasil, que, mesmo com os clones, não divulgava tanto assim estes games.

Mas, seja para matar a saudade, ter o primeiro contato com estes clássicos, ou mesmo para mostrar para seu filho ou sobrinho sobre como era jogar videogame antigamente, Disney Afternoon Collection traz seis destes clássicos de ontem para serem jogados de novo, com suas ROMs originais e um recurso novo aqui e ali, para trazer um ar mais novo, mas sem perder a sua essência retrô.

Voltando no tempo… literalmente.

Os seis jogos da lista são: DuckTales, DuckTales 2, Chip’n Dale: Rescue Rangers (Tico e Teco), Chip’n Dale: Rescue Rangers 2, Darkwing Duck e Talespin. Todos estes games contam um pouco da rica história do NES: Enquanto DuckTales, Chip’n Dale e Talespin mostram os anos de ouro do console da Nintendo, com jogos muito criativos, de gameplay atraente e extremo talento e cuidado de suas respectivas equipes, os jogos “dois”,  além de Darkwing Duck, mostram um NES já veterano, que continuava a receber jogos de extrema qualidade e, neste caso, apresentava os melhores gráficos que o 8-bit conseguiria alcançar.

Os dois games DuckTales trazem a exploração como gameplay. São mapas, tesouros e vários segredos espalhados por fases escolhidas por você, na ordem que preferir, trazendo de maneira muito próxima a exploração de Tio Patinhas e seus sobrinhos pelo mundo, atrás de aventuras. Já os jogos de Tico e Teco focam na atenção com a fase, em que é preciso atravessar as telas tomando cuidados com os inimigos e obstáculos. Darkwing Duck é um clássico jogo de plataforma, que oferece um dos melhores visuais do NES e todo o humor que acompanhava o atrapalhado herói. E, por fim, o menos conhecido, mas não menos divertido, Talespin, que é um shooter, mas com foco maior na estratégia do que na ação, com o seu avião podendo ás vezes mudar a direção da tela, além de contar com upgrades para o veículo e oferecer cenários bastante variados.

Vale a pena voltar para os anos 80 em Disney Afternoon Collection

Os jogos estão exatamente como saíram de seus estúdios nas décadas passadas, apenas com controles adaptados. Não temos nenhuma modificação nas ROMs, o que significa que não há nada trocado de lugar nem nada do tipo, mas é possível jogar os games em um Time Attack, com troféus/conquistas premiando quem chega mais rápido ao fim. E, apesar de antigos, os games escolhidos se mostram fortes para ganhar a sua preferência, pois contam com muita exploração, raciocínio rápido e nostálgica ação em plataforma. Sentimos falta de uma localização em PT-BR, uma vez que os menus são localizados, mas não é nada que possa atrapalhar de maneira grandiosa a diversão que estes games tem para oferecer.

E já que estamos falando de volta ao tempo, The Disney Afternoon Collection faz isso “além do limite”, oferecendo um recurso de “rebobinar” a jogatina, permitindo que, ao acionar um botão do controle, você possa rebobinar a sua jogada, corrigindo assim um salto equivocado ou um ataque sofrido. Junto com o save state, presente em todos os jogos, tais recursos facilitam — e muito — o gameplay, servindo, por exemplo, para pessoas que nunca conseguiram terminar os jogos no passado, jogadores casuais, ou mesmo para as crianças, que terão o interesse de conferir os games sem sofrer com a frustração do Game Over que nos acompanhava em nossa infância. O recurso está lá, e cabe ao jogador decidir usar ou não, com a clara premiação via troféu/conquista para quem conseguir chegar aos finais dos jogos sem utilizá-lo.

A chance perdida de trazer extras especiais

Vale a pena voltar para os anos 80 em Disney Afternoon Collection

Fui mal acostumado por Sonic JAM. A coletânea de Sonic para o Saturn, para mim, é um exemplo de compilação, pois além de contar com jogos relevantes, ainda nos oferecia um verdadeiro museu, com várias imagens, e até vídeos com os comerciais dos games da série, além da introdução e finais de Sonic CD, o que faz do disco um material muito rico para quem gosta do ouriço azul.

Por causa disso, não há como não comparar todas as coletâneas retrô com a que a Sega lançou em 1996. Temos por aqui um interessante museu, com as caixas dos jogos em suas versões lançadas no Japão e nos EUA, além de desenhos conceituais da época do desenvolvimento, tudo explicado com legendas em português e slideshow. Mas achei muito pouco, pois esta era a chance de trazer muito mais conteúdo, como comerciais, entrevistas, ou qualquer outro material que estivesse guardado nos arquivos da Capcom que poderiam enriquecer mais o conteúdo.

Também temos uma espécie de Sound Test, com as trilhas sonoras de todos os jogos, que é uma ótima chance de curtir o tema de DuckTales em sua versão 8-bit. Está tudo bem legal e vale a pena a visita, mas poderiam colocar mais coisas, ainda mais com o aumento do espaço de armazenamento.

De volta para as tardes de ontem

Vale a pena voltar para os anos 80 em Disney Afternoon Collection

Nossas tardes não são mais as mesmas de antes, mas é muito bom voltar a ter esta sensação jogando estes clássicos oferecidos pela Capcom. Os jogos selecionados para esta coletânea foram muito bem escolhidos, e trazem desafio e nostalgia na medida certa. Os novos recursos, embora controversos para alguns jogadores, existem há tempos em emuladores e que o jogador escolha como lidar com eles, pois, para um produto feito para um público gamer diferenciado, qualquer novidade vale a pena para atrair novos jogadores para os games.

O único porém foi, de fato, a ausência de mais itens no museu, visto que o espaço que os jogos de hoje tem daria para inserir muita coisa legal. Mas nada disso tira o brilho destes seis interessantes jogos, que provam que não há idade para certos jogos, quando eles conseguem oferecer qualidade e diversão, não importando se foram lançados hoje, ou, neste caso, há trinta anos atrás.

The Disney Afternoon Collection já está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *