The King of Fighters completa 18 anos. Relembre o melhor da série!
![thekingoffightersi002[1] thekingoffightersi0021 550x275 The King of Fighters completa 18 anos. Relembre o melhor da série!](http://www.arkade.com.br/wp-content/uploads/2011/08/thekingoffightersi0021-550x275.jpg)
Hoje, dia 25 de agosto de 2012, a franquia The King of Fighters completa 18 anos de vida. Iniciada em 1994 pela SNK, a série começou como uma espécie de crossover de outros dois games da mesma empresa: Fatal Fury e Art of Fighting. Relembre com a gente alguns dos melhores momentos desta clássica franquia!
1994 – 2003
Em 1994, a SNK se surpreendeu com o sucesso alcançado pelo primeiro game da série. Grande parte deste sucesso se deve ao esquema de jogabilidade em times, que até então era inédito em um game de luta. The King of Fighters fez tanto sucesso que a SNK deixou de investir em Fatal Fury e Art of Fighting e passou a se dedicar exclusivamente ao novo game. Inicialmente planejado para os arcades, praticamente todos os games da série foram convertidos para outras plataformas, com destaque óbvio para o Neo Geo, console da própria SNK.
Para alegria dos fãs, por muito tempo a série foi anual, com um novo game saindo a cada ano, sempre trazendo novidades no elenco de personagens. Entre 95 e 97 a SNK tratou de dar uma profundidade ao game, acrescentando o primeiro arco narrativo com “A Saga de Orochi“.
Com a história finalizada, o game de 1998 foi uma espécie de especial que não continha história, mas contava com praticamente todos os personagens dos games anteriores, mesmo os que supostamente tinham morrido na trama.
Em 1999 um novo arco narrativo é desenvolvido, “As Crônicas NEST“. A nova trama apresenta diversos personagens novos, e um sistema de batalha que acrescenta um quarto lutador às equipes para ataques rápidos – os chamados Strikers. A inclusão dos Strikers foi outro conceito copiado em diversos outros games de luta, e até mesmo personagens de outras franquias – como Metal Slug – fizeram uma ponta como Strikers.
O novo arco de história foi desenvolvido até 2001, e no ano seguinte chegou às prateleiras um novo game que deixava a história de lado e apostava na pancadaria de personagens de diversos personagens que já haviam passado pelos títulos da série.
Em 2003 foi lançado o último KOF anual, que iniciou um novo arco narrativo – “Tales of Ash” – que acabou se perdendo na descontinuidade da trama. De lá para cá, os games da série abandonaram a nomenclatura anual e foram lançados com títulos numéricos, XI, XII e XIII.
Kio, Yori, a musa Mai Shiranui, Joe, Terry, Andy, Ryo, Rugal… Diversos foram os personagens que contribuiram com o sucesso da série The King of Fighters. Confira abaixo um vídeo que compila os vídeos de abertura dos primeiros 9 games da série. Nostalgia pura!
XI, XII e XIII
Com a queda na popularidade de seus games e uma situação financeira que vinha piorando nos últimos tempos, a SNK-Playmore (em 2001 a empresa já havia sido comprada pela Playmore) deixou de investir em games anuais e, em 2005, lançou The King of Fighters XI. O game foi o primeiro a utilizar a nova engine Atomiswave, mas a revolução mesmo aconteceu em 2009.
Neste ano, foi lançado The King of Fighters XII, com um visual incrível totalmente pintado à mão. Justamente por abandonar os sprites anteriores e refazer tudo do zero, o game levou bem mais tempo para ser finalizado. Por conta da imensa lacuna entre os títulos, novamente a história foi deixada de lado em prol da boa e velha pancadaria.
Já com boa parte do novo processo de desenvolvimento criado, a SNK-Playmore decidiu dar uma agilizada e lançou já em 2010 The King of Fighters XIII, game que enfim encerrava o arco narrativo iniciado em 2003. Inicialmente lançado apenas nos arcades japoneses, o game chegou aos consoles ocidentais em outubro do ano passado.
O game foi uma das boas surpresas do final de 2011, pois contava com gráficos incríveis no bom e velho estilo 2D, uma jogabilidade rápida e dinâmica e combos devastadores, além de reunir personagens que marcaram estes 18 anos da série.
Vale lembrar que fizemos uma análise completa do game na edição número 30 da revista Arkade!
Confira abaixo um trailer deste ótimo game:
Além destes títulos principais, o game também se aventurou pelo estilo 2.5D com os spin offs da série Maximum Impact e participou de crossovers na série SNK vs. Capcom.
Como tudo o que faz sucesso neste mundo, The King of Fighters foi transportado para outras mídias: entre cards e mangás, o destaque (positivo) vai para a série animada The King of Fighters: Another Day, lançada em 2006. Confira abaixo um trailer da animação:
Quem se interessou pode conferir a série integral no Youtube. São apenas 4 episódios, e é bem fácil de encontrá-los com legendas em português.
O game também ganhou um vergonhoso filme com atores de verdade. Mas ele é tão ruim que a gente recomenda que você não assista. Se for um masoquista quiser matar sua curiosidade, confira abaixo um trailer do filme:
Sendo assim, a Arkade parabeniza a SNK por ter criado uma das mais dinâmicas e inovadoras séries de luta de todos os tempos! E que venha um The King of Fighters XIV, pois a indústria está carente de bons jogos de luta 2D, e nisso a franquia já mostrou que manda muito bem!
Se você quer parabenizar a franquia, declarar seu amor pela Mai Shiranui ou simplesmente falar mal do filme, o espaço dos comentários abaixo está à sua disposição!
* Este post foi publicado no ano passado, no aniversário dos 17 anos da franquia, e sofreu algumas atualizações.
105 Respostas para “The King of Fighters completa 18 anos. Relembre o melhor da série!”
Deixar um comentário (ver regras)





Robson Vieira comentou:
Ótima matéria, caro Rodrigo Pscheidt! Sintetizou bem de forma sucinta, toda a gloriosa história dessa magnífica série de games de luta. Já fiz meu preorder da Versão XIII para Xbox 360 (Que inclusive irá acompanhar 4 CDs com trilhas sonoras de toda a série). Novamente, meus parabéns e vida longa ao Rei dos Lutadores!
Rodrigo Pscheidt comentou:
Opa, que bom que gostou, Robson!
Difícil resumir 17 anos de história de uma série tão boa, mas fiz o que pude, he he!
Legal esse brinde da preorder, não tava sabendo. Vou ver se compro também.
Me add na Live pra gente jogar alguma coisa, qualquer dia. Minha gamertag é RNPSCHEIDT.
Abraço!
junio comentou:
sera que o kof acabara no kof xiii ? tomara que nao eu estava vendo um comentario que a snk playmre iria continuar com o game agoora nao sei , mas tomara que continue .
junio comentou:
e verdade rsrs
KING OF KINGS comentou:
King of Fighter XIII é muito realmente os combos sao devastadores e faceis isso q me atraiu
Zuliaman comentou:
Muito boa a matéria! Sou fã de KoF e nem sabia que era hoje o aniversário da série hhuahuah. Como sempre Arkade trazendo o diferencial! Vcs são fodasss
KING OF KINGS comentou:
pois é ja conheco a serie a um tempo tbm mas nem disconfiava
zecarlos comentou:
caraca,essa serie era maneira tmbm,me matei nos fliperamas um tempao nisso hehehe,e caraca o ulitmo game da serie esta lindao,animacao otima e visual de desenho animado style …acompanhei os animes tmbm e achei animal,porradaria bacanas…porem a unica coisa que me envergonhou foi o tal longa kof o filme liveaction…que dispensa comentarios,eu simplismente ignoro,da mesma forma que ignoro todos os filme do street fighter hehehhehehe
Lucas gimenez comentou:
legal a materia!
MAI T AMOOO!!!!!!
KKKKKK
Raphael comentou:
Mai Shiranui é a personagem mais foda de qualquer game de luta já criado…E para mim, por mais que a série art of fighters tenha grande importancia em kof, Fatal Fury possui os personagens mais carismaticos do game…Tais como Terry e Andy Bogard, Joe Higashi, Mai Shiranui (especialmente), Blue Mary e tantos outros…
Dario (mobilegamer.com.br) comentou:
Posers (brinks), um verdadeiro fighter sabe que o torneio tem na verdade 20 anos..
http://www.techmynd.com/wp-content/uploads/2010/09/fatal-fury-1-1.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fatal_fury
Abraços…
Heden comentou:
joguei muito KOF 98, 99 e 2002, esse ultimo foi o que curti mais. Nesse filmim tosco ae nem consegui identificar quem é quem. Oo
olirio comentou:
eu jurava que o “rugal” era yamazaki XD
JAGUARHX comentou:
Só lembrando de mais detalhes: KOF na realidade já existia na história dos dois jogos da empresa(art of fighting e fatal fury).”King of fighters” era assim chamado o torneio de artes marciais 1 contra 1 que acontecia todo ano por obra de geese howard até que este foi derrotado e rugal bernstein assumiu o controle do torneio.Em art of fighting,geese já tinha lutado contra a familia sakasaki e perdido.
Vale também lembrar que muitos lutadores de kof vieram de outros jogos aind amais antigos da snk(que já joguei por sinal quando criança nos anos 80):
-ikari warrior/ikari commando/tank :ralf e clark lutam contra rugal e seu chefe,o hitler ressurgido(que aparece no canto extremo esquerdo da tela em kof 98 na fase do ultimo chefão)…
JAGUARHX comentou:
…a esposa e filha de heidern(apesar de não ser mostrado no jogo) são mortas por rugal durante esta série.Também é neste memso ano do jogo(1986) que encontram a pequena leona ,com 6 anos de idade,sem memoria após ser possuida pela primeira vez pelo orochi power.Na época do lançamento,ralf jones(nome baseado em indiana jones) e clark steel(homenagem a clark kent e doc clark savage,os homens de aço e bronze respectivamente) eram chamados de paul e vince,inspirados em ”rambo” e ”commando para matar” de stallone e schwarzneger.Depois receberam elementos de luta livre;kenshiro de hokuto no ken;wolverine e colossus;e até do super sentai jetman.
-Leona é baseada levemente em gally/alita de gunn-batttle angel alita,mas acabou,depois,influenciando a propria gally e a sidekick de hellsing
JAGUARHX comentou:
-Heidern é uma grande homenagem,assim como leona,ralf,clark e whip,aos super sentais,ultramen;metal heroes e kamen riders:seu estilo d eluta é totalmente baseado em ultraman e seus golpes especiais cheios de pose são baseados nos golpes de espada de sharivan;sheider;gavan e jaspion.Leona tem seu golpe especial ”v-slasher” copiado totalmente do robo gigante volts-5,assim como o double kick e o blitzkrieg punch de ralf é homenagem ao rider kick e punch(golpe inseto e louva-deus no brasil) dos kamen riders black e rx.A pose de intro de ralf e clark são copias de red e blackcondor de jetman.
JAGUARHX comentou:
-maxima é o personagem principal(ao lado de seu stryker e parceiro,o androide rocky) do jogo robo army da snk
-takuma sakasaki apareceu,ainda jovem, pela primeira vez no jogo streets smart no inicio dos anos 90(quando a snk ainda não tinha o neo geo)
-muitos personagens de kof são homenagens aos personagens de outros jogos,hqs e animes:além dos ikari warriors que citei acima e da copia descarada dos street fighters com a familia sakasaki,temos os infames k9999(homenagem a tetsuo de ”akira”)e unknown(simon de gurren laggan)além de k’ dash(um dos personagens do jogo de luta fallen angels),etc…
-até mesmo athena asamya e kensou(que ambos são de dois jogos antigos da propria athena da snk) são homenagens compativeis a elementos da saga de saint seiya/cavaleiros do zodiaco
zecarlos comentou:
agora ja sei daonde a capcom,tirou a brilhante hehehe ideia de incorporar personagens de outros games em street fighter eheheh…pelo jeito isso era bem comum na decada de 80/90
JAGUARHX comentou:
A Capcom não apenas reutilizou seus personagens como reutilizou conceitos,formulas e até criou homenagens a muitos personagens da cultura pop:
-ryu é inspirado em um personagem que lutava em um torneio na china e que foi publicado em um manga que não me recordo o nome agora.Anos depois,em street fighter 2,ryu e goku de dragonball se homenagearam mutuamente.Não sei quem mais copiou quem ou o que.
-blanka:nosso representante brasileiro tem as caracteristicas do unico personagem ”brasileiro” a aparecer em um tokusatsu como heroi:o kamen rider amazon,que lutava de forma bestial,com mordidas e garras ao lado do dai setsudan rider(golpe de karate quebra madeira).Some isto ao classico tarzan e mowgli e temos blanka
- Q de street fighter3 é uma homenagem ao personagem androide keiji K
JAGUARHX comentou:
…que era um personagem de tokusatsu criado pelo mesmo criador de kamen rider.
-megaman é a homenagem aos personagens jetmars e astroboy/tetsuwan atom de osamu tezuka
-king arthur de ghoul n ghosts reaproveita coisas dos proprios jogos da capcom:black tiger;magic sword;trojan;e outros
-skullomania dos streets 3d é homenagem ao skull man e rider-1 do mesmo criador de kamen rider.Shadow geist tem muito de shadow moon ,inimigo irmão de kamen rider black
entre outros
zecarlos comentou:
legal,a parte de street fighter eu ate conheco,mas outras que vc falou eu nao sabia ano…maneiro saber disso… sobre formulas e concetos,,isso nao esta limitado apenas a capcom,todos usam ate hoje
Raphael Cabrera comentou:
Valeu pela contribuição JaguarHX! :D
JAGUARHX comentou:
Nada!Disponham.
KING OF KINGS comentou:
Na verda a capcom reinventou alguns personagens do KoF e vice versa, é só da uma olhada melhor que se vai ver muita semelhança
Kiro comentou:
umas das series mais dahora de jogo de luta, alguns pode fala que não mais pra min é um dos classicos, apesar de eu ser ruim pra caralho jogando sempre gostei do jogo xD parabens a SNK por ter criado um jogo tao foda assim o/
zecarlos comentou:
duvido que alguem fale mal de kof,pois ele esta no hall dos grandes games de luta ja lancados….mas por ventura esses seres despresiveis surgirem…e sinal de que falndo besteira
kleber comentou:
Muito boa a matéria também sou muito fã da série pena que ela deu uma caida em enredo .
junio comentou:
e pq o sf4 avanso muito tipo sf x tekken por ex, se o kof fiser isto seria uma boa não acha desafiar outros jogos ne ?
leandro(leon belmont) alves comentou:
sempre gostei de KOF. as versões 95,97,99,2000,2001 e a 2003 são as minhas favoritas. então quer dizer que Rugal morreu mesmo na KOF 95? já que vocês estão dizendo que a KOF 98 e a 2002 não conta no arco de história da saga. já esses KOF XI,XII e XIII só gostei desse novo que lançaram que já baixei aqui no meu pc. mas tiraram o Shingo!(indignado) eu gostava de ir com ele. era parte do meu trio:K,Maxima e Shingo. e nesse XIII não tem ele… Raios! -__-
e esse filme infame…o pessoal aqui locou o filme e achamos uma tremenda merda. não dava para reconhecer quase ninguem e o pior de tudo…A MAY NÃO TINHA PEITÕES??? tirei logo essa bagaça do dvd. melhor ver jogos mortais ^^.
mixirica comentou:
puts dificil falar, minha dsolescencia eu passei jogando KOF 98 2002 nos arcades, pena que depois disso perdeu o brilho
Shad comentou:
Esse deve ter sido um dos jogos de luta que mais joguei.
O KOF 98 foi o melhor de todos. até hoje as vezes me pego jogando hehehe!
Quanto a declarar “amor”, eu prefiro dedicar a uma personagem meio que desconhecida: Shermie !
rato amarelo corredor com uma taser comentou:
quando eu era criança eu achava que o kof 94 tinha 93 antecessores e por isso ele tinha esse nome ‘-’
JAGUARHX comentou:
teoricamente ele tinha sim: 93 pra tras(até os anos 80) o kof era do geese howard e era um contra um.Fatal fury 1 acontecia em um dos kofs(acho que era o kof91 ou 92).Mas,antes era apenas o nome do torneio e não o nome dos jogos.
rato amarelo corredor com uma taser comentou:
esse jaguarhx é uma enciclopedia ambulante rapá é praticamente um google de tanta informação
Bruno comentou:
OW YEAHHH!!! Ótima matéria, deu um pouco de nostalgia agora T.T
PS: Kula, K’ e King… trio f#d@ \o\
KING OF KINGS comentou:
wwooow eu sabia que king of fighters era antigo mas nem tanto assim
KING OF KINGS comentou:
wwooow eu sabia que king of fighters era antigo mas nem tanto assim muito boa materia ate pra conhecer mais conhecia tão pouco
GamerDeBolso comentou:
Uma lágrima de nostalgia escorregou pelo meu rosto.
Sério, ótima matéria, parabéns :)
Garzedim comentou:
Sinceramente reconheci NINGUÉM naquele filme. o-o’
E pourra, eu lembro que jogava a ’94 e depois a ’95 voltando do colégio…
Guilherme Pacelli comentou:
Tem razão, a mancha negra da série com certeza é o filme hehehe. Pra mim ao lado de Street Fighter e Tekken, The King of Fighters é uma das melhores séries de luta da história. Ótima matéria e ótimo poder recordar a série, deu vontade de ir ali jogar :)
Bruno_Romaozika comentou:
Noooooooosa A MAi Shiranui é demais sou muito fã dela e das outras mulheres do KOF.
Augusto comentou:
PQP lembro de ter pegado muuuito troco do pão pra jogar.. era 25 centavos uma ficha.. hoje em dia eh 1 real
Yagami comentou:
KoF só presta se for ARCADE.
flavio comentou:
Parabéns pelo post. Kof é sem duvida o melhor jogo de luta já lançado, apreciar a batalha de dois jogadores que REALMENTE saibam jogar é algo unico que nenhum outro game de luta consegue se aproximar.É uma pena que a geração HD não tenha a capacidade de entender a complexidade da jogabilidade de KOF. Joguei todos os kofs lançados até hj e na minha opinião o 98 e o 2002 unlimited match são os melhores a mancha negra sem duvida é o 2001 extremamente desbalanciado. Caso queira de uma olhada no meu blog. Abraço.
Vinícius comentou:
Cara já joguei muito The King Of Fighters, jogo até hj no pc acho q um dos melhores jogos d luta q já joguei junto com Mortal Kombat e o Street Fighter II um dos melhores The King q já joguei foi o 96, 97 e 98 parabéns pelo post show d bola. esse jogo é um classico.
robson ou fio comentou:
estamos reonindo jogadores para jogar 95 no ipsep so os melhores ligue 88508335
edmilson comentou:
tu e doido o filme é ruim de maissssssssss,rapais quando eu assisti meus olhos queimaram,iori no jogo tem cara de mal i no filme parese uma bixia doida esse filme acabol com a reputação do jogo para quem não jogol o jogo ainda,se alguem ver esse filme premeiro do que vai joga o jogo não vai quere ver nem a capa do jogo,é sem graça os efeitos espesias pior ainda mais gostei da omenagem ao kof valeu.
KING OF KINGS comentou:
gosto muito da serie mas pra falar a verdade nem sei quem é o ryu de lá kkkk
Ivan Junio comentou:
e este jogo e bom
Fabio Rodrigues de Assis comentou:
Esse um dos melhores jogos de ….mando muito aqui paty do alferes …essse patos
gunner64 comentou:
Quem nao gastou bons tostoes,nos arcadaes na época aurea do rei dos lutadores ….Agora o filme é lixo total, consegue ser pior que street Fighter do van dame e todos os mortal kombat depois do primeiro, arghhh
Michelle Silva comentou:
Eu amo este jogo desde a primeira vez q eu joguei, gosto mto do krizalid, do k' do Iori. Valeu pelo artigo, ficou d+
Marcio Ricardo Pacher comentou:
Eu me lembro que era fila pra jogar king of fighters 94 arcade saia ate briga, Era maior rivalidade jogar um contra o outro. Eu tenho todas as versoes ate 2003 do neo geo no mame e jogo sempre.
Christian Souza comentou:
vocês já viram a Mai com poderes de choque, tipo a tempestade dos x-men!!!, nem queiram ver(THE KING OF FIGHTERS< A ÙLTIMA BATALHA)
Christian Souza comentou:
vocês já viram a Mai com poderes de choque, tipo a tempestade dos x-men!!!, nem queiram ver(THE KING OF FIGHTERS< A ÙLTIMA BATALHA)
Joao Batista comentou:
a melhor serie de desenho do mundo the king of fighter os melhores
Alansanagi comentou:
Bela materia meus parabens
Bom pra mim the king of fighters eh o melhor jogo de luta eh uma pena q as versoes 98 e 2002 nao tenham historias e sao as versoes mais jogadas pela dinamica do jogo e abam versoes tem uma nova versao.
The king of fighters disponibiliza uma infinita combinacoes de estrategias talves esse tenha sido o motivo de tanto sucesso.
Persinagens com caracteristicas unicas tipo o tamanho do personagem influencia muito, a velocidade de cada personagem existe personagens mais velozes ao fazer certos golpes enfim existe diferencas entre cada personagem.
Kyo e Iori com certeza sao os rivais mais da hora de todos os jogos de luta.
Enfim THE KING OF FIGHTERS eh um excelente jogo pelo menos na minha opiniao.
Vlw
Atdv... comentou:
Pra mim a unica serie q rivalizou com street mas com a”morte”dos flipers penso eu q osucesso não vai ser mais aquele “bum” q foi nos anos 90 ah e vem ai “irmandade dos deuses” valeu!
Alex Okipney de Andrade comentou:
eu jogo pelo kawaks, e tenho todas, desde a 94 até a 2003, fora é claro as rom Hacks!que jogo no Plus 2.23!Mas meu kof preferido é o 2002!HHEHEHE
johnny aveiro comentou:
eu gostava de jogar só 97 e depois que eu conheci a 96 eu passei a gostar mais da 96 e jogo direto agora pq aqui tem uma máquina que tem vários jogos e tem todas as edições e eu já jogei todas elas e zerei da 94 até a 2003 mas a minha preferida hoje é a 96 e depois vem a 97 e a 98 pra mim são as melhores
Roberto comentou:
Esse filme é um lixo !!! Mesmo quem não conhece a história da saga acha isso também . Assim como sempre acontece quando tenta adaptar uma história seja de game ou desenho oriental! isso acontece, exemplo disso foi aquele filme de bragon ball q apesar de tosco consegue ser melhor q “KOF A BATALHA FINAL” :-D
jefferson comentou:
adorei a materia pois sou mega fan da serie kof vai ficar sempre em minha memoria pois nao tem jogo de luta que supere esse titulo vai ficar sempre no topo de melhor jogo de luta de todos os tempos mais uma veis valeu SNK NEO GEO poe ter criado um jogo maravilhoso que conquistou uma infinidade de jogadores ao redor do mundo.PARABENS KOF KIO E IORY FAMILIA THE KING OF FGHTERS valeu.
Vinícius Rufino comentou:
Vamos lá , começando pelo filme , Não da para acrditar que um Game Com tanta Historia esse diretor que sinceramente não e Nada Bom , Deixando de lado a verdadeira historia do game o jeito e rezar
Vinícius Rufino comentou:
continuação , rezar para que outro cara melhor tente criar um filme digno
Mas fora esse merda que foi criada o Game e muito show nunca vou esquecer KOF
Thiagochristoper Christoper comentou:
bom faltou o the king of figters battle coliseum , maximo impact regulation A , faltou ultimate mach, neo wave . e no video do 98 pulou pro 2000 cade o 99 u.u ate que gostei da matéria u.u''
leandro(leon belmont)alves comentou:
será que alguém faz questão de lembrar da Kof nos dias de hoje?
DanielWarfare comentou:
Depois que ela se “suicidou” acho difícil, mas os fans sempre são fieis…e no final das contas isso já é o bastante
KING OF KINGS comentou:
Suicidou ta maluco ???
DanielWarfare comentou:
Cara, a serie tava decaindo MUITO…pelo menos o ultimo da serie levantou um pouco. Toda serie pode se deteriorar, depois que a SNK mudou o protagonista(to falando daquele travesti ¬¬)a serie perdeu seu brilho(MINHA OPINIÃO) mas ainda continuo amando essa serie…
KING OF KINGS comentou:
Eu faco questão relembrar e reverenciar KING nos dias de hj pq se nao fosse nao teria street fighter x tekken nos dias de hj por exemplo, então crianças é melhor respeitar o KING OF FIGHTER
DanielWarfare comentou:
Todo mundo sabe que KOF faz parte da ELITE dos jogos de luta…junto com Street Fighter, Mortal Kombat e cia. Eu só queria dizer que a seria passou por maus bocados atualmente…desculpa se pareceu que eu tava falando que ela é uma merda
KING OF KINGS comentou:
Pois é, a serie nem sempre teve seu brilho mas esse ultimo jogo cara foi sensacional, isso sem falar nos antigos KoF (97 o melhor na opniao) que pelo menos comigo me fez conhecer muita gente legal. mas eu te entendo só que nao dá pra esquecer do tio KoF
leandro(leon belmont)alves comentou:
se bem King que eu não acho Street VS Tekken não tão bom assim, na verdade, acho uma ideia de jerico. assim como DC Universe VS Mortal Kombat. mas gosto é pessoal
Jairo Dias comentou:
Ai Thiago Grecco; Seu vicio ja esta com 18 anos….
Thiago Grecco comentou:
*-*
Thiago Grecco comentou:
*-*
Luiz Antônio comentou:
grecco éo bairro onde eu moro,numa cidade do estado do rio de janeiro
kkkkk
José Benedito comentou:
KOF 97 o melhor!!!!!!!!! infinitas fichas e filas!
Luiz Antônio comentou:
é bom mais prefiro 98 e 2002 essas 2 eu faço uma graça,ou pelo menos tempo..
kkkkk
Lucas de Melo Facó comentou:
Nos jogos Art of Fighting 1 (1992) e Art of Fighting 2 (1993) seguem as lutas dos estudantes do dojo de Caratê Kyokugenryu, Ryo Sakazaki e Robert Garcia, no que parece ser no final dos anos de 1970 e ínicio dos anos de 1980 (os eventos em Art of Fighting parece ter lugar nos anos de 1978-1979).
Ryo Sakazaki é o filho do criador e mestre do estilo de Caratê Kyokugenryu, Takuma Sakazaki. Robert Garcia é o único herdeiro pródigo de uma família bilionária na Itália. Os dois primeiros da série são definidos na cidade de Southtown (E.U.A), um local comum em jogos da SNK que também é o cenário para a série Fatal Fury, enquanto o terceiro título parece ter lugar em uma área fictícia no México.
O enredo da série Art of Fighting está ligado à série Fatal Fury. Em Art of Fighting 2, por exemplo, mostra a ascensão de Geese Howard como o comissário corrupto da polícia para o supremo senhor do crime organizado de Southtown. Takuma Sakazaki é dito ser um rival e amigo de Jeff Bogard, o pai adotivo dos irmãos Bogard (Terry e Andy). O assassinato a sangue frio de Jeff Bogard pelas mãos de Geese Howard em plena luz do dia na frente dos seus filhos dispara os eventos da série Fatal Fury. O estopim para os eventos da série Art of Fighting foi o trágico acidente de carro que vitimou Ronnet Sakazaki, a esposa de Takuma e a mãe de Ryo e Yuri.
A série Art of Fighting servia originalmente como uma prequela da série Fatal Fury a ter lugar no final dos anos de 1970 e inicio dos anos 1980. Isto reflete-se nas datas de nascimentos dos personagens oficiais da série e idades dadas em cada jogo. Nos jogos Buriki One e Fatal Fury: Wild Ambition, Ryo Sakazaki assume a antiga identidade de Mr. Karate de seu pai.
Deve-se notar que, enquanto a série The King of Fighters apresenta os personagens da série Art of Fighting e faz alusão a eventos ocorridos nos jogos, segue-se uma continuidade diferente dos jogos Art of Fighting e Fatal Fury. Isto foi feito para que os personagens da série Art of Fighting podem lutar ao lado do elenco de personagens das séries Fatal Fury e The King of Fighters sem fazê-los parecer mais velhos.
O caratê Kyokugenryu se baseia principalmente em diversos estilos de artes marciais: o caratê Kyokushin, o caratê Shotokan, o caratê Goju-Ryu e o caratê Full Contact, o Jiu-jítsu, o Judô, o Aikido, o Taekwondo e o Muay Thai.
A linha cronológica da antiga SNK sobre as séries Art of Fighting, Fatal Fury e The King of Fighters era confusa. Um exemplo:
Robert Garcia geralmente pode ser visto dirigindo uma Ferrari Testarossa F40 nos jogos Art of Fighting 1 (1992) e Art of Fighting 2 (1994). No entanto, a julgar pela data de nascimento de seus personagens, o carro não foi produzido até 1987. Fazendo os eventos de Art of Fighting acontecerem no final dos anos da década de 1980 e início da década de 1990.
1º: http://www.girlsofwar.com.br/games-de-luta-da-snk-sem-kof/
Lucas de Melo Facó comentou:
O torneio de artes marciais mistas “The King of Fighters” foi realizado anteriormente por Geese Howard nos jogos Art of Fighting 2 e no primeiro Fatal Fury, e por Wolfgang Krauser em Fatal Fury 2.
No primeiro Art of Fighting ocorre na cidade de Southtown, E.U.A. Ryo Sakazaki e Robert Garcia, os alunos da arte marcial chamada de Caratê Kyokugenryu, procuram encontrar a irmã mais nova de Ryo, Yuri, que foi sequestrada pelo chefe do crime organizado Mr. Big. Os dois caratecas vasculharam a cidade, lutando contra os membros da gangue de Mr. Big, bem como os rivais para o dojo de Caratê Kyokugenryu, procurando informações sobre o paradeiro de Yuri. Depois de Mr. Big é encontrado e derrotado, os dois lutam contra o poderoso Mr. Karate e mal consegue derrotá-lo. Depois, Ryo ameaçar mata-lo antes de Yuri aparece para ele e Robert pedindo-lhes para parar de lutar. Ela diz que o Mr. Karate é seu pai desaparecido Takuma.
Observações: Os membros da gangue de Mr. Big são: o lutador de rua e motociclista Jack Turner, a lutadora de Savate e Muay Thai King, o ex-boxeador profissional Mickey Rogers e o fuzileiro naval e instrutor de combate corpo a corpo John Crawley. Os rivais de Takuma Sakazaki e do dojo de Caratê Kyokugenryu são o mestre japonês do Todoryu Aikijustu Ryuhaku Todoh e o mestre sino-americano de medicina tradicional chinesa e artes marciais chinesas (incluindo os estilos de Kung Fu/Wushu Shaolin do Norte e Garra de Águia) Lee Pai Long.
O segundo Art of Fighting acontece um ano depois dos eventos de Art of Fighting. Geese Howard da série Fatal Fury é visto como um renomado empresário (CEO e diretor executivo da Howard Connection) e o comissário corrupto da polícia da cidade de Southtown. Ele usa a sua posição política como uma frente para ele ser uma importante força do submundo do crime organizado de Southtown, e foi diretamente responsável pelo sequestro de Yuri Sakazaki por membros da gangue de Mr. Big. Ele cria o torneio de artes mistas The King of Fighters, em que todos os lutadores do jogo anterior entram pela primeira vez, exceto o mestre do Todohryu Aikijustu Ryuhaku Todoh, que é derrotado de tal maneira por Ryo Sakazaki, que ele entrou em um autoexílio para treinar. Além de Geese Howard, três novos personagens também são introduzidos: o estivador mongol e lutador de luta livre (wrestling) Temjin, o ninja japonês Eiji Kisaragi e Yuri Sakazaki. Ryo vence Mr. Big na final do torneio e descobre o que Geese Howard havia feito à sua família e o derrota em batalha após recusar o convite de juntar-se a organização de Geese, mas ele escapa e se esconde no Japão durante um tempo. Ao contrário do primeiro jogo, a maioria dos personagens do jogo são jogáveis no modo história. Mr. Big e Takuma Sakazaki (o pai de Ryo e Yuri) que foram chefes no último jogo são personagens jogáveis nesta edição. Geese Howard é o chefe secreto e o anfitrião do torneio de artes marciais mistas “The King of Fighters”.
Geese Howard é o principal chefe do crime organizado de South Town. É o criador e o primeiro anfitrião do torneio de artes marciais mistas chamado de “The King of Fighters”, organizado na cidade estadunidense de South Town no ano de 1992.
DanielWarfare comentou:
Ta bom vei, já deu para perceber que tu é fan da serie \o/
leandro(leon belmont)alves comentou:
e a história de Kyo e Iori?
Matheus Humenhuk comentou:
Simples palavras… Eu amo esse game… No more…