O Wii Shop Channel dá adeus em 2019, levando embora os clássicos do Virtual Console

2 de outubro de 2017
Autor: Junior Candido

O Wii Shop Channel dá adeus em 2019, levando embora os clássicos do Virtual Console

A Nintendo já decidiu: ela vai mesmo fechar a sua loja virtual que estreou com o Wii em 2006 e acompanhou também o Wii U durante a existência de ambos os consoles. Em janeiro de 2019, o Wii Shop Channel dará o seu adeus para a comunidade, levando embora seus games do Virtual Console. Se você tem interesse de comprar algo por lá, ou precisa baixar seu conteúdo comprado, a Nintendo avisa que quanto mais rápido você o fizer, melhor.

O processo de fechamento será feito por etapas: até o dia 27 de março de 2018, a Nintendo vai permitir que os usuários adicionem créditos — os Wii Points — em suas contas, para comprar conteúdo. Depois desta data, só poderá ser baixado o conteúdo já comprado, através do Wii System Transfer, até o começo de 2019, quando o serviço será descontinuado em caráter definitivo. Quem tem Wii e tem vários jogos na loja, já pode ir providenciando um cartão SD com bastante espaço para deixar seus jogos bem guardados.

Quem ainda tem o Wii não poderá mais comprar conteúdo na loja, porém os donos de Wii U ainda terão a atual Nintendo eShop, que é a loja atual da empresa, a disposição. A questão aqui é que nem todos os clássicos disponíveis no Wii Shop Channel estão disponíveis por lá. E a Nintendo não explicou ainda se estes games poderão ser adicionados na sua eShop, e já deixou claro em seu FAQ que não será possível nenhuma migração de pontos — algo que seria bem justo, por sinal — de um serviço para outro.

O Virtual Console foi um dos bons elementos vitais para o sucesso do Wii, ao oferecer games clássicos de várias plataformas, desde os consoles da Nintendo, como o NES e o Super Nintendo, até sistemas de outras empresas, como o Master System e o Mega Drive da Sega, o Neo Geo da SNK, e o TurboGrafX-16, da NEC. A plataforma trouxe em boa qualidade clássicos como Alex Kidd in Miracle World, jogos da série The King of Fighters, os jogos Sonic do Mega Drive e até games levemente melhorados como os dois Zelda do Nintendo 64, Ocarina of Time e Majora’s Mask.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *