Wii U, Mario 3D e Zelda: veja tudo o que a Nintendo mostrou na E3

7 de junho de 2011
Autor: Rodrigo Pscheidt

Wii U, Mario 3D e Zelda: veja tudo o que a Nintendo mostrou na E3

Acabou há pouco a apresentação mais aguardada da E3 deste ano. A Nintendo enfim apresentou seu revolucionário novo console ao mundo, criativamente intitulado Nintendo Wii U. A Nintendo ficou o tempo todo apresentando o controller do novo console, que aparentemente consegue um novo nível de interatividade entre o console, a TV e o controller.

Infelizmente, a empresa não mostrou nenhum jogo rolando rolando no novo console, mas alguns protótipos, que não necessariamente irão virar games de verdade. As third parties marcaram presença, e todas se mostraram bastante empolgadas com as possibilidades do Wii U. Além disso, o Nintendo 3DS também recebeu boas novidades, então clique aí embaixo e confira tudo na sequência!

The Legend of Zelda 25 Anos

Após um pequeno atraso, a conferência começou com uma longa apresentação comemorativa aos 25 anos da série The Legend of Zelda. A Nintendo levou uma orquestra inteira para o palco, que tocou ao vivo alguns dos temas clássicos da série, enquanto o sempre simpático Shigeru Miyamoto – criador da série e um dos principais nomes da empresa – fazia algumas palhaçadas temáticas.

Na sequência, ele anunciou que diversos títulos antigos da série Zelda serão relançados. O clássico The Legend of Zelda: Link’s Awakening do Game Boy Color será relançado digitalmente para o 3DS, e o remake 3D de Ocarina of Time deve chegar às lojas já na próxima semana.

The Legend of Zelda: Four Swords será relançado para download gratuito na DSiWare. Por fim, o enrolado The Legend of Zelda: Skyward Sword, para Wii, deve ser lançado no final deste ano, e o novo vídeo apresentou algumas cenas de voo, com Link e Zelda usando trajes bem diferentes dos convencionais.

Nintendo 3DS

Para o Nintendo 3DS, a Nintendo anunciou que o Virtual Console receberá vários títulos clássicos de Game Boy e Game Boy Color. O primeiro desta leva, Excite Bike 3D, será lançado gratuitamente em breve.

Enfim a Nintendo começou a apostar em jogos de peso para o seu novo portátil, que não anda vendendo tão bem quanto a empresa gostaria. De uma tacada só, a Big N apresentou alguns títulos que levaram os presentes ao delírio: Mario Kart 3D, Super Mario 3D e Starfox 64 3D.

Destes, apenas Starfox 64 3D é um remake. Os outros dois são novos games, repletos de novidades no gameplay, contando inclusive com momentos de voo e corridas submarinas no novo Mario Kart, confira:

Mario Kart 3D

Super Mario 3D

Starfox 64 3D

Outros bons títulos que foram anunciados para o 3DS incluem Tekken 3D, que terá um amplo sistema de customização de personagens, Luigi’s Mansion 2, sequência direta do jogo de Game Cube e Kid Icarus Uprising, que mostrou um novo vídeo de gameplay repleto de ação, com direito a partidas multiplayer.

Pokémon

A Nintendo também valorizou bastante a franquia Pokémon, e anunciou um novo sistema de Pokedex que certamente vai levar os fãs dos monstrinhos à loucura: com o Pokedex 3D, os jogadores poderão importar os monstrinos dos últimos games da série para vê-los em 3D. Será possível ainda encontrar novos monstrinhos em hot spots localizados em ruas, lojas, na loja virtual da Nintendo, e em muitos outros lugares.

Wii U

Após muita enrolação com o Nintendo 3DS e a série Zelda, enfim a Nintendo resolveu mostrar aquilo que todos estávamos esperando: o sucessor do Wii. Batizado de Wii U (nome que faz alusão ao console ser para para vários jogadores “we” e para um só “you”), infelizmente a Nintendo não tinha muito o que mostrar sobre a novidade, mas o trailer apresentado mostra que o controller irá propiciar um grau totalmente novo de interatividade, inclusive com jogos do Nintendo Wii atual!

http://www.youtube.com/watch?v=nresdAnr5mM&hd=1

Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, fez questão de frisar que tudo o que foi mostrado de novo para o console são protótipos, e não jogos que estão realmente sendo produzidos. Para demonstrar o potencial gráfico do Wii U, a Nintendo preparou um belo vídeo, mas que apresenta arte demais, e jogo de menos.

Como o povo queria saber de games, o presidente da Nintendo of America mostrou um vídeo onde presidentes de diversas third parties enaltecem o novo console e suas possibilidades para o desenvolvimento de novos jogos. Os novos capítulos de grandes franquias serão levadas para o Wii U, como é o caso de Darksiders 2, Batman: Arkham City, Ninja Gaiden 3 e Assassin’s Creed.

O lado estranho disso é que grandes games terão um delay bem alto. Batman: Arkham City por exemplo, sai este ano para as plataformas atuais. Como o Wii U só chega em algum momento de 2012, é lógico que o game só vai sair depois do console, ou seja, haverá um atraso considerável em seu lançamento.

Outra coisa a ser considerada é que todos estes trailers correspondem às versões dos jogos que serão lançados para a atual geração de consoles – Playstation 3 e Xbox 360. Isso levanta a questão: será que o hardware do Wii U será tão superior ao da atual geração? Pelo que foi mostrado, ainda não dá para saber.

Um fato curioso é que a Nintendo ficou a apresentação toda martelando o controller revolucionário do Wii U, que serve para jogar com ou sem o console, realizar vídeo conferências, recursos de realidade aumentada, transferência de dados em tempo real, e muito mais.

Porém, com essa empolgação toda com o controller, a empresa não apresentou em nenhum momento o console propriamente dito. Mas, ele esteve aparecendo em quase todos os vídeos, no canto direito da tela. Para quem não reparou, aí vai uma imagem do dito cujo:

Wii U, Mario 3D e Zelda: veja tudo o que a Nintendo mostrou na E3

Para aumentar o hype, Reggie fez questão de anunciar que a Nintendo está preparando um novo Super Smash Bros., que será lançado tanto para o 3DS quanto para o Wii U, e suportará algum tipo de interação entre as plataformas. Infelizmente, não rolou nenhum trailer da novidade.

E assim, com muitos protótipos e poucos games, a Nintendo encerrou sua participação nesta E3 2011. Os comentários pós-evento não foram muito favoráveis, pois esperava-se que a Nintendo tivesse mais conteúdos concretos para apresentar sobre o Wii U.

Baseado em tudo o que foi visto aqui, o que você achou do Wii U? Acha que a Nintendo cumpriu as expectativas durante sua apresentação? Deixe seu comentário abaixo!

Vale lembrar que já temos também resumos das apresentações da Microsoft e da Sony. Clique aqui para conferir as novidades da Microsoft, e aqui para ver um resumão da conferência da Sony.

(Via: Gamespot, Joystiq, IGN)

37 Respostas para “Wii U, Mario 3D e Zelda: veja tudo o que a Nintendo mostrou na E3”

  • 7 de junho de 2011 às 15:53 -

    @vinnylt27

  • Eu achei incrivel e de fato o novo controle abre espaço para muitas novidades.

    Com o perdão da Arkade e possivelmente servindo de material para algum artigo que você venham a fazer, mando a análise da IGN sobre o Wii U, aparentemente eles testaram alguns demos e avaliaram o novo controle.

    IGN Análise: http://wii.ign.com/articles/117/1173582p1.html

  • 7 de junho de 2011 às 16:08 -

    M Poloni

  • Muuuuita sacanagem. Acabei de comprar meu Wii e já vai sair um mais avançado! XD

    • 8 de junho de 2011 às 10:48 -

      Diogo Farias

    • Fica tranquilo amigo!
      A Nintendo confirmou na E3 mais 2 super jogos pro wii!
      -The Legend of Zelda: Skyward Sword
      -Kirby Wii

  • 7 de junho de 2011 às 16:09 -

    M Poloni

  • Muuuuita sacanagem. Acabei de comprar meu Wii e já vai sair um mais avançado!

  • 7 de junho de 2011 às 16:09 -

    @joelsonlins

  • Sinceramente a Nintendo me decepciono pois eu esperava muito mais do novo console como por exemplo ele usar mídia blu-ray e não dvd como o xbox-360 axo que eles inovaram mas não tanto quanto se esperava!

    • 7 de junho de 2011 às 16:11 -

      @vinnylt27

    • Ao que parece o Wii U usará Blu-ray. Mas são rumores, não foi confirmado o tipo de midia.

      • 7 de junho de 2011 às 16:13 -

        @joelsonlins

      • Desculpa @vinnylt27 porém estou afirmando que usará DVD pois vi em outro site as especificações dele e lá estava dizendo que ele usará DVD e não Blu-ray!

      • 7 de junho de 2011 às 16:15 -

        @joelsonlins

      • “Mídia: Disco ótico de padrão próprio de 12 cm (tamanho de um DVD), além de discos para Wii”

        Axo que isso seria dvd =x se eu estiver errado melhor para nós!

      • 7 de junho de 2011 às 16:34 -

        @vinnylt27

      • Vi a entrevista do presidente da Nintendo americana e ele disse que todas as especificações (hardware/custo/data) ficarão para uma outra hora (entenda como apartir do ano que vem), mas pelo fato de ele manter um link com jogos do Wii é possivel que ele use o DVD dual layer, o que seria uma pena, com blu-ray ganharia muito mais.

    • 21 de julho de 2011 às 12:58 -

      unknown

    • ele vai usar um disco próprio de alta densidade de 25 gb e 50gb de dupa camada

  • 7 de junho de 2011 às 16:40 -

    zecarlos

  • legal,a apresentacao das 3 grandes ,foram interessantes,com seus pros e contras…..no caso d anintendo gostei mesmo foi de ver zelda,tava na hora mesmo…e o wii u….o resto e mais do mesmo,porem fiquei curioso pra ver o tal mario kart 3d

    mas confesso que esperava um pouco mais de novidade das 3 grandes,

  • 7 de junho de 2011 às 18:20 -

    Bruno

  • Fiquei de boca aberda com o novo Wii, pqp ta perfeito! Melhor eu começa a bota moeda no porquinho :)

  • 7 de junho de 2011 às 18:41 -

    High Summoner

  • o cara da thq (darksiders 2) falou que o hardware do wii U é mais poderoso e que o jogo será melhor na plataforma wii U.

  • 7 de junho de 2011 às 18:54 -

    ramonn

  • eu nao acehi os graficos do wii u tao superiores ao do playstation3 ou do xbox
    mas mesmo assim a interação com os jogos é incrivel

    • 8 de junho de 2011 às 18:24 -

      Bruno

    • então você não viu o vídeo da demonstração ¬¬
      Parece até uma cutcene.

      • 9 de junho de 2011 às 10:20 -

        HaroldO

      • Pra ser sincero, aquele video do passarinho tinha cara de pre-rendered. E os videos de jogos que mostraram não tavam tão impressionantes não. Mas uma vez que vimos por stream não dá pra julgar bem. resta esperar o lançamento agora.

      • 21 de julho de 2011 às 13:10 -

        unknown

      • os videos dos jogos mostrados era das versões do ps3 e xbox 360

  • 7 de junho de 2011 às 21:05 -

    Gaspar

  • Mario ta enjoando já

  • 7 de junho de 2011 às 21:21 -

    renato

  • faltou foto do controle, sera que da pra jogar direto nele sem a tv? demais esse console

  • 7 de junho de 2011 às 21:50 -

    High Summoner

  • informação vazada pode ser fake.
    CPU: IBM Power Chip personalizado 6 (Codename Fox) de 3,5 GHz — Quad Core;
    Gráficos:Custom AMD RV770 (Wolf Codename) 766Mhz;
    Mémoria: 512 MB de DRAM XDR2 (Principal), 1024 GDDR5 VRAM (Vídeo), 16MB eDRAM;
    Armazenamento: 2.5 “SATA 250/320GB e armazenamento expansível via cartão SD/SDHC de até 64GB;
    Mídia: Blu ray personalizado e compatível com GameCube e Wii;
    Exibição: Composto – 480i, S Video – 480i, Componente – 480/720/1080, HDMI – 480/720/1080.

    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/10399-supostas-especificacoes-do-wii-2-caem-na-internet.htm#ixzz1OdoCjd2D

    fonte baixaki

    • 8 de junho de 2011 às 00:46 -

      Kubrick Stare Nun

    • Putz, em alguns aspectos ele é mais potente que o meu PC

  • 7 de junho de 2011 às 22:31 -

    Lucas Sousa

  • Claro a nintendo atendeu as expectativas esperadas com seus novos lançamentos, quanto ao Wii U, como ainda é apenas um prototipo não existem ideias concretas quanto ao console, mas que a inovação de tela no controller é excelente é sim, imagine só jogando um jogo em FPS com o radar e o mapa no controller, ou ate mesmo a revolução que este console vai trazer para os games de RPG, onde os ”quebra cabeças” do game poderão ser realizados na tela de toque do controller, tornando algo mil vezes melhor que o kinnect, onde existe uma ideia boa, e um console ruim. A nintendo é e sempre vai ser a mãe do mundo dos games!

  • 7 de junho de 2011 às 23:06 -

    Alfeu Gonçalves dos Santos

  • Sei lá,não tô sentindo firmeza nesse Wii U.
    Acho que a Nintendo inovou ao dar mais mobilidade ao jogador com Wii e parece que agora isso vai ser tirado com esse joystick gigante.
    Sem contar que se fosse para jogar em uma telinha de cristal liquido eu prefiria comprar um Portátil ou algo do tipo,essa tela do Wii U é ridícula.
    Tá na hora da nintendo começar a investir em Gráficos e deixar essas palhaçadas de lado

  • 7 de junho de 2011 às 23:54 -

    Renan

  • Me surpreendi muito com o Wii U!!!!! Nossa, quero um agora!!!! E que o foi aquele Zelda no video de apresentação do Controller…. imagem perfeita demais!!!!!

  • 8 de junho de 2011 às 01:06 -

    @AllanCost

  • Ainda sou mais o Kinect

    • 8 de junho de 2011 às 09:19 -

      mixirica

    • é… mas se vc não tiver um espaço consideravel pra jogar, ja era (quando digo consideravel eu digo GRANDE) e mais uma vez a Big N cagou no controle do console, puta merda será que é dificil fazer um controle simples, tomara que saia uma versão mais “softcore” desse joystick (joystick afff…que nerd)igual saiu pro WII mas no geral gostei, mario é sempre bem vindo pow bem que a RARE podia voltar a fazer jogos pra Big N um Killer Instinct 3 agora seria ÓTIMO!!!

      • 8 de junho de 2011 às 10:37 -

        @AllanCost

      • Mas então, o projeto é foda demais, o fato de que vai sair jogos como BF 3, Batman: Arkham City e Ninja Gaiden 3 para o Wii U já é um puta passo, conheço infinitas pessoas que falam a mesma coisa: “Adoro a Nintendo, mas não compro o Wii por que não tem jogos Hardcore”, isso foi a solução dos problemas, tenho certeza que vão ter milhões de pessoas migrando de console agora, mas a Microsoft tambem fez grandes melhorias no Kinect, que esta respondendo melhor e está com menos Delay

  • 8 de junho de 2011 às 10:39 -

    HaroldO

  • Eu não gostei do controle. Sério. Parece uma daquelas ideias grandiosas, cheias de boas intenções que desaba sobre seu próprio peso. Porque das duas, uma: ou esse controle vai ser muito caro (levando em consideração a quantidade de funções que foi apresentada) ou vão cortar custos com componentes de baixa qualidade pra manter o preço razoável.

    Sem falar que não parece muito ergonômico. Mas definitivamente não dá pra julgar agora. O que me decepcionou nessa apresentação da Nintendo foi que ninguem jogou nada no palco. Só videos curtos e editados. Ficou com cara de “meu cachorro comeu meu dever, mas salvei esse pedaço com metade da questão 2.”

    Mas Super Mario 3D me deixou em êxtase.

  • 8 de junho de 2011 às 10:42 -

    @AllanCost

  • A claro, com todas essas melhorias e tudo mais uma das coisas que o console Offline da nintendo mais tinha vai se perder um pouco, “jogar com a familias”, com tudo isso em um controle, já parara para imaginar o quanto vai custar, SÓ o controle?

  • 8 de junho de 2011 às 10:45 -

    Diogo Farias

  • Faltou informação aí hem…
    Skyward Sword foi confirmado pro Wii.
    E aquele suposto jogo do Kirby também foi confirmado!!

    Esse Super Mario do 3DS é o Mario em 3D que mais me chamou a atenção até hoje! *-*
    Agora sim a Nintendo me convenceu em comprar o 3DS!

    Quanto ao Wii U não me chamou muito a atenção, eu acho exatamente o contrário do comentário no post, eles deram informações demais sobre o console, deveriam deixar pra depois quando estivesse mais avançadinho…

  • 9 de junho de 2011 às 16:29 -

    marcelo

  • Ao meu ver a Nintendo está indo muito para o lado “família”…..com relutância terei que migrar de console =C

  • 10 de junho de 2011 às 18:03 -

    KING OF KINGS

  • putz até na agua vai ter corrida do mario kart??

    • 10 de junho de 2011 às 18:05 -

      KING OF KINGS

    • mas é até bom darem atenção pro 3DS e esquecerem do DS que vai lá e cai o preço ai fica melhorzinho pra comprar. hehehehe.

  • 10 de junho de 2011 às 23:19 -

    giovanni

  • Lindo….absolutamente lindo…..
    a nintendo restaurou minha fe nela,vo começar a economizar, ano que vem… meu wii sem graça sera trocado por esse.

  • 13 de junho de 2011 às 21:46 -

    Sabalo

  • o wii u parece uma torradeira, agora temos a linha completa de cozinha play 3 = george foreman grill,wii u = torradeira polishop, xbox = sanduicheira \o/

  • 15 de setembro de 2011 às 14:02 -

    KING OF KINGS

  • eu achei o pokedex bem interessante

  • 15 de setembro de 2011 às 14:03 -

    KING OF KINGS

  • sem falar nesse novo console

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *